Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Marcel MSL
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji

blz?!, é o seguinte Fábio, meu tio trabalha em uma madeireira aqui em Joinville - SC, e se propôs a conseguir uma madeira legal para contruir uma guita.

Vou fazer um protótipo da JS da ibanez (para canhoto), qual seria uma madeira boa para este projeto?

ps: o braço não me arriscarei, deixarei para quem sabe, hehe

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji

vou te ligar....ae nos acertamos!

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


Marcel MSL
Existem várias possibilidades como cedro, freijó, jequitibá, marupá, cerejeira, tauari, canela, mogno, imbuia e etc. São madeiras de densidade média e boa resistência.
Se eu tivesse um tio que trabalhasse numa madeireira eu tava realizado, rs.

_BLACKMORE_
Te liguei, mas caiu na caixa postal; te ligo amanhã de manhã.

Zandor
Veterano
# mar/06
· votar


Pergunta, madeira de castanha-do-pará é boa pra fazer guitarra?

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Fábio Seiji

vou deixar ele ligado hoje!!!
e eu perdi o fone seu!!
opa...apareceu aqui na telinha!!
te ligo ok? valeo!

Marcel MSL
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji

qual a largura e espessura da madeira deve usar?

em qual região você se encontra?

tu pode me dar uma orintação na construção do corpo da guita?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


Blue Jazz
Sua guitarra é uma telecaster? Se for, eu recomendo o uso de um Hb normal mesmo (existem muitas opções no mercado), principalmente os que seguirem o esquema (de saída baixa/moderada) do PAF (novamente existem muitas opções).
Abç

iS_LaSh
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qnt o sr cobraria pra soldar tudo em um escudo de strato, no caso eu te enviaria todo o materia e vc soldaria os captadores e os potenciomentos pra mim

qnt ficaria ??? nao pode ser muito caro pois ainda tenho que pgar os fretes !!!

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola


te amndei um email pra encher o saco man! \o/

Luis Guitar
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
E ae meu amigo, blz?? O que vc poderia me dizer sobre essa outra guitarra???? O material eh melhor que a Kashima????

Luis Guitar
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E ai meu amigo, blz?? Por favor, vc poderia me dar algumas informações sobre essa guitarra??? O material eh bom??? Seria uma boa compra para começar??? Valeu!

Luis Guitar
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
http://www.americanas.com.br/cgi-bin/WebObjects/eacom.woa/wa/prod?pitI d=200731&source=search_b

Luis Guitar
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
http://www.americanas.com.br/cgi-bin/WebObjects/eacom.woa/wa/prod?pitI d=200731&source=search_b

Bendsup
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

falando em pics pra tele... tava afim de pegar esses aqui:

- vintage 63 tele (custom vintage wiring circuit) (ponte)
- custom shop "twisted" tele (braço)

pesquisando os velhão que usam tele, fui no site da Fender e acho que identifiquei esses como sendo os cap que eu quero.. agora o que que difere no circuito?! pq eu to pensando em encomendar esses aí pra colocar numa tagima 505 que eu peguei.. veu ter que encomendar algum circuito especial pra instala´los?!
abraço!

floyd_concil
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ola amigo tenho uma ibanez grx20 ela tem 2 hambuckers mas eu acho o som dela muito grave na minha opniao falta agudo no som dela, o q eu posso fazer pra deixar o som mais agudo ??

abraços !!!
=)

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


Marcel MSL
A madeira pro corpo tem que ter 45mm de espessura aparelhada, a largura e comprimento depende do modelo, mas é bom que tenha no mínimo 35 X 52cm

Luis Guitar
Não gosto de indicar instrumentos, não tenho experiência suficiente então tenho medo de indicar uma coisa que pode não te agradar, entende?

_BLACKMORE_
Pretão, não encontrei quase nada da sua lista, só achei a borracha da placa de junção.
Nem as buchinhas das cordas, que eu tinha certeza que ia encontrar, não tinha lá na loja =S
Preciso falar contigo sobre os trastes e o tensor, te ligo amanhã. Abç

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji

ok!!

Luis Guitar
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
Vc poderia me indicar uma pessoa aqui no cifra que poderia me ajudar???

teuabreu
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio e Seiji

Quais madeiras são indicadas para se construir um violão flamenco, com aquela caracteristica de som seco e com forte ataque?

Valeu e abração pra vcs!!!

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
· votar


teuabreu
Quais madeiras são indicadas para se construir um violão flamenco, com aquela caracteristica de som seco e com forte ataque?

Essa característica de som seco e com ataque vem mais da técnica do que do violão. No violão erudito, você varia altura da empunhadura de acordo com o som que você quer tirar (mais pro braço, som mais suave, mais pro cavalete, som mais seco), e também tem a questão das unhas.

Na época que eu estudava violão clássico, fui num masterclass de um professor holandês, e ele tirou um som inacreditável do meu humilde violão.

floyd_concil
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji


ola tenho uma ibanez grx20 ela tem 2 hambuckers mas eu acho o som dela muito grave na minha opniao falta agudo no som dela, o q eu posso fazer pra deixar o som mais agudo ??

abraços !!!
=)

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


Luis Guitar
Apenas seguindo as indicações de muitos daqui do fórum.
As Shelters SSt1, SST2, e SST62 são ótimas opções para se começar, pq mais adiante, caso sinta-se necessidade, elas podem ficar bem legais com alguns "upgrades".

