【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
Felipe S. Fernandes
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline
Valeu velho, eu fiz uma pesquisa aqui e achei no stewmac o funcionamento de uma chave 3 posições, 8 polos.. a de 5 acho q vai ter q ser na tentativa erro mesmo.

Arpeggios From Heaven
Veterano
# jul/06
· votar


é... mas no site nem musica famosa tem, o steve's special nem é tão comum assim... é mais dificil ler informações sobre ele.

escolhi ele mais sobre infos técnicas dele, algumas coisas de usuario e artistas que usam/usavam ele.... o foda é que compra captador é meio que compra no "escuro".... agradeço mais uma vez ter me ajudado.

cheers

v171n
Veterano
# jul/06 · Editado por: v171n
· votar


Gasoline

estou com uma dúvida aki imensa...
eu quero saber se eu colocar captadores seymour duncan de saída alta na minha guitarra sg goth da epiphone eu vo conseguir o ataque de uma ibanez por exemplo... o que eu quero eh tokar o bordão solto e abafado e ter um som bem metal(pesado) saka...e pra solar ter uma resposta mais imediata das notas...
eu jah tive uma ibanez modelo intermediário... e o que eu lembro dela eh que o ataque era bom, mesmo sendo ela um modelo inferior...
não sei se estou fazendo a pergunta no tópico certo mas espero que vc possa me ajudar pois ao invés de comprar captadores pra minha sg estou quase vendendo-a pra comprar outra ibanez melhor...

agradeço se alguém além do Gasoline puder opinar e me ajudar...

As I Lay Dying
Veterano
# jul/06
· votar


ibanez 350 ex(basswood) + tone zone na ponte = combina ?

r2s2
Veterano
# jul/06 · Editado por: r2s2
· votar


Gasoline

Estou querendo melhorar o som da minha Ibanez GRG 270DX (Corpo:Basswood, Braço: Maple, Escala: Rosewood).

Quero um captador o mais versátil possível, pq só toco em casa, ouvindo no headphone e quero ficar inventando timbres e tal. Gosto muito de um som com graves redondos e definidos, porém sem ser muito grave, tipo médio-grave dominante, e sem agudos estridentes. Outra coisa é que a minha guitarra tem pouquíssimo sustain, e eu queria melhorar um pouco isso.

Gostaria de saber a sua opinião sobre qual captador devo adquirir. Pensei em um EMG 89 para anular a mediocridade da guitarra e tal, o que vc acha? Ou sugere outro captador?

Desde já, obrigado e parabéns pelo tópico, muito interessante.

Poison Lord
Veterano
# jul/06
· votar


otimo topico...muito bom mesmo...

eu jah me decidi hehe kit zack w. na cabeça hehe

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


v171n
Dificil dizer, mas acho que não vai ter o mesmo ataque de uma Ibanez, mas um par de Seymours legais (Jb/Jazz) por exemplo, ou Distortion e Full-Shred, vai dar uma gás legal no som da tua guita. Mas a madeira dela é outra, então provavelmente ela não vai ficar uma Ibanez.

As I Lay Dying
Paul Gilbert (senão me engano, foi ele) que usou Tonezone nas Ibanez dele, combinou para ele.. e combina para o Philipius aqui do fórum (a dele é uma RG450 Japa, eu acho, tem sample por ai), combina sim.

r2s2
Se tu quiser EMG, troca todos por EMG, 89 na ponte/SA no meio, e 89 no braço, seria a melhor opção, já que tu quer bastante médio-graves. E ainda de dá a versatilidade de splitar para os SA, ficando SA/SA/SA, que é um set extremamente cristalino, e vai ficar versátil.
Se tu quiser outras marcas, pode por : Dimarzio ToneZone na ponte, Dimarzio HS-2 no meio e Seymour Duncan Jazz Model no braço, vai ficar muito bom também.
Mas tu vai gastar quase o valor da guitarra em captadores. De repente era mais jogo pegar um set de Spanichs, não ?

Poison Lord
Opa, valeu.
E o Kit Z.W é bem legal mesmo. hehe

Leorocker56
Veterano
# jul/06
· votar


Olá Galera, sou novo por aqui e gostaria de parabenizar a iniciativa do Gasoline por este tópico, muito prestativo!
Gostaria tb de saber se alguém têm alguma informação sobre os captadores das guitarras gretsch? Se alguém sabe como importalos valor r etc.?
Valeu!

