Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Alexandre Loks
Veterano
# jul/06 · Editado por: Alexandre Loks
· votar


Fabio Seiji e Bertola

Tive uma proposta para pegar uma Squier Strato California na troca de outro equipamento, mas estou com dúvidas se a qualidade dela é muito ruim. Em princípio, eu achei o acabamento bom, considerando ser uma squier, mas tenho dúvidas sobre a madeira (se é mesmo madeira ou laminado).

Essa guitarra eu pegaria para mexer futuramente nos captadores e tarracha (colocaria um captador stack mais agressivo na ponte - tem alguma indicação ?).

Eu já tenho uma fender american series que me atende em tudo que preciso em termos de som de strato, e a squier seria apenas para ter outra alternativa (embora tb. já tenha outras guitas).

Gostaria da ajuda de vcs. para saber se vale à pena, já que trocaria por um equipo meu que está meio encalhado.

Agradeço antecipadamente a atenção !

Alexandre[/b][b]

Robson Mattos Rezende
Veterano
# jul/06
· votar


Seiji ou Bertola

Como se faz para regular a altura das cordas?
E para que serve as travas na floyd rose (sem ser as regulam a altura da ponte) sao as travinhas q ficam em em baixo das cordas?
Desde já muito obrigado.

r2s2
Veterano
# jul/06 · Editado por: r2s2
· votar


Seiji ou Bertola

Minha guitarra, depois que instalou um EMG 89 na ponte, agora só toca o EMG em todas as posições do switch (5 posições, ibanez GRG 270), e só toca os outros captadores quando diminuo todo o volume e seleciono os outros, tipo o volume é ao contrário pra eles.
O que está acontecendo?
Obrigado

daniel_guitar
Veterano
# jul/06
· votar


eeevee
metal... ele e lah do cordeiro perto da exposição se quiser me add no msn daniel_alone@..... ai eu te mando o tel dele blz?

Gustavo_Clapton
Veterano
# jul/06
· votar


Seiji ou Bertola

qual é a grossura de uma strato padrão?
eu tenho uma prancha de alder de cerca de 4,5 cm é suficiente? ql é a grossura de uma fender padrao?

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Seiji ou Bertola
ta aqui
fotos até escrito o que fiz ;P

http://img212.imageshack.us/img212/7595/img0721xo0.jpg
http://img109.imageshack.us/img109/2808/img0762gv5.jpg

http://img141.imageshack.us/img141/310/pedalamv9.jpg
http://img209.imageshack.us/img209/6975/img0710af9.jpg
http://img508.imageshack.us/img508/1079/img0712mj4.jpg
http://img209.imageshack.us/img209/2450/img0715cb1.jpg
http://img508.imageshack.us/img508/3714/img0721wg7.jpg

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


128556
tem q para de roe a lateral do dedao em...

128556
Veterano
# jul/06
· votar


paulgilbert
aa man =/

meus dedo tao um regaço

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


128556
o meu eu roi bastante, mas dai roi akela parte q raspa pra da H.a. dai tava duendo pra porra, agora eu roou td os outros menos ali

leocasquinha
Veterano
# jul/06
· votar


daeE!!
alguém pode me dar algumas dicas escenciais para a produção de um braço de guitarra?? será meu primeiro passo na luthieria!!
vou fazer de itaúba, será q de imbuia fica muito melhor???
para mim colocar o tensor eh soh fazer um vazado no braço e depois colar a escala em cima???deixando o tensor bem justo com a madeira neh??
dependendo do resultado do braço vou fazer o corpo!
valeu aee pessoal!

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


pergunta bastante estupida, só queria saber a razao msm...

tipo um valvulado é legal dexa volume no talo pra valvula grita, entao se eu pega dexa volume no maximo, e na saida ao invez d ir pra caixa, ir prum eq. grafico q de pra eu abaixar o volume ate onde eu quero e depois ir na caixa, isso funcionaria?

chicao77
Veterano
# jul/06 · Editado por: chicao77
· votar


Bom dia galera da Lutheria,

Bom eu "herdei" uma guitarra EPIPHONE SG SPecial do meu irmão que é guitarrista. Mas noto que os agudos dela não têm um volume muito alto.

Sou um pouco novo na guitarra. Eu sou batera. =)

Eu lembrei quando ele me disse que uma vez mexeu nos captadores dela.

Comparando com outros modelos de Guitarra achei um pouco baixa demais a altura desses captadores.

Eles estão mais ou menos há quase 10mm das cordas, como se vê na fotos

Então pergunto: qual a altura ideal para esse tipo de captador nessa guitarra. Procurei no site da epiphone e nada.

Só mais uma pergunta. É verdade ou mito essa parada de que se pressionando os captadores se altera a programação dos timbres do mesmo - > Para esses captadores Epiphone de fábrica é lógico !

Abaixo seguem as fotos dela para vocês analisarem:

Link 1 - Foto da Altura dos Captadores


Link 2 - Altura dos Captadores - Outra Perspectiva de Visão

Obs.: por favor não me xinguem ! HEUIEIA

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


Alexandre Loks
É uma guitarra apenas razoável. Prefira a Shelter SST-62.
Robson Mattos Rezende
Leve a sua guitarra a um bom luthier pois é garantido, ademais, pontes tipo "Floyd" são muito sujeitas a problemas e sua regulagem é dificultosa.r2s2
Se vc instalou um captador ativo junto com passivos, fez algo que NÃO deveria ter feito.
Gustavo_Clapton
O ideal é que ela fosse um pouco mais espessa, para que, com o acabamento atingisse os 4,5cm de espessura (que é o padrão). Onde foi que vc arranjou essa madeira?
leocasquinha
Se vc não sabe como, é malhor NÃO fazer, pois essa é a parte mais difícil da construção de um instrumento. Ah... Essas madeiras não servem.
paulgilbert
Não.
chicao77
Bem, em 1° lugar essa guitarra é confeccionada em COMPENSADO, portanto esse é o maior problema, e, a não ser que vc construa um corpo de madeira de verdade, muitíssimo pouco poderá ser feito.
Sim, a altura dos captadores em relação às cordas altera a captação e em menor escala o timbre. Mas eles não podem ficar muito próximos das mesmas também não. Mudar timbre prescionando??? Isso não existe.
Abçs

Blue Jazz
Veterano
# ago/06
· votar


Ô Bertola... você se esqueceu de me responder também... meu post tava na página anterior, acho que vc não viu:

Seiji e Bertola:

Peço vosso precioso auxílio novamente...

Vi um DVD onde Steve Hackett toca com uma Les Paul com alavanca do tipo Floyd Rose e captação Fernandes Sustainer. A pergunta é:

Essa adaptação de se colocar um sistema do tipo Floyd Rose numa Les Paul é complicada? Debilita muito o sustain da guitarra? E o timbre, o som em si? Fica muito caro? Sabem de alguma Les Paul que já vem com esta configuração?

Quanto a captação Fernandes Sustainer: tem de tirar pedaços da madeira da guitarra? Vale à pena? O custo é grande? Se a opção de sustain for através de pedais, existe algum que consiga este efeito sem comprimir o som ou a única opção é o Ebow?

Muitíssimo obrigado mais uma vez!

Rachmaninoff
Veterano
# ago/06
· votar


Blue Jazz
você se esqueceu de me responder também... meu post tava na página anterior

Idem!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


Blue Jazz
Cara, essas guitarras que o Steve Hackett, o Neil Schon e o Steve Lukather usam (LP com "Floyd") foram construídas na Custom Shop da Gibson, ou seja, são guitarras de Luthier.
Possível até é, mas é um serviço caro e difícil sim, e a sustentação do instrumento será um tanto prejudicada.
A colocação do sistema Fernandes Sustainer é também complicada, e o sistema em sí complexo e caro. Eu nunca fiz esse serviço, nem sei quem o tenha feito.
Abç

Gustavo_Clapton
Veterano
# ago/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Um amigo comprou no site da Warmoth e me enviou essa peça

Blue Jazz
Veterano
# ago/06
· votar


Valeu Bertola, muito obrigado mesmo.

Já tinha imaginado que o custo seria mesmo alto, e a coisa toda muito complicada... sua confirmação foi muito importante pra mim, novamente muito obrigado!

r2s2
Veterano
# ago/06
· votar


r2s2
Se vc instalou um captador ativo junto com passivos, fez algo que NÃO deveria ter feito.


Mauricio Luiz Bertola

Hhahahaha, mas eu fiz, quais os problemas? Interfere no som, se eu selecionar só o ativo?

Se não interferir, tô nem aí, ficou muito legal o som, o prob é a diferença de volume entre os captadores, mas isso já é prob no próprio 89, qd vc seleciona o single o volume é muito menor que o Hb.

_li3feson_
Veterano
# ago/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

keria saber kual sua opiniao sobre os captadores Crafter alnico, e sobre a a Crafter Convoy CT, pra tocar heavy e nu metal.

Vlws!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


_li3feson_
Cara, infelizmente não conheço esse equipo aí, portanto não posso falar, mas, geralmente as guitarras Crafter são bem fabricadas sim.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


_li3feson_
Essa Convoy eu já ví numa loja e gostei. Mas do som não posso falar.
Abç

_li3feson_
Veterano
# ago/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vlws ae!

chicao77
Veterano
# ago/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu cara pelo toque - Agradeço de alma !

Rachmaninoff
Veterano
# ago/06
· votar


Caros Bertola e Seiji,

Minha pergunta na página 54 passou batida!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/125069/p53#29

Grato!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff
A diferença é um pequeno acréscimo de sustentação e de timbre mais "vivo" para os presos na madeira.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/06
· votar


Pessoal...
Estou com problemas com a minha conexão... cortaram =P
Depois que a minha briga com a Net for resolvida eu volto a trocar idéias e colaborar com o fórum.
abraços e torçam por mim !!!

Zandor
Veterano
# ago/06
· votar


Como eu faço pra nivelar os trastes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Seiji
Estaremos esperando ansiosamente, boa sorte.
Zandor
Levando a um bom luthier.
Abçs

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Seiji
torcendo \o

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)