【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
tevo guitar
Veterano
# 25/mai/21 20:46
· votar


Cres
E aí mano blz, sou eu que estou no vídeo acima hehe, obrigado por assistir, os PTR da malagoli são bacanas, um amigo meu que tem essa memphis, aí ela tava aqui em casa um dia e eu aproveitei pra gravar esse vídeo, mas tem um detalhe pra te falar, dps de usar os crunch lab e liquifire, eu instalei um set de EVO da Malagoli nessa guitar e cara, pense num arrependimento, senti muita queda na qualidade do timbre da guitar, usei por apenas dois meses e vendi, aí coloquei um set de sergio rosar e estou feliz da vida com eles, coloquei os supershred, mas eu recomendo que você coloque os sergio rosar punchbucker, caso queira usar distorções mais pesadas como as do petrucci e tal, na minha opinião so Sergio Rosar são superiores mano, tem muita definição e Corpo Sonoro, pode colocar sem medo, espero ter ajudado, abraço.

lrmkks
Membro Novato
# 29/mai/21 11:40
· votar


Oi pessoal, tudo bem? Alguém pode me dar uma dica de como conseguir (e se é possível) um timbre raozável/bonzinho para tocar a Nutshell do Alice in Chains (ou músicas com som semelhante) com o seguinte equipamento:

-Guitarra strato da shelter, adaptada com um cap. hambucker na ponte;
- Amp meteoro mg-15;
- Pedal overdrive distortion da behringer.

No momento estou sem $, então pensei em investir em um pedal fuzz baratinho, vcs acham q vale a pena para essa proposta?

Cres
Membro Novato
# 03/jun/21 16:15
· votar


tevo guitar
Fale mano, obrigado por responder! Vi seus vídeos dos Sergio Rosar também, parecem ser bons mesmo! Então, eu comprei faz umas duas semanas um crunchlab pelo reverb.com, to esperando chegar hehehe. Aí pro captador do braço não sei se já vale tanto a pena o dimarzio, aí tava pensando em comprar o PTR, mas pelo que você disse o punchbucker do Sergio Rosar seria uma boa, não é?

Isaq
Membro Novato
# 13/jul/21 22:35 · Editado por: Isaq
· votar


Bom Dia pessoal! Mais um cara aleatório que comprou pickups Dimarzio usados ​​e agora não tem certeza se eles são reais. Desculpe, eu estava realmente me segurando para não incomodar vocês com isso ... Mas meus amigos não puderam ajudar e estou realmente com problemas, pois comprei sem caixas ou qualquer coisa e há alguns riscos suspeitos nas costinhas.
Vocês têm uma ideia se isso é falso?

Aqui estão as fotos, fiz upload pelo drive do google.
Foto do Captador

ejames
Membro Novato
# 14/jul/21 16:51
· votar


Isaq
Cara, a melhor resposta que você vai ter vai ser contactando a própria fabricante. É inclusive essa a orientação no site oficial.

Isaq
Membro Novato
# 14/jul/21 19:01 · Editado por: Isaq
· votar


Já tinha enviado minha pergunta pra eles, só vim pedir ajuda em vários fóruns pra me compartilharem suas experiências. Pelo que falaram, parece que copia de captadores não é uma pratica muito comum por ai, isso me deixou mais tranquilizado. Tô só esperando a dona Dimarzio responder pra ter a definitiva, mas até lá acho q já vou ter instalado a belezinha. Bem que podiam deixar umas instruções pra identificar essas coisas, não acho também que sem caixas e nem nada eles consigam identificar, acho que só testando mesmo pra ter a resposta definitiva.

cardoso.07
Membro Novato
# 06/ago/21 09:18
· votar


Bom dia pessoal, quem souber sobre os pickups da Malagoli, ajude aí!

Estava querendo saber quais modelos de Humbuckers da Malagoli mais se assemelham a sonoridade dos P.A.F. mais encontrados no "santo graal das gibson les paul", de 1958 até 1960... Seria um jogo de Custom 55? Estava vendo que indicam bastante os Custom 59 na ponte com os 55 no braço... Porém com outro 55 na ponte ficaria muito diferente? Meu objetivo é chegar em uma sonoridade parecida com a das Gibson LP de 1958, 1959... Com a LP de 59 Number One de Page, com a LP de 59 que Clapton usou até 67...

Se alguém puder me ajudar, agradeço!

sOK
Membro Novato
# 13/set/21 23:03 · Editado por: sOK
· votar


Boa noite, sou um pobre novato super leigo e preciso da ajuda de quem puder.

Queria comprar uma Malagoli Custom RK pra minha Telecaster e acabei de descobrir que a ponte da coitada é Ferrosa e talvez eu tenha q optar por gastar dinheiro com uma ponte nova ou sucumbir aos single-coils. Vcs tem alguma sugestão de Ponte Latão custo-beneficio (importada ou não) para me oferecerem? Até usada tá bom pra mim. Obrigado desde já.