Leorocker56
Veterano
# jul/06
· votar


Olá Galera, sou novo por aqui e gostaria de parabenizar a iniciativa do Gasoline por este tópico, muito prestativo!
Gostaria tb de saber se alguém têm alguma informação sobre os captadores das guitarras gretsch? Se alguém sabe como importalos valor r etc.?
Valeu!
leomarck@yahoo.com.br

r2s2
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline

Valeu cara, vou ficar com os EMG mesmo. O prob num é o dinheiro, num compro uma guitarra melhor pq ainda num sei tocar direito, aí seria um desperdício, acho que vou evoluir meus equipamentos junto com minha técnica.
Muito obrigado pelas dicas

alfacorrea
Veterano
# jul/06
· votar


Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a identificar um captador Duncan Custom da Seymour.

Recentemente tive a oportunidade de adquirir um desses e queria saber se ele é mesmo um Duncan Custom.

O que vem escrito na parte de baixo do Duncan Custom. Vem algum adesivo com o modelo?

Só vem escrito "Seymour Duncan made in America" ou tem mais alguma inscrição?

Como são os pólos deste captador? Os pólos "ativos" são de parafusos e os pólos de "cancelamento" são lisos?

Existem Duncan Custom que são pretos? Olhando pelos furos suoreriores do captador dá pra ver uma coloração vermelha por dentro?

Há algum meio de medir com um multímetro algum valor elétrico deste captador? Como medir?

Obrigado.

blind_hell
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline

olá, cara eu troquei os caps da minha guitarra e gostaria de sabe qual é o melhor jeito de guardar eles agora, e q q eu poso fazer pra evitar ferrugens e tlaz
obrigado

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


alfacorrea
Sobre o custom especificamente, não sei te dizer. Existem modelos e modelos. Mas sendo Seymour Duncan mesmo, todos teriam o mesmo preço, logo não teria pq te vender um outro Seymour e mentir que é o Custom, por exemplo.

blind_hell
Dentro de uma caixinha, fechada, longe da umidade e do calor.
Fiquei com um par guardado quase um ano, assim, e não tive nenhum problema, quando tirei da caixinha, estavam exatamente como eu tinha deixado.

alfacorrea
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline

Vc sabe como fazer para medir a resistência de um captador com um multímetro? Talvez isso já fosse um bom primeiro passo para saber.

Obrigado.

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


alfacorrea
Liga uma "agulha" no hot e outra no terra.
Ele deve medir.

Coloca o multimetro em modo de resistencia.

almendro
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline,

Veja se consegue me ajudar. Um colega tirou um Gibson 490t da sg studio dele e está me oferecendo para compra. Mas já tenho um Paf Pro na ponte de minha epiphone std e estou querendo colocar este 490t no braço. Será que ficaria bom? Existe muita diferença entre o 490t com o 490r ?

luis7777
Veterano
# jul/06
· votar


Uma duvida:

Piezo : Os captadores do tipo piezo, são praticamente invisiveis aos olhos nu. Normalmente colocados nos "saddles" da ponte ou no nut da guitarra, tem como caracteristica captar o som diretamente da madeira, dando assim a guitarra, um som de violão de aço, convincente, e sem
simulação ou emulação. Normalmente possui um jack próprio de saida, para ser processado ou ligado separamente. Usuários famosos : John Petrucci (Dream Theather), Alex Lifeson (Rush). Sem foto.


nao entendi porque sao invisiveis a olho, nu, olhem umas fotos:
http://images.google.com.br/images?q=captador+piezo&hl=pt-BR&btnG=Pesq uisar+imagens.

Felipe S. Fernandes
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline
Man, uma dúvida sobre o posicionamento dos captadores...

O do braço o fio fica sempre saindo pra cima e o da ponte sempre pra baixo?
isso é regra ?

valeu

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline
Vc poderia explicar como instalar um captador?
Quero dizer, como saber aonde é o negativo e o positivo das bobinas, como ligar na chave, etc....

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


outra coisa, qual marca d cap vcs acham q eh melhor: sound ou spirit?

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


blz já achei no site da seymour duncan: http://www.seymourduncan.com/support/schematics/3lh_1v_2t_5w.html
mas, só umas dúvidas, nesse desenho os caps tão com as bobinas em série ou em paralelo? e os pots não tinham q ser de 500k pq são 3 hamburguers?

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


luis7777
cara, são praticamente invisíveis pq eles são bem pequenos e colocados em lugares imperceptíveis.

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


Leorocker56
Cara, não tenho informações mais especificas sobre eles, desculpa.

Felipe S. Fernandes
Cara, não entendi tua pergunta. A altura dos captadores varia de músico para músico, o importante é o som estar bom. Apenas isso.

Fabio Giavoni
As bobinas estão ligadas em série. Quanto ao valor do potenciometro, não existe regra, apenas que quanto maior o valor dele, mais agudo ficará o som, dependendo do pickup, e do som desejado, não tem problemas usar 250K para humbuckers.

luis7777
Praticamente invisiveis pq ficam instalados pela parte de dentro da guitarra ou coberto pelas cordas, como é o caso da maioria desses das fotos, que ficam no rastilho, com as cordas passando em cima deles, e como praticamente qualquer ponte acustica, tem esse rastilho branco, é dificil dizer quando tem e quanto não tem piezo, entendeu ?

