HOME STUDIO

Autor Mensagem
Demolisher
Veterano
# mar/05


Existem várias pessoas aqui do fórum que tem interesse em matérias sobre home studio ou relativas a esse assunto. Como trabalhei um tempo com isso, tenho uma compilação de textos e uma certa experiência sobre o assunto, resolvi criar este tópico para ajudar quem precisa, e conto também com a ajuda de outros membros para que este tópico auxilie aqueles que necessitam.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Montar um home studio implica em equilibrar uma série de fatores. De acordo com os objetivos, capital, espaço, clientela ou necessidades pessoais, surgem inúmeras opções para quem vai “se equipar”. Nada é pior que constatar erros de planejamento depois de realizado o investimento, como a compra de aparelhos desnecessários ou obsoletos. Agora, com a instabilidade do real frente ao dólar, o custo de uma escolha equivocada se multiplicou. Antes de comprar, devemos colocar na balança todas as necessidades e possibilidades, e aí fazer uma lista de todos os itens, com modelos e preços compatíveis.

Existem estúdios de todos os tamanhos, com uma infinidade de configurações. Cada um tem seus recursos, seu mercado, sua vocação. Para facilitar as coisas, classificamos os home studios em três níveis: básico, intermediário e avançado. Em todos esses níveis, mantemos os mesmos conceitos quanto aos recursos utilizados para gravação e mixagem. O que varia de um nível para outro é a complexidade e a versatilidade desses recursos, o que geralmente (mas nem sempre) influencia a qualidade do som.

Muito mais importantes que o uso de máquinas e programas de última geração são o talento e a experiência de quem os opera. Um produtor talentoso, com a curiosidade permanente de buscar novas soluções, pode tirar o maior som de um pequeno estúdio, enquanto um outro, mais burocrático, é capaz de fazer uma mega-estação de trabalho soar como uma lata.

Esses estúdios podem gravar somente áudio, mas é bastante comum a presença de um sistema MIDI, com sintetizadores seqüenciados. Alguns estúdios que só produzem música eletrônica têm no sistema MIDI o seu ponto forte. Unidos, os recursos de gravação de áudio e de seqüenciamento MIDI expandem em muito as possibilidades de qualquer sala de gravação ou produção.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Todo estúdio, de qualquer nível, opera com os seguintes itens:

Áudio:

Microfones

Mesa de som

Monitores

Gravador multipista

Gravador estéreo

Processadores de efeitos (reverber e outros)

Processadores de dinâmica (compressores e outros)

Processadores de timbre (equalizadores)

Cabos de diversos formatos

MIDI:

Seqüenciador

Instrumento controlador (teclado ou outro)

Módulos geradores de som (sintetizadores e samplers)

Cabos MIDI

Diversos desses componentes de áudio e MIDI podem se apresentar como reais (“físicos”) ou virtuais, em forma de programas de computador.

Podemos compreender a utilização de todos esses itens levando em conta os 3 níveis em que classificamos os home studios. Vamos definir, primeiro, em que consistem esses três níveis.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


O home studio básico, iniciante, pode começar usando um ou dois microfones dinâmicos com pedestais, uma mesa de som de 8, 12 ou 16 canais, amplificador e caixas acústicas (no início, que sejam as melhores possíveis). O gravador multipista pode ser um porta-estúdio (gravador de 4 ou 8 pistas com mixer) em cassete, MD ou HD, ou um sistema de gravação no PC, com uma placa de som, um programa de gravação multipista e um HD de tamanho razoável. O gravador estéreo pode ser um deck cassete ou um MiniDisk. Um ou dois reverberadores ou multiefeitos (alguns porta-estúdios e programas de gravação já vêm com um bom kit de efeitos incluído) e os cabos apropriados completam a seção de áudio. O estúdio MIDI deste nível usa um seqüenciador (no PC ou em hardware) e um sintetizador multitimbral. Este pode ser um rack ou um teclado, que pode conter o seqüenciador. Neste caso, o teclado (workstation) agrega sozinho todos os itens do sistema MIDI. Eventualmente, alguns estúdios começam usando o sintetizador da placa multimídia. Este estúdio custa cerca de 4 mil dólares e você pode ir adquirindo os equipamentos aos poucos, usando os que já possui. Se for só de áudio ou só MIDI, pode custar cerca da metade.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


O estúdio intermediário usa um sistema de gravação de áudio digital em oito ou 16 pistas, em fita (1 ou 2 ADATs) ou em hard disk. Neste caso, pode ser via computador, com um software de gravação e uma interface de áudio ou placa de som multicanais de 20 bits; ou pode gravar em HD com um porta-estúdio digital, dispensando o computador. A gravação em HD é mais cara que os gravadores de fita, trazendo contudo muitos recursos de edição. Os outros itens de áudio são: microfones a condensador e dinâmicos, para vozes e instrumentos; amplificador e monitores de referência; reverberadores, compressores, noise gate, equalizador; uma mesa de 16 ou 24 canais com conectores XLR; um DAT e/ou gravador de CD. O sistema MIDI inclui: controlador; módulos de som multitimbrais (sintetizadores, samplers); interface MIDI/Sync multiportas para ligar os teclados ao computador e para sincronizar o computador ao gravador multipista; programa seqüenciador (muitas vezes, é o mesmo programa que grava as pistas de áudio). Se o áudio é gravado fora do computador, qualquer micro pode ser usado como seqüenciador MIDI, sem requisitos mínimos de configuração. Basta sincronizá-lo ao gravador multipista. Um projeto de isolamento e tratamento acústico melhora a gravação e a mixagem. Estes recursos permitem boas gravações para CDs independentes ou publicidade e têm um custo em torno dos 10 mil dólares.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


O home studio avançado, apto a oferecer qualquer serviço de gravação profissional, utiliza, pelo menos: uma mesa de gravação digital ou analógica com 32 ou mais canais de entrada/saída e oito submasters, automação, patch bay; um sistema de gravação digital (24 pistas ou mais) em fita (3 ADATs) e/ou hard disk de computador; dois sistemas de monitoração com amplificadores e caixas profissionais para gravação e mixagem; diversos processadores (racks e plug-ins), como equalizadores, compressores, noise gates, reverberadores, multiefeitos, enhancers e outros; distribuidores para uns 10 headphones; diversos microfones a condensador e dinâmicos para vozes e instrumentos e cabos de qualidade. O sistema MIDI acrescenta: uma interface de oito portas e sincronização com vídeo para o Pentium ou o Mac; instrumentos controladores, sintetizadores e samplers profissionais com vasta coleção de sons. A bateria pode ser acústica (microfonada) e/ou trigada ao sampler. O tratamento acústico deve ser realizado por um especialista. Este estúdio é o sonho de consumo de todo músico e todo produtor. Sonho realizado por aqueles que podem desembolsar entre 25 e 100 mil dólares para montá-lo. Daí para cima, saímos da categoria de home studios. Os maiores estúdios brasileiros chegam a custar mais de 10 milhões de dólares!

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Caminhos do som. Numa gravação o áudio passa por 5 etapas: captação, armazenamento, processamento, mixagem e masterização. Os equipamentos usados em cada fase estão sempre conectados à mesa de som, o coração do sistema. Vamos compreender cada fase e os recursos utilizados.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


A captação dos sons é uma das etapas mais delicadas. Microfonar um cantor ou um instrumento é uma arte, da qual depende a sonoridade final da gravação. O estúdio pessoal, sem o custo/hora do estúdio alugado, permite uma experimentação maior, segredo de um bom som. Os microfones dinâmicos, apropriados para os sons percussivos e potentes, podem ser adotados pelo estúdio básico para uso geral, já que sua resposta mais dura disfarça um pouco a ausência do isolamento acústico. Para voz, o microfone deve estar a poucos centímetros da boca do cantor, com cerca de 45º de inclinação. Nos estúdios intermediário e avançado, com acústica tratada, usamos microfones a condensador, alimentados pelo phantom power da mesa, para captar vozes, pratos, percussões leves, cordas em geral e madeiras (sopros). Os microfones dinâmicos captam tambores, metais (trompete, trombone) e alto-falantes de guitarra. Aponte cada microfone para a fonte do som, desviando-o de ruídos gerados pela pressão do deslocamento do ar. Os dinâmicos ficam a poucos centímetros da fonte, enquanto os condenser podem ser colocados mais de longe. O ambiente também determina a sonoridade captada. Experimente tocar e cantar em vários pontos de sua sala até encontrar o melhor som. Verifique a polaridade (área de captação) do microfone, para evitar vazamentos de som. O cardióide capta numa só direção; o figura-de-8 é bidirecional, captando sons pela frente e por trás; o omnidirecional atua em todas as direções. Compare os sons obtidos em diversas posições, se possível com vários microfones, e grave a melhor opção. Use cabos XLR (Canon), se sua mesa tiver esses conectores. Senão, use plugues banana balanceados.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Armazenamento. Cada som captado vai, através do microfone, para um canal de entrada da mesa, e dali é enviado por um canal de saída até um gravador (ou placa de som/programa de gravação), onde será armazenado em uma pista. Qualquer canal de entrada pode ser endereçado por qualquer saída para uma pista. Esta pode conter um ou vários sons, sendo que os sons gravados juntos não poderão mais ser tratados em separado até o final do trabalho. Daí a necessidade de várias pistas. Podemos gravar os sons simultânea ou separadamente nas pistas. Para ouvi-las (monitorar e mixar), as saídas do gravador ou placa de som são enviadas até outros canais de entrada da mesa (aqui chamados ‘canais de retorno do gravador’). Na hora de gravar cada pista, precisamos de, pelo menos, dois canais de entrada na mesa: um (ou mais) de entrada do(s) microfone(s) ou instrumento(s) e outro de retorno da gravação, para monitoração, o mesmo canal que vai ser mixado aos outros, mais tarde. Por isso, a quantidade de canais da mesa deve ser o dobro do número de pistas de gravação.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


O gravador multipista pode ser analógico ou digital. Analógicos são os gravadores de fita de rolo ou cassete, como os porta-estúdios de 4 ou 8 pistas. Os gravadores digitais podem ser de fita de vídeo (ADAT, DA88) ou disco. Em disco temos gravadores em hardware (usando HD, Zip Disk ou MD) ou em software. Um programa de gravação multipista em HD, junto com uma placa de som multicanais, transforma seu computador num poderoso gravador e editor de áudio. A escolha do formato depende do estilo e do orçamento de cada um. Mas a tendência predominante tem sido a gravação por software. As interfaces de 8 canais, para estúdios básicos, intermediários e avançados, têm caído bastante de preço. Se for sua opção, use hard disks SCSI, que gravam mais pistas por serem mais rápidos que os HDs do tipo IDE. A placa de som é conectada à mesa da mesma forma que os gravadores em hardware.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Processamento. O som é modificado por diversos tipos de aparelhos, como reverberadores, compressores e equalizadores, cada um com uma diferente finalidade. O reverber cria ambientes acústicos apropriados a cada som, definindo a sua profundidade no campo auditivo. O compressor reduz a variação da dinâmica de cada som, evitando altos e baixos de volume e ajudando a fixar a posição de cada instrumento ou voz. Com o equalizador, ajustamos cada timbre, definindo melhor a sua coloração. Na verdade, há inúmeros outros processadores, mas os três citados, os mais usados, representam as três diferentes famílias de processadores: de efeitos, de dinâmica e de timbre.

Os efeitos (reverber, eco, chorus e outros) são conectados aos canais auxiliares da mesa e servem simultaneamente a todos os canais. Ou seja, o mesmo processador pode ser usado por vários canais em diversas intensidades. Por exemplo, com o mesmo reverberador podemos aplicar muito efeito na voz e pouco no violão, deixando-o mais seco. Em cada canal da mesa, controlamos a intensidade do efeito pelo seu próprio botão auxiliar. Geralmente há vários auxiliares nos canais, cada um controlando um diferente aparelho.

Como pode um mesmo processador de efeitos afetar diferentemente vários sons ao mesmo tempo? Entendendo o caminho do sinal sonoro, vemos que não é mágica. É até simples: a mesa tem uma saída (ou várias) chamada auxiliar send ou “mandada de efeitos” e uma entrada auxiliar (ou várias) denominada auxiliar return ou retorno dos efeitos. Uma cópia do som de cada canal é enviada através da mandada, dosada pela posição do botão auxiliar. Se, por exemplo, abrimos muito o botão no canal da voz e pouco no canal do violão, a saída auxiliar terá muito mais som de voz que de violão, mesmo que nos canais os dois sons estejam com o mesmo volume. Conectamos a saída auxiliar na entrada do processador de efeitos. A saída do processador é conectada ao retorno auxiliar, enviando o som já processado de volta à mesa. O resultado é que ouvimos três sons: voz, violão e reverberação de voz (muita) e violão (pouca). Contudo, nosso ouvido não separa os sons secos de seus efeitos. Ouvimos a voz com muito efeito e o violão quase seco, usando um único processador.

Os processadores de dinâmica e os equalizadores são conectados à mesa de outra maneira. Esses aparelhos atuam sobre um canal de cada vez e podem acrescentar ou subtrair detalhes do som. Como um equalizador reduzindo os agudos de um instrumento. Não se trata aqui de acrescentar um efeito ao som, mas de modificar sua natureza. Por isso, além de ser processado individualmente, cada som tem que ser substituído pelo som processado, em vez de ser somado a um efeito. Por isso, em vez dos canais auxiliares, usamos os inserts. Esta é uma conexão de entrada e saída, presente em cada canal. O insert usa um cabo especial, bifurcado em “Y”, com um conector estéreo numa ponta e dois mono nas outras. O plugue estéreo entra no insert de um canal, enquanto os outros dois se ligam à entrada e à saída do processador. Na realidade, o conector estéreo plugado à mesa usa suas duas vias em mão dupla: entrada e saída. Ao ser conectado ao insert do canal, corta o som original, envia esse som ao processador e devolve o som processado ao mesmo canal.

O processamento pode ocorrer no momento da gravação, quando registramos o sinal sonoro já tratado, ou na mixagem, quando aplicamos efeitos, compressão e equalização aos sons gravados. A vantagem do segundo caso é que podemos comparar todos os sons ao processá-los, evitando excessos irreversíveis. Esses processadores podem também se apresentar como programas de computador, afetando o áudio gravado no hard disk.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Mixagem. Após gravarmos todos os sons nas diversas pistas, temos que misturá-los numa gravação estéreo com a sonoridade definitiva. Usamos a mesa para mixar e processar os sons e enviá-los para o gravador estéreo. As saídas do gravador multipista ou placa de som são enviadas aos canais de entrada da mesa. As saídas estéreo da mesa são conectadas ao gravador estéreo. Enquanto na gravação nos preocupamos com a qualidade da captação e do armazenamento, na mixagem nivelamos os instrumentos e vozes de acordo com o arranjo musical, posicionando-os no campo auditivo estéreo e realçando timbres e efeitos.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Masterização. Masterizar significa simplesmente armazenar o produto final (som estéreo) num determinado meio de gravação, como um CD, uma fita DAT, um MiniDisk ou até uma fita cassete. Na pré-masterização cuidamos para que as várias músicas mixadas soem com unidade quando reunidas num disco, por exemplo. É preciso definir a ordem das músicas, o tempo entre elas, tirar ruídos, cortar seu início e final e, eventualmente, comprimi-las. Podemos usar os mesmos processadores adotados para a gravação, mas os programas de edição de áudio são imbatíveis nesta última etapa do trabalho, com seus inúmeros recursos de edição. Com um gravador de CDs, as músicas já ficam prontas dentro do computador para serem reunidas como produto final. Daí, é só mandar o CD para ser copiado numa fábrica.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Monitoria. Durante todas as etapas, precisamos ouvir o que está sendo gravado. A saída master estéreo da mesa é conectada ao amplificador que alimenta os monitores. Muitos desprezam este item fundamental que orienta o produtor nas suas ações. Mal monitorada, uma boa gravação pode ser desperdiçada, soando irreconhecível em outros equipamentos. Procure usar amplificadores e monitores de referência, especiais para gravação e mixagem. Quando microfonados, cantores e instrumentistas se ouvem através de fones de ouvido, também ligados às saídas da mesa.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


MIDI. O estúdio cresce muito em recursos quando conjugado a um sistema MIDI. Com um seqüenciador (de preferência em software) sincronizado ao gravador multipista, os instrumentos eletrônicos não precisam ser gravados nas pistas de áudio. Seus sons vão direto para os canais da mesa, onde se juntam aos sons das pistas gravadas na monitoração e na mixagem. Mesmo que seu gravador não tenha muitas pistas, basta que a mesa tenha canais suficientes para conectar os teclados. O estúdio ganha vários novos canais. Fora isso, a edição dos eventos MIDI dos sintetizadores seqüenciados permite experimentarmos inúmeras sonoridades a qualquer momento, sem precisar regravar esses instrumentos.

O instrumento controlador MIDI (teclado ou outro) envia tudo o que tocamos até o seqüenciador em forma de dados, através do cabo MIDI. Depois, o seqüenciador “toca” os sintetizadores e samplers ao vivo, enviando para eles os mesmos dados. As saídas de áudio dos instrumentos ficam conectadas aos canais da mesa, enquanto o seqüenciador se mantém sincronizado ao gravador multipista. Mesmo nos programas que conjugam gravação de áudio e MIDI não é necessário gravar os sons dos teclados. Poupamos pistas e espaço em disco mantendo os instrumentos eletrônicos seqüenciados. Eles serão mixados normalmente às demais pistas, já que estão ligados à mesa lado a lado com as pistas gravadas.

Muitos instrumentos podem ser substituídos por sons eletrônicos. O sistema MIDI acrescenta versatilidade ao estúdio, além de expandir seus canais.

Claudio Natureza
Veterano
# mar/05
· votar


cara, vou imprimir esse treco todo, mas seria legal fixar esse tópico, pois é duro o cara começar sem conhecer nada, como eu fiz, com a ajuda do mestre ai, mas ainda tenho muitas dúvidas que eu vou tirar nesses textos.

valeu ai amigão, vc é um cara dez.

um abraço.

Ah, sim, não tem como dar uma dica de marcas de equipos não? principalmente dos processadores.

valeu.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Conclusões. São muitas opções em cada item do estúdio, e todas são boas, dependendo só de suas necessidades e possibilidades. Os diversos itens devem ser compatíveis entre si. De nada adianta, por exemplo, investir num super gravador e economizar escolhendo uma mesa de poucos recursos. Vale começar com um estúdio mais simples e depois ir evoluindo de acordo com a sua trajetória. O que importa é fazer um projeto coerente, analisando o que é preciso adquirir a partir de suas condições e objetivos.

OBS: essa matéria foi recolhida da NET a algum tempo atras, não tenho o nome do autor, ok?

Jason
Veterano
# mar/05
· votar


seria legal fixar esse tópico (2)

Marisco
Veterano
# mar/05
· votar


seria legal fixar esse tópico (3)

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Claudio Natureza
Salve camarada... è pra isso que eu tô aqui, hehehehehe, pra tentar ajudar...

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


CAPTAÇÃO DOS SONS

Gravar vozes, instrumentos acústicos e elétricos é a tarefa mais delicada de um estúdio. Ainda mais, por não haver regras pré-estabelecidas sobre qual a melhor forma de se captar o som de um instrumento.
Nos posts seguintes, vou tentar passar os procedimentos usuais de captação e os microfones mais utilizados:

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Se você pretende operar somente via MIDI, isto é, se teclados e baterias eletrônicas são suas únicas fontes sonoras, não há muito com que se preocupar, pois os instrumentos eletrônicos são conectados diretamente à mesa de som pelos cabos de áudio. Porém, se o estúdio dispõe de um gravador multipista (em fita, HD ou MD) e tem o objetivo de gravar vozes e instrumentos, é necessário conhecer alguns recursos técnicos.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Se o seu home studio é básico, com um porta-estúdio cassete de 4 pistas e sem tratamento acústico, ainda não é o momento apropriado para se fazer uma coleção de microfones para todas as finalidades. Neste caso, o uso de microfones dinâmicos, desses que se usam nos palcos, como os Shure SM57 e SM58 (ou Beta 57, 58) pode ser uma boa solução. Dinâmicos e unidirecionais (cardióides), esses modelos compensam a falta de tratamento acústico do pequeno estúdio. Outra boa solução para o pequeno estúdio com isolamento acústico é o modelo AKG C3000, a condensador.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Há vários tipos de microfones, para diversas finalidades. Os microfones para gravação se dividem em dinâmicos, que são mais resistentes a ruídos de manuseio e têm uma resposta mais dura, e os microfones a condensador, bem mais sensíveis. Estes precisam ser alimentados por corrente elétrica. Geralmente, a mesa de som tem uma chave de “phantom power”, que os alimenta com uma corrente de 48 V através do próprio cabo de áudio. Quanto à área de atuação, os cardióides captam melhor o som numa área em forma de coração, diante da cápsula e a moderada distância, sendo chamados de unidirecionais. Os hiper-cardióides têm essa área de captação ainda mais estreita. Há ainda os omni-direcionais ou multi-direcionais, captando áreas mais largas, e ainda em forma de 8.

A mesa deve ter inputs do formato XLR ou Canon para uma melhor qualidade do som. Se ela só possui entradas com plugs do tipo “banana”, verifique no manual se essas entradas são balanceadas. Neste caso, podem-se usar plugs banana estéreo (com 3 vias) para fazer a conexão. Note que esses plugs estéreo serão usados como “mono” (a terceira via é usada como terra). Para gravar instrumentos em linha numa mesa com entradas Canon, é ideal o uso de Direct Boxes, casadores de impedância que mandam o sinal para a mesa por cabos Canon. Já os microfones são plugados diretamente à mesa.

Demolisher
Veterano
# mar/05 · Editado por: Demolisher
· votar


Microfones e técnicas mais utilizadas para vozes e instrumentos:

Voz. Os microfones a condensador são os mais apropriados. Os mais usados são o Neumann U87 e AKG C-414. O AKG C3000, de menor custo, é uma boa solução para o home studio. O microfone deve ficar sempre no pedestal, com suspensão própria e uma tela para filtrar o som da voz e barrar a emissão mais forte do ar, que causa o indesejável “puf” na gravação. A distância varia de acordo com a potência vocal do cantor, geralmente entre 20 e 70 cm, mais ou menos na altura dos olhos.
Usando-se um microfone dinâmico (no pequeno estúdio), deve-se posicioná-lo de 30 a 45 graus da boca do cantor, a uns 5, 10 cm.

Violão. Temos aqui várias opções de captação. O violão com cordas de nylon será captado por um microfone a condensador, como os citados para voz, a uns 20 ou 30 cm da boca do instrumento. Usa-se ainda, nos violões eletrificados, combinar o som do microfone com o som direto, plugando-se o violão em um segundo canal da mesa. O ideal é se gravar em várias pistas para então dosar o nível dos sons. O violão com cordas de aço, atuando em conjunto com outros instrumentos de harmonia, pode ser captado por um microfone que realce as altas freqüências (agudos), como o AKG C-391 ou o Shure SM-81.

Guitarra. Apesar da polêmica entre som direto e microfonado, é majoritária a gravação da guitarra através de microfones dinâmicos, como o Shure SM-57, captando o alto-falante do amplificador a uns 20 cm. O amplificador deve estar em outra sala, isolado da técnica. Após se definir o timbre no amplificador da guitarra, busca-se reproduzi-lo nos monitores do estúdio através dos equalizadores da mesa. Usa-se também a gravação em linha através de um pré-amplificador.

Baixo elétrico. Pode ser gravado diretamente na mesa, microfonado, via amplificador, ou de várias formas combinadas. Microfonado, segue os padrões da guitarra, usando Shure SM 57, AKG D112, Eletro-Voice RE 20 ou Sennheiser 421. Em linha, com direct box, o som é mais nítido. As cordas têm que estar novas, o instrumento regulado e, se usar captação ativa, bateria nova. O ideal é experimentar até se alcançar a sonoridade desejada. O custo/hora do home studio costuma ser bem menor que nos estúdios de maior porte, o que permite uma experimentação maior.

Bateria. Usam-se vários microfones diferentes, em geral dinâmicos para as peles e condenser para os pratos. Para a caixa, o mais comum é o Shure SM57, voltado para a pele superior, a uns 5 cm. Para o bumbo, AKG D112 ou Eletro Voice RE 20, dentro do bumbo. Tom tons e surdo, Sennheiser MD 421, posicionados como na caixa. Contratempo, Shure SM 94. Os pratos podem ser captados por dois microfones overall do tipo lapiseira, como o Shure SM 81.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Para se microfonar a bateria, eu já fiz um post no tópico "Sistema de Sonorização Básica para Principiantes" onde coloco uma sujestão de menor custo, mas também de menor eficiência.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Vale lembrar que, para a captação, já que o que realmente importa é o resultado. A boa execução vocal ou instrumental é o fator mais importante para uma gravação de qualidade. Não deixe para recuperar a qualidade na mixagem. As melhores soluções são encontradas na hora de gravar.

Sincero
Veterano
# mar/05
· votar


Demolisher

Cara bem esclarecedor, parabéns pelo tópico

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/05
· votar


Cara bem esclarecedor, parabéns pelo tópico(2)

Sticky \o/

Marquino Rocha
Veterano
# mar/05
· votar


alguem aqui pode me informar porque o samplitude 7.0 não funciona os waves com driver SIS 7018 (placa de som onboad) ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a HOME STUDIO