Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# mar/06
· votar

Fábio Seiji

como explicar o mistério daquela guitarra barata que tem um timbre arrasador ??? Eu tenho uma assim: yamaha Pac 312 (3-pieces alder body, maple neck)... equipada com modestos tex-mex fender a guitarra grita e já intrigou muita gente aqui em bh... Por outro lado, vc tem guitarras bem construídas, bons caps, boas madeiras que tem um som xoxo, sem vida... vc manda pro luthier pra ajustar trastes tudo e.... nada !... Isso me intrigou durante anos, aí comecei a perceber que nas guitarras que soam verdadeiramente bem, o braço ressoa quase tanto quanto o corpo... Ai comecei a pensar numa teoria: não seria a perfeita conformidade do encaixe braço-corpo um fator decisivo para um bom timbre ??? O q vc pensa disso ???

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar

Curly
Esse é um caso para o arquivo X....

brincadeira;
não é raro acontecer isso, já ví vários violões baratos feitos em laminado com um timbre melhor do que muitos violões de marca; mas acontece que é uma loteria pois essas fábricas não tem um controle de qualidade que mantenha esse padrão
as guitarras boas vêm com o braço perfeitamente encaixado com o corpo, na gibson, por exemplo, são os mesmos tiozinhos que fazem esse serviço há décadas, e só eles que fazem.
Dizem até que eles foram criados, atravéz de engenharia genética, especificamente para isso e não possuem olhos, orelhas ou membros, apenas um bico por onde são alimentados por sondas... ou será que eu tô confundindo ????? <outra brincadeira>

um bom timbre, vem de um conjunto amplo de fatores e não apenas da perfeita conformidade do encaixe braço-corpo; senão todas as guitarras neckthrough teriam um timbre melhor... além disso o timbre "melhor" é relativo, né??

Curly
Veterano
# mar/06
· votar

Fábio Seiji

eh, eh... é isso mesmo ! esqueci de dizer q estava me referindo a construção bolt-on (braço parafusado)... O caso da Pac é realmente intrigante... a guitarra desplugada tem um som impressionantemente alto... Noto também que ela é precisamente construída, como se fosse um cnc de alta precisão, daí a teoria do encaixe... Vou postar ainda uma gravação dela versus a am standard para ver se a galera aqui descobre quem é quem, he, he...

Curly
Veterano
# mar/06
· votar

Fábio Seiji

outro detalhe interessante: a guitarra é bem mais leve do que se esperaria de um corpo de alder...

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar

Curly
Vou te confessar... não gosto de bolt-on
esse é um dos motivos que eu só construo neckthrough

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar

Curly
Alder não é pesado (apesar de ser relativo...); as guitarras em ash costumam ser mais pesadas.

Curly
Veterano
# mar/06
· votar

Fábio Seiji

flw aí brother, vlw pelas dicas !!

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar

Curly
disponha

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06
· votar

Fábio Seiji

amanha te ligo...ver os esquemas!! blz? devo ir ao trampo..!! ae passo por ae se vc tiver!

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar

_BLACKMORE_
amanhã estarei na oficina até as 17:00hs; tenho um compromisso no começo da noite.
seu braço ainda tá no bloco de madeira, mas já aplainei e calibrei.
abç

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# mar/06
· votar

Bertola, estou começando a construçaõ do tube screamer TS 808. Mas o porjeto que eu consegui na net tá muito estranho. Vc teria o projeto na integra correto. Se tiver, peço-lhe encarecidamente que envie para mim neste e-mail. gtsalme@ig.com.br

tzabegg
Veterano
# mar/06
· votar

ae,
cara li 14 paginas de topico pra nao faze pergunta repetida...

eh mto trabalhos/dificil dexa uma guitarra pintada com acabamento natural? eh mto caro? eh mais garantido se for alguma pintura tipo burst neh pra ve um poco da madeira certo?

valew ae

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar

tzabegg
Se for uma guitarra já pintada precisa raspar toda a pintura e reenverizar; não é difícil mas é trabalhoso e vc corre o risco da madeira não ser tão bonita e ter várias emendas =S

Se vc estiver construindo uma guitarra nova aí é só envernizar, vc pode deixar totalmente natural ou fazer um burst.

Dependendo da guitarra vc pode colar só uma lâmina de madeira bem bonita e fazer um burst pra esconder o contorno e parecer que esse top é mais espesso do que apenas uma folhinha

tzabegg
Veterano
# mar/06 · Editado por: tzabegg
· votar

Fábio Seiji

vc corre o risco da madeira não ser tão bonita e ter várias emendas =S

por isso que eu pensei em uma guitarra jah pintada em burst, sera q rola?

e qto tu acha que isso pode custar?

mais uma coisa...
e se a guitarra for pintada na cor creme, eh possível raspar so o verniz e trocar ele por uma mais amarelado? para dar uma ar mais antigo?

Minow
Veterano
# mar/06 · Editado por: Minow
· votar

*editado*
abri um tópico com a duvida, obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar

iS_LaSh
Desculpe, mas não faço serviços para fora de minaha cidade,o REio de Janeiro, pois não tenho tempo nem, disponibilidade para tal.
Bendsup
Não difere em nada, basta trocar os da guitarra por esses.
Luis Guitar
O link não está funcionando
b]floyd_concil[/b]
Apenas realçe os agudos em sua equalização no amp.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar

Thiago Salme - Banda A Marilla
Desculpe, mas não tenho este projeto, Consulte os sites da Tonepad, da General Guitar Gadgets e da Fuzz Central.
Abç

GuitarHome
Veterano
# mar/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
O Que voce acha de um Tone Zone na ponte da minha Shelter FST 62 das antigas ??

e pra combinar e deixar um set bem versatil pra hard rock e metal e tocar muitoo satriani e vai que toco por ai pra por no braço o que vc acha?
Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar

GuitarHome
Esse "stack" tem alta saída, creio ser bem legal para o uso que vc pretende.
Abç

led zeppelin
Veterano
# mar/06 · Editado por: led zeppelin
· votar

BERTOLA e SEIJI

Tenho uma epiphone les paul standard, utilizo cabos santo angelo e amp meteoro atomic drive, enquanto meu lc15r não chega. A questão é, com drive do amp ligado existe chiado e interferencia de radio no som. como resolver esse inconveniente ???? será que existe problemas com o amp ou a rede eletrica???pois esses captadores não deveriam eliminar chiados(Humbuckers)??

outra duvida: posso utilizar cordas 0.9 ou 0.8 com modelo les paul sem trastejar e com ação de cordas relativamente baixa??as notas a partir da 12 casa não estão corretas como corrigir??

BaDComPaNY
Veterano
# mar/06 · Editado por: BaDComPaNY
· votar

Eu gostaria de saber se vou precisar ''retrastejar'' minha guitarra.
Tem muitas notas q pressionadas saem trastejada,a Mi(6°) solta tambem ta trastejando e na mizinha,as casa 20 e 21 tem o mesmo som pq o traste da 21 ta mais alto q o da 20.

Edit*: Esqeci de agradecer ^.^, Desde jah Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar

led zeppelin
A questão da interferência geralmente vem de má blindagem do equipamento e aterramento da rede elétrica, procure usar um bom filtro de linha. Os Hb's da Epiphone são notórios por apitarem em altos ganhos, captadores de melhor construção evitam essas problemas (mas não os elimina totalmente se o ganho e a taxa de distorção for exageradamente alto).
Usar encordoamentos de baixos calibres em uma Les Paul é um erro, pois essa guitarra possui uma escala de menor medida (24,75pol, contra 25,5 pol. das Fenders), o que torna as cordas mais frouxas, ademais essas cordas não proporcionam sustentação e timbre adequados (nem muito menos durabilidade), assim eu nunca recomendo cordas abaixo de 0.10 para NENHUMA guitarra, muito menos Les Pauls.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar

tzabegg
por isso que eu pensei em uma guitarra jah pintada em burst, sera q rola?
Pode facilitar dependendo da construção da guitarra pq se ela, sendo burst, for feita da forma que eu citei acima (de ter uma lâmina colada com os contornos disfarçados pelo burst) precisa tomar é muito difícil de conseguir tirar a pintura sem arrancar essa lâmina fora.
Precisa levar à uma pessoa com experiência para analisar a construção e te dara melhor opção.

e se a guitarra for pintada na cor creme, eh possível raspar so o verniz e trocar ele por uma mais amarelado? para dar uma ar mais antigo?
Raspar só o verniz é humanamente impossível, hehehe.

Quanto ao custo é melhor vc pesquisar e fazer orçamentos; mas não deixe de avaliar pessoalmente o trabalho desse profissional.

led zeppelin
Tenho uma epiphone les paul standard, utilizo cabos santo angelo e amp meteoro atomic drive, enquanto meu lc15r não chega. A questão é, com drive do amp ligado existe chiado e interferencia de radio no som. como resolver esse inconveniente ???? será que existe problemas com o amp ou a rede eletrica???pois esses captadores não deveriam eliminar chiados(Humbuckers)??

outra duvida: posso utilizar cordas 0.9 ou 0.8 com modelo les paul sem trastejar e com ação de cordas relativamente baixa??as notas a partir da 12 casa não estão corretas como corrigir??

Problema de blindagem e aterramento. Rede elétrica pode provocar ruídos e até alguns chiados mas interferência de rádio é problema de equipo mesmo

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar

BaDComPaNY
Só levando num luthier pra avaliar a situação.
Pode ser que precise só de regulagem ou nivelamento dos trastes mas pode ser que precise trocar os trastes se eles estiverem muito gastos.

RaFaEl69
Veterano
# mar/06
· votar

Fábio Seiji
e aew cara tudo tranquilo??

seguinte eu tava querendo colokar corda 0.10 na minha guita do jeito q tá será q pode agravar mais problema da ponte ou naum???ou é melhor deixar do jeito q tá??

valew cara.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar

hoje tenho duas perguntas aí pra vcs!

1 - como já tinha falado antes estou afim de mandar nivelar ou trocar de vez os trastes da les paul pois existe um certo "buraco" em 6 deles, apenas em cima da corda G, com certeza o antigo dono gostava de vibratos hehe... o pior deles deve ter no máximo meio milímetro de profundidade, é algo visualmente perceptível mas na hora de tocar não sinto, pelo que falei mesmo tendo pouca base o que vcs acham? é preciso trocar ou uma polida já basta? tendo em vista também que os trastes da les paul me parecem ser bem baixos...

2 - Achei um vídeo interessante comparando uma Gibson Les Paul e Sg, no mesmo amp, mesma configuração, mesma música, e é notável a falta de graves na Sg, seria isso influência da madeira? Não sei dizer se os caps são iguais então queria que vcs avaliassem, é algo interessante de saber... aí vai o link: http://www.youtube.com/watch?v=FQNo3w0sdHg&search=les%20paul

Luis Guitar
Veterano
# mar/06
· votar

Gasoline
Essa shelter não são de comprensado, não eh??? Um amigo me ofereceu uma Epiphone Special, ele tocou com ela 2 semanas e desistiu de aprender, e estava vendendo bem em conta, não curti o modelo e por isso não comprei!! Não sabia que era de comprensado!!!!!! Ainda bem que não comprei!!

Gasoline
Veterano
# mar/06 · Editado por: Gasoline
· votar

Luis Guitar
Não sou expert em Shelters. Mas pelo que eu pude ver, não são de compensado não. Por isso são uma excelente compra pelo preço.

vinihendrix
Veterano
# mar/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola

qual a diferença sonora entre guitarras semi acusticas semi hollow body e full hollow body?

conhece alguma full hollow boa e com bom preço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar

vinihendrix
As semi-acústicas, na verdade as de tipo 335 deveriam ser chamadas semi-sólidas, pois possuem um bloco central de madeira maciça onde são presas as peças e o braço, tem um som bem característico e podem ser usadas com overdrives e em altos volumes. Já as própriamente semi-acústicas, tipo 175D não possuem tal bloco e, se em alto volume iniciarão um "feedback" incontrolável que inclusive poderá rachá-las; seu som é mais "velado" e acústico mesmo, próprio para jazz e bosa-nova.
Abç