"Malandros" no ML

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


AxlRJ
GustavoStrato
A madeira é um material orgânico e poroso, portanto é um material que vai "perdendo" a humidade natural e também troca humidade com o meio ambiente; assim, madeiras envelhecidas proporcionam melhores timbres.
Quanto às guitarras Fenders atuais, as construídas partir do meio dos anos 70, elas dificilmente tornar-se-ão "vintages" (exceção feita aos modelos especiais ou Custom Shop), pois já são de uma época em que a produção atingiu um status de massa.
Antes disso (meio dos anos 70), o n° de guitarras (tanto da Fender, Gibson, Rickenbacker, Guild, Epiphone, etc) fabricadas por ano era menor e os estoques de madeira utilizadas nelas era dos anos 30 e 40 (algumas Gibsons e Fenders de até o início dos 60, utilizavam madeiras de até mesmo 100 anos!). Menor n° de guitarras construídas significava melhor controle de qualidade e atenção aos detalhes, etc.
Daí porque as guitarras que podem de fato receber o designativo "vintage" são poucas, e de uma época específica, dos anos 50 ao meio dos 70. (estou excluindo aí os instrumentos acústicos, da qual não sou conhecedor adequado).
Abç

GustavoStrato
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

valeu ae cara entendi agora!!

__spike__
Veterano
# abr/06
· votar


tá cheio de pilantra no mercado livre, um cara roubou a foto da minha tagima 635 daqui do fórum e deixou à venda por 550 reais no ML.. fiquei mto cabreiro!
Fora as coisas absurdas que vc ve por aí: tagima telecaster autografada pelo iron maiden por 300 mil reais, ou lasca da cruz de jesus cristo por 20 mil reais, pqp ;P

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Paralama do Fusca - 200 conto

Eu vi uma Giannini Power autografada pelo Helloween por 600 conto...

AxlRJ
Veterano
# abr/06
· votar


vlw bertola!


vo compra uma tonante e deixar ela no meu armadurio 50 anos

vo vender por R$900.000,00 e ficar rico :)

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


up

Penta_Blues
Moderador
# abr/06
· votar


Bom dia!!!

Mauricio Luiz Bertola
Gostaria de ajudar com um texto que achei na net para o termo "vintage" aplicado às guitarras, uma vez que o termo se aplica a vários itens colecionáveis...
"Uma guitarra é considerada vintage quando ela tem mais de 20 anos e tem algum apelo que a torne colecionável."
"Essa combinação de fatores , ou seja , construção exemplar , som perfeito , modelos originais , mais de vinte anos , poucos exemplares , tornam as guitarras vintage muito valorizadas no mundo inteiro. "
" nem toda guitarra com mais de 20 anos é necessariamente colecionável, ou tem um bom som , ou vale muito.Existe ainda por cima , uma série de fatores e termos que podem confundi-lo na hora de identificar uma guitarra , como por exemplo "raro", "colecionável", "fora de linha", "Edição limitada", "Re-edição" , sem falar em cópias e modelos falsificados.
Muitas vezes só um colecionador experiente pode distinguir entre um modelo original e uma cópia bem feita. Vamos ver :

Raro: Uma guitarra pode ser rara porque foram feitas muito poucas, ou até só uma, mas isso não quer dizer que seja vintage ou tenha valor.

Fora de linha: São as guitarras chamadas em inglês de "discontinued", ou seja, que não se fabricam mais. Isso também não quer dizer que sejam guitarras de interesse ao mercado vintage , até porque pode ser que tenham sido tiradas de linha , justamente por que foi um fracasso de vendas na época ou foram substituídas por modelos mais atraentes e com mais apelos. Por outro lado, existem guitarras que sairam de linha , mas que hoje são um sucesso e muito valorizadas , e portanto este item deve ser analisado caso a caso.

Edição Limitada: São guitarras que as fábricas resolvem fazer em quantidades limitadas e numeradas, ou seja, deve estar escrito no selo "numero_______ de ______ produzidas". Claro que, de novo, isso não quer dizer que essas guitarras devam ser consideradas mais valorizadas.

Re-edição: Aqui também vale a pena citar o nome em inglês, no caso "reissue", que é a pratica de algumas marcas de guitarras relançarem seus modelos mais famosos e valiosos, com as mesmas especificações com que eram produzidas antigamente. São cópias dos modelos vintage feitas normalmente com muito cuidado e com a intenção de atingir o público que não consegue obter um modelo original.

As guitarras mais valorizadas no mercado vintage são as que reúnem algumas dessas características, por exemplo:

Guitarra D'Angelico New Yorker 1947 - é uma guitarra rara, fora de linha, feita a mão e muito bem construída , vintage , e com excelente som.
Claro então essa é uma guitarra valorizada e colecionável."


Como se vê, nem tudo é vintage e o termo não se resume a marcas famosas. Espero ter contribuído com o tema.
Valeu!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Penta_Blues
Mauricio Luiz Bertola

outra denominação q conheço eh de que qqer coisa pode ser vintage, desde que mantenha características originais ou de uma determinada época, por exemplo, aqueles carros antigos, Ford 29 ou algo mais novo tipo um corvette sting ray ou ainda um camaro, desde que seja original ele é vintage, quer ver um vintage moderno? o novo mustang!!outro exemplo de vintage!! hehe

Penta_Blues
Moderador
# abr/06
· votar


Bom dia!!!

