Compressor na mixagem, Sidechain e Compressor multibanda

Autor Mensagem
Casper
Veterano
# jan/17


==========================
Compressor na mixagem,
Sidechain
e
Compressor multibanda
==========================


Pare de ler imediatamente isso se:

1) Você acredita que toda música tem
que ter dinâmica e tem uma camiseta
Loudness war no armário;

2) Você toca música Erudita ou Jazz;

3) Suas convicções sogre gravação
são imutáveis, e tudo que não é
gravado em fita de 1" é um lixo;


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Eu sou amador e tudo escrito abaixo
é uma opinião baseada em minha pouca
experiência, portanto não acredite
em nada.






A questão da gravação contemporânea.

Para os padrões atuais, a música com
muita dinâmica é algo inaceitável.
A maioria das pessoas ouve música
fazendo alguma outra coisa, e ela vai
competir com o ruído ambiente do dia
a dia. Tente ouvir Carl Orff: Carmina
Burana no carro, no trânsito com a
janela aberta e tudo ficará claro.

Nas abordagens mais tradicionais,
a mixagem é feita com compressão
por partes (bateria, guitarras, vocal).
A mixagem é feita com compressão
moderada, e em um processo posterior,
utiliza-se um compressor ou limiter
para "aumentar o volume da mix".

O que ocorre é que, quando se aplica
um compressor ou limitador depois da
mixagem consolidada, os balanços internos
de volume acabam sendo alterados.
Aquele violão que estava bem ao fundo
acaba aparecendo mais (ou sumindo de vez).
A solução é voltar na mixagem, corrigir
e comprimir de novo. Mas isso pode ser
um processo exaustivo e infinito.

Por isso, uma abordagem realista é
já mixar com o compressor na saída LR,
ligado o tempo todo.
O famoso Bus Compressor.

Mixar com um Bus Compressor é
uma experiência diferente e interessante.
Os balanços internos da mixagem ficam
se modificando constantemente. Se algo
no foco da mixagem não pode ter esse
comportamento se faz necessária uma
automação de volumes, para corrigir
esse comportamento. Mas a vida pode se