Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Deco_ufrj
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fala kra, da uma ajuda aih! Me diz se as epiphones modelo korina sao guitarras q valem o investimento (em relacao a madeira/construção)... se sao "pra vida toda" como eu disse aih em cima... eu nao queria perder a chance de compra-las pois sao usadas e podem vender rapido!

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Deco_ufrj
É uma boa guitarra sim, e a madeira Korina, ou Limba, é uma madeira de qualidade comparável ao mogno.
Abç

Zakk87
Veterano
# dez/06 · Editado por: Zakk87
· votar


hum

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Zakk87
Cara, eu entendo muito pouco de teoria musical.
Abç

Zakk87
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

blz, mas n da nada jah me ajudaram vlw

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


Guitar_Geek
Esses captadores são legais sim mas não são as únicas opções; pergunta pro Gasoline no tópico sobre captadores, o pessoal lá vai te orientar até sobre compra de captadores usados.

Deco_ufrj
A madeira e a construção são boas sim; mas, se vale à pena só vc poderá dizer levando-se em conta o valor a ser gasto.

marrone
Se fica bonito ou não vai depender muito da competência de quem for fazer o serviço e, portanto, o valor pode mudar bastante de pessoa pra pessoa.
Vá nos luthiers, olhe o trabalho deles e peça orçamentos.

ToRReSMo
Valeu Torresmo, bom ano novo aí procêis.

Thiago Salme - Banda A Marilla
tô te mandando um email.

Deco_ufrj
Veterano
# dez/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Valeu gente, minha duvida era mais pela madeira mesmo... o resto a gente pode trocar... pq o preço está bem abaixo das outras epiphones (les pauls) que soh acho de R$1600 pra cima... entao a diferença de 300 reais eu começo trocando os caps da ponte (se achar necessario)...

Voces tem alguma dica pra manutençao das ferragens douradas (pois dizem perder a coloraçao/brilho mais rapidamente)?

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Deco_ufrj
A dica é não comprar guitarra com ferragem dourada.
Abç

Deco_ufrj
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A dica é não comprar guitarra com ferragem dourada.

excelente dica! \o/

eu vou la ver a guitarra hj (assim q almoçar), mas vou levar isso em consideraçao...

Spectrum
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tô com uma dúvida aqui que persiste desde que estou com minha guitarra (uma Tagima T-Zero de 2004).
Seguinte, a Floyd dela, quando alavanco pra baixo (pode ser até pouca coisa, só "relar" nela pra baixo) desafina, não volta à posição original, só alavancando pra cima (aí não desafina, volta a afinação correta).
Tá certo que a floyd não é "grande coisa", mas não tá muito certo isso, tá?
Abraços.

Abigobaldo
Veterano
# dez/06
· votar


Spectrum

ta aconteceno o msmo com a minha, so que so quando eu alavanco para tras, eu creio q isso é mola... pq antigamente num dava =/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Spectrum
Abigobaldo
"Floyd" desregulada, com molas gastas e de baixa qualidade.
Abç

Crazy Guitar
Veterano
# dez/06 · Editado por: Crazy Guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
voces poderiam me responder alguma coisa sobre captadores? nao sei se voces vao saber me responder, mas, ai vai a pergunta: eu queria assim, saber se voces tinham alguma sugestao para me dar, para comprar capdadores (H-S-H) que soassem forte (saida alta), encorpados, sem ruidos, que nao embolassem com distorção, que tivessem um bom som limpo e que fossem versateis (mas acho que "versatilidade" eu conseguiria colocando push-pull nao?) , que me permitissem tocar desde blues, rock, pop rock, ate um metal melodico, e metal mais extremo... e, tambem, que eu possa tocar musicas instrumentais, de guitarristas como Joe Satriani,Steve Vai, Y. Malmsteen, John Petrucci, Ozielzinho (hauahuah \o/) e por ai vai...

vlw ai!

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


Crazy Guitar
São infinitas possibilidades... assim fica muito difícil !!!
Vc pode apostar na dupla favorita do fcc (59 & JB) mais um hothails no meio, ou um YJM... sei lá... são tantas opções !
Tenta focar em alguns captadores, ouça samples ou teste em lojas.

Spectrum
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hummm, certo.
No caso, você acha que a troca das molas resolveria ou a ponte, que não é das melhores, continuaria com esse problema?
Obrigado :)

Crazy Guitar
Veterano
# dez/06 · Editado por: Crazy Guitar
· votar


Fábio Seiji
vlw! aproveitando que to aqui, voce nao sabe de alguma ponte para guitarra strato, que seja barata (ponto crucial, pois paguei 330 na minha guitarra, e hoje em dia, uma nova dessa ta uns 265... entao, a ponte nao pode custa quase uma guitarra nova dessa...), mas que tenha qualidade (qualquer uma que seja superior a original da minha guitarra, uma Eagle Strato) ? é que a minha aconteceu assim: eu sempre usei a alavanca dessa minha strato... e, um diz, simplesmenta a alavanca nao rosqueava mais na ponte, nao sei o que aconteceu, porque eu olhei na alavanca, e ela tem rosca sim... mas nao rosqueia na ponte... entao, eu to querendo troca de ponte...
qual voce me recomenda? :P

flw!

Crazy Guitar
Veterano
# dez/06
· votar


Fábio Seiji
acabei de acha uma ponte CONDOR BT 002-CR cromada , por R$27,41 e frete gratis! (hauahuahauhauha \o/)... sera que essa é razoavel? é melhor ou pior sera do que a da minha eagle? (é a unica que cabe no meu bolso... hauhauah ser pobre é foda... :P)

flw!

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


Crazy Guitar
Uma ponte tremolo boa é relativamente cara.
Se essa condor é melhor ou pior que a sua eu não sei, provevelmente é igual ou pior.
Se a grana tá curta o cuidado com o equipamento tem que ser maior, valorize o que vc tem.

Luckas_Guitar
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Amigos, algum de vcs, pelo conhecimento musical em geral, e pela disposição em ajudar, gostaria de colaborar com o resultado do festival FCC, até agora, dos juizes anteriores, somente o Marisco fez o comprometido, estamos precisando de mais duas vozes pra chegar em um veredicto.

Aqui deve ser postado o resultado

Aqui estão as músicas pra baixar e a relação por categorias

Nós participantes desde já, ficamos agradecidos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Spectrum
Cara, é difícil dizer, pois isso vai depender da regulagem geral da ponte e do instrumento, mas, seguramente isso tem que ser feito.
Crazy Guitar
Cara, desculpe dizer isso, mas eu mesmo coloquei um msg no tópico sobre "...parem de perguntar sobre captadores..." Isso não tem nenhum sentido. O que vc deve fazer é comprar os melhores captadores que seu dinheiro permitir e levar a um bom luthier para a instalação. Lembre-se que 80% do som sai de suas próprias mãos.
Quanto à alavanca. Bem, se a sua está danificad, acho melhor trocar mesmo. Porém, para que a afinação fique mais estável faça o seguinte: Coloque as cordas laceando-as na haste da tarracha (já tem um tópico com um link sobre isso), coloque grafite em pó nos sulcos da pestana, vaselina sólida nas "borboletinhas abaixa-cordas" e um pingo de óleo de máquinha no sulco de cada "saddle" e nos parafusos que fixam a ponte ao corpo da guitarra.
Abçs

Crazy Guitar
Veterano
# dez/06 · Editado por: Crazy Guitar
· votar


Fábio Seiji
Uma ponte tremolo boa é relativamente cara.
Se essa condor é melhor ou pior que a sua eu não sei, provevelmente é igual ou pior.

hmm... vlw!

Se a grana tá curta o cuidado com o equipamento tem que ser maior, valorize o que vc tem.
mas eu cuido e valorizo... essa questao da alavanca nao rosquear na ponte aconteceu a mais de um ano jah... mas so agora eu resolvi trocar...


Mauricio Luiz Bertola
Cara, desculpe dizer isso, mas eu mesmo coloquei um msg no tópico sobre "...parem de perguntar sobre captadores..." Isso não tem nenhum sentido. O que vc deve fazer é comprar os melhores captadores que seu dinheiro permitir e levar a um bom luthier para a instalação. Lembre-se que 80% do som sai de suas próprias mãos.
blz... o pior é que eu ja tinha visto essa tua mensagem no topico esse... hauahuah

Quanto à alavanca. Bem, se a sua está danificad, acho melhor trocar mesmo. Porém, para que a afinação fique mais estável faça o seguinte: Coloque as cordas laceando-as na haste da tarracha (já tem um tópico com um link sobre isso), coloque grafite em pó nos sulcos da pestana, vaselina sólida nas "borboletinhas abaixa-cordas" e um pingo de óleo de máquinha no sulco de cada "saddle" e nos parafusos que fixam a ponte ao corpo da guitarra.
vlw pela dica ai man! so uma pergunta: é para colocar o grafite e as outras coisas, com as cordas ja? tipo "por cima" das cordas? ou primeiro eu boto o grafite e o resto e depois boto as cordas?

flw!

Daniel Soares Porto
Veterano
# dez/06
· votar


Fábio Seiji
Ôpa! Eu tenho uma tele da Rockwood (Hohner...) que acho que não compensa dar upgrade, por causa da má qualidade da madeira e também porque eu a acho muito desconfortavel pra tocar. Na verdade, eu queria fazer jogo em outra telecaster da Squier (rola Tagima também?) e voltar a diferença. Só que não tenho noção de quanto vale a minha Rockwood... Você(s) teriam noção? Já cacei na internet mas não encontrei nada que desse base...

Spectrum
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Certo, você recomendaria deixar 4 molas (como está) ou 3, como vejo normalmente nas pontes desse tipo com cordas 0.010?
E tem alguma marca/tipo de mola específico? Onde posso adquirir?

Desculpe-me tantas perguntas :P
Obrigado :) Abraços.

LeDenN
Veterano
# dez/06
· votar


Se eu, sem nenhuma experiência, tentar escalopar uma guitarra, o que posso estragar no braço? Eu sósei de dois: chegar no tensor e ralar os trastes (pois não vou me meter a tirar os trastes).

Motivos de eu fazer isso: o único luthier da cidade cobrou 250 reais!


Forte abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Crazy Guitar
O grafite em pó só é colocado nos sulcos da pestana. Em nenhum outro lugar. 1° vc coloca o grafite, depois as cordas.
Daniel Soares Porto
Cara, essa guitarra é muito ruim mesmo. O corpo é confeccionado em compensado ou MDF. Teria que fazer outro corpo e "reshapear" o braço. O máximo que ela vale é cêrca de R$ 200.
Spectrum
O ideal são 5 molas. Compra-se em qualquer loja de instrumentos e peças p/ guitarra.
LeDenN
Sim, pode estragar. Esse não é um serviço fácil.
Abç

Luckas_Guitar
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Amigos, algum de vcs, pelo conhecimento musical em geral, e pela disposição em ajudar, gostaria de colaborar com o resultado do festival FCC, até agora, dos juizes anteriores, somente o Marisco fez o comprometido, estamos precisando de mais duas vozes pra chegar em um veredicto.

Aqui deve ser postado o resultado

Aqui estão as músicas pra baixar e a relação por categorias

Nós participantes desde já, ficamos agradecidos.


consegue não cara? ve pra nois aí.

Daniel Soares Porto
Veterano
# dez/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Whazzup?! Então cara! Valeu pela resposta aí hein! Eu não vou mexer com essa guita não mano! Não é nem tanto pelo som, mas ela é muito pesada e dura pra tocar, por mais que eu pelege pra regulá-la, ela não fica macia. Vou ver se faço jogo em uma Squier e jogo ela como parte do pagamento.

Outra coisa, Bertola, você já viu umas tarrachas de Spirit? O Aderson da Rexsom tá com umas só que não encontrei nada na net a respeito...

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/06
· votar


Daniel Soares Porto
Não conheço essas tarrachas.
Abç

Nomade
Veterano
# dez/06 · Editado por: Nomade
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia Bertola. Uma dúvida: por acaso, vc conhece a epiphone Strato? Estava a fim de fazer rolo com ela. Tem uma lá no mercado livre(Produto: #51866131). Ela é um elefante branco, eu sei, mas será que estarei fazendo uma grande besteira? Iria trocar a minha pedaleira Zoom gfx-4 e um sansamp GT2. Um abraço.

deco_superego
Veterano
# dez/06
· votar


alguem pode dizer se guitarra com corpo de flamed maple,é uma boa madeira?vale a pena colocar bons captadores nessa madeira?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)