JEM tópico definitvo!!

Autor Mensagem
r2s2
Veterano
# jul/06
· votar


BlaCk LaBeL

Fisica nao eh minha praia euehuhee :p
Sem conta q faz uns 5 anos q estudei essas coisas ai :p
Ah sei la...soh to dizendo oq meu luthier me disse...e por experiencia propria..ja tokei em varias JEM´s e as florais sempre soaram diferente :)


Realmente, elas soam diferente, mas muito melhor que as outras. Será que vc num sentiu a diferença foi dos captadores paf pro (das florais) para o evolution (da 7VWH)?

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


JB_
Concordo plenamente.
ele tem que testar tudo, se ele quiser ficar com a JEM, pq gostou, que fique.. não é crime nenhum ficar com a JEM, ao contrário do que alguns aqui parecem achar...

Alexi Laihooo
Veterano
# jul/06
· votar


r2s2
eu nao entendo bem dessas coisas ae...mas q JEM tem um puta som..ahh isso tem

Gasoline
vou seguir seu conselho cara!!! vlw
to com 4 guiitarras aki q nao valem 1 mesmo ahuahauh

Alexi Laihooo
Veterano
# jul/06
· votar


JB_
O povo parece que não quer que vc compre uma Jem...

tu axa msmo mano??

fodahh

SauloMoreira
Veterano
# jul/06
· votar


cara... pesquise muito ateh o dia que voce for comprar, e teste TUDO.... 5 pau eh MUUUUITA grana.... a guitarra que eu acabei de comprar (leia-se hj \o/) custa 1/4 disso ai mais ou menos e eu pesquisei pra kralho pra comprar! E treine muito tb ateh lah se nao aquele sonzao que c ouve de Steve Vai nao vai sair de sua guitarra e ai c vai se decepcionar...

Alexi Laihooo
Veterano
# jul/06
· votar


SauloMoreira
treine muito tb ateh lah se nao aquele sonzao que c ouve de Steve Vai nao vai sair de sua guitarra e ai c vai se decepcionar...
pode crê cara...vlw ae..vou pensar mto mesmo e com bastante cautelaa =)

t_uriel
Veterano
# jul/06 · Editado por: t_uriel
· votar


Falaí cara!

Então, como vc está perguntando de JEM, não vou ficar te falando de comprar outras guitarras. É CLARO que existem outras guitarras nessa faixa que vc pode modificar, fazer uns ajustes, etc etc... MAS como vc falou que quer informações sobre JEMs eu vou falar só desse modelo:

Esse é um modelo que pessoalmente eu gosto pra caramba e já pesquisei muita coisa, então vou te falar o que eu acho:

1. As Jems Junior são guitarras, mas não são Jems. Elas foram criadas para competir com as piratarias que estão surgindo (inicialmente era para o mercado da Indonésia, mas também acobaram vindo pro Brasil, pois aqui existem as "réplicas" tbm). Eu sugiro que com a grana que vc está disposto a gastar, vc passe LONGE.

2. As Jems 555 são o "modelo antigo" de Jem Jr. Elas são koreanas, e tem mais o visual e metade do braço com a marcação floral. Vc saca essas de cara pq é o único modelo que tem "Steve Vai" escrito no braço (na última casa).

3. Nas Jems japonesas, que são as tops, vc encontra quatro tipos de captação: (a) Paf-Pro (ex.: Jem77FP, Jem77BFP) que tem um som bem balanceado. (b) Evolutions (ex.: Jem7VWH, Jem7VSBL) que já tem um som bem ardido. Ele fica muito bem com as madeiras usadas no corpo das Jems (Alder, nos dois exemplos que falei) Na BSB ele também é usado. O corpo é em Basswood, mas eu achava legal o som dela... (c) Breed (ex.: Jem7DBK, Jem77BRM) já tem um som mais "moderno". Alguns dizem que é algo entre o Evo e o Paf porém mais forte (d) Blaze (ex.: Uv777BK, Uv777WH) Esse é um cap para as Universes - 7 cordas. Lembra o Breed.

Apesar dos Evos serem bem estridentes, cmo eu falei, eles casam bem na madeira usada nas Jems.