Felipe S. Fernandes
Veterano
# jul/06 · Editado por: Felipe S. Fernandes
· votar


Gasoline
Digo o posicionamento mesmo, o Air Norton no braço fica
assim

Mas na minha guitar tava ao contrário :S e o som tava uma merda, troquei e ficou legal.

Nesse caso, o fios tão saindo pra cima, como eu vejo nos schemas da seymour, o do braço sempre pra cima e o da ponte sempre pra baixo. O Breed tava teoricamente ao contrário tbm, mas eu mudei de posição e não vi tanta diferença não.

Eu perguntei pq tava com receio de mexer, mas acabei mexendo antes de vc responder hehehe.
Valeu

Felipe S. Fernandes
Veterano
# jul/06 · Editado por: Felipe S. Fernandes
· votar


Gasoline
To olhando as ligações aqui, em cima do potenciometro o luthier colocou um monte de fio junto, com um bolo de solda em cima, isso é o mesmo de pegar esses fios e isolar com uma fita adesiva isolante?

O estranho é q um dos fios q vão pro jack tão nesse bolo tbm.

Gabriel Anjos
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline
O que voce acha dos EMG HZ (passivos)? Será que mandam um som bom? Ou será que tem mais nome do que som? Eu tava pensando em um H4 para a ponte de uma strato. Será que rola?

alfacorrea
Veterano
# jul/06
· votar


O trabalho do Gasoline já é perfeito, digno de ser publicado em uma revista. Só estou colocando aqui uma compilação de informações da revista Guitar Player, da Revista Cover Guitarra, das informações fornecidas pelo Edmar Luigi e por outras pessoas que me ajudaram a “fechar” esta lista. Segue uma análise de graves/médios/agudos e ganho de diversos captadores.

Seguirei esta ordem sempre: graves – médios – agudos – ganho

Seymour Duncan:

JB: 4-8-10-7
Duncan Custom: 8-6-10-8
59 Model: 9-5-10-6,5
Duncan Distortion: 6-9-10-8,5
Invader: 10-8-6-10
Distortion Parale Axis: 6-7-9-8,5
Custom Custom: 4-9-9-8
Pearly Gates: 8-6-10-6
Jazz Model: 7-4-10-6,5
Seth Lover: 7-5-8-6,5
Alnico II Pro: 6-5-5-6,5

Di Marzio:

PAF Pro: 6-8-10-6,5
FRED: 10-10-10-7
Tone Zone: 10-10-5-7,5
Original Trembucker: 10-8-5-7,5
Super Distortion: 10-9-5-8,5
X2N: 8-10-10-10
PAF Classic: 8-9-10-6
Norton: 7-6-9-6,5
Virtual PAF: 7-6-9-7
Bluesbucker: 8-6-4-8
Air Zone: 7-7-8-7,5
Air Norton: 6-7-8-7
BREED: 8-7-6-7
Evolution: 6-7-8-8

Gibson:

500 T: 8-9-10-8,5
57 classic: 7-7-7-7

Bill Laurence:

L-500: 6-10-10-8,5

Já dá pra ter uma idéia do que escolher, mas a ajuda profissional é sempre bem vinda e necessária para uma boa escolha.

Abraço.

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


Felipe S. Fernandes
É normal, todos os hot (todos os que tem sinal, passam pelo potenciometro de volume) e dele vai para o jack (as vezes, as vezes passa por outro lugar antes (algum circuito ativo, por exemplo).

Dá uma olhada nos schematics do site da Seymour Duncan, que tu vai entender melhor.

Gabriel Anjos
Cara, não são horriveis, inclusive tem músicos com grana para usar os ativos e usam os passivos, o melhor exemplo é o Alexi Laiho do Children of Bodom, a ESP signature dele, japonesa, carissima, tem esse pickup EMH-Hz (Acho que é H4 também).

Eu toquei em uma guitarra com eles, uma Jackson DXMG, achei legal, não são fantásticos, mas não são ruins.

Testa alguma guitarra com eles, agora com as LTDs e Jacksons usando eles, está mais fácil de se testar.


alfacorrea
Bem legal essa tabela, ótima referencia.

Felipe S. Fernandes
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline
É, na verdade oq eu perguntei era o GND, mas deu pra entender no final das contas.

Bom, levei minha guitar prum luthier trocar os caps, paguei :S e o individuo além de botar ao contrário, ainda ligou fora de fase, foda né?
Essa semana vou refazer a ligação. (botar o vermelho no hot e o verde no GND)

Valeu

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline
vlw cara, pra as bobinas ficarem em paralelo como eu teria q ligar?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas