o que e um acorde ""add"" e um acorde ""sus"".

    Autor Mensagem
    nathan19
    Veterano
    # jan/07


    Ae galera eu vi esse tipo de acorde e nao entendi o que significa tipo Cadd7 nao e a mesma coisa que C7 e o mesmo se aplica a o acorde ""sus"".ja agradeco antecipadamente.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pelo que sei, o add siginifica que existe "mais" um intervalo colocado junto com a formacao principal do acorde. Por exemplo, um Cadd9, teria na sua formacao a Tonica, Terca Maior, Quinta Justa e Nona.

    Já o sus, siginifica que um intervalo caracteristico do acorde foi substituido por outro.

    Por exemplo num Csus ou Csus4 a terça do acorde foi substituida pela nona ou segunda, ou pela quarta. Neste caso a terca deixa de existir na formacao do acorde.

    nathan19
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    entao quer dizer que Cadd9 e a mesma coisa que C9, e nesse negocio de ""sus"" a nota a ser subistituida e sempre a terca?

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    sem mais.

    taí no joe o q vc qria.

    As I Lay Dying
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nathan19

    sim,o acorde suspenso não tem caracteristica de maior ou menor,por isso é sempre a terça que "some"

    nathan19
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    e o que seia um acorde ""maj"".

    nathan19
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    e Cadd9 e a mesma coisa que C9.

    Adrianodevil
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    e Cadd9 e a mesma coisa que C9.

    Não...

    nathan19
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    qual e a diferenca!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    A controvérsias e diferencas entre as diversas notacoes de acordes espalhadas pelo mundo.

    Notacao de acorde não é algo mundialmente padronizado como uma escrita em partitura.

    Mas pra alguns, um C9 tem a sétima na formacao, é essa a diferenca dele pro Cadd9.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mas não é regra ok !!! Vai de interpretacao e de aplicacao do acorde com ou sem setima na musica que voce vai tocar pra ver se fica legal ou nao.

    Adrianodevil
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Adrianodevil
    · votar


    Mas pra alguns, um C9 tem a sétima na formacao, é essa a diferenca dele pro Cadd9.

    Exato!

    Eu tava relembrando isso aqui pra explicar pro camarada... Vamos lá então

    Peguemos a tríade de Dó Maior...

    C - E - G

    Um acorde com sétima são as tríades originais mais a sétima:

    C - E - G - Bb

    Um acorde com nona é um acorde com sétima + a nona

    C - E - G - Bb - D

    Um acorde addx tem a nota do intervalo "x" adicionada a tríade maior
    seria a tríade de dó maior addx

    Um Cadd9 seria então

    C - E - G - D

    Um acorde susx tem a terça suspensa e substituida pela nota do intervalo x

    então um Csus4 teria a terça suspensa por uma quarta perfeita, seria então

    C - F - G


    Cara eu to meio enferrujado com essas porras, mas conferi no guitar pro e acho q é isso msmo...
    Espero que tenha entendido as diferenças... qualquer coisa tamo aee...
    Flws!

    Adrianodevil
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Outra coisa, ficou meio mal elaborado aee acima pq eu fiz com pressa, mas a regra é a mesma para tudo, por exemplo:

    Cm >> C - Eb - G
    Cm7 >> C - Eb - G - Bb
    Cm9 >> C - Eb - G - Bb - D
    Cmadd9 >> C - Eb - G - D

    Daee vem a sacada, de que para acordes menores vc não tem o susx pelo seguinte, o que difere um acorde maior de um menor? Não é justamente a terça? Poisé, então por exemplo um

    Cmsus3 seria o mesmo que um C maior...
    Como o acorde susx sempre substitui a terça então só se usa o sus para acordes maiores...

    Espero ter ajudado \o/

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Na verdade o sus4 tem uma funcao harmonica, que causa uma tensão, que é resolvida numa sequencia Csu4 / C, por exemplo. É a "caida" de meio tom da terca que foi "esticada" para uma quarta justa.

    Numa terça menor isso não funfa.

    Adrianodevil
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    JoeCruzGuitar

    Exato... sempre essa função harmônica, para elevar ou diminuir meio tom da terça (sus2 e sus4)

    valeuuuuu aee cara... Tinha achado q já tinha esquecido tudo essas bagaça ahuuhahaa... É que faz um tempo que eu me estressei com essas bagaça tudo de teoria e parei de estudar =/
    Ser autodidata é foda... dá esses desânimos as vezes =/
    Mas até que to "sabidinho" hauhuahu...

    Adrianodevil
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nathan19

    Iaee o zorbinha, entendeu?

    guschard
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Adrianodevil
    Na verdade o sus4 tem uma funcao harmonica, que causa uma tensão, que é resolvida numa sequencia Csu4 / C, por exemplo. É a "caida" de meio tom da terca que foi "esticada" para uma quarta justa.
    agora q o mlk desiste d vez

    Adrianodevil
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    guschard

    agora q o mlk desiste d vez

    huahuahuahuau começo é foda mesmo... Eu lembro que quando eu tava começando a estudar teoria musical de forma autodidata eu via as tríades de acordes maiores e aquilo não entrava na minha cabeça ahusdfhuashdufhausdhufa...
    Foda...

    nathan19
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ae galera valeu mesmo deu pra saca legal, ta ligado,mas esse negocio de C9 ter setima e nona adicionada e o Cadd9 so ter a 9 adicionada se aplica a outros intervalos tipo C6 tem sexta e e setima e Cadd6 so tem a sexta ou essa parada de add so se aplica a nona?

    rafa1406
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    comprem o livro "harmonia e improvisacao " acabem com suas duvidas ... e otimo

    CrenteLouco
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    rafa1406
    Compre uma pá e vá trabalhar como coveiro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que e um acorde ""add"" e um acorde ""sus"".