"Malandros" no ML

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06


Pessoal,
Tenho visto com frequência no ML, e em outros sites deste tipo, indivíduos vendendo instrumentos pretensamente "vintages", em sua maioria guitarras e baixos nacionais, que passam longe dessa designação.
Instrumentos de marcas como Giannini, Fink, Sonelli, Snake, etc, alguns deles antigos (e é apenas isso que esses instrumentos são mesmo), mas que os seus donos, por motivos inconfessáveis, cobram preços supervalorizados.
R$ 1000 em uma Fink!, R$ 1200 em uma Giannini!, R$ 1600 por uma Sonelli!!!
Ninguém discute o direito do dono do instrumento pedir por ele o que quiser e bem entender, mas, como luthier (e conhecedor destes instrumentos),eu advirto à todos: pagar preços como estes por instrumentos que não valem nem a metade disto (em função da sua qualidade intrínseca majoritária), é compactuar com algo que, no mínimo "cheira" à má fé.
Abraços à todos

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Mauricio Luiz Bertola

aprecio e respeito muito a tua opinião, mas tenho q em partes achar um pouco injusta esse teu post...tres amigos meus tem um baixo tipo jazz bass, um baixo tipo richinbaker (é assim q escreve?) e uma guitarra sg ... todas da giannini.
esses instrumentos todos foram feitas as manutenções e ajustes devidos por um luthier daqui de sampa muito respeitado, e o próprio disse q são instrumentos bons e que tem um ótimo valor de venda, por terem uma quallidade muito diferente de muitos instrumentos "bons" atuais.
um exemplo é a sg, o luthier colocou os fios do conector em um aparelho loco lah e disse:
-Se chegar aqui e apitar são cap Gotoh originais!!..."
e adivinha...chegaram...daí eu pergunto...
apesar de terem instrumentos ruins, e péssimos os quais muitos tentam vender por preços altíssimos, será q alguns destes não merecem um pouco de "atenção"?

mais uma vez...reipeito muito a tua opinião, não sou luthier, mas esta eu tenho q perguntar...afinal são 3 instrumentos...

AxlRJ
Veterano
# abr/06
· votar


bertola, aproveitando o topico pra te fazer uma pergunta

porque a Fender americana e a Gibson valorizam com o tempo?

é só uma questão de marketing msm, ou realmente com o tempo o som da guitarra melhora (por causa da madeira ou oq for) e se torna "vintage"?

abraço

Led_Zeppelin
Veterano
# abr/06
· votar


_BLACKMORE_
Cara, mas o problema é a valorização repentina. Há uns 2 (ou 3) anos atrás eu achava fácil fácil cabeçotes Giannini valvulados em bom estado por 300/350 reais. E completos com caixa por uns 450/500. Era só dar um "tapa" e usar. Vai no Mercado Livre agora e vai achar o cabeçote mais barato, sem caixa por uns 800.
Essa valorização se deu a popularidade/procura que esses equipamentos tiveram nos últimos anos (até por causa de fóruns como esse que discutem muito esses assuntos) e não pelo aspecto "vintage". Apesar de serem bons equipamentos, sem dúvida (afinal eram cópias de Fender), estão sujeitos a uma série de problemas devido a idade e a falta de cuidado na própria construção (A Giannini fazia uma série de "gambiarras" pra baratear custos como me disseram) o que faz com que o caro (que antes era barato) possa sair mais caro ainda.

Estou falando de amps mas acho que se aplica as guitarras também.

diwillo
Veterano
# abr/06
· votar


AxlRJ

Coisa boa e cara nao fica velha..vira vintage eauhiahoaihuoiahauh

Trop
Veterano
# abr/06
· votar


mercado livre tem mta enganação e ñ é so em instrumento, o melhor antes d comprar qq coisa é saber o q tá comprando.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# abr/06
· votar


HEHEHEHE VALEU AE TROP!

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Led_Zeppelin

bixo...isso eh verdade...mas eu disse q em alguns casos essa regra naum vale...isso eu penso...pois eh a lei da oferta e da procura...qdo tem muito e ninguem quer...o preço eh baixo...qdo os vendedores percebem q a procura aumenta eles aumentam o preço....acho q por isso os preços estao nesse pe...um exemplo...a 2 anos atras vc comprou um tremendao 3 com caixa e tudo...em bom estado de conservação....pagou 400 conto...mas hoje quer ou precisa vender....qdo vc quer nele??isso sabendo q tem muita gente comprando pelo dobro do valor pago inicialmente...

Trop
Veterano
# abr/06
· votar


_BLACKMORE_
pra quem quer vender é bom isso, só q aki no fórum acho q a gente deve orientar quem compra pra ñ pagar 1 preço fora da realidade.

brgodie
Veterano
# abr/06
· votar


Acredito que a gente vive numa realidade onde estamos muito acostumados a consumir o lixo, e qnd experimentamos algo no máximo razoável supervalorizamos oq em outro paradigma seria ruim! Digo isso por conhecimento próprio, moro no interior de SP e aqui as vezes as informações demoram à chegar... mudou muito após essa valorização da internet... Mas antes, e até hj, não é raro se ver instrumentos Golden! serem descritos como ótimos para iniciantes... E realmente, pra um povo q acostumara-s a tonantes ligados em wattson... plugar um goldem era lindo!

A anos empresas Brasileiras como Giannini, Tagima (sim eu acho tagima uma bosta! vou explicar por que), goldens e até TONANTE... vem JOGANDO FORA a oportunidade que nosso país oferece, com boas madeiras... de produzir instrumentos no mínimo razoáveis, senão em certo casos competitivos até lá fora...
Podemos não dominar ainda tecnologia para excelentes captadores etc... mas Madeira sempre tivemos, era só selecionar... Ja vi ótimas sg's da giannini como ja vi verdadeiras merrrdass... o controle de qualidade é ridículo! fruto de uma intensa má vontade e visão cega nos lucros...

Se vc estudar a história de algumas grandes bandas inglesas, norte americanas etc.. vai perceber que muitas delas já começaram tocando logo de cara com gibsons fenders etc...
pq essas empresas sempre foram sérias, e até os instrumentos de menor custo tinham qualidade desde aquela época... oq não acontece infelizmente com as nossas empresas ...

A passos lentos vemos que nossa realidade muda pouco em matéria de confecção de instrumentos... porém as melhores notícias não estão no mundo das cordas... a evolução é bastante vista em empresas como RMV e principalmente Odery... q simplesmente estão fechando as portassss do nosso país pras marcas gringas!!! na mesma avenida vem os pratos, q a cada dia melhoram a qualidade... porém... ainda a passos lentos....


É falei bastante coisa q não tem nada haver... hehe foi mais pra desabafar mesmo ahuahua... eu queria um thundersound e um amigo pagou merreca e quer fortuna por ele HAUHAUHA..rssssss cuzão...
paciência...

e valeu ae Bertola pelo post...
realmente acho q esse assunto tem q ser discutido!

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


brgodie

concordo com o que vc falou...e sendo assim nossos produtos poderiam melhorar muito...enaum ficar "estagnados" no mercado...tá ae o que muita gente poderia aproveitar para melhorar apenas acaba de f*der tudo!!

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# abr/06
· votar


Tenho de exemplo a Condor Les Paul que ganhei da minha namorada final de semana passada e o baixo de 5 cordas que o a baixista da minha banda tb comprou semana passada. São instrumentos foooda. Cara eu coloquei um Alnico II Pro na ponte, mas os cap da condor são muito bons, não se comparam ao Seymour Duncan, mas pra hard rock estão de parabens. O som gordo com sustain. Acho que estão valorizando muito nos ultimos anos, a MARCA e não o som. Por isso que não temos mais bons guitarrista com feeling. Eles estão mais preocupados em expor suas gibsons, epiphones e fenders do que tocar com a guitarra que tem o bom som.

Obs: Eu tenho uma Epiphone Sg e com a troca do cap. a Condor ficou melhor.

Gasoline
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois é Bertola, não sei o que tem causado esse fenomeno.

Não sei se é o bombardeio de instrumentos de compensado na faixa dos mais baratos.. ou se é apenas a lei de oferta e procura, que causa essa supervalorização destes instrumentos.
Hoje em dia, o pessoal quer passar tudo como vintage. Não sei exatamente o motivo dessa obscessão. Mas acho que pode ter algo a ver com a massificação da midia. A gente lê sobre as "guitarras velhas" dos americanos, e acha que pode aplicar o mesmo conceito. Mas não é por ai. Procurem marcas como "Hagstrom" ou "Silvertone" e achem os instrumentos dos anos 60/70 deles.

Não sei exatamente, mas venho acompanhando o mesmo fenomeno.
E o mesmo tem acontecido com pedais, amps, e por ai vai.

_BLACKMORE_
Não são instrumentos péssimos, com certeza, mas não são instrumentos perfeitos, e muitos desses Finch, Giannini, etc, tinham erros conceituais de construção. Existem alguns ótimos, e alguns horriveis, pois o controle de qualidade era.. bem.. inexistente. A questão toda é se os intrumentos que teus amigos/conhecidos tem são bons, ótimo. Mas nem todos dessa época são assim. Já vi erros de construção bizarros nestes instrumentos (como escala com medida errada), e acho que o Bertola também. E isso faz com que fique dificil de valorizar-los.

Bom, mas falei demais. Cansei.
hehe.

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Gasoline
Mas nem todos dessa época são assim. Já vi erros de construção bizarros nestes instrumentos (como escala com medida errada),

tb jah vi...mas acho q se existem alguns "bons" instrumentos por ae então dvemos pelo menos averiguar melhor antes de falarmos sobre aquele instrumento ou equipo em especifico naum acha?

Slashr
Veterano
# abr/06
· votar


AxlRJ

Não acredito que seja o tempo em si.
Para mim vintage é algo q lembra modelos do passado.
Volta a raiz da coisa.

Modelos de ponte, headstock ou parte 'envelhecidas' que lembram origens, raizes e coisas do tipo são chamadas de vintage.

