Autor |
Mensagem |
mjc Veterano |
# jul/06
· votar
Liguei para um luthier e ele me disse que ficaria bom na minha guitarra o 57 classic no braço e o 498T, na ponte.
Outro disse que bom ficaria os burstbuckers PRO...
Outro recomendou os 490R e 498T.
Tenho uma Epi LP Standard (tar. groover, muito bem feita)
Curto blues, rol. Stones, Clapton, BB king (não curto heavy nem hard) embora goste de uma distorção não muito forte.
Alguém me ajuda?
Desde já agradeço.
Obrigado.
|
Gasoline Veterano |
# jul/06
· votar
mjc
Se tu quer gastar.. Gibson 57´ Classic Plus na ponte e Gibson 57´ Classic no braço. Ou um set de Seymour Duncan 59´ Model (Bridge & Neck) ou ainda um set de Dimarzios : Paf Pro na ponte e Paf Classic no braço.
Qualquer dessas combinações, ou mistura de combinações deve dar um belo timbre vintage e ótimo para o som que tu procuras.
Acho que os Burstbuckers e o 498T podem ser um pouco forte demais pro que tu procura.
Mas são ótimos pickups, qualquer um deles, vai te dar um som ótimo, pode ter certeza disso.
|
mjc Veterano |
# jul/06
· votar
Grande GASOLINE
Os 57 classics soam abafado?
Desculpe a minha ignorância, pois não conheço muito de caps. Estou estudando há quase dois anos guitarra, já estou improvisando escalas maior, penta blues e etc, mas de caps eu nada entendo.
Qual a diferença entre os burstbuckers PRO para os 57 classics?
Daria pra colocar o 57 class. com o 498T ?
O que significa o som vintage?
|
mjc Veterano |
# jul/06
· votar
GASOLINE
Eu mandei um e-mail para gibson e eles me responderam:
Pickups are a personal preference. I personally like the Burstbucker Pro pickups while others may prefer the 490R and 498T. The 490R and 498T have the traditional humbucking tone but with enhanced highs. The Burstbucker Pro has the "patent applied for" tone but with more bite and brilliance. I hope this helps, thank you for the inquiry.
O burstbucker PRO tem o mesmo timbre do 57 classic?
|
Gasoline Veterano |
# jul/06
· votar
Não, eles não tem o mesmo timbre.
O 57´classic tem mais médios, mais abertos. O Burstbucker tem um pouco mais de agudos.
O 498T tem mais ganho e mais médio-agudos.
O 57´Classic não soa abafado não.
Faz o seguinte, tenta falar com o maadc aqui do fórum. Ele tem várias LPs, e usa 57´ Classic, Seymour 59´ e acho que 498T também, derepente ele pode te mandar uns samples, ou sei lá. Já que tu me pareces bem indeciso.
|
Dimmu Borgir Veterano |
# jul/06
· votar
Gasoline
Cara o que tu acha dos captadores spirit?? ele é basicamente um clone do di marzio...
|
Gasoline Veterano |
# jul/06
· votar
Dimmu Borgir
Conheço muito pouco sobre eles, e nunca vi nem ouvi nenhum ao vivo.
Mas dizem ser bem legal.
|
Fabio Giavoni Veterano |
# jul/06
· votar
Gasoline
cara, vlw
vc pode me explicar o q são trembuckers, são caps para floyd rose né? mais pq o cap tem q ter um "espaçamento maior para pontes tipo floyd rose"?
|
Gasoline Veterano |
# jul/06
· votar
Fabio Giavoni
O espaçamento que se refere neste caso é o espaçamento entre os polos do captador, e não o tamanho do captador em si.
Isso acontece, pq o espaço entre uma corda e outra, é diferente nas ponte F (Floyd, Fender e Similar) e nas pontes fixas (estilo Gibson).
A idéia, é sempre ter as cordas, perfeitamente alinhadas com os polos do captador, para ter o melhor som possivel, ok?
|
alfacorrea Veterano |
# jul/06
· votar
Gasoline, eu só tava dando uma idéia, valeu pela dica.
