Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
r2s2
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Molas de melhor qualidade semprer são uma boa, mas eu colocaria 5, pois a ponte foi projetada para as 5.

Quanto mais molas, menor ou maior o sustain?

lobz
Veterano
# set/06
· votar


qual é a origem das epiphones les paul custom que vendem hoje em dia?

dyemybass
Veterano
# set/06
· votar


pessoal, como eu já disse, preciso de um forcinha com madeiras
não muito comuns.

1.cedro para corpo,é bom..?
2.vinhatico para o braço, é bom..?
3.ipê para a escala, é bom..?
4. por favor , me ajudem....

aaaaaaa e o baixo , vou fazer no medelo do cort nb5.
Como eu faço para conseguir p gabarito

dyemybass
Veterano
# set/06
· votar


aaaaaaaa e os capitadores. os soap bar spirit.
São melhores que os kent armstrong.

WormKrash
Veterano
# set/06
· votar


Gostaria da opinião de vocês sobre a utilização das seguintes madeiras para um contrabaixo de 6 cordas:

Corpo:
miolo de mogno
shape de marfim arana (disse ser bem melhor que o marfim convencional, e achei muito bonito também)
tiras (lâminas) de itaúba (gostei da cor escura dela, bem como acabamento apenas)

braço:
marfim arana
tiras de itaúba

escala:
itaúba
26 trastes Gotoh (ou 24, ainda estou decidindo)


o braço será aparafusado, já que um inteiriço iria encarecer muito o custo e o luthier com quem vou fazer também não tem ferramentas pra trabalhar com um bloco inteiro de madeira para esculpir um inteiriço.

considerem a escolha das madeiras também baseadas na questão de peso por ser um baixo de 6 cordas com 19mm espaçamento.
---------------------------------------------------------------------- ---------------
Outras duas perguntas:

1. Monorail X Ponte Fixa, já li muito, vi muitas opiniões mas ainda não sei o que se adaptaria melhor. Qual a opinião de vocês?

2. Existe alguma "receita" na hora da construção do baixo, ou mais especificadamente da escala, para projeta-lo de forma que a ação das cordas fiquei o mais baixo possível?

Obrigado.

Rifferman
Veterano
# set/06
· votar


Olá

gostaria de saber se posso ligar um afinador Boss TU-80 na saida de caixa externa do amp (aquela q da pra ligar mais falantes ao amp)

tipo, plugo um cabo dessa saida pro in do afinador.

daria certo?
muda o som do amplificador de alguma forma?
prejudica alguma coisa do amplificador?
prejudica alguma coisa no afinador?

o amp no caso é um valveking 112 (combo)

Vlw

( http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=10& topic=144567 )

Rachmaninoff
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Senhores, poderiam dar uma passadinha neste tópico?
Grato.

Steve Van Halen
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Por favor, vcs poderiam me dar uma ajudinha??
O problema eh q: eu comprei um jogo de caps da Dimarzio (Evolution bridge, YJM, e Paf Pro) e levei no luthier pra instalar, na ora q eu testei lah, tava tdo certo mas eu num consegui ouvir o timbre dist pq o ampli do cara num tinha drive. Qndo chego em casa, ligo a guita no ampli e a primeira coisa estranha surge, o som limpo deles tava excelente, porem qndo eu coloquei no cap do meio, o volume tava meio baixo (eu sei q tem a diferença de saida, mas como o YJM tem a msma saida do HS-3 e o HS-3 eh o cap do meio q eh usado na maioria das JEMs eu imagino q a diferença de saida num deveria sert tao diferente, estou errado?). Porem qndo eu coloco no timbre dist q a coisa ta complicada, o paf pro no braço ficou excelente, porem o evolution e o YJM tao com um som mto estranho, tipo eles num produzem chiado, mas a ora q eu toco parece q a nota ta com interferencia (tipo aqlas de telefone, dai ta a minha outra pergunta: sera q o luthier fez alguma coisa de errado?? tipo nas soldas ou sei la??? eu pensei q o prob pudesse ser na dist do amp, fender frontman num eh famoso por ter uma dist maravilhosa pra se tocar vai e satriani, mas na minha outra guita q tem um cap dimarzio trocado, num fica essa interferencia entaum axo q o prob num eh no amp.
PS: o Limpo dos tres apesar dos volumes diferentes, ta excelente.
Ajuda se eu mandar uma foto da eletrica q a na mionha guita???

CraviolaBlues
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

olá, eu criei um projeto d uma guita(só no papel ainda), e gostaria d uma "Avaliaçao" dos Srs. e queria saber se "as combinaçoes" q eu fiz, dariam certo...

- Corpo d Jazzmaster maciço em Cedro c/ pintura craquelada e escudo em nitrocelulose

- Braço em Pau-Marfim no "estilo Fender" c/ aqle feixe preto atrás, e Headstock d Telecaster

- Escala d Pau-Marfim c/ 24 trastes d alpaca medios

- Nut d Osso

- Tarraxas (Pretas, ou douradas) Schaller c/ trava

- Captaçao:
braço: mini-humbucker Dimarzio
meio: Virtual Vintage Solo (dimarzio)
Ponte: Virtual P90 (dimarzio)

- Chave Seletora 5 posiçoes c/ o esqma d posiçoes da Strato

- Ponte Wilkinson(nao sei direito ainda como eh o esqma d molas)
(ferragem preta ou dourada)

- Controles : 1 d Tonalidade master , e 3 d Volume(um p/ cada captador)

a elétrica ficou muito bizarra ??

obrigado, abraços.

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


lobz
qual é a origem das epiphones les paul custom que vendem hoje em dia?
Sei não, acho que coreana, mas não tenho certeza.

dyemybass
1- excelente
2- é bom pra corpo, pra braço eu acho que funciona, mas bom ou ruim é relativo
3- excelente, mas difícil de trabalhar devido à dureza
4- vamos pensar no seu caso... hahah. <brincadeira>
É difícil de conseguir plantas de instrumentos que não são tradicionais, pegue uma imagem frontal do baixo e redimensione em VG (verdadeira grandeza) tomando como base uma das medidas que vc conheça.

WormKrash
miolo de mogno? isso é algum tipo de corte? tipo miolo de alcatra???
não conheço esse marfim arana, vc conhece o nome científico? pode ser que seja conhecido por outro nome por aqui.
1. Monorail X Ponte Fixa, já li muito, vi muitas opiniões mas ainda não sei o que se adaptaria melhor. Qual a opinião de vocês?
essa é pro Bertola, eu não tenho experiência em construção de baixos
2. Existe alguma "receita" na hora da construção do baixo, ou mais especificadamente da escala, para projeta-lo de forma que a ação das cordas fiquei o mais baixo possível?
a receita é uma boa construção; nada de especial.

Rifferman
Eu não aconselho a fazer isso, se o nível de saída do ampli for muito alta ela pode estragar o afinador. Verifica as especificações de cada um antes de ligar.

Steve Van Halen
Muito estranho esse seu problema, vc usou os mesmos cabos? precisa levar num luthier pra isolar o problema.

CraviolaBlues
Não me parece nada crítico, é uma combinação bem comum de madeiras.
Quanto aos captadores e controles tem uma saladinha aí, mas acredito não ter problemas maiores.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


Marcel MSL
A sonoridade será diferente, pois essa válvula e diferente das 6L6 originais (eu optaria pelas originais), mas não se tornará um Marshall.
GuitarHome
Tudo depende da regulagem, mas alavanca tipo "vintage" não é para ser molenga não.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


r2s2
Maior, mas a diferença é sutíl.
lobz
China.
dyemybass
A cobinação é: Cedro-rosa para o corpo, braço em pau-marfim com escala em ipê. Para conseguir um gabarito leve uma folha de cartolina e copie o desenho do instrumento. Os Kent Armstrong são legais, os Spirit eu não usei ainda.
WormKrash
A escolha de madeiras está boa, e quanto ao braço, peça atenção à colocação, polimento e nivelamento dos trastes, e um radiano de escala alto, quase plano, isso favorece a baixa ação. Para baixos de 6 cordas o ideal é o tipo monorail
Rifferman
Não. em alguns amps isso corta o falante principal, ademais a saída alí é alta e já com efeitos o que poderá danificar o afinador.
Steve Van Halen
Difícil dizer sem analisar o instrumento "in loco". Volte ao seu luthier e explique-lhe o problema.
CraviolaBlues
Pintura "craquelada" é uma moda, e modismos, depois que saem da moda, enchem o saco; prefira uma pintura comum ou a madeira "ao natural" (nunca sai de moda). O escudo não é confeccionado em nitrocelulose, mas em plástico injetado ou metal (alumínio, que aliás diminui ruídos). Eu colocaria o P-90 no meio e o virtual na ponte, deixando o mini-Hb no braço. Ferragens ou toda preta ou toda cromada, côres diferentes fica meio feio e dá impressão de instrumento desleixado. As madeiras são boas e comuns.
Abç

WormKrash
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji

Com miolo quis dizer a parte do meio do corpo.
A única referência à Marfim Arana que encontrei foi Amapá Serrado Seco, talvez dê uma idéia maior, o nome científico não consegui encontrar.