Bom, ao menos é isso que eu entendo.

Ah! o som tbm torna a guita vintage. Lembra o som de guitarras classicas e tal. De musicos classicos. Essas coisas.

O questão do preço dos vintages (verdadeiros) acho que já é explicado só pela historia do mesmo.

Bom, acho que é isso.

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


_BLACKMORE_
Cara, minha crítica vai pelo que o Led_Zeppelin falou. De fato existem instrumentos da Giannini (e quase nunca da Snake, Fink ou Sonelli), que tem QUALIDADE INTRÍNSECA PARA se cobrar R$1000 numa guitarra dessas. Isso chama-se EXPECULAÇÃO.
Quanto amerecerem atenção, concordo, mas nunca EXPECULAÇÃO!
Gasoline
Cara, vc tem razão, até porque muitos dos instrumentos da Hagstrom, Silvertone (antigos), Greco, Ibanez, Tokai, etc são MUITO SUPERIORES a qualquer Giannini, Finch, etc, etc. e, lá fora se cobram preços JUSTOS por eles.
AxlRJ
Slashr
Caras, "vintage" é um termo específico, e que é aplicável a alguns instrumentos (que podem ou não ser antigos - uma PRS ou Pensa-Shur, por exemplo, podem ser novos, mas são EXCEPCIONAIS), se vcs pegarem e tocarem uma Gibson 1960 ou uma Fender Strato 1954 vcs, no geral, VÃO SENTIR (ouvir) a diferença. E, no meu entender, esse termo (e a consequente "valorização" que ele carrega), NÃO PODEM SER APLICADOS A INSTRUMENTOS DESSAS MARCAS NACIONAIS. Assim, o preço justo por um instrumento elétrico desses é, no máximo, R$ 500.
Estou muito satisfeito que esse tópico tenha levantado tantas e tão pertinentes opiniões e discussões.
Abç

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Nem toda antigüidade é vintage.
Nem tudo vintage é antigüidade.

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar


Já vi um doido pedir R$15000 numa Snake.

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Eu já vi 6000 numa Phelpa Apache

Minow
Veterano
# abr/06
· votar


parece que "velho" virou sinonimo de "vintage".....
é a desculpa pra vender aquela guitarra bem surrada por um preço alto....

Curly
Veterano
# abr/06
· votar


o tipo mais chato que habita o universo guitarrístico são os chamados "vintage addicts"... Em geral é aquele cara que não toca porra nenhuma, então fica discutindo os mais ínfimos detalhes de timbre, construção e história das marcas, discussão esta que nunca chega a lugar nenhum, já que só eles sabem, só eles conhecem e só eles entendem de guitarra... ou melhor, chega sempre a velha conclusão: só as fenders 1962, LP 1959, etc prestam ! aff !... Então tão explicadas essas aberrações no ML, é viajação pura dessa galerinha que não quer (ou nãosabe) tocar e inventa essa viajação....

Penta_Blues
Moderador
# abr/06
· votar


Boa tarde!!!

Curly
Cara, concordo com vc até certo ponto, pois, existem excelentes músicos, que entendem muito de equipamento e que fazem questão do melhor.
Mudando de alhos pra bugalhos, "viajação" pegou pesado, hein?...rs
Valeu!!!

Slashr
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pois é, foi o que eu disse.
O instrumento nao é vintage por ser antigo e sim ao que ele arremete.

É isso.

Abraço

Curly
Veterano
# abr/06 · Editado por: Curly
· votar


Penta_Blues

existem excelentes músicos, que entendem muito de equipamento

realmente existem, já que é obrigação deles conhecer bem os equipamentos, pois vivem disso, mas esses não compram finch, gianini, etc pelo ML, isso eu garanto...

"viajação" pegou pesado, hein?...rs

melhor seria viadação, he,he...

Alan_Domingues
Veterano
# abr/06
· votar


Pessoal pensa que instrumento VINTAGE é +20. É deprimente.

maggie
Veterana
# abr/06
· votar


eu advirto à todos: pagar preços como estes por instrumentos que não valem nem a metade disto (em função da sua qualidade intrínseca majoritária), é compactuar com algo que, no mínimo "cheira" à má fé.
muito legal esse teu alerta, principalmente quem não conhece pode levar gato por lebre!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


maggie
Thanks my lady!

AxlRJ
Veterano
# abr/06
· votar


minha Fender highway vai ser vintage um dia? =(


voltando a pergunta, pq o som "melhora" nos casos das vintages msm da Fender e Gibson?

a madeira envelhece eh isso?

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


A madeira estabiliza, encorpa mais o timbre

E quanto mais original for a guitarra vintage, mais ela vale
Pode ter a pintura fudida o que for, se repintar perde-se uns 3 milão na revenda

GustavoStrato
Veterano
# abr/06
· votar


minha Fender highway vai ser vintage um dia? =(


voltando a pergunta, pq o som "melhora" nos casos das vintages msm da Fender e Gibson?

a madeira envelhece eh isso?


tb tenho essa dúvida,, acho q li algo dela secar completamente e com isso o timbre melhorar.... será?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Malandros" no ML