4. Tipo de braço. Além dos captadores e madeiras, uma das maiores diferenças entre as jems 7 e 77 são o acesso ao braço. Nas Jems7 o acesso chama-se AANJ e vc consegue chegar muuuito melhor nas casas agudas. Então por esse aspecto eu gosto mais das Jems7

5. Apesar de possuir mudanças principalmente estéticas (alça, que chama monkey grip, e um entalhe atrás da alavanca, chamado lion claw), tem uma mudança mto bacana que o jack em uma cavidade "canoa". O cabo fica pra cima.. é mais difícil vc desplugar ele por pisar em cima e vc detona menos o plug pra passar o cabo por dentro da correia! :)

Agora entre 6 ou 7 cordas, vai do que vc prefere. As Universes são umas guitarras mto boas tbm. Vc precisa se acostumar com o braço "tábua de passar", mas é uma puuuta guitarra.

Cara conheço, de tocar mesmo a Jem7VWH (que eu tenho), a Jem77FP (que eu tbm tenho), a Jem7BSB (que eu já tive) e a UV777BK (que eu tenho). Posso te dizer seguramente que pra heavy metal, a Universe é uma baaaita guitarra. A JemBSB tbm é ótima!! A 7VWH não tem mto "cara" de heavy metal (ehehe), mas ela grita alto nos harmônicos. A 77FP eu já não recomendaria pra esse estilo. Ela não tem um som tão agressivo.

Qualquer pergunta é só falar!!
Abraço,
Thiago

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


t_uriel

cara gosto muito da floral :) qual a media do preço de uma dessas?
o braço eh foda?

t_uriel
Veterano
# jul/06
· votar


Midgard
Então mano, já faz um bom tempo que tenho a minha então não sei ao certo se a faixa de preço continua a mesma, mas na minha opinião, uns R$ 4000,00 estão muito bem pagos numa usada. Usada pq ela parou de ser fabricada em 98 e depois teve uma reedição em 03 se não me engano. Então ela não é um modelo de produção. Se por acaso vc achar uma nova, eu chuto que os mercenários da Teodoro devam pedir um preço meio salgado, tipo R$ 7000,00 (que eu já acho que não vale).

O braço dela é muito bom mesmo. Primeiro pq ele não é envernizado atrás então a pegada é animal. A escala dele é em rosewood e a marcação floral é super bem feita. Vc não sente a marcação pegando no dedo. É bem feito mesmo!

O único "porém" nessa guitarra é o acesso às últimas casas que não é tão tão prático como as modelos Jem7 (a floral é Jem77).

Os captadores PafPro dela tbm dão um som bem bacana!! :)

[]s

Alexi Laihooo
Veterano
# jul/06
· votar


t_uriel
caralho mano..vc é luthier.orra ein..conhece tudo de JEM

posta fotos das tuas ae!!

mto fodas!!!

qual JEM mais fodah q ja fizeram? foi a de comemoração dos 10 anos?

akela é mto fodah!

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


t_uriel

ahuauhauh putz cada vez me bate mais a vontade de ter uma =x
e vc sabe alguma coisa sobre as jem Blue floral pattern?

t_uriel
Veterano
# jul/06
· votar


Alexi Laihooo
Putz cara nem sou luthier. Sei o mínimo pra deixar elas reguladas! :)
Mas é que eu gosto mesmo do modelo. Sempre achei uma puta guitarra. Não por ser do Steve Vai, mas por ser um instrumento muito bom mesmo. :)

Vou postar umas fotos sim! Pode deixar! :D

Ah, sobre a "mais foda" essa de 10 anos foi considerada a melhor de todas. O acabamento dela é absurdo (feito em madre-pérola) e os primeiros 100 (se não me engano) modelos vinham até assinados pelo próprio Vai (os modelos seguintes vieram com essa assinatura impressa)

Mas cara, essencialmente, a configuração dela é uma Jem7VWH, com um acabamento superior.


Midgard
Sabe que uma vez eu cheguei a pensar em pegar essa Blue Floral. Ela é a única Jem com escala em Maple! :)
No fundo ela é uma Jem 77FP (Floral normal) com o braço em maple e acabamento diferente. Porém ela é BEM mais rara do que uma floral. Ela foi uma edição meio limitada. É bem difícil achar uma por aqui.

