HOME STUDIO

Autor Mensagem
Hopkins-Striker
Veterano
# fev/07
· votar


Olá João,

As medidas que voce quer usar, são péssimas!!! Para evitar as ondas estacionárias voce deve evitar medidas iguais ou multiplas!!! Tente fazer seu estúdio o maior possível, com medidas diferentes e "quebradas"!!

Quanto as suas dúvidas:
1- O melhor é voce preencher todos os espaços ocos dos tijolos em todas as paredes, interna e externa, e lembre de colocar material absorvedor entre as paredes, como lã de vidro ou lã de rocha!!
2- Devemos evitar o paralelismo nas paredes internas, mas se pensarmos um pouco: para as paredes externas manterem os ~15cm que voce comentou ela deverá seguir o mesmo espaçamento da parede interna em toda extensão, fazendo com que a parede externa tambem fique inclinada!!
3- Para os cantos, os 45º que voce falou são legais!!!
4- Para o teto, se inclina-lo com alvenaria talvez fique complicado para fazer e/ou estranho!!! Pode fazer depois, internamente com madeira pesada ou gesso - mesmo porque voce deverá tambem isolar o piso e o teto das paredes externas, para fazer uma boa isolação, chamada de box-in-box!!

Abraços.

João de Atibaia
Veterano
# fev/07
· votar


Hopkins-Striker, ouve uma mudança de planos e o estúdio não será mais construído, aproveitarei uma sala já existente de 2,90x3,60x2,70, agora as medidas estão bem quebradas, né? heheheh

Como as paredes já existem e a sala não é tão grande, não farei paredes internas com blocos, neste caso, o que sugere?

Para o teto recebi uma dica de fazer em landril, não sei o que é, só sei que é para deixar a madeira neste formato: /l/l/l/l/.

Valeu pelas dicas!

Hopkins-Striker
Veterano
# fev/07 · Editado por: Hopkins-Striker
· votar


Olá João,

essa estória de ondas estacionárias é muito complexo, então apesar de suas novas medidas estarem "quebradas" ainda possue duas medidas que estão próximas 2,90m e 2,70m; Com isso fiz algumas modificações que atendem bem, no que se diz respeito as ondas estacionárias. Se a única chance que voce têm é diminuir a sala, as melhores medidas são, (reduzindo um pouco de cada): 2,8m x 3,5m x 2m. Só temos um problema!: Se essa medida de 2,7m anterior, e após o calculo 2m for do pé direito(altura) então me parece que seu estúdio vai ficar baixo!!!! Uma outra possibilidade, que tambem funciona, é manter a altura - sei lá, de 2,7m e reduzir a possível largura de 2,9m para 2,2m, fica assim 2,2m x 3,5m x 2,7m.

Quanto ao teto, provavelmente a dica é "lambri" que são ripas de madeira que são montadas(encaixadas) umas nas outras!!! Particularmente eu não uso! A maioria das peças vem de fábrica com folga entre elas e empenadas nas laterais, e isso cria frestas na montagem, ou encaixes não tão perfeitos, gerando ruídos - ainda mais quando a 'batera' estiver sendo tocada!!!

Abraços.

João de Atibaia
Veterano
# mar/07
· votar


Hopkins-Striker, a medida de 2,70 é exatamente do pé direito hehehehhe

Só na se esqueça de uma coisa, essas medidas são internas e não estão sendo consideradas as perdas que terei ao fazer o tratamento acústico, ok?

Ou seja, 3,5m pode virar 3,3m ou 3,2m. Resumindo, no final eu poderei ter um estúdio de 2,6m x 3,2m x 2,4m. Aí, neste caso, terei que deixar os 2,6m virarem 2,0m?

Daqui a pouco vai ficar tão pequeno que se a batera entrar, a guitar e o baixo sairão....hehehehhehe

Valeu pelas dicas!

Hopkins-Striker
Veterano
# mar/07 · Editado por: Hopkins-Striker
· votar


João, essas medidas que te passei, são as medidas internas - sem nenhum tratamento acústico. Com certeza após o tratamento acústico a sala vai diminuir um pouco mais, porem para as ondas estacionarias os painéis acústicos, as espumas e etc.. são transparentes. Essas medidas serão alcançadas por novas paredes, que podem ser de madeira, de gesso ou de alvenaria, é nessa hora que voce pode inclinalas um pouco, para evitar o 'flutter ecco' ou o eco repetitivo!

Abraços.

João de Atibaia
Veterano
# mar/07 · Editado por: João de Atibaia
· votar


Hopkins-Striker, vamos voltar um pouco o filme.

Hoje: 2,90x3,50x2,70.

Conversando com uma outra pessoa, que montou um estúdio, ele me recomendou fazer em alvenaria mesmo.