Apenas fuja de guitarras de compensado, como Epiphone Special, Washburn Lyon e Eagles mais novas, entre outras.

Do resto, apenas toque na guitarra e veja qual é melhor.
Vá numa loja, teste vários modelos (ou peça para algum amigo que entenda ou vendedor atencioso (se encontrar) testar para você) e compre o que gostar mais.

Depois leve a guitarra num luthier para uma regulagem geral (isso é ordem! nenhuma guitarra não importa o preço, vem perfeitamente regulada de fábrica) e aproveite e já peça umas dicas de como manter e lidar com teu instrumento.

Feito isso, é só festa!
ok ?

Qualquer coisa, o Bertola pode te ajudar melhor.


floyd_concil
Não conheço tua guitarra. Caso já não possua, pode-se trocar os potenciometros de volume pelos de valor 500K, e dependendo do valor dos capacitores da ligação, pode-se trocar-los também.
Caso já esteja a ligação com as caracteristicas corretas, ai somente trocando os captadores (ou o amp).

O ideal é levar tua guitarra num luthier, para que ela possa ver e ouvir ela, e lhe indicar a melhor opção.

Faça um orçamento, normalmente é gratuito.

iS_LaSh
Veterano
# mar/06
· votar


Quase comprei uma Shelter esses dias pra traz !!!! 230 conto o cara fazia a vista em uma sst01 toda branca !!! mais nao consegui arrumar o dinheiro e a drugui vendeu a parada pra outro !!! maciinha !! baxinha a corda !!! muito legalzinha e zera

iS_LaSh
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline
Sr gasosa !!!

O sr nao me disse se há algo melhor que eu possa comprar pro meu projeto qnt aos captadores !!!! falei dos Kent armstrong mais o captador da ponte eu acabei de lembrar que eu tenho um Dimarzio V2 !!! uasehauehuaehauehaue otimo !! pelo menus 70 conto a menus pra gasta com tarrachas Gotoh !!! tem algo melhor por 270 conto ??? montado com o escudo ??

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


iS_LaSh
Montado com Escudo, acho que não.
Mas desconheço os modelos single da Malagoli (dizem que novos são ótimos) e da Stellfner mesmo (os Neodymiuns casariam bem com humbuckers, mas perderiam a caracteristica mais "strat" do som).

Essas seriam tuas opções, basicamente, pelo valor.
E tu quer HSS né ?

Senão, coloca o V2 na ponte e larga um Spanich PAF no braço e tá feito.

Luis Guitar
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline
Valew mesmo meu amigo, me ajudou muito!!!!!!

teuabreu
Veterano
# mar/06 · Editado por: teuabreu
· votar


Rachmaninoff


Realmente quando o cara é bom não tem violão ruim de que faça o cara desandar, quando fazia violão classico com Carlos Porto, putz parecia que transformava meu violão em ouro, mas no Flamenco a sonoridade do violão tambem(construção, madeiras que são diferentes do violão erudito), é tão importante quanto a tecnica por mais que o cabra seje bom o timbre não será o mesmo.

Na video aula do Oscar Herrero, aí ele fala dessas especies:

Tampo Cypress wood(o mais tradicional).
Lateral e fundo: cypress ou palosanto(quaiac wood)* --- * este pode ser:Indian palosanto(escuro), basilian palosanto.
Escala: cedar, ebony.

Cypress mais brilhante, palosanto mais redondo

palosanto=jacaranda???

Como não saco nada de espanhol gostaria de saber se existe alguma alternativa brasileira para substituir o Cypres wood(não faço ideia de que madeira seja esta), sem ser o "jacarandá"?

metalbee
Veterano
# mar/06
· votar


Sou do RJ, estou montando pedais, gostaria de saber se só na R. do Libano é que encontro componentes?Estou precisando do botão de metal p acionar o pedal e não encontro.OBRIGADO.

metalbee
Veterano
# mar/06
· votar


ouvi tb sobre usar "patola" como caixa p pedal, o q é isso?

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


Luis Guitar
Vc poderia me indicar uma pessoa aqui no cifra que poderia me aj
Olha o Bertola aí, tem o Gasoline, o Panucci e vários outros...

teuabreu
Quais madeiras são indicadas para se construir um violão flamenco, com aquela caracteristica de som seco e com forte ataque?
Existem muitas como fundo e lateral em mogno, jacarandá, pau ferro, caviúna e etc. Tampo em spruce (abeto). Mas como o Rachmaninoff disse aí, o estilo flamenco vem mais da técnica e da construção do que das madeiras do violão.
Essas madeiras diferentes vão se comportar diferentes, mas não vai sair mais ou menos flamenco se vc não tocar de forma correta, entende???
Cypress é o que chamamos de Cipreste, parece um pinheiro com as folhas mais baixas secas com cor de ferrugem, tem uma aparência bem melancólica porisso é considerada a árvore símbolo da morte. A madeira tem textura fina e grão direito com densidade média. Para tampo sonoro ele não responde tão bem quanto o spruce (abeto), mas funciona... marupá também funciona para tampo sonoro.
Palosanto é o que chamamos de Pau Santo, madeira muito rara e chega a ficar pretinha com um fundo esverdeado... muito densa e incorruptível... lindíssima.

floyd_concil
Precisa verificar antes o motivo do som sair tão grave, sem ver ou sem mais detalhes fica difícil... pode ser captador, potenciômetro, capacitor e etc.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)