LeandroP
Moderador
# 14/set/21 08:48 · Editado por: LeandroP
· votar


sOK

A ponte da guitarra é feita em aço.
Uma ponte de latão custaria pelo menos 5x mais (apesar do nome, o latão é muito caro). Eu nunca vi uma ponte toda em latão. Já vi os carrinhos, bloco de molas, mas a ponte mesmo nunca.

Uma saída interessante pode ser a ponte em aço inoxidável. Você usou o termo "ferroso" e eu não entendi bem no que isto implica dentro do seu projeto. De toda forma, o aço inoxidável (dependendo da liga) não possui propriedades magnéticas, e se for por esta razão, experimente uma ponte feita em aço inox.

Cloudkicker
Veterano
# 19/nov/21 09:06 · Editado por: Cloudkicker
· votar


Bom dia, pessoal. Estou planejando minha volta à rotina de tocar guitarra (10 anos desde o meu último exercício de escalas e quase 8 desde o arrependimento de ter vendido a minha guitarra) e preciso tirar uma dúvida para entender se a ideia que tenho é, de fato, boa e aplicável. Vamos lá...

Estou pensando em ter 2 captadores diferentes na mesma guitarra: um P90 (Hot P90 Malagoli, que tem saída mais alta) no braço e um Zonda, da mesma marca, na ponte. O objetivo é ter versatilidade para transitar entre os estilos que pretendo tocar (desde hard rock moderno, como Alter Bridge, The Warning, Halestorm etc. até thrash, death e umas músicas tortas que nem as do Vildhjarta, por exemplo - por isso, pensei no Zonda, pois ele parece bem apropriado para a proposta).

Será que vale a pena levar a ideia dessa combinação adiante? Sobre a guitarra onde pretendo colocá-los, tenho alguns modelos em mente (estou decidindo entre Tagima TW61 (por ser uma opção de custo-benefício para ter uma guitarra com shape tipo jazzmaster que gosto muito), Tagima PR200 (que encontrei em um bom preço na OLX) e SX Les Paul, mas vou deixar essa pergunta para o tópico de dúvidas de guitarras) e tenho consciência de que pode ser preciso mexer um pouco pro P90 caber no lugar de um humbucker, dependendo do modelo da guitarra.

Luiz Almeida
Veterano
# 19/nov/21 09:56
· votar


Cloudkicker

Cara, quanto ao P90 eu não sei muito, ou quase nada, mas o Zonda é muito forte, talvez seja isso que você quer, acho (nunca toquei, só vídeo) o HH777 mais equilibrado, mas isso que um ponto de vista (ou ouvido).

Cloudkicker
Veterano
# 19/nov/21 10:29 · Editado por: Cloudkicker
· votar


Luiz Almeida

A força do Zonda é exatamente o que me faz pensar nele... Ele parece lidar bem com configurações mais moderadas para hard rock e metal mais tradicional (o plano seria usar o P90 pra base e o Zonda pra solos), sem perder a possibilidade de, quando tocar estilos mais pesados, usar o máximo que ele pode oferecer sem perder a definição (aí que entra o fato de eu ter citado o Vildhjarta como exemplo: dependendo do tipo de captador usado, embola tudo pra fazer aquele tipo de dissonância tenebrosa que quero incorporar nas minhas composições).

anderson_gesteira
Membro Novato
# 19/nov/21 12:18
· votar


Cloudkicker quanto a questão do tamanho do P-90, pelo que lembro, a malagoli tem um modelo que foi feito pra ser colocado no lugar de Humbucker, dá uma pesquisada com eles, se eles não tiverem tem outras empresas que tem, porque de fato o P-90 é maior que o humbucker, e acaba sendo um trabalhão ter que mexer.

Cloudkicker
Veterano
# 19/nov/21 12:36
· votar


anderson_gesteira
pelo que lembro, a malagoli tem um modelo que foi feito pra ser colocado no lugar de Humbucker

Sim, o captador Blade, né? É uma ideia boa, de fato, é que ele é mais caro do que o Hot P90, que me interessou mais.

Tô até reconsiderando a ideia do P90 e pensando em outro humbucker no lugar dele, vendo opções deles e de outras marcas (tô de olho nos Cabrera, LDR e Customy pra ver se algo me agrada... queria um captador de saída alta pro braço também, pra não ficar muito absurda a diferença em relação ao Zonda).

anderson_gesteira
Membro Novato
# 19/nov/21 13:14
· votar


Cloudkicker não sou tão entendido do assunto, mas vi uns esquemas que dá pra colocar potenciômetros diferentes que equilibrariam o ganho dos captadores.

Cloudkicker
Veterano
# 19/nov/21 14:23
· votar


anderson_gesteira

Vou pesquisar mais sobre isso, obrigado pela dica!

Se bem que já tenho um substituto se a ideia do P90 não rolar, curti o captador Evo, também da Malagoli.

Luiz Almeida
Veterano
# 19/nov/21 16:51
· votar


Cloudkicker

Tem o H-90 do Sergio Rosar, que diz ser uma cópia do P-90 em formato de humbucker.

Cloudkicker
Veterano
# 19/nov/21 17:22
· votar


Luiz Almeida

Tá aí uma boa ideia, brigadão!
Melhor dos dois mundos num preço até justo, acabei de ver aqui.

Eu tinha pensado no Hot P90 ou no Evo porque queria algo com resistência mais alta para as variações de estilo que quero tocar, mas li um pouco mais sobre isso e me parece que não é uma ideia tão boa me apegar a esse dado específico (até porque, se não entendi errado, uma resistência não tão alta pode até favorecer a definição e isso não significa necessariamente "menos peso").

Schelb
Veterano
# 19/nov/21 21:58
· votar


Rapaz, me parece uma diferença bem grande de um captador para o outro. Tanto em volume quanto em timbre. Tem gente que gosta de captadores diferentes pra ter versatilidade, mas me parece meio difícil equilibrar as coisas pra esses dois aí .. sei la. Eu iria numa dupla um pouco mais equilibrada. Uma ideia interessante seria mandar uma pergunta pro próprio Erico pelo site da malagoli ..

Outra coisa que fico pensando é no que você disse de usar o P90 pra base e o zonda pra solo. Tem bases que funcionam melhor com captador da ponte, tipo riffs com distorção, e bases que funcionam melhor com cap do braço, como acordes limpos. O mesmo acontece com solos. Então as vezes querer ter muita versatilidade numa mesma guitarra pode tornar ela no final mais limitada. Vale a pena refletir o custo-benefício da versatilidade aí.

Ramsay
Veterano
# 19/nov/21 23:34 · Editado por: Ramsay
· votar


Cloudkicker
Colocar captadores bons em guitarras baratas não vale muito a pena.
O som melhora? sem dúvida, mas, quanto? no máximo uns 15/20% em relação aos captadores stock da guitarra.

Já fiz isso várias vezes em diversas guitarras baratas e sempre fiquei frustrado, pq a melhoria sempre ocorreu, mas, bem menos do que eu esperava.

Minha última tentativa foi numa guitarra Ibanez RG-350 de média qualidade na qual coloquei um Dimarzio Super Distortion DP-100 no braço e um Seymour Duncan Invader SH-8 na ponte.

E o som de fato melhorou, mas, menos do que eu esperava em relação aos captadores stock.
Então, o que realmente manda no som é a qualidade da guitarra propriamente dita, os materiais empregados, incluíndo as ferragens e o projeto.

E entre essas duas guitarras eu com certeza escolheria a TW61 e compraria apenas um malagoli P90 Hot e compararia o som com o P90 stock.

Schelb
Veterano
# 19/nov/21 23:56
· votar


Eu já testemunho o contrário do o Ramsay, mas é minha percepção claro. A questão é que a guitarra tem que ser bem construída e estar bem regulada pra ficar bacana. Inclusive, acho que pra investir em dar upgrades na guitarra tem que ser uma que tem a procedência muito conhecida ou que você individualmente goste muito. Eu tenho duas guitarras modificadas e valeu muito a pena, uma é uma ibanez RG antiga e a outra uma SX strato, as duas são guitarras excelentes hoje. Por outro lado tenho um amigo que fez um upgrade de captadores numa guitarra e não gostou do resultado, mas eu acredito que tenha sido a escolha de captadores que não era muito o mais adequado pra ele.
Lógico que algumas guitarras mais simples tem outras peças que compensam trocar também, mas que influenciam pouco no som e mais na tocabilidade, estabilidade e outras coisas, como tarraxas, ponte, elétrica..

Ramsay
Veterano
# 20/nov/21 00:35
· votar


Schelb
Upgrade de captador é pura questão de sorte. E quanto pior for a guitarra, maior a chance de dar errado.
No seu caso, vc deu sorte, simples assim...

Cloudkicker
Veterano
# 21/nov/21 22:54
· votar


Schelb

É, o que você disse faz sentido, de fato, e volto a repensar a ideia de P90 ou algo parecido. Tô me inclinando cada vez mais pra combinação Evo+Zonda, que parece mais equilibrada. Acho que vou enviar uma pergunta lá sim, embora acredite que esteja me decidindo.