Eu já tive uma guitarra Epiphone Standard e um dia decidi "vou transformar esta guitarra em uma máquina de distorção". Comprei o kit com os dois captadores EMG (81 e 85) e coloquei na guitarra igualzinho como o Zakky usaria (81 na ponte e 85 no braço). De início achei que alguma coisa estava estranha. O som do captador da ponte estava muito estalado, parecendo uma strato nervosa. O som do captador do braço estava muito grave e embolando as notas. Resolvi trocar os captadores de lugar e tudo se resolveu. Na minha opinião, os solos de uma música ficam melhores com o captador do braço e estes captadores devem ser os mais fortes da guitarra. O captador da ponte, na minha opinião, é mais indicado para bases e riffs e pode ser um pouquinho mais fraco que o captador do braço. Tudo bem, essa minha opinião pode ir contra tudo o que existe até hoje em termos de guitarra, mais eu prefiro o captador do braço mais forte que o captador da ponte. Considerando que os solos devem ter mais definição e volume do que as bases, minha opção não é tão louca assim. É só mais uma opção.
Vc já tentou deixar o captador do braço com mais "força" que o captador da ponte? É uma idéia, não é?
Abraço.
|
Giani LP Veterano |
# jul/06
· votar
Gasoline: pegando carona na pergunta do Rachmaninoff, tenho uma LP Black Beauty (3 captadores) e gostaria de saber se o seguinte set ficaria Ok ...
BRAÇO: Gibson 500T (... agudos cortantes e atravessantes, médios articulados e promenientes, e um grave ótimo, com boa compressão ... captador de ganho mais alto) Privilegiaria o som agudo e solos distorcidos (usado sozinho)
MEIO: Seymour Duncan Classic Stack (Captador single-coil, indicado para quem procura timbres vintages de strato, porém sem ruido. Bastante brilho) Seria um coringa de timbres
PONTE: Dimarzio FRED (... captador com caracteristicas mais clássicas, porém com um toque de modernidade, com um pouco mais de ganho que um PAF normal, e com médios mais abertos, indicado para bases de rock e solos modernos, mas não para metal. Possui som limpo bom e satura com facilidade. Funciona bem tanto em combinação com humbuckers quanto com single-coils ou tackeds/parallels) OU Dimarzio Paf Pro (... possui um som definido, forte, mas sem ganho alto, saida moderada, com médios abertos, caracteristicas um pouco mais vintage, muito indicado para bases e solos rápidos de rock com caracteristicas mais clássicas e bases de hardrock dos anos 80)
O que acha ? busco aqui uma certa versatilidade, mas sem fugir do bom e velho som distorcido (quando necessário) com timbre brilhante e rasgado
|
Gasoline Veterano |
# jul/06
· votar
Giani LP
O Seymour Duncan Classic Stack não é um humbucker (ou pelo menos não tem tamanho de humbucker).
Troca ele por um Dimarzio Humbucker from hell, se tu quer realmente um coringa. Ou algo mais light, tipo um ´59 Neck.
E acho que o PAF Pro ficaria melhor no braço que o FRED, o FRED fica ótimo na ponte. Mas no braço, não sei, acho que ficaria um pouco estranho.
Fora isso, parece estar ok.
Deve funcionar bem.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# jul/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar
500T no braço não fica muito ignorante não?
|
mjc Veterano |
# jul/06
· votar
TEM POUCO SOBRE O BURSTBUCKER PRO ALGUÉM PODE FALAR SOBRE ELES E A DIFERENÇA DELES PARA COM O 490R 498T ?
|
alfacorrea Veterano |
# jul/06
· votar
Acho que a guitarra signature do Joe Perry (Aerosmith) feita pela Epihone vem com os captadores Burstbuckers. Tem umas Gibsons Standards que também vem com esses captadores. Nunca coloquei esses captadores nas minhas guitarras, mas acho que a diferença entre eles está nos médios. Os burstbuckers devem ter mais médios que os da série 400.
|
alfacorrea Veterano |
# jul/06
· votar
Falei ao contrário. Pelo que li no site da Gibson, os da série 400 são considerados "modern classic". Estes captadores devem ter mais médios que os burstbuckers.
|
alfacorrea Veterano |
# jul/06
· votar
Extraído do site da gibson sobre o 490R e 490T.
"These "Modern Classic" pickups feature tonal characteristics similar to the '57 Classic, but deliver a slight increase in the upper mids, for a more contemporary humbucking sound. The special Alnico II magnet gives these beauties a singing quality that delivers on demand. "
|
alfacorrea Veterano |
# jul/06
· votar
extraído do site da gibson sobre o 498T
"Put a slightly hotter Alnico V magnet into a specially wound coil combination, and you get the 498T "Hot Alnico." With its higher output and emphasis on mid-ranges and highs, the 498T is the perfect rock pickup. Available with chrome, gold or nickel covers, or open coils, the 498T comes with four conductor shielded wiring for series/parallel/split coil variations. "
|
Gasoline Veterano |
# jul/06
· votar
Fritz_mkvl
Giani LP
Inverti tudo.
eu tinha lido o seguinte :
500T na ponte, Classic Stack no meio e FRED no braço.
O que eu sugeri foi trocar o FRED pelo Paf Pro
ficando :
500T na ponte, Humbucker from hell no meio e Paf pro no braço.
500T no braço, acho que fica muito forte, e deve ficar um som estranho, ele foi desenvolvido para a posição da ponte.
|
alfacorrea Veterano |
# jul/06
· votar
Concordo com o Gasoline, só não colocaria o Hunbucker From Hell no meio. Eu faria a opção por um Seymour Duncan STAG MAG.
Eu faria uma ligação muito louca dos potenciômetros de forma que pudesse usar todas as configurações possíveis.
Imagina só: 3 captadores, uma chave seletora que permita diversas configurações e cheves push-pull em cada captador = 17 timbres de guitraa em um só instrumento. LOUCURA!!!
p = ponte
m = meio
b = braço
s = splitado
Timbres:
p
ps
m
ms
b
bs
pm
psm
pms
mb
msb
mbs
pmb
psmb
pmsb
pmbs
psmbs
|
Zandor Veterano |
# jul/06
· votar
Onde eu encontro e quanto custa fio de cobre tamanho 42 AWG pra fazer um captador?
|
Felipe S. Fernandes Veterano |
# jul/06
· votar
Gasoline
Man, queria entender o funcionamento da chave de 5 posições, a minha tem 8 polos, então não consegui entender só olhando, vc tem algum matérial sobre isso ai?
Valeu!
|
Gasoline Veterano |
# jul/06 · Editado por: Gasoline
· votar
Zandor
Desculpe, vou ficar te devendo essa resposta.
Felipe S. Fernandes
http://www.seymourduncan.com/support/schematics.shtml
Esse é o meu link de cabeceira, para o assunto, hehe.
Mas procurando por "eletric guitar schematics" no google, também ajuda.
Não tenho nenhum material especifico sobre o assunto. vou muito na tentativa e erro (ou seja, mais erro que tentativa). hehe.
|
Arpeggios From Heaven Veterano |
# jul/06
· votar
opa galera, tô pensando em comprar semana que vem um Dimarzio Steve's Special pra ponte.
Só que minha ponte atual é stantard, é acho que só tem f-spaced (pra pontes com espaçamento maior, ex. Floyd Rose), alguem ae sabe se meu timbre vai alterar muito por causa dos polos não ficarem exatamente fora das cordas?!
|
Gasoline Veterano |
# jul/06
· votar
Arpeggios From Heaven
O que vem a ser standard ?
Se sua ponte é um tremolo estilo fender, ou wilkinson, o correto é comprar o F-Spaced mesmo.
Se tua ponte é tune-o-matic, o correto é comprar o Regular Spaced.
O F-Spaced ficaria um pouco desalinhado. Não é nada que vá matar por completo o timbre. Talvez perca um pouco do sustain, principalmente em bends.
Não é o ideal, mas é longe de ser horrivel.
|
# jul/06
· votar
Gasoline
hummmmm, vê se eu entendi... esse modelo Regular Spaced é para tune-o-matic?!
stantard que eu quiz dizer é tremolo comum, sem microafinação...
|
Gasoline Veterano |
# jul/06
· votar
Arpeggios From Heaven
Isso, tem 2 modelos, o Regular e o F-Spaced.
O Regular é para pontes tipo Gibson, ou similares, então, tune-o-matic, Bigsby, Maestros, etc.
O F-Spaced, é para tremolos Fender e Floyd (daí o F)(Inclui Wilkinson também). Não importando se tem microafinação ou não.
No teu caso, tremolo comum, então, o mais correto seria comprar o F-Spaced.
|
# jul/06
· votar
Gasoline
opa cara, entendi então , se vai até me desculpar mas ainda eu nem peguei pra medir ainda ..hehe ...valeu tu me esclareceu essa duvida!
|
# jul/06
· votar
ahh, não abusando da sua vontade, mas se sabe aonde posso achar sons dele (que não seja gravação caseira)....
já procurei no gugol e nem achei nada :/
|
Gasoline Veterano |
# jul/06
· votar
Arpeggios From Heaven
Sem Problemas.
Cara, fora o site da Dimarzio mesmo, desconheço outra fonte de samples.
Mas os samples do site da Dimarzio, são músicas famosas, então fica dificil de saber como é o captador mesmo.
|