_BLACKMORE_
Acho que como o termo "vintage" é usado para distinguir exemplares específicos dentro de uma produção, não só de guitarra, acredito que os quesitos considerados para classificar algo como "vintage" são selecionados pelos expert's no assunto específico, ou seja, os aspectos considerados para classificar uma guitarra como vintage podem não ser os mesmos que classificam um carro como tal. Claro que existem pontos em comum principalmente quanto à raridade do modelo e o fato de ser um item de colecionador.
Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Penta_Blues
_BLACKMORE_
Obrigado pelas contribuições.
O que temos que ter cuidado é para não pagar a mais (no caso, muito mais!), por algo que NÃO é "vintage", mas o vendedor, por qualquer que seja a razão, quer nos fazer acreditar que seja.
Abçs

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Penta_Blues

exatamente!!
procure o novo Mustang...dae vc verá um vintage "moderno" ...

Mauricio Luiz Bertola

O que temos que ter cuidado é para não pagar a mais (no caso, muito mais!), por algo que NÃO é "vintage",

isso é vdd ... estou mais cuidadoso!!

Guitar_L
Veterano
# abr/06
· votar


.O que temos que ter cuidado é para não pagar a mais (no caso, muito mais!), por algo que NÃO é "vintage"
Disse tudo agora Bertola.
/mau-caráter 1
Entaum daki a uns anos meu Di Giorgio Clássico 1988 será Vintage!!! Ficarei rico tb!!! Muahahahaha...
/mau-caráter 0
Abraços

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/06
· votar


esse aqui eu vi pessoalmente!!
puts...e o vendedor ainda me garantiu q era o melhor ampli da época...

Ampli Phelpa

não pago esse valor, o ampli está em péssimo estado...

Jubstelda
Veterano
# jul/06
· votar


Daqui a pouco aperece um doido vendenu uma Tonante Fender (vintage) por 2000 paus uauhauhhauha

iS_LaSh
Veterano
# jul/06
· votar


Jubstelda
a Unica coisa Vintage que eu conheço eh o Bundão da Rita Cadilac ... em OTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO !!!

Jubstelda
Veterano
# jul/06
· votar


a Unica coisa Vintage que eu conheço eh o Bundão da Rita Cadilac ... em OTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO !!!

Ehehehehe

Jubstelda
Veterano
# jul/06 · Editado por: Jubstelda
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Eu mesmo comprei a pouco tempo um Duovox 120G por 500 reais e vendi ele por 1000 uns 6 meses depois com valvulas velhas ainda.

Jubstelda
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Uma dúvida:

Um dia desses eu vi um cara no ML vendenu uma Tagima de 1990 que ele fala que é vintage por ser feita das maõs do Seizi Tagima.Tava pedindo achu q era 1400 ou algo assim com Seymours e gotoh.
Nesse caso o instrumento poderia ser considerado um instrumento Vintage??

edalko
Veterano
# jul/06 · Editado por: edalko
· votar


Esses dias falei com o Bertola a respeito dessa supervalorização das guitarras nacionais. Legal o tópico de esclarecimento.

Acho que em relação às guitarras antigas da Giannini, é levado em consideração não o aspecto da qualidade do instrumento, comparando-os às Fenders e Gibsons antigas, mas o fato de o cara ter uma guitarra que pouca gente tem.
De fato vc não vê borbulhando por aí les paul giannini, ou até mesmo SG. Por isso, creio que elevação do preço se deve à ordem natural do comércio em geral: grande quantidade de produto e poucos clientes o preço baixa; grande quantidade de cliente e pouco produto o preço sobe.
É uma ordem natural das coisas.
Concordo plenamente que os instrumentos não tem qualidade para valerem o que estão sendo pedidos, mas acho que estão sendo tratados não como intrumento VINTAGE, mas como pura ANTIGUIDADE (daí sua valorização).
Daí basta emoldurar e colocar na parede.

Eu pelo menos umas três vezes por semana faço um tour pelas lojas aqui de Curitiba, e dificilmente vc encontra equipamentos usados bons. Mas estou notando essa ridícula valorização desses instrumenrtos antigos, ao ponto de pedirem R$800,00 por uma TONANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quem é novo não deve ter convivido com marcas como Giannini, Dolphin, Finck, Golden, Tonante e outras porcarias que eram vendidas no Brasil na década de 80. Isso porque ainda não haviam sido liberadas as importações.
Então como os fabricantes tinham o monopólio do mercado, não se preocupavam em fazer instrumentos decentes.
basta ver que essas Giannini Super Sonic da década de 70 tinham o braço mais pesado que o corpo (???).

E outra coisa, insisto na "papagaiada": Um tatu ouviu falar que não sei quem (Edgar Scandurra e o Amarante) tocam com Super Sonic, então foram correndo comprar essas porcarias.
Basta entrar na comunidade no Orkut e ver o trabalhão que dá, se não for serviço impossível, conseguir fazer funcionar direito a merda da alavanca.

Depois, com relação aos amplificadores, tenho que discordar dos argumentos expostos no sentido de não valerem o preço cobrado, em torno de R$1000,00.

Não valem esse valor se vc for comprar do tiozinho que deixou o cabeçote no armário por 15 anos.. todo fu****, enferrujado e sem válvulas. Daí concordo que vc encontra por aí em preços de 150,00 a 400,00.

Mas os amplificadores que já foram restaurados valem esse preço sim. Isso porque geralmente vc vai ter que trocar os trafos, porque devido ao tempo, eles já dão voltagem maior nas válvulas de saída, o que faz com que a vida útil delas seja MUITO pequena.
Há necessidade da troca dos capacitores, às vezes aquisição de knobs, restauração da caixa, compra de tecido ortofônico, e por fim, das válvulas.

Infelizmente, não podemos ter orgulho de nossos instrumentos antigos, o que é uma pena.

Por isso que temos que dar valor aos bons luthiers do país que fazem instrumentos decentes e não caem na ânsia de deprezar a qualidade em troca de grana fácil.

Parabéns TOM CASTELLI!!!

markolino
Veterano
# jul/06
· votar


é
eu ja perdi milao no mercado livre

levei cano de um tal de Marcelo Luthier de Machado Minas Gerais..

Spectrum
Veterano
# jul/06
· votar


markolino
Opa :O me explica ai velho!
Sou de Machado tb e já ouvi história de que o tal do Marcelo é caloteiro...
Já fui na oficina dele uma vez e nao fui com a cara dele de jeito nenhum :S

iS_LaSh
Veterano
# jul/06
· votar


Spectrum
Volta la e da um preju pra ele em homenagi ao mano Markulino ...

Spectrum
Veterano
# jul/06
· votar


iS_LaSh
ahuHEUAeh o cara tinha uma loja aqui...bem que achei esquisito ter fechado em menos de 1 mês

iS_LaSh
Veterano
# jul/06
· votar


Spectrum
Vai na casa dele e sei lá ...
Quebra um muro ... pixa uma parece .... se ele tiver carro de uma pedrada .....

Tenho raiva de caloteiro ....

Spectrum
Veterano
# jul/06
· votar


iS_LaSh
HAUhUHAU eu também
dizem aqui que uma vez deixaram uma guitarra com ele (uma tagima zero vermelha quase igual à minha, só que modelo antigo) pra ele arrumar, só que aí ele trocou todo o hardware, zoou a guitarra toda e depois ainda ficou arranjando rolo pra devolver ou vender...eu hein

Spectrum
Veterano
# jul/06
· votar


Se fosse luthier grande, famoso e tal rolava um caso estilo ASW haha

alele
Veterano
# jul/06
· votar


excelente tópico. merecia ir pros "tópicos fundamentais do forum de guitarra"

markolino
Veterano
# jul/06
· votar


Spectrum
veio

o cara é fria
vou te explicar

bom
eu tinha uma semi acustica LINDA !!!!
modelo lespaul
nao era aquelas grandes
era uma les paul só que semi acustica

dae ta
na epoca eu era um UILAME da vida
e queria uma guitarra mais pra porrada ta ligado

ae
ele um dia me comprou a guitarra...
dae ele falo , olha daqui a 10 dias eu vo te depositar
dae eu : - blz entao

dae deu os 10 dias , ele falo

putz 1 cara q tava me devendo nao me pagou....

dae eu ... putz e agora?

dae ele
olha.. tem 1 amigo meu que eh luthier.. vamos fazer um rolo.

dae eu , ta , oq vai ser ?
dae ele me passou para o Marcelo.. (lembrando , sao 2 irmaos luthiers.)

ae.. o cara falo
oh eu faco um guitarra pra ti , assim e tals...

dae eu neh
2 anos atras
MTO PATO
aceitei
dae
mandei a minha (detalhe , com case SKB)

dae o cara demoro 45 dias e mando a guitarra que tinhamos combinado

veio
fui tocar com aquilo
meu deus
vsf

nao vo nem comenta....
a pintura mesmo....

dae consegui vender pro wagner metal por 100 conto..

dae meu pai de pena me deu uma ibanez , claro...
se eu tivesse com a minha guita la
oj eu tava com uma Epiphone Standart...

markolino
Veterano
# jul/06
· votar


escrevi 1 texto e ninguem comenta nao ?
ehaaehaehhae

UGO_RJ
Veterano
# jul/06
· votar


Tem q tomar cuidado com mercadolivre

eu ja vendi 2 guitarras por la

1 v-amp 2
2 pedais de wha wha

ja comprei trocentas coisas tb...

nunca me sacanearam

pq? eu pesquiso bastante antes de comprar

pergunto, vejo se o cara demora pra responder, vejo as qualificações, pesquiso com quem ja comprou etc...

se fizer tudo certinho, n toma cano

agora tem gente q aparece pra um zé ninguém e fala (vamo troca a guitarra?)

é foda

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Malandros" no ML