Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar

intendo, mas analisem meu caso

uma guitarra com floyd jackson, aparentemente stavel, regulada e tals, e o seymour jb na ponte, quero colocar um captador no braço, pra som limpo e solo, frases rapidas, sweep, q nao imbolorasse, que ficasse com sonzao..., dai tenho a opçao, de atualmente, pega um captador ate 160 reais pro braço, que siga essas caracteristicas (talvez um HH777 (malagoli) PAF ou F5000 (spanich) ou um cabrera q teoricamente o ardanuy usa, e uma floyd gotoh (mais pra brincar, tipo usar tremolo normal e fazer pqnas maluquisses como o dimebag, alguns whammy dive, nada exagerado, nem necessario, que segure legal a afinaçao), a floyd pegaria daki uns 2 meses

ou um seymour duncan pro braço, e dexo queto a ponte, e vejo ela se eh precisa depois d um grande tempo

e outra coisa...

akela tampinha q fica na tarraxa (normalmente com nome da marca) é necessaria ficar lá? pq to com uma tarraxa q caiu akela tampinha, fico aberta, isso faz alguma diferença?

Crovax
Veterano
# jul/06 · Editado por: Crovax
· votar

Poderiam me ajudar diferenciando as guitarras da linha GJA?
As caracteristícas delas estão nos links:
GJA180R

GJA200

GJA250X

GJA300F

GJA400F
Já grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar

joao 5murf
Use o transformador em sua cidade, mas prepare-se pois esse transformador irá aumentar o ruído do amp. Em POA, ligue-o direto na tomada mesmo.
nhax
Coloque uns Stellfners Strators e um Spanich F5000 para a ponte, se sua guitarra possuir Hb na ponte.
Rifferman
Não é uma boa idéia. Troque seu amp por um de baixo. Esses podem ser usados p/ guitarra mas os de guitarra não podem ser p/ baixo.
Abç

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jul/06
· votar

opa, mais uma duvida hehehe...
pra economizar eu mesmo estou fazendo a regulagem dos meus instrumentos, inclusive pra aprender tambem, e vivo "fuçando" pra aprender mais...
como ja tinha dito coloquei cordas 011 na ibanez, houve uma serie de mudanças no instrumento como o "trastejamento fantasma" na terceira corda, que resolvi aumentando a açao, porem notei que a mizona (que esta em D) faz um barulho feio nas ultimas casas, ela nao trasteja, mas faz um som mole e meio sem vida, apenas a partir da casa 14 ou 16 mais ou menos, isso eh normal? na les paul que tenho aqui nao faz isso e a açao esta mais baixa ainda... eu desconfio que seja normal, mas eh melhor perguntar pra quem entende...

nhax
Veterano
# jul/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
tem muita diferenca entre alder e cedro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar

nhax
Sim, o cedro tem um timbre mais fechado e encorpado. Mas isso é irrelevante, pois o que interessa é mais a qualidade da peça usinada do que outra coisa.
Abç

nhax
Veterano
# jul/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
tava olhando essa loja e tem caps spirit ...ou voce recomenda um modelo especifico....
vou colocar caps na minha tagima ( S S S)
valeu pela ajuda

nhax
Veterano
# jul/06
· votar

ou seria melhor comprar caps de "nome" fender seymour duncan?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar

nhax
Cara, compre o set Sound Alnico Blues que vc ficará satisfeito, e os 3 custam MENOS que um SD.
Abç

nhax
Veterano
# jul/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
valeu pela ajuda...voh tah um upgrade massa na strato...
escudo,pintura,caps,ponte(talvez) jack..shauhsuahsua

nhax
Veterano
# jul/06 · Editado por: nhax
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ultima pergunta(desculpa pelas perguntas)
o braco da minha tagima eh "branco"(natural) nao sei como dizer mais ela nas "pontas" ficam meio verdes...é normal ?tem como tirar isso?
e qual ponte?wilkinson ou "normal"(strato)?

Fabianorenno
Veterano
# jul/06
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Ok, obrigado pelas respostas.

joao 5murf
Veterano
# jul/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ba valeu cara, eu ja tva com medo de ferra o amp cedo demais. valeu =D

_Mr_Wylde_
Veterano
# jul/06
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Olá, gostaria de saber mais informações sobre o sustainer da Fernandes, principalmente o kit FSK-101, gostaria de saber quais as modificações basicas que deverão se feitas em minha IBANEZ RG350EX para instalação desse kit, também gostaria de saber quais são as caracteristicas sonoras do captador(sustainer) quando o sistema está desativado, ele é um captador de saida alta? moderada? Ele é indicado para quais estilos?
Estou pensando em usar uma combinação com os seguintes captadores:
SD Sh-13 Dimebucker(ponte)
Dimarzio HS-3 ou SD Alnico II Pro Single (Meio)
Sustainer (braço)

Essa seria uma boa combinação, para tocar um pouco de Metal, Hard Rock mas sem abrir mão dos sons limpos. Caso não seja, quais subustituiçoes você me indicaria para tocar esses estilos?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jul/06
· votar

sacanagem, desconsideraram minha pergunta

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar

nhax
Esses "verdes" aí são fungos. Trate melhor o braço de sua guitarra limpando-o sempre depois de tocar. Uma vez iniciado, só raspando mesmo.
_Mr_Wylde_
Cara, só conheço o sistema sustainer da Fernades já instalados nas guitarras, assim, pouco posso lhe informar, e não sei se ele é compatível com outrps capts. Uma vez ví um show do Terreno Baldio cujo guitarrista é o grande Mozart Melo, e ele usou uma dessas guitarras aí, com resultados impressionantes.
Rodrigo Yoshida
Cara, ninguém desconsiderou nada, só que este tipo de pergunta só pode ser respondida com a guitarra em mãos.
Abçs

Rachmaninoff
Veterano
# jul/06
· votar

Perguntinha rápida: é melhor ferragem cromada ou preta, e por que?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar

Rachmaninoff
Entre cromada e preta a diferença é só a côr, daí vai da qualidade da marca mesmo. A que dá problema é a dourada.
Abç

Rachmaninoff
Veterano
# jul/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sempre achei que as pretas descascassem menos...
Ultimamente andaram comentando por aqui que as cromadas é que duravam mais...
Vou na tua.

alele
Veterano
# jul/06
· votar

dúvida rápida: qual é a finalidade de ter a porca de ajuste do tensor do lado do tróculo?

isso nao dificulta e muito os ajustes nao?

albanibr
Veterano
# jul/06
· votar

Dúvida no acabamento..

Pessoal comprei minha guitar Flying V Rhods "custom" (o corpo é um pouco menor em cedro rosa) do Luthier Rodrigo...ela não tem acabamento..daí eu mesmo (que tenho experiencia em pintura com pistola) vou pinta-la.

Qual "tipo" de pintura usar? Vou pintar de preta fosca, mas o tipo (esmalte, tinta p automovel mesmo etc..).

O Braço tb será pintado...esta é a melhor forma de acaba-lo? ouvir dizer sobre uma cera, mas nem sei onde achar p comprar na net...

O verniz de acabamento pode ser o acetinado (fosco)?

valew

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar

alele
Sim, dificulta, mas as Fenders pré-CBS eram todas assim. Só em 1972 é que o tensor passou aser ajustado na "mão". Isso acontecia porque naquela época as madeiras usadas eram de excelente qualidade e a construção do braço muito robusta e bem feita, daí a rara necessidade de ajustes de tensor. Isso não acontece mais hoje em dia dada a carência de boas madeiras (foi tudo devastado mesmo), e da construção de braços muito finos.
albanibr
Cara, fazer acabamento em pintura em uma guitarra não é fácil e precisa-se de equipos volumosos como compressores, etc. Pintar o braço não é uma boa idéia.
Aconselho a que vc procure um profissional.
Abç

albanibr
Veterano
# jul/06
· votar

Pois é Bertola...em minha cidade (e na região) não tem ninguem que faça esse serviço...tenho o compresor de baixa pressão e muita experiencia pintando móveis. bicicletas etc...

qnto ao braço...tb acho que talvez encerado ficaria legal..mas num sei onde vende essa cera...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar

albanibr
Cara, para pintar o corpo faça o mesmo procedimento para pintura automotiva (usando, lógico massa p/ madeira), capriche depois no primer e dê várias mãos de tinta, e por fim faça um polimento bem acurado com pasta de polir e politriz. Para o braço aplique apenas seladora com a pistola (3 ou 4 demãos). Vc pode deixar o corpo também "ao natural", aplicando seladora (várias mãos) e depois lixando com lixa bem fina e aplicando cêra incolor (da Poliflor mesmo) e polindo.
Abç

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mestre, eu estou querendo trocar a chave seletora da minha Les Paul a algum tempo mas não o fiz por questão de preço, muito caro.
Porém encontrei na semana passada perdida no fundinho da prateleira uma chave de Les Paul que acredito ser pelo menos cópia bem feita da Gibson, pois eh totalmente metálica, não tem a "caixa" tipo uma H-H comum ... pow ... como eu nunca vi uma chave dessas vc saberia me indicar uma boa chave se possivel com uma foto para que eu possa ter essa como parâmetro?
abrax!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar

_BLACKMORE_
Essa chave é comumente usada em SG's (se é a que estou pensando!), mas a forma de ligação seria a mesma de uma chave com "box".
Na musicware daqui do RJ eles vendem uma chave da Gotoh (mais barata que a Gibson original), de boa qualidade.
Abç

daniel_guitar
Veterano
# jul/06
· votar

Bertola eu tenho uma memphis mg-32 strato, o corpo e de compensado mas n posso comprar outra e ela agora e reservar vc aconselha eu trocar os captadores por ums nacionais pra melhorar um pouco o som? se sim quais? ah eu pretendo usar ela mais pra covers de bandas antigas...

eeevee
Veterano
# jul/06
· votar

bom, tô querendo comprar uma guita com floyd pra depois trocar os caps dela. Na faixa de 800, 900 reais, qual seria uma boa opão? Cort x6? Alguma Ibanez? Ou é melhor eu juntar mais ima grana e pegar uma com uma floyd melhor?

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar

Penta_Blues
Eu acredito que não terá problema com o roller nut pois as fender tem os abaixa-cordas que seria, para as cordas, o equivalente à angulação do braço.
Se não me engano o comprimento da escala da peavey é 25,5"; mas vc tem guitarras com 25,5 e 24,75... como a guitarra é custom vc vai poder escolher.

Rifferman
Não é só o falante que é dimensionado pra trabalhar na voz da guitarra, se vc fizer isso pode, desde ter uma reprodução deficiente para o baixo à queima do seu ampli.
Não é aconselhável

nhax
Cara, sei não, posso perguntar por aí pq eu não faço serviços.
Vc quer retirar a pintura antiga e repintar ou vai pintar alguma guitarra sem acabamento?

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# jul/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola ou
seiji

Como eu troco a pestana do meu violao?

Eu comprei outra feita de osso, pq comprei um violao usado recentemente e a pestana esta uma porcaria,esta quebrada, ai eu comprei outra e fui colocar achando q seria a coisa mais facil do mundo,mas ta muito duro de tirar, como eu faço da maneira correta?