Aí a idéia seria assim: 2,90m - 10cm de espaço entre as paredes - 15cm bloco = 2,65m, como são 2 paredes = 2,40m.

Aplicando em 3,50m, ficaria 3,00m.

Final = 2,40m x 3,0m x ?? pé direito

Tem alguma maneira de entrar em contato com você sem ser pelo fórum?

Hopkins-Striker
Veterano
# mar/07 · Editado por: Hopkins-Striker
· votar


Oi João,

voltando o filme....

Depois do isolamento, ficou tudo pior!!!!! Tentei reduzir o espaço de isolamento - talvez usando gesso acartonado, mas não deu certo!!! Se voce isola do modo correto (todas as paredes, chão e teto) sua sala vai soar igual a um 'banheiro'. Tem que encontrar uma forma de conciliar os dois lados: Isolamento & tratamento!!!!

Contato:
cleytonpeixoto@kenilsound.com

Abraços.

João de Atibaia
Veterano
# mar/07
· votar


Hopkins-Striker, não entendi nada.....hehehe

Você tem um programa que simula, é isso?

Hopkins-Striker
Veterano
# mar/07 · Editado por: Hopkins-Striker
· votar


Ok João, vou tentar explicar de um modo bem superficial!!!!

Quando qualquer 'som' é gerado dentro de um ambiente fechado, sabemos que inúmeras características do ambiente vão influenciar na sua qualidade, em seu timbre e etc... Quando 'tratamos' uma sala queremos reduzir o tempo de reverberação, mas quanto as ondas estacionárias, elas devem ser consideradas primeiro: As freqüências que nos preocupam vão até +ou- os 300Hz, essas ondas têm esse nome porque ficam 'presas' dentro da sala e ressoam mais ou menos que outras da banda de freqüências até 300Hz, elas são classificadas como axiais, tangenciais e obliquas. Elas ocorrem quando a distancia entre paredes(ou obstáculos) possui, nos casos mais críticos, o tamanho da metade do comprimento de onda, de uma determinada freqüência. Existem algumas regras, e para termos só uma idéia uma delas diz: não pode haver três ‘modos’ em uma só freqüência:

Exemplo: Vamos supor que uma sala quadrada – um cubo( que é o pior caso) tenha a medida de 2,86m.
Teremos:

Metade do comprimento de onda 2,86m(limite da sala), o comprimento da onda ressonante deverá ser de: 5,73m

344m/s / 5,73m ≈ 60Hz

Teremos um ‘modo’ de 60Hz no comprimento, outro na largura e mais um na altura, porque é um cubo, lembra!!!??? Xiiiiiiiiiii.... ...Existem algumas regras, e para termos só uma idéia uma delas diz: não pode haver três ‘modos’ em uma só freqüência:...
Taí o problema, a freqüência de 60Hz vai ressoar muuuuito, como o efeito que acontece nos banheiros!!!! E ainda é pior, se formos fazendo as contas......vai acontecer igualzinho em suas oitavas, 120Hz, 180Hz, 240Hz. Claro que existem formulas que apresentam os modos em todos ângulos: axiais, tangenciais e obliquas em seqüência mas são definitivamente muito trabalhosas pra calcular!
Por isso, eu recomendo: Não contrarie a física!

Abraços.

João de Atibaia
Veterano
# mar/07
· votar


Hopkins-Striker, comprei um livro chamado Manual prático de acústica, Sólon do Valle, bem legal, tem umas tabelas pra você colocar as medidas da sala e tal.

Meu projeto mudou de novo, ainda bem que não tinha colocado mãos à obra, heheehe

Agora a sala mede, se não mudar nada, 3,7x2,3x2,8. Na verdade eu pretendo deixar estas medidas na parte interna. Como agora eu vou construir, se nada mudar, pretendo fazer com paredes duplas, as externas com bloco e encher os furos com areia e as internas com tijolinhos, assim não preciso encher os furos, esses tijolinhos não tem furos, e também fica mais fácil na hora de rasgar a parede e colocar as caixinhas e os conduítes, né? Pretendo deixar 10 cm entre a parede externa e a interna. O que você acha?

Você fez um home stúdio já? Quais materiais usou pra tratar o som da sala? E o ar-condicionado? Como moro numa cidade serrana, Atibaia, no inverno terei que ter um ar condicionado com aquecedor, alguma sugestão?

Hopkins-Striker
Veterano
# mar/07
· votar


Voce demorou pra responder!!!!

Observei que a medida de 3,6m está agora com 3,7m e olha que diferença faz 0,10m!!!! Agora sua sala, com as medidas internas de
3,7m x 2,3m x 2,8m estão excelentes!!!

Essa idéia dos tijolinhos é interessante, só tome cuidado com a parte eletrica e as caixinhas para não se tornar um ponto 'fraco' no isolamento.

Voce está com um excelente livro, o Sólon é meu camarada, de vez em quando eu bebo um cafezinho com ele!!!! Voce deve estar com as planilhas de cálculo!!? Vão ajudar bastante.

Fiz um estúdio para a ACR Produções (www.acraudio.com.br) ficou bem legal!! No estúdio eu usei absorvedores para toda banda de frequências audiveis, entre elas espumas, lã e madeira, principalmente. Mas é bem complicado definir os tipos de material a ser usado num estúdio ou qualquer que seja o ambiente para a boa reprodução do som, pois depende do que voce grava, e de que sonoridade voce se identifica, digo voce mesmo - o dono do estúdio ou o técnico que pretende trabalhar nele!!!!

Sobre o ar condicionado vou ficar te devendo!

Até a próxima.

João de Atibaia
Veterano
# abr/07 · Editado por: João de Atibaia
· votar


Hopkins-Striker

Eu estava de férias, por isso a demora....hehehehe

Mas se eu não colocar as caixinhas nas paredes, terei que colocá-las no chão, alguma sugestão?

Eu baixei as planilhas Modos e RT60 da Musitec e do Audiolist baixei a Modos e Proporções.

O curioso é na planilha Modos, Musitec e Audiolist, com os mesmos dados, os gráficos em Densidade Modal se mostraram diferentes.

Já na planilha Proporções, Audiolist, essas medidas não ficaram tão bem.

Aí eu alterei um valores, no lugar de 3,7, mudei para 3,4, o que ficou bem melhor, mas ao jogar esse novo valor na planilha Modos, piorou e muito!

O que você sugere?

Tem como eu disponibilizar esses gráficos aqui?

Ou posso te mandar por email, o que acha?

Valeu pela ajuda!

Em tempo, também estou trocando umas figurinhas com o Amok do fórum de Bateria, Isolamento acustico, dê uma olhada lá.

Entrei no site, mas não achei fotos do estúdio :((

Esse livro do Sólon me ajudou a entender muitas coisas!

daniel.diniz
Veterano
# abr/07
· votar


Gostaria do auxilio de vocês, pois sou novato em gravções e me incubiram de executar as gravações das pregações de minha igreja e hoje estou usando o MD ligado a saida Aux da mesa e depois ligo o MD ao Notebook e uso o programa Audacity para executar a edição. Tenho muitos problemas, muito chiado, as vezes a gravação fica muito baixa as vezes fica muito alta. Gostaria muito do auxilio de vocês, pois conversei com o meu Pastor e ele esta disposto a investir em um computador exclusivo para a gravação. Qual configuração você sugere?? Qual programa devo usar??

Hopkins-Striker
Veterano
# abr/07 · Editado por: Hopkins-Striker
· votar


Joao,

Esta planilha "modos" da audio list está desatualizada pois não mostra as curvas de modos por banda de frequência ponderado por exemplo, então só se guie pela planilha "Modos2006". Quanto a proporção das medidas da sala, a 'bolinha' do grafico deve ficar dentro do grafico pontilhado de Neumann, e sua sala está dentro dele!!! Se quiser pode mandar por e-mail!!!

Abraços.

Hopkins-Striker
Veterano
# abr/07
· votar


Caro Daniel,

se eu entendi, sua ligação está assim: Mesa/AUX > MD > Notebook ?? Ou estou enganado???? Voce consegue o modelo dos equipamentos???

Abraços.

João de Atibaia
Veterano
# abr/07 · Editado por: João de Atibaia
· votar


Hopkins-Striker,

Você conhece estas relações?

Segundo o Audiolist, pra salas pequenas são mais confiáveis que as tabelas.

- Convencionando-se que a maior dimensão é o comprimento (C); a menor a altura (A); e a intermediária, a largura (L); a sala precisa satisfazer as seguintes condições:

(comprimento/altura) maior que (largura/altura)

e

(comprimento/altura) menor ou igual a ((largura/altura) x 4,5) - 4

Por esta fórmula, minhas medidas são péssimas.

Oh céus, oh vida....hehehehhee

Aquele abraço!

daniel.diniz
Veterano
# abr/07
· votar


Hopkins-Striker
Caro Amigo é tudo muito amador, a mesa eu não sei a marca o MD é Sony e o Notebook é Dell Latitude D800.
Como disse estamos querendo melhor a qualidade nas gravações e preciso de um norte para poder seguir.

merson f
Veterano
# abr/07 · Editado por: merson f
· votar


eu tenho o cubase vst 32 v5 mas ouço falar do sx; qual o melhor software o cubase sx ou o cubase vst?

Hopkins-Striker
Veterano
# abr/07
· votar


João,

não tinha visto ainda esses calculos, mas não achei que indicam muitos detalhes! Na verdade essas proporções, de modo geral, não indicam muita coisa!!! Acredito ser mais importante avaliar a influencia das ondas estacionárias entre as três medidas da sala - pois esta é uma das influencias mais críticas na fisica do áudio dentro de uma sala pequena!! Agora, realmente não podemos desconsiderar os estudos sobre proporções: Que são medidas padronizadas em algum periodo da história como ótimas!!!

Será que ficou confuso????
Abraços.

Hopkins-Striker
Veterano
# abr/07
· votar


Caro Daniel,

eu acho perfeito voce usar um computador! Mas temos que levar em conta se voce pretende usar a mesa como mixer e encaminhar tudo isso ao computador ou receber todos os periféricos(instrumentos, mic's) direto para o computador e mixar depois de gravar!!!! Se voce não sabe a marca da sua mesa, como ela será??? Risos...

Aguardo suas pretensões.

Nebur
Veterano
# abr/07
· votar


tem como montar um home a partir de um laptop? eu nao entendo mt, se da pra colocar mudar a placa de video sei la qm entende ae

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


Nebur

O meu "micro-home-studio-portátil" consiste em um laptop (que é o meu único computador), uma interface de áudio externa, um microfone dinâmico barato, além dos instrumentos e pedaleiras.

Agora, o que que tem a ver mudar a placa de VÍDEO?!?

back
Veterano
# abr/07
· votar


e ai galera beleza é a primeira vez que entro no fórun mas a um bom tempo que acompanho os assuntos, duvidas e opiniões da galera, estou montando um equipamento basico e tenho todas as duvidas possiveis, mas uma delas é se vou precisar construir um pequeno compartimento, isolado para graver vóz, de maneira que não sofra interferencias externas.

back
Veterano
# abr/07
· votar


estou para comprar o computador e gostaria de saber se o lep. top é uma boa opção ou se a diferença de custo é muito alta ja que não tenho muito dinheiro disponivel, e se é viavel qual a capacidade ideal da maquina.

João de Atibaia
Veterano
# abr/07
· votar


Hopkins-Striker

Tudo fica confuso quando temos várias opções...hehehehe

Podemos manter a conversa no fórum de Bateria?

Aquele abraço!

Hopkins-Striker
Veterano
# abr/07 · Editado por: Hopkins-Striker
· votar


Caro Back,

os computadores de mesa ainda é a melhor opção, na maioria das vezes são mais baratos que os LAPTOP's, e tem capacidade maior de processamento. Agora se voce precisa transportar seus trabalhos do seu estúdio pra outro por exemplo, então.....

Já essa sua 'salinha' isolada do mundo, voce vai ter que colocar a mão na massa!!!! Quer dizer: Fazer obra. E pode ter certeza que a alvenaria(tijolo) é uma das melhores opções, talvez não a mais barata!!! Devemos pensar nisso tambem!

Abraços.

João de Atibaia
Veterano
# abr/07
· votar


Hopkins-Striker

Fiquemos por aqui então.

Bom, a planta já foi desenhada, só não sei como disponibilizar aqui.

Já vi também o custo de mão de obra do pedreiro. Falta cotar os materiais e vender o carango...heheheheh

João de Atibaia
Veterano
# mai/07
· votar


O projeto foi abortado!

Vou partir pra uma batera eletrônica.

Valeu pela ajuda!

Andersonroxx
Veterano
# dez/07
· votar


Gente por favor tento gravar tres pistas no acoustica mixcraft(voz e dois violoes) e sai chiado! como tiro isso?

VLW!

pablllo
Veterano
# jun/08
· votar


§§ OLÁ PESOAL ME AJUDEM POR FAVOR, E ANTES DE TUDO ME PERDOEM PELA MINHA IGNORÂNCIA.
EU TENHO UM COMPUTADOR
*PENTIUN DUAL CORE, COM 1GB DE MEMORIA,COM 160 GB DE HD, PLCA DE SOM CREATIVE LIVE.
*UMA GUITAR TAGIMA K2
*UMA GUITAR CORT G 290
*UMA GUITAR WASBURN
*METEORO NITROUS GS 210
*PEDALEIRA FLOOR POD PLUS
*EQALIZADOR DE 10 BANDAS
*MESA DE SOM DE 4 CANAIS
EU GOSTARAIA DE SABER SE COM ESSSE EQUIPAMENTO EU CONSIGO FAZER UMA GRAVAÇÃO LEGAL EM CASA E QUAIS OS PROGRAMAS EU PRECISARIA PARA COMECAR A GRAVAR.
VALEU. OBRIGADO

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a HOME STUDIO