Ramsay

Sim, eu entendo as limitações de guitarras mais baratas, é que realmente não posso pensar muito além disso (mesmo uma SX, já é mais difícil de achar na faixa de preço que penso em pagar - entre R$1.000 e R$1.200 pela guitarra, além de possíveis upgrades). Ainda não tenho grandes pretensões, então não precisa ser nada muito absurdo (embora devo admitir que seria bom ter uma guitarra decente e que não custasse muito caro para shows pequenos, caso consiga formar uma banda no ano que vem, o que está em consideração). Já li boas coisas sobre a TW61 e vi boas demos dela, depois das dicas do pessoal daqui, tô pensando em entrar no modo "Jim Root de baixo orçamento" (curto bastante Slipknot, então não seria um problema ter esse tipo de influência) e colocar 2 humbuckers nela hahahahahaha.

Afsr
Veterano
# 01/dez/21 21:39
· votar


Bare Knuckle

Quem tiver a oportunidade de tocar num desses não pensa mais em DiMarzio, Seymour Duncan, Malagoli & outros.

FATO

ejames
Membro Novato
# 01/dez/21 22:06
· votar


Afsr
Bare Knuckle
DiMarzio, Seymour Duncan
Malagoli & outros

Vamos comparar o par de captadores (ponte + braço) estilo PAF de cada um:
Bare Knuckle The Mule: US$ 429,99 (fora impostos de importação)
Seymour Duncan Seth Lover: US$ 219,00 (fora impostos de importação)
DiMarzio 59: US$ 179.99 (fora impostos de importação)
Malagoli Custom 59: R$ 550,00 (US$ 96,56 na cotação de hoje).

Cloudkicker
Veterano
# 03/dez/21 08:06
· votar


ejames

Boa observação! Existem opções excelentes em todas as marcas aí, nas mais diversas faixas de preço... Foi-se o tempo em que era "quer o bom, compra o mais caro e pronto, acabou".

BrotherCrow
Membro Novato
# 03/dez/21 12:49
· votar


ejames
Vamos comparar o par de captadores (ponte + braço) estilo PAF de cada um:
Bare Knuckle The Mule: US$ 429,99 (fora impostos de importação)
Seymour Duncan Seth Lover: US$ 219,00 (fora impostos de importação)
DiMarzio 59: US$ 179.99 (fora impostos de importação)
Malagoli Custom 59: R$ 550,00 (US$ 96,56 na cotação de hoje).


Mas acho que a diferença de preço brutal entre o Bare Knuckle e o Seymour Duncan é porque você está pegando preço em dólar nos EUA e o Bare Knuckle é feito na Inglaterra. Se buscar Bare Knuckle e Seymour Duncan no Anderton's UK, por exemplo, o preço é mais similar (no site a BK o Mule é 131 libras e na Andertons o SD 59 é 129 libras). Desconsiderando essa variação, Bare Knuckle é mais caro que SD, mas não tanto assim.

Já testei Bare Knuckle e não gostei, mas o que eu testei foi o Aftermath, que é meio hi-gain demais pro meu gosto. Sem dúvida a construção é ótima e se eu botasse a mão num The Mule eu ia curtir, mas não tem mágica. Da Malagoli eu tenho um Custom 59 de braço, um Custom II de ponte e um set de singles que não lembro exatamente qual é. São bons para o preço e acho que valem a pena. Da Seymour Duncan tenho um par de Pearly Gates, um par de Phat Cats e o clássico "JB and Jazz". Gosto muito deles e pelo que pude comparar são melhores que os equivalentes da Malagoli, mas não sei se a ponto de valer a diferença de preço.

Por curiosidade, um vídeo do Darrell Braun comparando SD e BK:


Guuumba
Membro Novato
# 06/jan/22 14:50
· votar


Galera, tenho uma ltd ec10 ja faz um tempo, e como não tenho dinheiro pra investir em uma melhor to querendo trocar os captadores da minha, alguem pode me indicar um de alto ganho bom e barato?
To quase pegando o malagoli hh777, alguem ja usou? indica ou tem algum melhor?

anderson_gesteira
Membro Novato
# 04/ago/22 10:57
· votar


Galera, alguém já comprou algum destes? Já tinha lido a alguns anos que era um captador exclusivo de uma marca de guitarra, mas ai apareceu este ai pra mim. Quais a possibilidade de timbre que da pra tirar dele? No caso é aquele captador de 4 bobinas e aparentemente com 4 fios.

https://pt.aliexpress.com/item/4000131011551.html?ug_edm_item_id=40001 31011551&pdp_npi=2%40dis%21BRL%21R%24%20104%2C23%21R%24%2083%2C39%21%2 1%21%21%21%40212a65e216596163261533754dca0a%21%21edm&edm_click_module= alg_products&tracelog=rowan&rowan_id1=aeug_edm_24677_1_pt_BR_2022-08-0 4&rowan_msg_id=8662biz_pay_after_purchase%3A0%3A0_572122529%24b9931d1f 5c2d49139826a9ca55ce6bcf&ck=in_edm_other&gatewayAdapt=glo2bra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas