Perguntas para AllexCosta

Autor Mensagem
allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


LucasLermen

Infelizmente nao. Sei q eh um baixo muito peculiar e eh importante tentar tocar em um antes de comprar, como com qualquer baixo. Olhando pra ele e conhecendo instrumentos Gibson imagino q tenha um som bastante grave, bom pra rock, parecido com som de Rickenbacker. Deve ser tambem terrivel pra quem gosta de slap.

crsilva
Veterano
# mai/08
· votar


Oi Alex, toquei essa semana bastante num Musicman Sterling de um amigo meu...

Achei muito bacana o baixo, braco bem confortavel, leve, e ele é todo mais compacto que o Stingray... as casas sao menores tambem, entao pra quem tem mao razoavelmente pequena fica muito bom..........

crsilva
Veterano
# mai/08
· votar


Alex, esses Musicaman HH ou HS, ja tocastes? Muda muita coisa o som pros que tem apenas um unico cap...

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


crsilva

Nao gosto desses baixos. O MusicMan Stingray tradicional eh o unico q eu teria.

crsilva
Veterano
# mai/08
· votar


allexcosta
Na verdade no post anterior eu estava perguntando se mudava muito o som nesses modelos HH ou HS... mas esqueci de por a interrogacao e pareceu que eu estava afirmando...

Entao, muda muito o som? E porque nao pegaria um modelo desses ja que pelo que li é possivel tirar o mesmo som do tradicional com mais algumas mudancas?

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


crsilva

Pode ser impressao minha, mas acho q os modelos tradicionais tem um som melhor.

crsilva
Veterano
# mai/08
· votar


allexcosta
Alex, onde toco, devido a acustica todo mundo agora so toca com fone de ouvido... fica inviavel usar um ampli pra baixo...

Entao o baixo é ligado direto em linha, ou seja, vai pro direct box direto pra mesa...

Num caso desses vc usaria alguma coisa a mais pra esquentar mais o som tipo um pedal? Ou usaria direto mesmo?

Abraco....

allexcosta
Veterano
# mai/08 · Editado por: allexcosta
· votar


crsilva

Ah nao, cara...
Vc compra um Lakland com Retro pra usar fone? Caramba... Q q eu vou dizer?
O Retro jah manda muito e nao vejo necessidade de nada alem de um bom DI passivo. Se vc tiver como conseguir, recomendo um Radial JDI.

crsilva
Veterano
# mai/08
· votar


Ah nao, cara...
Vc compra um Lakland com Retro pra usar fone? Caramba... Q q eu vou dizer?
O Retro jah manda muito e nao vejo necessidade de nada alem de um bom DI passivo. Se vc tiver como conseguir, recomendo um Radial JDI.

POis é bicho... triste mas é a realidade...

O que esse radial JDI faz comparado a um direct box normal? Poderia dar uma explicadinha????

Valeu.......

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


crsilva

O que esse radial JDI faz comparado a um direct box normal?

Absolutamente a mesma coisa, soh q com componentes top de linha, portanto menor possibilade de distorcao ou ruido e uma saida bem limpa e rica de harmonicos.

leontad
Veterano
# mai/08
· votar


Quanto tempo Allex!

Assistindo a alguns DVDs, percebi que o baixista da Ivete Sangalo, realiza frases juntamente com os metais e maioria das passagens (frases) em incrível precisão, o kara eh muito bom. Tocar com muitos instrumentos (percussão) ajuda, ou usando uma palavra de efeito, "liberta" o baixista para esses arranjos, ou deve ele realizar a base e pronto?

Parece ser um critério subjetivo, mas é interessante saber opiniões, pois alguns músicos preferem o baixista fazendo base, e outros querem que o baixista se solte mais (Deve se tocar aquilo que a música pede, ou aquilo que te faz sentir mais à vontade?)

Qual a sua opinião?

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


leontad

Minha opiniao eh q nao ha regras.
Sou da mesma escola do Gigi e gosto de um som e fraseado modernos, sem perder o groove. A musica baiana pode se tornar bem complicada pros baixistas por causa dos surdos da percussao q trabalham na mesma faixa de frequencias.
Como regra geral deve-se fazer o q a musica pede, seja uma levada intrincada e cheia de notas ou uma balada estilo Tim Maia. Ou ateh mesmo um fraseado totalmente em contra-ponto como o do Anthony Jackson. Mais uma vez, nao ha regras, quando se tenta impor regras a musica sai perdendo. Uma vez mandei um e-mail pra um cara q tava precisando baixista, ele perguntou q baixo eu usava, eu disse um Lakland 5 cordas. Ele perguntou o q havia de errado comigo por nao usar um Precision de 4, perguntou tambem se passava pela minha cabeca a possibilidade de slap, por que se passasse eu nao servia, ele disse ainda q se eu nao estivesse disposto a tocar baixo de 4 cordas nao dava. Obviamente eu nem respondi...
Roqueiros...

leontad
Veterano
# mai/08
· votar


Allex

Se não me engano o baixista da Ivete Sangalo era antes do Netinho, (já assisti show da Ivete de perto, e ela valoriza demais o baixista que tem, até mais que outros músicos da banda)

Mas ainda falando de bastidores...

O ramo musical na bahia deve ser bem concorrido, devido a musicalidade presente em todas as épocas, vc que viveu um bom tempo por lá, como é o critério para escolha de um baixista? Precisa ter um bom instrumento? é o artista que escolhe ou um produtor? a "vaga" lá é tão concorrida assim como parece? Faz-se um teste? Como foi com vc nesse caso?

Abraços

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


leontad

Depende, as vezes atraves de amizade, as vezes teste. Eu q entrei na banda do Netinho qdo Gigi saiu. Fiz teste com mais uns 8 caras, mas eu terminei nao ficando na banda pq vim pros EUA. Ficou Marquinhos, meu amigo.

denismonteiro
Veterano
# mai/08
· votar


allexcosta

só para não generalizar, eu sou "roqueiro" e toco em baixo de 4 a 6 cordas e fretless e toco com slap até em deep purple...
:P

allexcosta
Veterano
# mai/08 · Editado por: allexcosta
· votar


denismonteiro

Roqueiros americanos caretas... Desculpa aih.

denismonteiro
Veterano
# mai/08
· votar


allexcosta
tudo bem, tá perdoado.

aiheauiehaiuheaiuheaiuea.

toka-baixo
Veterano
# mai/08
· votar


alex, oq vc acha dos baixos ESP com captadores EMG, são só pra metal ou é boato e são ótimos?

to muito confuso, dizem que os EMG são só pra metal e tem gente que diz ter um som bem pesado mais que mesmo assim vai bem com tudo

qual é a sua opnião?

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


toka-baixo

Nunca toquei nesse baixos, mas usei EMG durante muitos anos e acho um captador muito bom, alem disso muito versatil. O Wooten toca tudo menos metal e usa EMG, neh? Se a tocabilidade for boa com certeza eh um bom baixo.

leontad
Veterano
# mai/08
· votar


Allex

Se curiosidade matasse....

Como são feitos os ensaios nessas bandas profissionais(Netinho, Ivete)? Quantas horas de ensaio? A linha melódica que vc faz no baixo é vc que decide ou um maestro? É consenso da banda ou alguem já traz a partitura pronta com arranjos só pra vcs executarem? O cache dos musicos tb está incluido os ensaios ou somente os shows? COnte um pouco da sua experiência nesse sentido

desculpae, apenas tentando conhecer os bastidores...

abraços

conehc
Veterano
# mai/08
· votar


allexcosta
Acha que a troca de captadores em baixos baratos compensa? Tenho um condor de 500 reais e a pegada dele é muito boa (já inclusive conversei com o pc barros que tem um e diz que adora). O próprio pc recomendou trocar ou os captadores ou o circuito desse baixo pra dar uma melhorada no som, falou dos emg pj5 e o bqc control mas na época achei demais gastar o dobro do valor do baixo em parte eletrica. Você que já tocou com esses captadores vale a pena?

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


leontad

Cada banda eh de um jeito.
Eh normal ter um diretor. Partitura geralmente soh pros metais. Sequencia de acordes geralmente eh entregue pros instrumentos de harmonia.
O diretor te entrega um CD midi com os arranjos, ou as vezes a gente resolve o arranjo no ensaio mesmo. Ele te fala se a linha de baixo eh definida ou se vc faz a sua.
3 horas de ensaio eh o comum, a nao ser q seja um evento especial com pouco tempo de preparacao. As bandas top pagam ensaio. Trio eletrico geralmente o cache eh triplo, assim como show de ano novo.
Banda sem diretor pega as musicas do CD da propria banda, com arranjos feitos pela galera do estudio e toca as musicas das outras bandas como elas sao, ou com pequenas modificacoes.
Nao tem muito segredo nao. Quando tem dancarinos a gente faz ensaio geral num palco grande de algum teatro.

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


conehc

Qualquer baixo com boa tocabilidade, q afine bem e segure afinacao pode se tornar um grande baixo com eletronica de qualidade. (assumindo q pelo menos seja madeira normal e nao "plywood"), entao a resposta eh sim. EMG sempre dah certo e sempre soa bem. Recomendo.

conehc
Veterano
# mai/08
· votar


allexcosta
Acho que posso passar a considerar uma eletronica boa... o baixo faz exatamente o que vc falou: tem uma boa tocabilidade, afina bem, segura afinação (uma semana dentro do bag e desafina muito pouco) e madeira é basswood mas é sólida. o som é mais ou menos esse, mas está meio ruim, principamente nos graves já que gravei com placa on-board de pc. A técnica também é podre, mas isso um dia eu ainda melhoro.

Trio eletrico geralmente o cache eh triplo
Já que falou nisso, como é tocar em trio na bahia? aqui, no interior de minas foi uma experiencia meio traumatizante... tendo que desviar de fios de telefone, custando equilibrar e ao mesmo tempo ler os esquemas de harmonia porque não tinha pego as músicas direito. Lembro que quase caí algumas vezes

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


conehc
Já que falou nisso, como é tocar em trio na bahia? aqui, no interior de minas foi uma experiencia meio traumatizante... tendo que desviar de fios de telefone, custando equilibrar e ao mesmo tempo ler os esquemas de harmonia porque não tinha pego as músicas direito. Lembro que quase caí algumas vezes

Isso tudo q c falou q eh o divertido. Tocar em trio eh o q me dah mais saudade. Trio eletrico eh o caos controlado. Sinto falta das falhas de gerador, do som parar, do eixo quebrar, o povo balancando o trio pra derrubar a gente, pedaco de percussao caindo lah de cima nas curvas... hehehehehehe

conehc
Veterano
# mai/08
· votar


allexcosta
falando assim até dá vontade de rir de tudo mesmo... curvas de 90° eram um inferno, toquei apenas 2 dias, mas já deu pra sentir mais ou menos como é estar em cima de um trio... as coisas são completamente diferentes de um palco. Como cada um se agarrava onde dava o pessoal da banda ficava meio afastado, achei complicado a comunicação em cima do trio, até aqueles famosos olhares que dizem tudo ficaram prejudicados.

ah, eu estava lendo um topico seu no talkbass outro dia, as coisas estão mudando um pouquinho por aqui pelo menos nas marcas... em minas estão usando mais os sets da hartke pra baixo e jcm800 pra guitarra. Essa tem sido a exigencia da maioria das bandas grandes. Estão usando tambem os koss portapro de retorno para os músicos e os que ainda tem retorno de chao usam uns retornos mais compactos.

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


conehc

Duvido q na Bahia o gosto tenha mudado de GK pra Hartke, mas pra guitarra talvez tenha mudado sim. Nao consigo engolir essa historia de Porta-Pro, na boa. Chegar num show e ver a banda toda com aquele bagulho pendurado, parece idade da pedra...

jkdias
Veterano
# mai/08
· votar


allexcosta
Qualquer baixo com boa tocabilidade, q afine bem e segure afinacao pode se tornar um grande baixo com eletronica de qualidade.

fico curioso pra saber como soaria um SX JB75 com um par de Fralin ou NJ4 + um pré-amp aguilar ou J-Retro! Acho q daria muito trabalho pros Fenders USA hein...

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


jkdias

Sem duvida destruiria qualquer Fender americano.

fabricio 12
Veterano
# mai/08
· votar


allexcosta

Nao consigo engolir essa historia de Porta-Pro, na boa. Chegar num show e ver a banda toda com aquele bagulho pendurado, parece idade da pedra...

Pow Allex eu tenho porta pro + power clik (espécie de amp de fone, é legal, é feito por uns caras aqui de Niterói-RJ) mas nem imagino tocar com ele no ao vivo, pq fone de ouvido por melhor que seja não te dá a sensação de peso que a amplicação te dá. Até quando toco violão elétrico eu so me sinto bem se tiver um monitor mandando o som dele pra mim.


conehc

Cara pode fazer as mudanças no Condor. Todos nos quais eu toquei são razoalvelmente bons e só pecam na elétrica e captação. Mas vem cá tu não ia comprar um novo de 5c, tu disse que tava fazendo aí umas economias?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Perguntas para AllexCosta