Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji
Alguma novidade quanto as super-cordas?

r2s2
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola


O diagrama da fiação de uma Ibanez GRG 270DX é semelhante a qual outra guitarra? Pq nbo site da ibanez não tem dela, só de outras

Fabianorenno
Veterano
# jul/06
· votar


Ae, vcs sabem oq é realmente bom pra passar na guita e deixar ela mais limpinha e com os arranhões "escondidos"?

Zandor
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji

Quer dizer que eu poderia arredondar 611.63055.....mm pra só 611,63? Dá pra eu usar um paquímetro digital pra posicionar os trastes?

Drifter
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
E ae pessoal, beleza?!

Tenho uma dúvida rápida pra tirar. Tenho uma Epiphone Les Paul e como vocÊs sabem ela vem com aqueles captadores com nickel cover (capinha metalica) e eu estava pensando de trocá-los, mas antes gostaria de saber qual a diferença entre os captadores com nickel cover e aqueles que são descobertos.

Obrigada!

gsprs
Veterano
# jul/06
· votar


maykow_torres
vlw ae mano...

vo ver o q faço.. talvez eu va de 300 mesmo. \o/

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


Bertola ou Seiji
uma dúvida pequena mas muito importante:
se eu tiver q deixar minha guitarra sem cordas por um tempo (tipo um ou dois dias) pra fazer algum concerto, quantas voltas eu tenho q soltar no tensor para q o braço ñ empene?

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


Fritz_mkvl
Nada ainda; eu liguei esta semana, pra perguntar de uns captadores, e perguntei das cordas 015 e ela disse que já fizeram o pedido, resta saber se vão entregar.
Daqui a 2 semana estou ligando lá novamente...

r2s2
Procura no site da Seymour Duncam um esquema que seja igual à sua configuração de captação e controles.

Fabianorenno
Existem polidores próprios para isso, mas dependendo dos arranhões não vai esconder muito bem; só se forem bem superficiais

Zandor
Pode arredondar, pra 611,6mm. A precisão ds olhos e das mãos vão tornar tudo o que tiver depois disso irrelevante.
Vc pode usar paquímetro digital, mas vc va precisar de um paquímetro com, pelo menos, 50 cm !!! (pra pegar a escala inteira)

Drifter
Existem alguns tópicos que discutem a esse respeito, dá uma olhada na busca.
Tirando o fator estético ele dá uma pequena alteração no timbre, mas se é perceptível ou se é bom ou ruim isso depende do seu ouvido e do que vc procura.

Fabio Giavoni
Dependendo do conserto não precisa mexer no tensor.
O tensor, em geral, corrige a curvadura causada pela tensão das cordas forçando o braço a ficar reto; apenas os tensores de ação dupla é que entortam o braço para trás.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


Silvio Luis
è isso que o Seiji falou, mas não concordo com ele sobre as madeiras, gosto das duas e ainda recomendaria outra, o pau-ferro.
gsprs
Esse amp é bom e confiável.
Sub_Zero
Não. A Fender Mex é MUITO melhor.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


r2s2
Entre no site da Seymour Duncan e procure a configuração desta guitarra por lá. Existem também inúmeros sites na Internet com "trocentas" configurações. Pesquise.
Drifter
Teoricamente as capinhas são para diminuir microfonias e interferências de RF, digo teoricamente pois esse foi o objetivo de Set Lover aos colocá-las, mas isso foi nos anos 50, hoje a técnica de construção de captadores evoluiu um pouquinho.
Fabio Giavoni
Nenhuma, não mexa nele. Só o faça se for necessário.
Abçs

Drifter
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Obrigada! Estou pensando de comprar um captador sem nickel cover.

Até mais! Valeu!

Fabianorenno
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji
quais vc indica?

alfacorrea
Veterano
# jul/06
· votar


Alguém sabe a diferença "eletrônica" entre uma chave DPDT on/on/on e uma chave DPDT on/on.

A princípio a chave on/on/on tem três posições e a chave on/on tem duas posições, certo?

Mas se vc virar esta chave ao contrário, ambas possuem seis conectores para fazer a solda de fios, certo?

O que eu queria saber é a diferença em termos de conexão. A chave on/on funciona com 3 pares de conexão. Quando acionada para baixo ela liga os conectores do meio com os conectores de baixo, 2 a 2. Quando acionada para cima ela liga os conectores do meio com os conectores de cima, 2 a 2.

Essa parte é fácil...

Mas e a chave on/on/on. Também tem 3 pares de conectores. Mas quais são as ligações quando mudamos cada uma das três posições.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


alfacorrea
A de 3 posições no meio liga os dois (como uma chave de Les Paul), a de 2 liga ou um ou outro.
Abç

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
vlw caras. Esse tendor de ação dupla é encontrado em guitarras? Há diferenças visuas entre esse e um tensor normal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


Fabio Giavoni
Sim, é, mas não dá para ver a diferença, mas ela deve constar das especificações do instrumento.
Abç

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vlw mais uma vez

Fabianorenno
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
me responde ai plz =)

gsprs
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esse amp é bom e confiável.
vlw mano. abç..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


Fabianorenno
Em princípio sómente pano limpo e sêco. Para tirar arranhões vc precisa fazer um polimento com cêra automotiva e politriz, agora, se vc nunca fez, peça a ajuda de alguém experiente.
Abç

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


luthieres...
sendo NEUTRO, completamente,
se vcs conhecerem

algum captador da marca SPIRIT, CABRERA, MALAGOLI, SPANISH, STELLFNER entre outros de baixo custo consegue concorrer com SEYMOUR DUNCAN na qualidade de som, e tals?

Zandor
Veterano
# jul/06
· votar


paulgilbert

Em "qualidade de som" eles não estão muito atrás mas em variedade (ainda não vi ninguém fazer um duckbucker) eles são um pouco deficientes mesmo e essas empresas tipo Seymour Duncan produzem os captadores cuidadosamente prestando atenção no número de voltas das bobinas com o intuito de obter o menor ruído possível. Mas em som, timbre , não tão muito atrás não.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


paulgilbert
Olha, captadores não são equipos difíceis de serem feitos, nem exigem altíssima tecnologia. Sim, esses captadores estão bem próximos dos SD (com variações de marca p/ marca e de modelo p/ modelo dos que vc citou).
Abç

joao 5murf
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
então, eu comprei um peavey valveking e to com duvidas, nem liguei ele aqui em casa ainda por causa disso, só testei na loja. atras dele tá escrito 120vac e 150watts. aqui vai as duvidas

1) aqui na minha cidade a voltagem é 220, por isso comprei um tranformador de 300watts de 220/110. isso resolve meu problema, sendo que o transformador trabalha com folga e a voltagem não ultrapassa a do amplificador?
2) quando eu ligar em porto alegre, onde é 110, eu posso ligar direto na tomada ou tenho que ter algum aparelho especial para isso?
valeu

nhax
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Voce recomendaria algum Captador (preferencia nacional) para mim?e voce Concorda em eu tah u upgrade na minha tagima 735?
obs -tehno uma cort x-th

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


Fabianorenno
sei que existe um da planet waves, mas ainda não encontrei pra testar
eu uso um polidor que vende de litro específico pra verniz PU.

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


paulgilbert
é difícil de ficar neutro, mas eu acho que em termos de custo-benefício essas marcas mais baratas que vc citou tem vantagem; mas as marcas mais top ainda costumam ter um controle de qualidade melhor, materiais melhores e profissionais mais experientes na linha de montagem.

Penta_Blues
Moderador
# jul/06
· votar


Boa tarde!!!

Fábio Seiji
Fala meu camarada!!!
E como anda nosso projeto? Estou com uma dúvida com relação à angulação do headstock. Me parece que ele ficará tipo "tiltback" e a dúvida é se não terá problema se usarmos "rollernut"...
Aproveitando o embalo qual seria a medida ideal da escala: 24,75 ou 25?
Valeu!!!

Rifferman
Veterano
# jul/06
· votar


Iaew pessoal blz?

Quero saber se posso pegar o meu amp de guitarra, 50w falante de 12''; e trocar o falante dele por um de 12'' para baixo e usar o amp com um baixo

rola faze isso?
pode zua alguma coisa do amp (entradas, pre, power, etc)?
o som vai fica bom ou uma merda?

Vlw

nhax
Veterano
# jul/06 · Editado por: nhax
· votar


Fábio Seiji
quanto sairia uma pintura sunburst(aquela do SRV)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)