Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
marcelgtvcbx
Veterano
# jan/07
· votar


Monstro do Armário
vc ta doido???

marcelgtvcbx
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous
n sumi naum.. ateh tentei fazer esse lance da prova q vc colocou.. alguns ficaram em branco.. vo postar + tarde e talz, queria ateh ouvir o seu comentario a respeito e se possivel vc me explicar o q eu fiz

marcelgtvcbx
Veterano
# jan/07
· votar


bem eh o seguinte na verdade eu li o exercicio mas tentei fazer outra coisa... eu peguei a harmonia q tava escrita e tentei identificar a função de cada acorde e talz... vou postar aki respeitando a função que eu acho q tem cada acorde, onde for visualizado a simbologia (?) e um acorde q eu n entendi a funçao dele nakele pedaço, c algum acorde puder ser interpretado diferente por favor alguem me diga... ae vai:

I7M | (?) | IIm7 | V7 (?) | IIIm7 |
Vim7 | IIm7 | V7 | VIm7 | I7M |
IV7M | VIIm7 (?) | (?) (?) | (?) (?) | (?) (?) |
IIm7 V7 (?) || I7 | (?) | IIm7 | V7 |
IIIm7 | VIm7 | IIm7 V7 (?) I7 | IV7M (?) | (?) V7 |
IIm7 | (?) (?) | IIm7 (?) | (?) V7 | I7M |
I7M ||

bem pelo visto tem um mont de acorde q eu n entendi heheheh ae c a galera ae do forum puder comentar por favor....

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


o cara botou um quadro ali com as respostas cara!!! hehehe

embora teve um acorde que eu nao entendi bem!! foi o primeiro Eb7 na resposta ele diz ser um SUB IVm agora que IVm é esse? do tom de fá ou tom de Bb se for tom de fá pode ser que ele venha a substituir o IVm que é Bbm mas para ter o tritono teria que ter a 6 ou seja Bbm6 ai faria sentido!!! enfim minha resposta pra voce checar com a sua!!

http://img186.imageshack.us/img186/5019/analiserx7.jpg

eu comecei a escrever em cima mas depois passei a escrever em baixo!! :P

marcelgtvcbx
Veterano
# jan/07 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


Jabijirous
n entendi muito bem a 3 linha sera q vc pode me explicar o seu raciocinio nela??


edit:
parece q somos os unicos no buteco agora hauahua nenhuma duvida.. nenhuma questao cabulosa pra ser discutida.... o jeito eh tomar + 1 e discutir sobre harmonia hehehe

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


lembra da modulação direta???

é o classico esse tipo!!

ele foi pra Bb depois foi pra Db usando o two five!!!

ai tem um G7 que eu esqueci de colocar pq eu fiquei meio na duvida!! eu ia colocar um subV pro Gb só que nao resolve!! se voce tocar a harmonia esse acorde parece que tem como obrigação de resolver no Gb hehehe mas ai ele volta para o Fá maior!!

marcelgtvcbx
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous
modulação direta?? acho q n estudei isso ainda... o two five serioa uma progressao IIm - V7 certo??? me diz uma coisa, pq n cheguei a tocar a harmonia.. somente analizar tudo teoricamente... vc acha q sentir a harmonia seria fundamental por exemplo, no caso ae do subV, teoricamente vc podia falar q ele era um subV, mas talvez (n tenho certeza pq n toquei heheh) a sensaçao q ele te passe seja de repouso ou sei la... vc acha q devemos seguir + essas sensaçoes do q ficar analisando tudo matematicamente???