Em termos de raridade ela só perde para a GMC (uma verde com pintura swirl). Olha... na boa? Se vc curte a floral vc vai babar se ver uma Blue Floral. Só que por ser tão rara, acho que quem tem ou não vende ou vende caro! :(

[]s

Alexi Laihooo
Veterano
# jul/06
· votar


t_uriel
pode crê cara!!

ae depois dessa aula ae deu vontade de ir comprar uma ali correndo ahaaauah
ela é fera mesmo... e eu nunca pensei em comprar ela por causa do Vai náo cara..e sim pela qualidade!! =)

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


t_uriel

blz cara =/ se a floral tah fdificil imagina uma blue =/
valeu pelas dicas =)

t_uriel
Veterano
# jul/06
· votar


Alexi Laihooo
Cara se vc quiser ver essa de 10 anos, tem uma na Krocodile lá na Teodoro. Acho que o preço tbm é "10"... 10 mil! :P
Caro pacas falae!!

Midgard
Olha a Floral, usada não é difícil não. Sempre aparecem umas na Teodoro e no Mercado Livre. Essa vc acha sim. Difícil mesmo é a blue. :)

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


t_uriel
Ela é a única Jem com escala em Maple! :)
Quase.. o resto tá tudo bem certo..
mas..

http://www.jemsite.com/jem/model/jem777dy.htm
http://www.jemsite.com/jem/model/jem777lng.htm
http://www.jemsite.com/jem/model/jem777sk.htm

também tem a escala em maple.

eu queria uma 777DY, mas nunca achei por um preço justo...

No mais, é isso, bela aula.

diwillo
Veterano
# jul/06
· votar


Realmente, elas soam diferente, mas muito melhor que as outras. Será que vc num sentiu a diferença foi dos captadores paf pro (das florais) para o evolution (da 7VWH)?

Nao... :)

pedrovai
Veterano
# jul/06
· votar


Alexi Laihooo
Compre uma 555, ponha um ponte Gotoh, troque as tarraxas e seja feliz com uma guitarra top de linha. 555 ruim? Puro preconceito.

pedrovai
Veterano
# jul/06 · Editado por: pedrovai
· votar


Ah! E dificilmente confie no que fala o pessoal do fórum. 95% do pessoal que posta pega opiniões de outros usuários e de amigos, pois sequer colocaram as mãos em uma JEM :) Vai lá, testa a floral, a 555, a 7VWH, a 7BSB, a 7BK, a Universe, e compre qual você achar melhor, pois você tem muita grana pra isso.

diwillo
Veterano
# jul/06
· votar


pedrovai

Nao eh preconceito nao, mas eh assim...c o cara pode pega uma 7..pra q pega uma 555 e troca ponte e tarraxa? Sendo q dependendo da furação nao vai ter como colocar otra ponte?
O cara tem grana...entao melhor ele i na opção mais simples...

E eu ja tokei em varias 555 (quase comprei uma) e varias 7...e nao tem nem como comparar as duas...mas claro...opiniao minha..e eu respeito a sua :)

abraço

t_uriel
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline
Ahhhh verdade verdade! Tem razão!! :)
Na minha cabeça as 777 viraram a Universe. Havia esquecido dessa vertente, que foi a primeira leva das Jems! :) Mal ae!! :D
Brigadão!

diwillo
Ah soam diferentes sim, agora "melhor ou pior" eu já não acho não. Acho que são propósitos diferentes...

pedrovai
Então... sobre a 555 não é nada de preconceito cara. Hoje eu concordo qu e existem guitarras koreanas de boa qualidade sim. Porém a 555 parou de ser fabricada em 2000 (acho que o primeiro ano dela foi 95), época que a estratégia era sim pegar mão de obra koreana e fazer instrumentos um pouco inferiores.
E o preço que pedem nela é muuuito absurdo. Pelo menos no Brasil... :(
Agora ela tem o mérito de vir com os DiMarzio Evolutions

E bom.. na boa, eu acho mesmo que o cara tem que ir lá testar tudo. Mas vc não acha essas guitarras em qualquer loja. É legal o cara pegar opiniões sim, pq a 7VWH tem uma usada na Krocodile por um preço absurdo. Uma 7BSB meio carinha (que aliás, era minha). Uma de 10 anos por 10 mil reais...

Tinha uma Universe na Gang Usados tbm... Floral eu não sei de nenhuma loja q tenha atualmente... :)

Mas enfim, é difícil achar em algumas épocas... então nesses casos é legal o cara colher umas informações.... e pelo menos sobre o que eu falei, apesar de ter mta coisa de gosto pessoal, não falei nada que eu não tenha visto na real....

Acho que tem mais é que perguntar mesmo... ainda mais qdo estamos prestes a gastar tanta grana e não podemos testar tudo por aí por indisponibilidade do mercado...

[]s

pedrovai
Veterano
# jul/06 · Editado por: pedrovai
· votar


diwillo
t_uriel
Eu concordo plenamente. As japonesas não têm nem comparação com as coreanas da Ibanez. Muito mais bem feitas e bem acabadas.
Agora, com 5000 reais, é difícil achar uma JEM japonesa à altura (apesar de ser uma quantia enorme, e comprar qualquer outra guitarra top).
Se ele quer uma JEM, e não encontrar uma japonesa bem cuidada, tenha certeza que a 555 seria uma boa opção, até porque o braço da guitarra principal do Steve Vai atualmente ( a FLO), é de uma JEM555.

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Que inveja.

pedrovai
Veterano
# jul/06
· votar


Outra ótima opção seria comprar uma RG Prestige, e implantar caps EVO ou The Breed nela. Não se pareceria com uma JEM, mas soaria igual, por um preço muito menor que de uma JEMpanese :)

t_uriel
Veterano
# jul/06
· votar


Ahh um comentário que vale sobre as florais tbm...
Um tempinho atrás, um cidadão apareceu no Mercado Livre vendendo uma Floral por 8000,00. Ele dizia que era um dos primeiros modelos que realmente foram feitos com as cortinas do Vai.

Bom... as florais tem um acabamento de pano (aquilo não é pintado) e esse acabamento realmente foi baseado em uma cortina do cara (pelo menos é o que ele fala), mas nenhuma (nem as dele) foram feitas com o pano dele mesmo e nenhuma (nenhuma mesmo) foi PINTADA.

Então tem uns caras que tem uma pintada e falam que é edição X. Isso é PAPO. Outros pedem uma fortuna dizendo que é um dos primeiros modelos, com o a própria cortina do Vai... isso é LENDA!

[]s

pedrovai
Veterano
# jul/06
· votar


t_uriel
Mesmo se fosse com a cortina do Vai, que diferença faria no som da guitarra? Se não faz diferença na tocabilidade e no timbre, então não vale a pena :)

t_uriel
Veterano
# jul/06
· votar


pedrovai
Então.. nessa faixa as japonesas só usadas mesmo. Mas 4000,00, 4500,00 acha uma sim.
Sobre as Prestige, eu concordo totalmente. Se o Alexi Laihooo não fizer questão do visual, ele pode pegar uma prestige (inclusive de 7 cordas) e equipar. Fica ótimo. Só não dei essa idéia pq ele quer saber de Jems ehehehe! :)

Fritz_mkvl
ooo não faça isso. Faz mal pra alma! :p

[]s

t_uriel
Veterano
# jul/06 · Editado por: t_uriel
· votar


pedrovai
Ehehehe verdade...
Mas veja só.. tem uns caras que se baseiam na boa fé de colecionadores... e para um colecionador que tenha grana, isso faz toda diferença! :)
E aí os caras já se empolgam por um lance que é papo furado.

Agora, o lance de Florais pintadas é meio sério.. eu mesmo já vi uma na galeria da Teodoro, ao lado da Made in Brazil. Meu... se um cara chega lá sem saber que não existem Jems Florais pintadas, ele acredita que aquilo é uma Jem pra valer!!

embassado né?

[]s

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


t_uriel
O que faz mal pra alma é pobreza.

r2s2
Veterano
# jul/06 · Editado por: r2s2
· votar


t_uriel
(b) Evolutions (ex.: Jem7VWH, Jem7BSB) que já tem um som bem ardido. Ele fica muito bem com as madeiras usadas no corpo das Jems (Alder, nos dois exemplos que falei)

Alder só na 7VWH e na VSBL, a BSB é Basswood mesmo. E a UV7WH na verdade se chama UV7PWH (de pyramid white). Mas o resto que vc disse está perfeito. O lance do neckjoint é fundamental tb, muito bem lembrado.

Agora só uns comentários de paixão mesmo. Adoro madeira Alder, acho a mais apropriada pra guitarra estilo a Ibanez, e usaram essa madeira só nas duas das mais bonitas (a VSBL é aquela azul com vine inlay azul tb, é maravilhosa). As mais bonitas pra mim são, na sequência:

1 - 10 anos
2 - VSBL
3 - 7VWH
4 - 77FP
5 - 77GMC
6 - UV77MC

O swirl da DNA tb é o bicho, mas o braço é meio feio. A UV777BK é duca mesmo, o som é até melhor que o das jem (para certos ajustes), o problema é o braço, parece de cítara, é muito largo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a JEM tópico definitvo!!