Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


rafagg
e um corpo de jem, por exemplo

Tinha um cara vendendo corpo de jem em mogno no ML esses dias por 200 reais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


chris.simon
Escalas com madeiras claras tendem a proporcionar som mais "brilhante" e com mais "ataque". As escuras geralmentem tendem para som mais "aveludado". EMG é uma marca consagrada, quanto ao preço, não sei.
rafagg
No Brasil, e mais especificamente no RJ, não há.
Abç

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


sugesto
to ligado, achu q fui meio ambicioso mesm hehehe, mas tipo queria saber d corpos e braço em geral intaum tipo para q eu possa montar minha própria guita saka?

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
naum tem como eu conseguir um braço e um corpo para montar minha guita?(sem serem feitos ob encomenda por luthiers?)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


rafagg
No Brasil não, só comprando no exterior, pelo E-Bay.
Abç

Fox_scc
Veterano
# jan/07
· votar


Bertola,

devemos alinhar os captadores horizontalmente, ou dexar inclinados, com o lado mais alto para o mizinho?

Os captadores singles com os polos estagiados, devem ficar horizontais, digo, sem inclunação?

Crazy Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Crazy Guitar
· votar


i ae, blz?
bom, eu tava dando uma olhada aqui no forum, e me deparei com uma duvida, e, como de costume, vim aqui perguntar para os gurus do forum (hauhauhauah :P) e, tambem, se mais alguem souber me responder. tipo, a minha duvida é a seguinte: para que serve um cabeçote? tipo, ele teria as mesmas configurações do que um amp ( ou combo) normal nao? ele simplesmente serve para a gente ligar os pedais/guitarra nele e ele passar isso para um caixa (normalmente, pelo que eu vi, 4x12 ou 2x12) que só tem os falantes? ou ele tem alguma outra função que eu nao vi?

vlw ai!

bria
Veterano
# jan/07
· votar


Bertola e Seiji,

Comprei um little 59 seymour duncan no ML, apesar do vendedor ter informado que era para posição ponte, quando o captador chegou, verifiquei que ea para a posição braço, apesar de tentar argumentar uma troca, ele falou que era problema meu, e me deu uma volta.
Como não tem jeito de tentar comprar o certo para a posição bridge, gostaria de saber :
-se é possível ele ser instalado na posição bridge( mas ele é neck) ?
- quais seriam as principais diferenças que dariam , devido essa improvisação?
- Na opinião de vcs, fica bom? considere seus gostos pessoais.

Agradeço muito,

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


bria
Acredito q a diferença entre os dois não seja tãããão perceptível ao ponto de impossibilitar a instalação no local "errado" não.
Segundo dados técnicos do site a diferença é:
D.C.Resistence
Neck: 9.86k Bridge: 11.78k
Resonant Peak
Neck: 5.80kHz Bridge: 4.60kHz

No mais, é tudo igual.

Steve Van Halen
Veterano
# jan/07 · Editado por: Steve Van Halen
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Braços finos estão mais sujeitos a empenarem???
Tipo uma soloist eh mais facil de empenar q uma les paul???
ou nao tem nda a ver?

Ric-fuchs
Veterano
# jan/07
· votar


Eu percebo sim diferença de timbre entre Maple e Roosewood (as mais comuns clara e escura). Percebo que a escala de Maple é ligeramente mais Snap, com mais attack , mais limpa e nas cordas mais graves da pra perceber um som um pouco mais mute do que nas de Roosewood. Tenho uma Tele hoje com escala de roosewood e já tive uma (me arrependo de ter vendido) que tinha escala de maple e as diferenças acima eram evidentes. Fico na duvida só quanto ao brilho, acho que neste ponto a madeira do corpo é que influencia mais, como o Ash por exemplo que promove um som mais brilhante que o alder.

Pedrohnson
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji

onde vc mora?

Pedrohnson
Veterano
# jan/07
· votar


eh q tem um luthier aki em nilopolis q se chama fabio tb....

daniel_guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Qualquer floyd generica, assim tirando pontes de tonante e jennifer, com boas molas é uma boa regulagem seguram bem a afinação? as molas da condor uma meio dourada e boa?

BlessingMetal777
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola vc vende FR ae brow ?

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Ric-fuchs
Eu percebo sim diferença de timbre entre Maple e Roosewood
Só ouvindo a seco???
Ainda prefiro acreditar em Papai Noel.

Ric-fuchs
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface, boa sorte no Natal que vem!! espero que papai noel te traga um ouvido mais apurado!! Por que depois de 35 anos de idade e 26 anos de musica, eu te repito, consigo escutar a diferença entre as duas escalas, e principalmente a seco, obvio. Agora é claro, duas boas escalas, não vale uma goldem com braço claro feita de caixote de mançanas argentinas ou uma gianinni com braço escuro plugada num meteoro, tamos falando de uma strato USA com Maple ou Roosewood plugada na valvula né!!??

abço.

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Felomenal!

guschard
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Seiji
qto custa uma placa d 1cm de espessura de flamed maple pra faze o top d uma guita???
e outra coisa, c o corpo da guita tiver aqueles inclinaçãozinha da parte de cima como as jacksons, da pra por um top d flamed maple nela???

paulao_jazz
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
Ric-fuchs

É isso mesmo, Soulface, é treino de ouvido, é como reconhecer acordes auditivamente, ou tirar musicas de ouvido. É treinar seu ouvido pra timbres!

Afinal, guitarra é possivelmente o instrumento mais difícil de timbrar bem, de todos. Exercitar o ouvido pra isso é fundamental prum guitarrista, na minha modestissima opinião.

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pow eu queria umas dica d como blindar minhaguittarra q nemm vc fez com uma sua...com folha d cobre neh?tem q por (no meeu caso) folhas d cobre no escudo tb???qual a espessura das folha, sçao faceis dd trabalhaR?onde posso compra -las e qnt custa(+ou-)??

Dr Stein
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
Bertola

Fala galera, tenho uma pergunta do brother Rodrigo Yoshida:

Pelo q ele me disse, a mizona da epiphone std dele tá afinada normal, e os harmonicos das casas 5 e 12 tbm, mas quando ele toca da segunda casa em diante, as notas desafinam um pouco pra cima, o q pode ser isso?!


bom, o cara, tá meio zuado de net, e pediu pra eu perguntar pra vcs....abraço povo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Fox_scc
Isso depende da resposta de sua guitarra, mas geralmente os polos das cordas primas ficam mais altos.
Steve Van Halen
Sim.
daniel_guitar
Pontes tipo "Floyd-Rose" ou são as originais (e boas) ou não são. Ponte tipo "Floyd" genérica é um erro.
guschard
Custa bem caro, pois tem que ser importada.
Dr Stein
Ajuste de entonação.
Abçs

guschard
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bem caro seria, 150 reais???
e tpw, da pra faze um top em uma guitarra q tem aquela inclinaçãozinha pra apoiar o braço como as jacksons?? tpw, c eu colar a parte reta do top, e dps colar a parte inclinada, juntar as 2 e lixar pra da uma arredondada.. da pra faze issu????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


guschard
Não, bem mais.
Abç

guschard
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
putzzzz
valeu manoo
abraço

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


Crazy Guitar
O cabeçote é onde fica o circuito do amplificador, na verdade ele é o amplificador e os falantes são apenas os... falantes, oras... desculpa, mas eu não sei explicar direito...

Steve Van Halen
Braços finos estão mais sujeitos a empenarem???
Tipo uma soloist eh mais facil de empenar q uma les paul???
ou nao tem nda a ver?

São mais sensíveis por questão física.

Ric-fuchs
Todo o conjunto da obra vai contribuir no timbre como um todo, madeiras, construção, ferragens, captacão, controles e etc...

Pedrohnson
Sou de São Paulo, eu acho que esse de nilópolis não sou eu, hehe.

daniel_guitar
Floyd tem que ser de boa qualidade e essas são as de marca (são poucas).
Mas isso não quer dizer que vc não possa tirar a sorte grande de conseguir uma xing-ling de boa qualidade, mas é como ganhar na loteria...

guschard
Uma peça de maple com modestos flames (5cm de espessura) tá custando R$400 lá no follmann. Dessa peça não se tiram 2 pares de 1cm, acho que, no máximo, 2 pares de 6mm ou 1 par para archtop.
Estou tentando comprar por outras vias mas ainda não posso dizer com certeza qto sairá.
Se vc fizer o shape (rebaixo) no top vai aparecer a camada da madeira do corpo (core).
Existe uma técnica que consiste em entortar o top, mas com 6mm, e é bem trabalhoso e porisso deve ser caro. Eu nunca fiz.
Dá pra fazer isso que vc disse aí, mas tem que ter máquinas excelentes pro ângulo do corte ficar com a junta perfeita.

Dr Stein
Tá me parecendo que ele precisa ajustar a oitava mas eu acho que não entendi direito a dúvida.

fenderGM
Veterano
# jan/07
· votar


Por favor me ajudem. Fui mexer na minha guitarra a tirei o escudo, agora para montar tem umas molinhas dos captadores que eu ñ sei montar. Tentei montar, mas quando quero ajustar a altura do captadores o captador fica todo solto.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


fenderGM
A mola fica em volta do parafuso e esse parafuso vai na aba do captador, assim a mola fica pressionando o captador contra o escudo.
Algum molejo é normal, o captador não fica totalmente firme nesse tipo de fixação, a cavidade no corpo colabora pra ele não ficar balangandando.

fenderGM
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji[b][/b]

Valeu aí Fábio. De novo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)