HOME STUDIO

Autor Mensagem
nettobr
Veterano
# fev/06
· votar


excelente tópico!

PeroaFrito
Veterano
# fev/06
· votar


Demolisher É UM BOM COMPANHEIRO, Demolisher É UM BOM COMPANHEIRO, Demolisher É UM BOM COMPANHEIRO, NINGUEM PODE NEGAR!!!!

Super tópico cara, praticamente uma apostila!!!

Grimc
Veterano
# fev/06
· votar


Demolisher
E como faz para gravar em um macintosh, vale lembrar isso.... Sou usuário de mac, e sempre tive esta dúvida...

Demolisher
Veterano
# mar/06
· votar


Grimc
As dicas que passo aqui servem tanto para PC quanto para o mac, são dicas, na sua grande maioria, práticas. O Mac foi, por muito tempo, líder absoluto e disparado em plataformas de gravação e edição de áudio e mesmo vídeo, tanto que os principais programas de gravação e placas de som utilizados por profissionais eram para a plataforma Mac.
Hoje em dia, com a proliferação dos programas de gravação para PC, o Mac passou a perder em apenas um quesito, no custo, porque um PC e seus programas saem mais em conta.
Os procedimentos e técnicas de gravação são os mesmos, mas infelizmente, quanto a descer em detalhes eu não tenho como fazê-lo, porque já faz muito tempo que não trabalho com um Mac e nem disponho de um para tentar relembrar os macetes. Mas volto a frizar, as técnicas de gravação são as mesmas em qualquer plataforma.
Se tiver alguma dúvida pergunte que vou tentar esclarecer, se eu não souber, pesquiso e tento descobrir, se não conseguir, agente grita por socorro que sempre aparece alguém que possa nos ajudar.
Abs.

lula_molusco
Veterano
# mar/06
· votar


Demolisher
Pra gravações em local não tratado acusticamente, mas com qualidade razoavel, gravando em linha, é melhor comprar uma placa como a audiophile 2496 e um pré-amp ou comprar uma mesa de som USB/FIrewire?

Grimc
Veterano
# mar/06
· votar


Demolisher
Mas e os softwares, e onde ligo os equipamentos? Meu mac só tem Porta USB e entrada pra mic externo, e uso Mac OS X

Demolisher
Veterano
# mar/06 · Editado por: Demolisher
· votar


Grimc
Bão, cumpadi... quanto aos programas para o Mac, você tem o Pro Tools, da Digidesign. O Studio Vision, o Cubase Audio e o Logic Audio, ambos para Mac e Windows, entre outros. Todos estes são programas que conjugam gravadores de som e seqüenciadores MIDI.

Quanto à quantidade e tipo de entradas e ainda como conectá-las, vai depender da interface de áudio que você estiver usando, e não se é um PC ou um Mac.

A verdade é que existem centenas de interfaces de áudio (vulgo placas de som) que vc pode ter. Citando alguns tipos de placas voltadas para gravação e edição de áudio, e seus tipos, você vai ter:
Placas PCI com ‘rack’ ou interface externa, como a Echo Gina 3G, a Layla 3G, M-Audio Delta 1010, MOTU 2408.
Placas PCI sem interface externa, como as Echo Mia MIDI, M-Audio Audiophile 192, Audiophile 2496, M-Audio Delta1010lt. Essas são as que apresentam a melhor relação custoXbenefício, mas tem como inconveniênte a quantidade de fios que fica pendurada no computador...
Interfaces portáteis, como as M-Audio Audiophile USB, Audiophile Firewire, 410 (firewire), Edirol FA-66 (firewire) e UA-1000 (USB), Mackie Spike (USB com dois pré-amps e phantom power), MOTU 828 (firewire).
Placas com conectores digitais. Frontier Design Dakota e Wavecenter.

Espero ter ajudado, qqr coisa, pode gritar daí que eu te escuto, falows??

ABS.

João_Luiz
Veterano
# mar/06 · Editado por: João_Luiz
· votar


...editado pois já esclareci minha dúvida...

Demolisher
Veterano
# mar/06 · Editado por: Demolisher
· votar


nettobr
PeroaFrito
Obrigado, precisando, estamos às ordens...

Eli Barrera
Veterano
# mai/06
· votar


Demolisher,

Vc que entende bastante de áudio, veja se pode me dá uma ajudinha: trabalho com edição de vídeos e algumas vezes aparece aqui algumas fitas com o aúdio de fundo com muito ruído e atrapalha de ouvir a pessoa principal da fita, quando utilizam o microfone aberto da câmera. Vc sabe me dizer se existe um programa/cd que diminua esse ruído de fundo para edição/finalização?
abraço e obrigado,
Eli

MusiRio
Veterano
# mai/06
· votar


Demolisher
Mesmo nos programas que conjugam gravação de áudio e MIDI não é necessário gravar os sons dos teclados. Poupamos pistas e espaço em disco mantendo os instrumentos eletrônicos seqüenciados. Eles serão mixados normalmente às demais pistas

Aqui comeca o meu problema!

Tenho p PT free,, e nele gravei uma musica com
09 faixas de midi (controladas pelo meu sinth)
02 faixas de audio ( vocais)

Apos editar e dar uma equalizada,,, tentei fazer o "bounce to disk" mas,, e claro,,, as faixas de midi nao foram...

Entao,, o q devo fazer?,, gravar em pistas de audo os insrumentos midi, certo?
Mas eu tenho um limite de 8 faixas de audio.. Como usei 2 para os vocais...me restam 06 para gravar 9 instrumentos!
Alguns instrumentos estao mais para o "left" outros para o "right"..Devo grava-los todos em duas faixas? ou distribui-los nas 06???
Por favor me ajude!

Demolisher
Veterano
# mai/06
· votar


Eli Barrera
Eu não vou saber te dar nomes, mas sei que existe um programa que consegue filtrar frequências para edição de áudio/vídeo, te proporcionando uma "escolha" das freqüências que vc quer dar maior evidência. Eu nunca precisei desse tipo de software, mesmo porque não trabalho com vídeo, mas sei que existe.

Eli Barrera
Veterano
# mai/06
· votar


Valeu Demolisher...

com certeza ja uma esperança para ir atrás e encontrar...
super abraço!

Demolisher
Veterano
# mai/06
· votar


MusiRio
Normalmente estes programas free são liberados com uma série de bugs e limitações para que vc se sinta obrigado a comprar a licença do programa.
Uma forma de vc tentar resolver seu problema é mixar as faixas aos poucos... Tranforme duas ou três em uma só pista e assim vá diminuindo a quantidade de pistas a serem mixadas de cada vez... esse esquema costuma funcionar nos softwares free que às vezes limitam a quantidade de informação a ser trabalhada.
Nos meus velhos e saudosos tempos, eu tinha uma mesa Tascam de quatro pistas com armazenagem em fita K7, , e era assim que agente conseguia gravar as bandas...
Outra forma, seria tentar passar os midi para wave (áudio) e trabalhar com eles dessa forma.
Abs.

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


Vc que entende bastante de áudio, veja se pode me dá uma ajudinha: trabalho com edição de vídeos e algumas vezes aparece aqui algumas fitas com o aúdio de fundo com muito ruído e atrapalha de ouvir a pessoa principal da fita, quando utilizam o microfone aberto da câmera. Vc sabe me dizer se existe um programa/cd que diminua esse ruído de fundo para edição/finalização?
abraço e obrigado,



deixa eu ver se eu entendi, voce ta com um video, e tem um audio nesse video que ta com ruido, audio de fundo que tu diz é tipo uma entrevista e te barulho de carro no fundo e tu quer tirar?? seria mais ou menos isso???

é isso da trabalho, tenta o pacote da waves, ta temo Xnoise, derrepente te ajuda!!

XaMBs
Veterano
# jun/06
· votar


Demolisher blz cara? parabens pela iniciativa aew!!!
o meu pro é o seguinte...tenho um espaco minusculo pra fazer minhas gravacoes (dps vou espadir um pouco) as dimencoes sao as seguintes:
3m X 1,6m X 2,2 (comprimento,largura, altura)
a grande questao é.... como fazer o tratamento acustico num espaco tao pekeno???
pensei no seguinte, e gostaria da sua opniao, como tbm a dos demais participantes. Colocaria uma camada de folhas de isopor de aprox 2cm, e por cima uma camada de caixa de ovo... ou intaum faria no meu quarto kkkkkk as dimencoes sao: 3,30 X 2,4 X 2,2... oq axam das dimencoes e do tratamento (so pra abafar)... enfim....

MusiRio
Veterano
# jun/06
· votar


Demolisher
Tranforme duas ou três em uma só pista e assim vá diminuindo a quantidade de pistas a serem mixadas de cada vez...

Mesmo quando eu tenho, por exemplo, strings no canal direito, sax no esquerdo, bass um pouco mais para o direito, etc,,,devo junta-las em UMA faixa de audio? Nao vai perder o efeito stereo? devo junta-los em duas faixas ( left /right ) ? ou devo juntar TODOS os instrumentos em 2 faixas stereo? Isso iria "achatar" o som do instrumental?

Demolisher
Veterano
# jun/06
· votar


MusiRio
Desculpe pela demora em responder...
Mas sim, vc vai ter alguma perda na qualidade final de sua gravação, mas estes são os ônus a serem pagos pelo bônus de usar o software gratuito...
Este é apenas um paliativo pra você poder continuar realizando suas gravações caseiras sem investir em licença de software, que, este sim, te daria todos os recursos disponíveis...

joaca
Veterano
# jul/06
· votar


Salve, Brother! Beleza?

Parabéns pelas informações que vem passando aqui.
Sou músico e estou começando a gravar algumas coisas em casa no meu micro e até estou me safando bem... Recentemente comprei uma mesa ub1202fx da behringer, e o vendedor disse que com ela (que já vem com efeitos) é possivel ouvir no fone com efeito sem enviar efeito pro micro. Isso é mesmo possivel? Como?
agradeço muito se puder me dar essa luz.

Abraço e boa sorte!

RODRIGON
Veterano
# jul/06
· votar


Caros amigos,
Alguém de vocês de experiência que tenha paciência e que posa me ajudar? Não me descartem de primeira. Por favor dem uma pasadinha no meu tópico que parece repetitivo mas não é: "Orientação HOME STUDIO Help!!!" Ai se encontram as minhas dúvidas.
Aguardo respostas. Obrigado

Demolisher
Veterano
# jul/06
· votar


joaca
Salve, cumpadi...
Sua mesa deve ter uma saída de retorno, que é liberada sem efeitos para não "embolarem" no palco, e a dos fones seria a mesma que seria enviada ao PA. Assim sendo, é possível.
É válido lembrar que eu não conheço esse mixer, e estou falando sem ter lido o manual do equipo.
Um conselho válido é que vc "perca"um pouquinho do seu tempo e leia o manual de instruções que acompanha seu mixer.
ABS.

chalegre
Veterano
# ago/06
· votar


ola sou novato no clube espero tirar minhas duvidas e ajudar se preciso.
estou com problema em usar soundfonts no sonar 4.
preciso do live synth pro. onde posso achar.

chalegrefeira@yahoo.com.br

tutuco
Veterano
# ago/06
· votar


muito bom pra esclarecer duvidas!
realmente muito bom.
parabens ao autor!
deveria ficar la no inicio, ajudaria bastante os iniciantes! (stick)
um abraço

Li Cabral 7
Veterano
# ago/06
· votar


Perfeito.

Thitz
Veterano
# set/06
· votar


Demolisher

Será que eu posso te encher um pouquinho no msn?
tenho umas pequenas dúvidas ainda... :/

se puder me adicionar, meu msn é mmania@uol.com.br


valeu :)

jrlorero
Veterano
# set/06
· votar


Demoliher[b][/b]

estou começando nesta área e estou pensando em comprar uma Layla G3 e uma mesa Behriger Ub1832. Gostaria de saber se a Delta 1010 seria uma melhor opção tendo em vista o elevado custo da Layla? qual a diferença entre as placas conectadas ao PCI e os Racks?
parabéns pelo tópico

Jabijirous
Veterano
# set/06
· votar


jrlorero

a diferença é o dsp

olha o q essa placa de ofereçe

http://www.echoaudio.com/Products/PCI/Layla3G/index.php

agora a m-audio

http://www.m-audio.com/products/en_us/Delta1010-focus.html

olha o dsp da Layla 56 bit

m-audio
36-bit

sacou agora??

ogner
Veterano
# set/06
· votar


Um duvida. posso instalar 2 1010 rack para ter uma maior numero de canais no PC, e consigo enderessar tudo no Sonar???

Jabijirous
Veterano
# set/06
· votar


sim

Caxito
Veterano
# set/06 · Editado por: Caxito
· votar


VETERANOS

Desculpe a incersão de minha dúvida como um novo tópico. Retorno e posto como questinamento dentro deste tópico.

Demolisher, estou lendo e aprendendo bem aos poucos. Assim, vou passo a passo nos componentes necessários para um Home Studio Básico. Minha intensão é gravar sons de minha banda e de outras pessoas como uma forma de reflexão e melhoria do que é executado.

Além de fazer gravações de audio, queria uma placa que exercesse boas funções nas interfaces multimidia. Ou seja, placa com boas especificações para só escutar um som.

Minha primeira dúvida é a seguinte: As especificações da placa de som Sound Blaster X-FI XTREME são produtivas na etapa de captação do som ou deveria comprar outra?



Configuração do Computer:

Processador - Pentium 4, com 3.06 GHz;
Placa Mãe - P5S800-VM;
HD - 280 Gb;
M. RAM - 512 Mb;
Placa de Vídeo - On Board
Placa de Som - ??????

Grato

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a HOME STUDIO