Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


skolnick
Segundo o luthier nao eh problema de traste pois ele mesmo nivelou!
como faço para verifikar o tensor?
Qto a açao das cordas, vc acha que tem guitarra que não permite isso?
Lembrando que a minha é uma RG 550

Olha, geralmente quando se dá um bend e a nota morre é problem de trastejamento e nivelamento dos trastes mas, se o seu luthier falou que os trastes estão nivelados eu não vou questionar.
Pra verificar a ação do tensor faça uma busca nos tópicos que vc vai encontrar informação suficiente pra virar um expert.
Toda guitarra bem construída tem que permitir uma ação baixa das cordas.

GuitarHome
Eu já ouvi falar dos nuts Earvana em graphitech com compensação de tensão das cordas pra ter uma melhor afinação das oitavas (e notas mais altas).
Porém, eu nunca instalei um desses.

wellchar2006
Depende de como é a ligação dos seus captadores, se são 3 single coils e as posições 2 e 4 funcionam com as bobinas defasadas (simulando um humbucker) essa sua percepção demonstra uma ligação normal.

lobz
Não tem problema.
Pode ser que vc perceba um certo trastejamento com o passar do tempo pois o braço vai ficar mais reto... mas isso depende da guitarra e como ela está regulada.

GuitarHome
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
hum valeu seiji=)
abs
Bertola
I você ? =)
ja ouviu falar nos nuts Earvana ?
abs

Bigode Ozzy
Veterano
# set/06
· votar


Olá!

Poderia me ajudar com o seguinte esquema elétrico?

2 hum
1 vol
1 tone com push/pull
chave com 3 seleções

assim, queria no esquema de apenas defazar o captador do braço, q tem 4 fios, o outro da ponte é simples...

tentei achar em mtos lugarem de esqeumas mas ta foda...

abraço!!!!

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


Bigode Ozzy
Pra defasar o cap eu imagino que não seja necessário que ele tenha 4 condutores... se eu estiver errado, por favor, me corrijam.
Vamos nomear os terminais do lado esquerdo de 1,2 e 3 (de cima para baixo) e de 4, 5 e 6 o do lado direito (novamente de cima para baixo)
1 | 4
2 | 5
3 | 6

1 - hot do captador
2 - terra
3 - cool (terra do captador)
4 - curto com 3
5 - para chave se seleção (terminal do cap do braço)
6 - curto com 1

Assim quando o push-pull estiver abaixado ele funcionará em fase e fora de fase quando levantado
O resto do esquema vc encontra no site da seymour duncam e afins

wellchar2006
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Entao quer dizer que quando o capt do braço ou da ponte esta sozinho como na possisao 1 ou 5 a tendencia é o ganho almentar?Á tem um detalhe á ligaçao é original! Vç pode me dizer que tipo de ligaçao poderia ser feita que ficasse legal e que eu nao perdesse o timbre da guitarra?Valeu cara.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


joao 5murf
Sim, é uma boa a regulagem, principalmente nessas guitarras de braço fico e com pouca resistencia estrutural.
skolnick
Sua guitarra não foi corretamente regulada, além de precisar de um nivelamento de trastes.
Soldier from Heaven
Como o Seiji falou, evite guitarra com "Floyd". Compre uma Shelter SST-62, o melhor custo-benefício do mercado atualmente.
GuitarHome
Já, mas nunca usei.
lobz
Afinar e desafinar guitarras não é uma boa idéia....
Abçs

lobz
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
valeu pessal, como é só UMA vez vo afinar em D rapidinho

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


lobz
Ok

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


wellchar2006
Muito melhor do que inventar ligações é tirar o máximo do estado da sua guitarra e se vc sentir necessidade de uma configuração diferentes, correr atrás.
Eu tô achando que os caps de sua guitarra não sãom muito legais, mas eu precisaria de mais informações pra dizer ao certo.
Como são muitas possibilidades de ligações, as melhores opções é o instrumentista quem tem que decidir.

Atum Bluesman
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
recebeu meu e-mail com a foto da guitarra?

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


Atum Bluesman
Recebi sim e te respondi ontem.
Estou te reenviando

wellchar2006
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Fabio á guitarra é uma tagima t740 os capt sao de alnico originais da guitarra so nao sei se é tagima.Um abraço.

anonymous4
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Caras gostaria de perguntar pra vcs o preço de alguns serviços de luthier.
Preciso fazer uma regulagem na guitarra e uma retífica nos trastes.
Vcs poderiam me informar mais ou menos qual o preço de tabela pra ter uma noção do que eu to fazendo?
Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


anonymous4
Este não é um local para comentar preços, seria antiético de minha parte.
Abç

anonymous4
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok, não estou perguntando os preços que vc faz man, era mais pra ter uma noção do preço que normalmente deveria estar entre x e y ok?
Mas blz

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


anonymous4
Bom, sinceramente eu não sei pq não faço serviços, só contrução...

wellchar2006
Eu não sei como são as ligações, mas não é normal ter um ganho menor quando se tem 2 captadores ligados, à não ser que eles sejam ligados em paralelo; o que não seria um opção inteligente para uma guitarra com 3 singles.

Marcel MSL
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola,

estou com uma grana e tava tudo fechado pra pegar um tremendão 3 100w (6L6), mas apareceu um Thunder sound bass II 50 com EL34.

1. o thunder sound pode ser usado com válvulas el34?

valeu

SauloMoreira
Veterano
# set/06 · Editado por: SauloMoreira
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Opa caras blz? Nao sei se eh bem a praia de voces mas se puderem de uma ajuda aki....

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/144318/

vlws! :)

GuitarHome
Veterano
# set/06 · Editado por: GuitarHome
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Mais uma pergunta pra atormenta vocês :).

Intão, eu pedi pro luthier abaixar a ponte ele abaixo mais ainda nao está colada na madeira na parte de traz.
Quando eu do um bend em qualquer corda a ponte da uma levantadinha de leve, e se eu do um bend em uma corda, ex na mizinha e toco a corda ré, a corda ré soa como se eu tivece dando umas alavancadinhas de leve ( pois a ponte da umas levantadinhas quando do um bend ).
E isso ta influenciando na desafinação da guitar.

Vocês tem alguma sugestão para eu arrumar isso?
Se eu mandase o luthier por denovo a ponte gurada na madeira sera que não iria mais acontecer isso?
Abs.

Edit: ah, ele abaixou um poco a ponte mais nao deixou colada na madeira sera que ele deixou alguns parafusos nao tao apertados?
Ou é normal na minha ponte eu dar bend em uma e aconter essas levantadinas que influencião na desafinação do instrumento.

grato
abs :)

obs ( guita strato ponte original ).

r2s2
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji

Seiji, criei um tópico lá pra nossa guitarra, vê lá

Projeto Jem

LuizJu88
Veterano
# set/06
· votar


Ola!
Recentemente apareceu na minha escola de musica uma Strato Fender Made In Brazil(Southern Cross) pra vender...dai resolvi pesquisar e encontrei varias informações...cada uma dizendo uma coisa...bem como varios preços diferentes..

Uns dizem q sao do nivel das Fenders mexicanas...outros q eh mais uma Gianini melhorada, uns comparam elas as Tagimas 635...outros dizem q tudo eh culpa do controle de qualidade, que fez sairem guitarras otimas e guitarras medianas...

Vc poderiam me dar mais informações sobre ela(Quanto vale, qualidade da construção e etc)??

PS: Ainda nao vi a guitarra...mas meu professor viu e disse que parece estar inteira...a cor eh vinho...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


Marcel MSL
Pode, desde que tenha sido convertido (ajuste de bias) para tal.GuitarHome
A tensão das molas está frouxa demais.
LuizJu88
É uma boa guitarra sim, no nível das mexicanas, talvez, mas eu as acho um pouco melhores que as Tagimas 635 antigas. O corpo é em cedro, o que dá um timbre bem encorpado.
Não pague mais de R$600 nela.
Abç

skolnick
Veterano
# set/06
· votar


Alguém poderia me indikar um ótimo luthier lá na Teodoro??
Pois eu vou lá amanhã procurar um!
Valeu!

LuizJu88
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu kra...agora me decidi de vez em ligar pro cara e ir testar...se for melhor do q uma Tagima 635 vou acabar levando...nem q tenha q me desfazer de um pedal aqui q nao to usando...afinal to precisando de uma guita com ponte fixa...
O kra ta pedindo bem menos que 600...entao acho q vou la testar pra ver a parte eletrica ou se foi trocada alguma peça e etc...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


LuizJu88
Cara, o preço está bom, mas verifique o estado dos trastes e da parte elétrica ou se não tem rachaduras na trócula ou empenos no braço. Os capts são legais, mas, mais tarde eu colocaría um Texas Special na ponte.
Abç

GuitarHome
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ela tem 3 molas.
Sera que se eu colocar 2 molas gotoh o problema é resolvido?
abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


GuitarHome
Molas de melhor qualidade semprer são uma boa, mas eu colocaria 5, pois a ponte foi projetada para as 5.
Abç

Marcel MSL
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pode, desde que tenha sido convertido (ajuste de bias) para tal

ele chega a ter uma sonoridade a lá marshall, com as el34?

ou deveria pegar o T3, já que segue o projeto original...

vou usar com latinhas!!!

GuitarHome
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
5 molas nao seria muito exagerado?
Molas gotoh é muito caro?

Porque já ta me enxendo essa ponte levantando e desafinando a guita ...

abss

naka.88
Veterano
# set/06
· votar


Eric Johnson usa 5 molas não usa? se ele usa deve soar bem :P.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)