Mauricio Luiz Bertola

Pedi um braço como o do meu TG6B, que tanto já comentei, mas vou comentar sobre o radiano, vamos ver se mudamos algum detalhe.
Eu já deixei bem claro que iria ser o cliente mais chato se as cordas não ficassem coladas, e fiquei bem tranquilo quando vi que trabalhava só com marcas top de ferragens junto com o trabalho que faz no traste antes mesmo da fixação, mas claro, não custa frisar isso novamente.

tem alguma indicação de monorail? optaria por Gotoh de cara, mas até onde vi eles não fazem monorail, e nem encontrei monorails para comprar, apenas tarraxas 3+3 Gotoh.

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

li comentários de que itaúba é uma madeira não recomendada para a escala por não ser tão resistente. O que vocês acham? Preferia ébano, mas realmente não vai ser possível encontrar peças no tamanho que preciso.

mais uma vez, obrigado.

CraviolaBlues
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

obrigado =D

e qnto ao braço vcs prefeririam parafusado ou colado ??

r2s2
Veterano
# set/06
· votar


CraviolaBlues
e qnto ao braço vcs prefeririam parafusado ou colado ??

Imagino que colado seja sempre melhor, os bem-feitos, claro.

Steve Van Halen
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
acontece q o segundo prob eh soh com som dist, com limpo ta excelente, sera q o prob eh na dist do meu amp??
e sobre a diferença de volume, eu sei q tem a dif de saida, mas por ser um YJM msm assim a dif era esperada (lembrem-se q a saida do YJM eh quase igual a do HS-3 q vem na maioria das JEMs)?

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


WormKrash
Cara, amapá não é melhor que pau marfim, é diferente... é bem mais poroso, mas é uma boa madeira.
Itaúba realmente não tem a mesma resistência de um ébano, mas seria equivalente a um jacarandá marrom.
Se vc não encotrar o ébano eu te sugiro Pau Santo, que é até mais duro e resistente, além de ser muito bonito ele vai ficando preto com o tempo.

CraviolaBlues
Eu só construo instrumentos neckthrough... preciso dizer mais alguma coisa? hehe.

Steve Van Halen
Mesmo assim, não tem como diagnosticar o problema sem ver; pode ser qualquer coisa, entende?
Melhor mesmo vc levar no seu luthier e explicar o problema.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


WormKrash
Para baixos de 6 cordas eu recomendo firmemente o Pau-Ferro. Quanto às Monorail... bem, é difícil de encontrar mesmo, talvez vc encontre da Schaller.
CraviolaBlues
Nesse caso, aparafusado.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


WormKrash
A Schaller também não tem.....
Abç

Rifferman
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
vlw

Rifferman
Veterano
# set/06
· votar


como faço pra medir a saida dos captadores e a DC resistance?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


Rifferman
Multímetro.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


Rifferman
A resistência DC da bobina é só usar um multímetro, mas o nível de saída não tem como, pois vc precisa das especificações de como as fábricas medem isso daí.
Eles devem ter uma maquininha onde uma corda ou placa metálica fica vibrando numa frequência e intensidade constante e o sinal é medido com um multímetro ou osciloscópio.

dyemybass
Veterano
# set/06
· votar


Caras vou usar uma capitação mais fraca, qual desses tem melhor qualidade e custo benecificio?

1.Kent armstrong....?
2.Malagoli....?
3.spirit....?

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# set/06
· votar


Olá Seiji, estou lhe enviando um e-mail com algumas perguntas sobre um possivel projeto de uma guitarra pra mim...OK!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


dyemybass
Malagoli. Tem boa qualidade.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


dyemybass
Apesar eu eu conseguir os spirit por um preço melhor eles são difíceis de encontrar, eu vou com o Bertola e voto no malagoli.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Beleza, tô indo lá ver.

bria
Veterano
# set/06
· votar


Comprei o trio de captadores Fender Noiseless Vintage, e pretendo eu mesmo instalar o mesmo. Entendi tudo no manual que vem junto com os captadores, exceto a 2 peças eletrônicas que acompanham o jogo, mas não estão relacionadas no manual. Vou tentar discreve-las pois não entendo de eletrônica:
-"resistor"- não tem nada escrito na peçã.
-"681 1KV"- é uma peça redonda bem pequena.

Quem já instalou o trio noiseless me ajude, pois esses 2 itens não constam no manual de instalação....

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


bria
o valor do resistor é dado pelo código de cores... mas quanto à essas peças eu não sei o que seriam, essa segunda deve ser um capacitor... não tem fotos?

bria
Veterano
# set/06
· votar


Mas é necessário mais algum componente na instalação do trio noiseless? leve em conta que eu não quero nem os controles de tonalidade.

não tenho fotos, mas desconfio que esses componentes sejam para instalar o boost, que tem na guitarra Eric Clapton.

Dá uma confirmada para mim no que tradicionalmente preciso para ligar noiseless(trio).

outra coisa, quanto a altura dos captadores, qual é a correta?

obrigado pela atenção...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)