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


marcelgtvcbx

bicho isso é dificil!!! teoricamente aquilo ali pra mim é um subV e soa como subV!! esse lance de sentir a harmonia é mais para efeito, isso eu to falando por mim!!! voce ve que esse G7b5 nao tem jeito de repouso mesmo!!! é só tocar que voce vai ver!!! harmonia nao é só teoria tem que tocar tb!!!

o two five serioa uma progressao IIm - V7 certo???

certo

pr0view
Veterano
# jan/07
· votar


harmonia nao é só teoria tem que tocar tb!!!
falo tudo... a respeito disso uma coisa q pra mim eh isso tipo a seguinte harmonia:
G D Em Asus2
bobinha, bom com essa harmonia eu poderia solar tanto em Sol como em Ré, mas pra mim esse sus2, msm q nao represente maio ou menor pra mim soa melhor o Amaior! q seria em Ré, nao sei c eh soh eu

marcelgtvcbx
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous
eh intao... to estudando esse lance meio q na raça hehehe eh dificil mesmo... mas d q q forma vlw as dicas, o lance de tocar as progressoes eu ateh toco as vezes mas essas sensaçoes ainda me confundem, por exemplo quando mudo a altura dos acordes, utilizando alguns desenhos essas sençaçoes parecem completamente diferente do q usando os mesmos acordes porem com outros desenhos, variando a altura vc consegue varias sensaçoes q nem sempre sao as mesmas q pareciam, e seguindo a mesma progressao, apenas variando a altura dos mesmos acordes, vc sabe c tem algum estudo sobre isso??

pr0view
vo fazer esse experimentalismo ae huahauhauh, nunk entendi muito bem a funçao dos acordes suspensos, o que e muito ruim pois quando vou compor qq musica estes acordes ficam de fora do meu "arsenal", vc sabe utiliza-los em progressoes???

Jabijirous
Veterano
# jan/07 · Editado por: Jabijirous
· votar


cara deve ter estudo sobre isso!!! hj em dia tem estudo até da forma de cagar é foda!!!

eu falei sobre modulação direta, procura aqui no topico que ta por aqui!!

pr0view

o centro tonal é ré maior

voce tem IV I II Vsus2 até pq o lá é maior se fosse Am seria sol!! mas voce pode pensar em modos, pode usar o Sol lidio!!

pr0view
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous
tipo X , X , X ( esse X sendo um acorde identico a tonalidade de Sol maior e Ré maior ) e dps o Asus2 entendeu?
eu poderia toma-lo tanto como maior como menor, mas tornalo maior fica melhor( pra mim ), isso q eu keria dizer, eheh nao sei c vc entendeu e falo isso pq eu nao entendi o q vc quis dizer ehhe

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


pr0view


nao entendi entao o q voce quis dizer!!!

seu problema é o acorde Vsus2??
se fosse Sus4 ai sim ficara meio da duvida pois voce tirou a terça e colocou a quarta!! o sus 2 é ´so uma segunda entao o acorde contém a terça!!! no caso da sua tonalidade que voce postou ele é uma corde maior!!!

Curly
Veterano
# jan/07 · Editado por: Curly
· votar


Jabijirous

se fosse Sus4 ai sim ficara meio da duvida pois voce tirou a terça e colocou a quarta!! o sus 2 é ´so uma segunda entao o acorde contém a terça!!!

editado: um acorde sus2 não é também suspenso, ou seja, com a 2a no lugar da 3a ?

pr0view
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous
cara o Asus2
0
0
2
2
0
X

o q eu kis dizer eh: tocando em G vc usaria a nota C, q no caso faria o A virar menor certo? mas tocando em D vc usaria a nota C#, ficando o A maior, o q eu kis dizer eh q PRA mim usar D fica melhor q usar G, entendeu?

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


desculpa, falei besteira!!!!

Curly
é isso ai que voce falou mesmo!! falei besteira, foi mal!!

pr0view
o q eu kis dizer eh: tocando em G vc usaria a nota C, q no caso faria o A virar menor certo? mas tocando em D vc usaria a nota C#, ficando o A maior, o q eu kis dizer eh q PRA mim usar D fica melhor q usar G, entendeu?
entendi agora!! é isso ae mesmo!!!

desculpa pelo vacilo ae! :P

pr0view
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous
hehe mas faz um teste faça uma melodia usando as msms notas do 2 tons e coloque o Asus2, ai use C e C# e veja qual fica mais legal auehuae

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


pr0view

se for la maior, vai soar como se fosse blue note!!

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous

Ei kr, fiz a prova la da unicamp, caiu akelas paradas de função assim como nos anos passados, se vc axar a prova resolve ae....

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


_FrEd_


blz, vou ver se faço, o problema vai ser o tempo, ja que vai entrar o mes de fevereiro e eu to preparando um curso de guitarra aqui!! é de composição feito para guitarristas, é específico para guitarristas!! ai to vendo aqui algumas músicas para análise, livros de fraseologia, técnicas de composição, etc etc!! ta dando um trabalho danado, mas depois que ficar pronto vai ficar show!! :P

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous

Legal man, o que mais me interessa na prova eh o exercicio de analise harmonica e o de transposição, o resto eh mt igual o dos anos passados... Parabéns pelo trabalho ae, qnd fikar pronto avisae.... :D

Allan Martiny POA
Veterano
# jan/07
· votar


alguém sabe me ensinar como se reharmozina? procurei no FCC aqui e não achei...

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


Allan Martiny POA

voce sabe função????


uma brincadeira que eu sempre faço com meus alunos é o seguinte!! pegue uma melodia facil!! tipo dó re mi!! ai voce joga a quantidade possiveis de acordes em cima dessa melodia!!! e olha que tem todos!! ai depois voce analisa!! mas primeiro voce tem que saber as funções dos acordes!!!

_FrEd_

nao consegui achar a prova!!! ela ja ta aqui no forum??

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous

Acho q n ta não, tem q ver c saiu no site da unicamp, n sei qnt tempo demorará a sair....

Allan Martiny POA

Cara, algumas coisas legais pra vc saber eh função dos acordes e substituição de acordes, se vc tiver uma noção teorica ja da pra fazer algumas coisinhas....

marcelgtvcbx
Veterano
# jan/07
· votar


ghb
po postae outra bt pra gente faze uns improviso, de zuera... q tal tentar algum modo menor agora heheheh

Jabijirous
modulaçao direta e a modulaçao vindo do tom homonimo???

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


Modulação Direta

De acordo com o livro do chediak modulação direta é feita a partir de qualquer acorde da segunda tonalidade, isto é, indo de uma tonalidade a outra de uma maneira direta!!

Exemplo:

no livro dele é bota o mais tradicional


C7M| Am7| G#m7 C#7| F#7M||
T:Dó maior Fá# maior...........

nesse caso ai ele uso o II grau da tonalide de F# mas poderia ser qual quer outro acorde

o outro tipo de modulaçao que ele fala é a modulação direta ou PIVO eu ja falei sobre ela!!

outro tipo de modula~ção bem comum é a marcha harmonica!!


sacou agora?? :P

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


Pois eh mas a direta n precisa nem do secundo cadencial, pode ir pro I do segundo tom direto :D

Jabijirous
Veterano
# jan/07 · Editado por: Jabijirous
· votar


_FrEd_

aquilo foi só o exemplo!! olha o q ele fala :P

cade a prova fred??? eu quero ver!! :P

tu nao lembra da progressao dos acordes nao?

Allan Martiny POA
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous
_FrEd_

Caras, eu acho que eu sei algo sobre funções, tipo, g(x)=3x²+2x-4 daí eu resolvo aplicando a fórmula de basckara, certo? Ok, ok... Péssima...

Mas sério agora, eu acho que sei alguma coisa sobre função, mas caso eu não saiba, vocês teriam algum material sobre isso à mão? Obrigado.

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous

Ixi man, lembro n mas era qse td SubV... huehuehue a unicamp ainda n colocou a prova pra download..



Allan Martiny POA

cara, procura na net, ou aki no forum, q tem por ae sim!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia