Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Bicho Do Mato
Veterano
# jan/07
· votar


deiji e bertola minha guitarra caiu no chão como eu vejo se o braço del está empinado?e quanto custa mais ou menos pintar a guitarra?

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


fenderGM
ñ há d q !

Bicho Do Mato
putz, vc me misturou com o deji !!!
bom, pra ver se o braço está empenado, só olhando mesmo.
vc pode verificar a ação do tensor apertando a mizona na primeira e a última casa ao mesmo tempo e verificar a altura da corda nos trastes 7 ou 8.
se estiver muito alta (2mm pra cima) o tensor está muito solto e se vc acha que as cordas estão muito altas, prejudicando a tocabilidade, precisa regular.

guschard
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
fala seiji, aqui eh o gustavo q t mando aqueles emails sobre aquele corpo d mogno e dos tops... acho q por aqui eh mais facil fazer as perguntas
hehehe
pra tampar aqueles buracos que tem nas chavinhas, em vez de usar pó de madeira e cola, se eu pegar pecinhas de mógno e fazer do tamanho certinho pra q encaixem ali, e colar, será q fica melhor??? lembrando que uma parte daquilo eu vou ter que furar de novo pra por a outra chave, entaum não precisa ficar exatemente perfeito, porque a outra chave vai esconder uma parte

guschard
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
ah, e outra coisa, vc eh d sp??

Fabaessa
Veterano
# jan/07
· votar


bertola e seiji...gostaria de saber se estou fazendo um bom investimento. Tenho uma Godin LGT (H-S-S)...queria comprar captadores pra ela pra dar uma turbinada...pensei no seguinte:
custom custom - hot hails neck - cool hails neck
Vocês acham uma boa? Eu toco Pitty, Foo Fighters e Queens os the stone age...

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Fabaessa
Geralmente as guitarras Godin são de boa qualidade (as que conheço, claro).
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


guschard
sou de sp.
bom, se vc vai ter que alargar aqueles foros pra colocar as pecinhas de mogno, pois elas devem estar com uma camada de tinta e verniz por dentro, aí vc pode colar sim.
se o serviço não for benfeito... bom vc já sabe.

Fabaessa
bom, se vc já testou os caps e gostou manda brasa, as godin me pareceram boas tb, mas nunca cheguei a "dissecar" uma.

guschard
Veterano
# jan/07
· votar


bom, se vc vai ter que alargar aqueles foros pra colocar as pecinhas de mogno, pois elas devem estar com uma camada de tinta e verniz por dentro, aí vc pode colar sim.

eu vo primeiro tira a tinta tda, dps eu vejo como q são esses buracos...

se o serviço não for benfeito... bom vc já sabe.
eh... vo faze isso com mta dor na consciencia
hahahahah

markolino
Veterano
# jan/07
· votar


galera, meu cap paro de funcionar..

fui olhar

tinha soltado da solda

mas fiquei com a seguinte duvida



tem 3 fios..

1 branco e preto q estao juntos

e 1 verde..

ambos os 3 estava soltos ali

acontece que só encostando o verde (na chave seletora) ja sai som normal


os outros 2 sao oq ?

Fabaessa
Veterano
# jan/07
· votar


bertola e seiji...o problema é que nunca testei esses captadores. Tô me baseando nas características sonoras tiradas do site da SD e de foruns que venho pesquisando a uns 6 meses...por isso fico na dúvida em relação ao timbre, balanceamento na troca de captadores durante a música e a versatilidade deles.
Falo isso, pois mandei 2 emails pra SD pedindo ajuda na escolha...bom vieram essas respostas:
- custom - cool rails n - cool rails n
- custom custom - hot hails n - hot hails n
Me deixou uma dúvida infernal...hehehe...pois ele diferem bastante, tanto no equilíbrio tonal entre baixos, médio e agudos, quanto no material (alnico II e cerâmica). Como é muito difícil testar esses captadores e o dinheiro é muito curto, venho pedir uma ajuda mais específica, se possível...
Bom, a guitarra tem corpo de light maple, mahogany neck e rosewood fingerboard. Escala de 24 3/4" e ponte Schaller Trem 2000. Eu uso afinação 1 tom abaixo com bordão em dó e cordas 0.13.

Muito Obrigado pela paciência e pela ajuda.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


markolino
o código de cores dos condutores dos captadores não é padrão, vc precisa procurar no site do fabricante pra saber o que significa cada cor.
quando só tem 3 condutores pode ser 1 hot, 1 massa (ou terra) e outro a blindagem; ou 1 hot, 1 massa, 1 ligando os captadores em série internamente (deixando à mostra para possibilitar split).
Deve haver uma malha em volta dos condutres (ou uma fita metálica) que possivelmente é o aterramento da blidagem.

Fabaessa
A escolha de guitarrase captadores é uma coisa muito pessoal, vc pode até pegar dicas de outras pessoas, que é muito válido, mas as orientações de pessoas que te conhecem e ao seu estilo de tocar seriam as mais importantes.
Existem um tópico especializado em captadores, criado pelo Gasoline.
Dá uma lida nele e pergunte por lá se ainda tiver dúvidas.

markolino
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
claro mestre..
esqueci de falar que o cap é o EVolution..Dimarzio

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


markolino
Cara, eu não sou mestre não, hehe.
Bom, vamo lá... nos dmz o vermelho é o hot e o verde é o terra (tem que juntar com a malha que fica em volta dos fios); o branco e o preto vc precisa ligar os 2 juntos e isolar com fita (isolante, é claro)
Depois posta o resultado

markolino
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
oh
oq aconteceu foi o seguinte


o bixinho paro de funfa...

fui ver..

tinha 1 fio verde solto

e tbem um PRETO E BRAnco soltos..
(eles ja estavam juntos assim como voce citou..)


ae
eu encostando o verdinho ali na chave seletora(por dentro claro)

o cap volta...

ateh ae blz..
ja fiz isso e tal..


mas queria saber desse preto e branco

eles servem pra slitar ??

se eu nao quiser splitar é só dexar eles soltos como estao ??

obrigado ;D

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


markolino
Ql é o captador em questão? Q marca?
Provavelmente o verde é o HOT. Como o Seiji falou, entre o preto e o branco provavelmente um é o terra e outro é para blindagem. Se a sua guitarra não for blindada, explica o fato de eles estarem juntos já. (O captador é original da guitarra ou vc trocou algum por ele?)
O ideal mesmo é vc fazer um teste com o multímetro pra saber ql fio corresponde ao q.

se eu nao quiser splitar é só dexar eles soltos como estao ??
Não... vc precisa fazer a ligação com uma chave push/pull, por exemplo.

guschard
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
claro mestre..
esqueci de falar que o cap é o EVolution..Dimarzio


Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


guschard
Opa! Valeu... não tinha visto.
Aproveita e traz um cafézinho tb! hauehuaehuaheuae

markolino
Peraí cara!
Fui até no site da Dimarzio agor pra confirmar minha suspeita...
O Evolution (e todos os humbuckers da Dimarzio) possuem 4 condutores.
Cade o outro???

guschard
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
claro... vo manda por sedex 10, dai ainda chega quente

markolino
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
soldado...

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


markolino
Onde?

markolino
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
do lado do verde..

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


markolino
do lado do verde..
Mas o verde não tá solto?
Como q o vermelho vai estar soldado do lado dele? hehehehehe
Q guitrra q é?
Como é configuração dos caps e da chave seletora?

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


markolino
Soulface
Nos Dimarzio o Hot é o vermelho; se ligar o verde como hot e o vermelho como terra também funciona, mas o captador vai funcionar invertido em fase.
Não sei o que isso afeta, mas eu vi essa possibilidade de ligação numa documentação da Seymour Duncam.
A chave, com certeza, tem um ponto de terra; se vc ligou o verde nesse terminal, então tudo bem, ligou certo; se não, pode ser que não funcione como deveria.
Se vc ligar o preto+branco no terra, junto com o verde, vc splita o cap sim; faz uma experiência aí

markolino
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
beleza
vou fazer
mas

oq acontecera ???
to com medo ://


Soulface



tinha 1 fio verde solto

e tbem um PRETO E BRAnco soltos..
(eles ja estavam juntos assim como voce citou..)


ae
eu encostando o verdinho ali na chave seletora(por dentro claro)

o cap volta...

ateh ae blz..
ja fiz isso e tal..


mas queria saber desse preto e branco


o verde eu ja soldei de volta..


entao o vermelho ta do lado dele

eu queria saber pra que serveria o branco e preto



Se vc ligar o preto+branco no terra, junto com o verde, vc splita o cap sim; faz uma experiência aí


;D

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


markolino
O humbucker possui 2 bobinas, porisso é possível que ele tenha 4 condutores à mostra ou 2 com os outros ligados internamente.
Nos DMZ o vermelho/preto saem da bobina principal e o branco/verde da secundária.
Numa ligação em série (normal do humbucker) o Hot, no caso o vermelho é onde o sinal sairá, o verde é ligado ao terra e o preto+branco curto circuitados; ligando o preto+branco no terra, junto com o verde, vc estará eliminando a bobina secundária deixando apenas o vermelho/preto, com o vermelho, ainda na saída e o preto no terra, como o branco/verde estão ambos ligados ao terra eles perdem função.

markolino
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
ahmm
saquei

resolvi tudo aqui ja

cara, obrigado mesmo..
abç

marrone
Veterano
# jan/07
· votar


gente, por acaso a gotoh dourada perde o dourado por causa de suor?? é uma floyd rose gotoh.

e outra coisa, marcação em madreperola por acaso preteja com o tempo?? é meio opaca ou ela tem um certo brilho????

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


marrone
gotoh dourada perde o dourado por causa de suor??
Qualquer ferragem dourada vai se egradando com o tempo.
É a minha bronca. Qndo estão novas, até são bonitas as vezes, mas não dura muito.
A não ser q vc dê um banho de ouro nelas! hehehehehe
Mas é claro q limpeza freente e cuidados podem retardar essa ação.

marrone
Veterano
# jan/07
· votar


mais ela tem uma durabilidade pelomenos decente naum tem??? e aliais, minha ideia é de fazer uma pintura com banho de ouro tanto dourado quanto ouro branco no corpo, dae axo que eu tmb banho a ponte hehehe

e aliais, vc sabe por acaso o preço medio de um banho de ouro????

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


marrone
Não faço a mínima idéia...
Aliás, em q guitarra vc pretende fazer isso?

mais ela tem uma durabilidade pelomenos decente naum tem???
Depende do q é durabilidade decente pra vc.
Mas geralmente, não.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)