Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


Extrapolation
na harmonia tonal/funcional tem q ter o V7, por isso só existe um campo harmonico maior e digamos 2 menores (harmonico e melodico)
muita calma nessa hora hehehe quer dizer q no caso do CH menor natural, o setimo grau seria dominante certo??? nessa parte q eu n entendo, alguem ae poderia me explicar o pq dos outros 2 serem taum melhores de serem usados q o menor natural?? (isso em teoria ta galera... pq sei q na pratica quase tudo funciona heheh).

bem ja q to aki mesmo hauah alguem podia me ajuda, explicando esse negocio de acorde alterado direito, achei um post do panucci na busca e talz onde ele fala É o VIIº grau da escala menor melódica.
Tanto a escala como o acorde pode receber o nome de alterado.
e fala q esse modo eh comparado ao mixo e talz.. sera q alguem ae podia me dar uma ajudinha??

eh meu caro extrapolation.. pra eu entender esse negocio de subdominante alterado eu vou ler essa parte com + calma + tarde pq ae complico pro tico e o teco aki hauhauhauhaua

froggy
Veterano
# nov/06
· votar


marcelgtvcbx
esse topico devia se chamar
aulas com leandro panucci online
e nao boteco da harmonia
poxa cara discordo vc ja viu alguem beber tomando aula??? tirando na faculdade logico hauhauahu, agora falando serio realmente as dicas q o panucci da pra gente aki saum excelentes, bem como varias respostas nos topicos q eu ja procurei aki, agradeço muito a colaboraçao dele, mas concordo com o richard, tem uma galera ae ajudando tb, c vc frequentasse o bar aki direto iria ver q sempre tem 2 ou 3 discutindo sobre harmonia e tentando da melhor forma tb responder nossas duvidas e nos ajudar de todas as formas, n acho q esteja errado a respeito da competencia do panucci, mas acho q foi injusto com os outros colaboradores do buteco, n quero nem render esse assunto e talz, soh postei pq n consegui ficar calado mediante a essa injustiça, portanto a todos os colaboradores do bar, obrigado e a proxima rodada eh por minha conta :)

blz,nao vou discutir isso
c vc frequentasse o bar aki direto
obrigado e a proxima rodada eh por minha conta :)
heheheheheh
alguem pod me dizzer q q eh esse negocio de quote em cada post???
selecione um texto e aperte quote
ai aparecera na caixa de texto o texto q vc selecionou so q em italico

LeandroP
Moderador
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar


marcelgtvcbx
é interessante investigar outros campos, substituições, etc.
poderia dar uma dica legal de como fazer isso???


Observe a formação do acorde.

Veja como é semelhante um Am6 e um D7(9),

Como é semelhante um F#m7(b5) e um D7(9),

Como é semelhante um Dm7(11) e um Gsus4,

A inversão dos trítonos também é bastante utilizada em substituição. Por exemplo um G7, que tem um trítono entre a 3a e a 7a (B e F). Se inverter e considerar a 3a como 7a e a 7a como 3a, pinta um Db7. Trítonos gêmeos.

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
antes q eu me esqueça.. essa musica sua da flauta eh psicodelica hauhauhauah curti hauhauha tem um amigo meu aki q eu sei q vai pirar huahauhauhauh lol

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


froggy
selecione um texto e aperte quote
ai aparecera na caixa de texto o texto q vc selecionou so q em italico

lol muito rox isso huahuahauhaa vlw :)


LeandroPanucci
vlw leandro... vo dar uma estudada nisso agora... tritonos gemeos neh.. mas me diga uma coisa.. onde vcx iria resolver esse Db7? nessa parte q as vzs fico meio perdido..., resoluçao do tritono...

Richard Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


onde vcx iria resolver esse Db7?
pode ser na tonica mesmo.

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


marcelgtvcbx

resolução do tritono é simples a sensivel sempre sobe a tonica e o 4º desce ao 3º ou seja G7 fa desce pro mi e o si sobe pro dó

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


marcelgtvcbx
é assim, na musica tonal, nao existe campo harmonico feito a partir da menor natural, pq pra se ter um campo harmonico TONAL tem q ter na formaçao o acorde V7
no contexto tonal/funcional um campo harmonico formado a partir da menor natural na verdade tem um som de maior natural, a relativa dela

só isso

agora... na musica moderna, onde o cara nao diferencia tonal de modal, q o cara usa compressao modal, politonalismo e o diaba 4 nao se faz essas restriçoes
dá pra tirar campos harmonicos de qualquer escala

esse metodo q conhecemos é o de sobreposição de terças diatonicas... tem o de quartas tb (harmonia quartal), de quintas (harmonial quintal !? ahaha q nome hein) e de segundas (harmonial secundal ou clusters)

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


no contexto tonal/funcional um campo harmonico formado a partir da menor natural na verdade tem um som de maior natural, a relativa dela


eu ja discordo!!! a funçao dos acordes sao outros o mi menor no dó maior é funçao de tonica no menor é de "dominante" so que menor nao chama tanto a atençao quanto ao dominante maior por causa do tritono mas da um efeito bacana!!!

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
se tu nao resolver o tritono da pra fazer, mas é um campo harmonico nao tonal, só isso
pra ser tonal tem q ter a resoluçao do tritono, onde a 7ª do tom sobe pra tonica, e a 4ª desce pra 3ª OU 3ª menor

vide A Arte da Improvisação de Nelson Faria, muito melhor que chediak mas nao tao cheio de topicos

lobz
Veterano
# nov/06
· votar


A Arte da Improvisação de Nelson Faria
comecei a ler/estudar e parei logo no inicio, ele passa uns exercicio sde tecnincas muito chato

lobz
Veterano
# nov/06
· votar


uma duvida bem boba aqui, tritonos são o que? intervalos de 1 tom e meio?

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


marcelgtvcbx

O Db7 está substituindo o G7.

O G7 é o acorde de "sétima da dominante" e resolve uma quinta abaixo ou uma quarta acima, ou seja em Dó (maior ou menor).

O Db7 por ter o mesmo trítono, invertido, também resolve no Dó. Neste caso, o D7 é chamado de SubV7 (subistituto da sétima da dominante), resolvendo num acorde um semitom abaixo, no caso C.

Aproveitando a mesma linha de raciocínio, podemos afirmar que o G7 também resolve no F# (maior ou menor). Daí o G7 é o SubV7 e o Db7 (C#7) é o dominante, porque é o Vº de F#.

As I Lay Dying
Veterano
# nov/06
· votar


lobz

não cara,tritonos são intervalos de 3 tons,que ocorrem entre III e VII

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


Extrapolation
saquei intao pra ser considerado tonal tem q ter a resoluçao do tritono... saquei, muito obrigado :)

LeandroPanucci
Neste caso, o D7 é chamado de SubV7
aqui seria Db7 certo?? poxa cara nunk tinha entendido muito bem essa coisa de subV7 mas agora com essa explicaçao tudo ficou muito + claro em termos da forma q eu tenho q raciocinar, muito exclarecedor, vlw :)

pra galera q ta afim de saber o q eh tritono tem um otimo post
aki

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


marcelgtvcbx
é, senao tu pode interpretar como tu quiser... tonal ou modal

lobz
Veterano
# nov/06
· votar


As I Lay Dying
não cara,tritonos são intervalos de 3 tons,que ocorrem entre III e VII
po valeu cara

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


Extrapolation
intao no caso da modal, nesse caso o tritono seria indeferente pra minha musica (ou progressao hehe)? uma vez q para ser caracteristico de determinado modo eu n preciso resolver o tritono??

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


marcelgtvcbx
é...
tipo assim... nao dá pra dizer q na musica modal nao se pode ter o tritono pq comé q a gente faria algo rico com o modo mixolidio? hehe dá pra fazer, mas nao rico, pq a riqueza dele é o tritono, a tensao
o q nao se tem na musica modal é a resolução do tritono
agora, nao é só isso q diferencia a musica modal da tonal tb...
tem outras caracteristicas, como uma q os acordes possuem notas caracteristicas de cada modo, uma tecnica excelente pra se fazer isso é o contra-ponto, o qual nao sei nada sobre hahahaha
eu nao me interesso muito por isso tb, eu so mais daqueles q chuta o pau da barraca e nao quer nem saber se a base é tonal ou modal, saio tocando é acorde por acorde mesmo e evito problemas... e outsides a parte heheh

LeandroP
Moderador
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar


nao é só isso q diferencia a musica modal da tonal tb...
tem outras caracteristicas, como uma q os acordes possuem notas caracteristicas de cada modo, uma tecnica excelente pra se fazer isso é o contra-ponto, o qual nao sei nada sobre hahahaha
eu nao me interesso muito por isso tb, eu so mais daqueles q chuta o pau da barraca e nao quer nem saber se a base é tonal ou modal, saio tocando é acorde por acorde mesmo e evito problemas


hehehehehe nesse ponto eu também chuto o pau da barraca.


... e na dúvida eu sapeco um bend.

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
... e na dúvida eu sapeco um bend.
kkkkkkk
um cromatismo tb... uma esfregada nas cordas com a palheta ahaha essa é classica

mas é né tche, pra q complicar se o cara tem um monte de possibilidades mais facis e boas? hahaha

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Extrapolation
eu gosto muito de usar slide hehehe acho q entendi, bem ainda n tenho esse conceito formado na minha kbeça e talz... mas acho q to começando a entender, essa esfregada na corda realmente eh classica hauhauah, as vzs eu tenho dificuldade em identificar algo q eu tenha improvisado, pq n fico muito preso a shapes de escalas e de arpejos, vo + no instinto mesmo e tento tocar a nota q esta na minha kbeça, o prob q as vzs n funciona, ae eu tenho q recorrer a esses artificios ae eu sempre acho q ta meio mecanico...

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


tem outras caracteristicas, como uma q os acordes possuem notas caracteristicas de cada modo, uma tecnica excelente pra se fazer isso é o contra-ponto, o qual nao sei nada sobre hahahaha


voce nao tem um tom em dó maior???? a galera na epoca medieval e renascença o tom podia ser dó lidio nao seria sol maior, seria dó lidio

o contra ponto é uma técnica de composição das mais complexas. é o maior aprendizado da polifonia!!!

Extrapolation
Veterano
# nov/06 · Editado por: Extrapolation
· votar


Jabijirous
voce nao tem um tom em dó maior???? a galera na epoca medieval e renascença o tom podia ser dó lidio nao seria sol maior, seria dó lidio
nao te compreendo amigo haha
isso foi uma pergunta, uma afirmaçao ou uma oposição ao q eu disse?

eu mesmo tenho tendencia a fazer harmonias e riffs em dórico... acho q é a influencia funk correndo nas minhas veias hehe

marcelgtvcbx
escuta jeff beck cara, eu creio q a maioria dos improvisos dele seja intuitivo mesmo, ele várias vezes ja afirmou q nao sabe nada de teoria (tb nao precisava exagerar né? hehe)

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


Extrapolation
tenho ateh uns mp3 dele aki e realmente esse cara eh foda, muito criativo mesmo, sem falar q ele e um guitarrista instrumental q tem a pegada na veya hehehe

pr0view
Veterano
# nov/06
· votar


kd o stick nesse topico?

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Acho muito estimulante ver um cara tocando de forma ousada, abrindo novas trilhas, desbravando. O risco que você corre sendo ousado é o de "errar", tocando uma nota que não soa bem dentro da improvisação.

Um pouco de malandragem pra escapar dessas "ciladas" não vai nada mal. Quem toca com trêmulo, pode dar uma de Eddie Van Halen e entortar a alavanca da ponte, com vibratos insanos.

O slide também é uma saída interessante, onde juntamente com os bends, você escapa "pelos lados".

Experimente tocar uma escala cromática descendente e alavancar nota por nota. Você pode criar melodias ousadas e de quebra ter alguns segundos pra pensar em resolver a frase.

A guitarra pode ser um instrumento de percussão interessante, e se tiver um pedal wha-wha fica melhor ainda. Jimi Hendrix deixou um exemplo disso em Voodoo Chile. Lembrei disso quando fui ensaiar um reggae e não conhecia a harmonia da música (aquelas músicas que entram de "surpresa" no repertório). Eu toquei os cortes de reggae a música inteira apenas abafando as cordas, sem acordes. Se tivesse com um wha-wha na mão, ou melhor, nos pés teria sido melhor, mas o efeito percussivo ajudou a preencher a falta de um percucionista (e ainda posso dizer toquei a música :).


Como entrar num universo paralelo, em busca do "trítono alvo".

Exemplo:

Trítono alvo: B e F - do acorde G7 ou Db7

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G----------7---------8---------9----10~~~~-------------
D-----7---6-----8---7-----9---8-----9~~~~~-------------
A----6---5-----7---6-----8---7-------------------------
E---5---------6---------7------------------------------

|- trítonos insanos --------- - trítono alvo - |



Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


Extrapolation

é uma pergunta

quando voce disse isso aquicomo uma q os acordes possuem notas caracteristicas de cada modo, uma tecnica excelente pra se fazer isso é o contra-ponto

é aquilo que eu falei, no TONAL se voce voce tiver essa sequencia por exemplo I V7 VI IV II VII I

falando em contraponto do periodo barroco, lembrando que barroco é sistema TONAL, ou seja pensar em modo ai o bach sai do tumulo e ta da uma porrada!! hehehehehe entao tudo que voce fosse jogar ali é da escala de dó maior, nao adianta fazer I jonico, V7 mixolidio, VI eolio etc, nao é assim que rola no contraponto tradicional!!! é pensar tudo em na tonalidade!!!

se fosse no modal a gente pode pensar na seguinte forma

modo dórico

Im III VII VI I ( Dm F C Bmb5 Dm)

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
aquelas músicas que entram de "surpresa" no repertório
kkkkkkkkkkkkkkkkk
me aconteceu isso uma vez, num show hahahaha highway star, eu nao sabia a base e só sabia aquela parte rapidinha do solo...
dei uma de blackmore em tpm a musica inteira hahahaha

po, se eu uso a alavanca na minha guitarra eu arrebento ela... como eu queria usar

Jabijirous
desculpa cara, mas nao to entendendo as tuas frases nos dois ultimos posts teu

uma progressao dessas q tu citou I V7 VI IV II VII I se estiver em uma jonio, por exemplo... é tonal e ninguem pode chorar e dizer q nao é, pq ai vamos ter o movimento VIIm(b5) para I. Veja q mesmo sendo em triades há o tritono e há a resolução do mesmo.

se tu tocar tudo em escala maior ae, a tendencia da gente é q façamos frases todas tonais mesmo
mas fica enfatizando um Lá em cima do acorde de C... pica pra tonalidade dae, só vai ter força tonal mesmo quando tiver o tritono resolvendo, ai tu senta e chora q nao tem outro jeito hahaha

e outra coisa, a gente é muito chinelao ao só analisar as coisas pensando em escala maior e menor... temo q começar a estudar as possibilidades com os modos gerados a partir de outras escalas
eu uso menor melodica em cima do IIm7... tanto um tom abaixo quanto no mesmo tom
eu uso dorico em cima do V7
ja teve momentos q usei tetrades maiores em cima de acordes diminutos, no mesmo tom (opa, nos mesmos tons haha tem 4 tons no mesmo acorde)

ta, deu pra bola, to atrasado pra minha aula já hehe tenho q atravessar a cidade, nao é uma sao paulo aqui, mas demora

falo

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Extrapolation

Era música própria, tinha outro guitarrista (o autor)... fui de percussão. Agora eu vou de Carlinhos Brown hehehe... bebeu água, tá com sede....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia