Projeto de Home Studio Leve e Legal

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ


Tem outros tópicos parecidos, mas nenhum com esta intenção (que eu tenha encontrado, pelo menos). Uns falam sobre a construção física (paredes, teto, chão), outros perguntam algo muito específico, outros explicam detalhadamente cada peça ou plugin...

A ideia deste tópico não tem nada a ver com isso. O que o tópico pretende é sugerir (de forma coletiva, mais ou menos como eu fiz neste tópico de projeto de uma guitarra) um Home Studio "light" a preços módicos, mas totalmente legal (nos dois sentidos: bacana e dentro da lei) em termos de hardware e software.

Eu tenho o meu desktop cheio de coisas. Alguns softwares duplicados que eu nunca limpei, outros que nunca usei, outros que esqueci como usar, outros tão velhos que nem se acham mais. Pra vocês terem uma ideia: ainda estou no Windows Vista porque é tanta tralha (sem contar o hardware e seus drivers!) que não tive saco de partir pra um SO mais novo. Sorte que é 64 bits e nunca aconteceu de rejeitar nada que eu instalasse (até pouco tempo atrás - depois eu conto isso). Mas o desktop é aquela coisa: pesadão, cheio de cacarecos em volta (interface, mesa, teclado controlador, módulo MIDI, etc, etc, etc). E eu queria uma solução mais... leve, "portátil".

Quão leve? Leve nos requisitos e leve no bolso, mas funcional. E totalmente legal (nos dois sentidos, como já falei). Leve, mas com "substância".

Ou seja: não adianta um iPad com Garage Band e Amplitube instalados, que não vai servir pro que eu quero. Nem um hardwarezinho tipo mini-gravador Tascam ou Boss, em hardware. Não me entendam mal: ambas as soluções são ótimas, mas para ocasiões muito específicas; não para se basear um Home Studio em cima. É areia demais pro caminhãozinho desses dispositivos, NMHO. Ainda assim, essas soluções podem aparecer aqui, desde que muito bem entendidas as suas limitações. Se bem que alguns dos "Br" da vida vem com muita coisa (inclusive a DAW), mas esses "vendem" a solução completa; quem quiser optar por eles, não precisa desse tópico. Bem como não precisa desse tópico aquele que quer montar um puta Home Studio com tudo do bom e do melhor...

O que sobrou então? Laptop, Notebook, Ultrabook... Você sabe o que é, né? Uma interface de áudio simples, alguns softwares bacaninhas (DAW, editor de áudio, plugins básicos, plugins de mix/master, etc.) e - voilà! - um Home Studio leve, portátil e legal (nos dois sent... ok, você já entendeu, né?... rs).

Não vou esgotar o assunto! Não vou dar uma de professor, pelamor! É pra gente trocar ideias, beleza? Mas vou dar alguns pontapés iniciais...

O computador: bom... eu tenho um note aqui bem simples, nada top, mas que me serviu de base (tranquilamente) até o momento. Um Samsung com um Pentium sei-lá-o-que de 2 núcleos de 2 GHz, 2 GB de RAM e 500 GB de HD, que veio com Windows 7 instalado. Para um Home Studio leve, dá.

"Ah, mas com 2GB de RAM, não dá pra usar aquela biblioteca super hiper top top com todos os sons da Filarmônica de Londres sampleados a 24/96!!!".
Não, não dá... Sabe o que significa "leve"? Pois é... Para coisas pesadas, ferramentas pesadas! Se eu precisar disso, vou pro desktop parrudo cheio de cacareco! Mas eu garanto que, para a maioria das coisas corriqueiras e gravações de 3 ou 4 instrumentos mais vozes e um ou outro synth "normal", 2GB dá.

A placa de som é onboard, então... Asio4All nas cabeças. Se descobrirem algo melhor, me avisem!!! Mas uma interface xing-ling está a caminho (sim, aquela mesmo... Guitar Link genérica!!! kkkkkk). Assim que chegar eu digo se funfa ou se há necessidade de, no mínimo, uma "Fast Track USB 1" da vida.

Com o note, o Asio4All e a interface em mãos, próximo passo é o quê? A DAW, né?

Já falei demais. A DAW será o assunto do próximo post.

O TÓPICO NÃO É DE MÃO ÚNICA. APENAS ABRI A DISCUSSÃO.

A sua opinião, contra ou a favor é super bem-vinda. a única restrição é "ouvi falar", "estão dizendo por aí". Conte sobre a sua REAL experiência, ok?

Ah... só mais uma coisinha: por quê "legal"? Não posso comprar no "google"? Você é que sabe. A vida é sua, os princípios são seus. O olho de vidro e a perna de pau também... kkkk

Não, não vou dar uma de hipócrita. Que jogue a primeira pedra quem nunca usou um software "genérico". Já usei sim. Mas prefiro não usar mais. Há algum tempo tenho evitado. O motivo é filosófico demais pra eu seguir na discussão, mas se quiserem, a gente pode falar sobre isso também. Há uma "abertura", relativa, com relação a softwares que o fabricante não vende mais ou sumiu. "Abandonware" é o nome desse tipo de software. Existem discussões sobre se é legal ou não usar. Eu tenho minha opinião, mas cada um sabe de si.

Edson Caetano
Veterano
# mai/14 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Perfeito o tópico, melhor para pessoas que já sabem algo...

Montei em casa meu monstro home Studio, tem um problema, é grande demais, caro demais, longe de tudo e não quero mais pessoas estranhas entrando nele kkkk, então fui atrás de tentar resolver esta equação

O projeto do Mobile Studio que finalizei, e uso seria uma versão viável do que você pretende, algo para ser pau para toda obra a um preço na realidade do brasileiro hobbysta, se foi certo o que eu entendi

Então vamos as minhas considerações....

1 - computador... Não tem como ser portátil e ter o poder de fogo necessário se não for um belo Notebook, compre o melhor que puder, mas coma atenção a alguns detalhes|
1-a - HD, o grande gargalo da atualidade é a velocidade dos drives, principalmente para quem faz uso intensivo de samples, aqui eu recomendo seriamente SSD é primordial, deixe um segundo (HD ou Híbrido) na baia do Disco ótico se achar que espaço físico é muito importante, mas o SSD primário ao meu ver é essencial

1-b - processador, os computadores de hoje são fantásticos, para áudio melhor ainda, mas faça uma fézinha e pule para os i5 ou pela pequena diferença de preço I7, vai ter uma longevidade muito maior

1-c - RAM padrão , 8 gigas mínimo, preferência 16, mesmo o amigo que disse 2 né... Você nunca vai parar em algo básico e memória é algo muito barato para economizar, põe 4 então kkk, uma plaquinha de vídeo normal mesmo para aquele VS básico

Ou seja, sei que extrapolei um pouco nas espec., mas tem que ser assim, tranqüilidade, se tiver mais grana Mac Book Pro se tiver menos grana um DEll pode ser a saída, vai morrer nesta parte tranquilamente 2500 reais

( meu note escolhido foi um Vaio i7, upgrade para SSD de 128gb, 8giga de RAM e WIN8.1, sempre carrego 2 ou 3 HDs externos de 1TB junto kkk)

2 - PLACA de som! agora sim a famigerada e o principal do nosso nome kk! nunca vi como pipocaram estas opções , são dezenas, várias dezenas de modelos, vai depender do nível que quer!me do sistema escolhido! mas deixo uma dica que pode facilitar a compra do item 3 que escrevo em seguida, o software que vem junto, a grande maioria das placas te oferecem o software junto, ou seja não precisa usar nada pirata,me quando der faz upgrades

Então o negócio é avaliar por onde que andar

( no meu caso na época, caiu como uma luva uma Audiobox USB, o modelo atual custa uns 700,00)

Qualquer REALTEK HD Embutida na maioria dos bons notes dão conta de gravar, precisa apenas fazer uns adaptadores, mas vai faltar o midi, vai faltar versatilidade então empregar uns reais aqui fazem sentido

3 - DAW , digital áudio workstation, é onde toda a mágica acontece kkk se foi pela dica acima já tem uma e pode pular isso, mas uma DAW completa tem que obrigatoriamente oferecer um pacote de soluções para tudo o que precisar sem precisar gastar NADA a mais, então a nova dica aqui é aprender a usar o que tem para partir na caçada de novos recursos

( usei aqui o Sonar 8 veio de brinde com a Audiobox na época, mas não fiquem felizes com a gratuidade inicial, com os upgrades para versões superiores que acontecem bienais praticamente p, compra de plugins entre outros já deixei mais de 1000 dólares na Cakewalk STORE kkk)

Ufa ... Escrevendo muito mas.... Vamos embora

Que músico vc é, que serviço quer fazer? Facilidades?

Eu acho essencial um teclado controlador e um superfície de controle, porque não ter as duas na mesma ferramenta

4 - midi - midi é essencial, precisa entrar nesse mundo agora, uma bela opção o controlador Cakewalk Apro300, vai usar a facilidade das teclas e ter controles de play, rec., stop, pads etc, logo acima, muiiito bom some mais 1000

5 - mics - aqui é pessoal, inicialmente é complicado pegar tudo que precisa, mas uma boa pedida é apelar para um bom mic, um Shure SM58 (tem bons clones para facilitar aqui) vai fechar

Vou fechar com algumas considerações

- mixer, pré amps, efeitos, tudo descartável, aguarde o momento certo quando já entende de algo mesmo e sabe que vai precisar mesmo, cansei de jogar dinheiro fora com inutilidades que só faziam ruído entrar no sistema, sem nenhum ganho significativo

- economias bobas são erros comuns, ou seja, use cabos bons, cases bons para levar tudo, fonte de energia boa ( leia no break)

- tenha Kits d emergência, com alicate, fita isolante, adaptadores, etc... Aprenda a fuçar no seu equipamento, não quebra fazer testes, desparafusar umas porcas kkk

E é isso , esqueci muita coisa, mas tenho certeza que a galera vai complementar....

Até mais

Adler3x3
Veterano
# mai/14
· votar


Gostei do post e vou acompanhar.
O foco é a realidade do home estúdio, ou seja estúdio caseiro.

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Adler3x3
O foco é a realidade do home estúdio, ou seja estúdio caseiro.

Perfeitamente.

Edson Caetano
O projeto do Mobile Studio que finalizei, e uso seria uma versão viável do que você pretende, algo para ser pau para toda obra a um preço na realidade do brasileiro hobbysta, se foi certo o que eu entendi

Entendeu perfeitamente! Excelente post.

8 gigas mínimo, preferência 16
Tecladista gosta de comer memória. Guitarristas se satisfazem com muito menos... kkkkkkk

Suas specs são bem menos modestas do que eu tinha pensado. Mas tá certo. Quem quiser chegar nesse padrão, tem um bom começo aí. Quem quiser algo mais simples, aguarde que vão chegar mais dicas.

E lá vem uma baratinha e totalmente legal:

A Presonus está com uma promoção SÓ HOJE (05/05/14) de vários softwares a 5 dólares (CINCO DOLARES!). Eu, particularmente, não curto o Studio One, mas, como dizem os americanos, por esse preço, it's a steal*...
Quem viu, viu, quem não viu, babáu. Eu comprei, nem que use só os plugins (vem um monte!), já vale a pena.

* eles usam no sentido inverso ao nosso... Aqui, quando dizemos que é um roubo é porque é caro! kkkkk

FBlues_rock
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ
Sei que a intenção é trocar ideias, mas aqui só tenho a aprender, vou acompanhar :)

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


FBlues_rock

Tranquilo. Acho que vem muita sugestão boa por aí.

Galera

O Studio One Artist por 5 dólares é um absurdo... Pra quem quer uma DAW bastante razoável (mesmo com suas limitações) por um preço ridículo, não dá pra ficar melhor! O que vem de add-ons e plugins é loucura (ainda que alguns devam ser grátis e tal - mas, mesmo assim, só pelo fato deles terem escolhido para integrar com a DAW, deve ser uma boa). Eu não gosto da interface deles (acho os caracteres muito pequenos - o que, para velhos como eu, é uma merda... rs). Mas por esse preço, não dá pra rejeitar...

Edson Caetano
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ
Me fez gastar 25 dólares kkk fui contaminado pelo Adler3x3 e resolvi pegar mais uma DAW... Isso também porque me interessa muito uma Studiolive ... Mas é isso é para outra história

E tecladistas são ávidos por memória mesmo, tudo que fazemos consome e muita memória...

Iversonfr
Veterano
# mai/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


JJJ

Caramba velho que bom que vi seu post em tempo, nem sei se o Ampire XT Metal Pack é bom, mas por 5 doleta não teve como. Acho que eles tão fazendo isso mais pra divulgar mesmo, 5 dolares um Studio One Artist é só pra não dizer que está dando. Cheguei a cogitar pegar um mesmo tendo o pro aqui rsrs, mas não tem sentido... rs vlw!

Ah, e qualquer hora vou escrever minha experiência com meu home studio (que atualmente está em standby porque não moro mais na mesma casa). Sei bem pouco e fiz muita besteira, ainda mais que é só hobby meu, mas acho que vai dar pra ajudar um pouquinho quem está começando...

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Edson Caetano

Mas nesta eu resisti a tentação.
De manhã vi esta oferta mais entendi errado.
Entendi que só tinha U$ 5.00 de desconto, e passei batido direto.
Depois lendo o tópico voltei lá e me interessei pelo Studio One artist 2, mas percebi que era uma versão de 32 bits e desisti.
Não adianta investir em softwares de 32 bits, por isto é que estão liquidando.
Não me lembro bem, mas no passado comprei algo em que veio junto uma versão do Studio One, que não me agradou.

TG Aoshi
Veterano
# mai/14 · Editado por: TG Aoshi
· votar


O Lifehacker fez uma pequena série de artigos pra dar uma noção básica de produção musical. A primeira lição trata exatamente do assunto desse tópico.

É um guia bem básico, mas que serve como um ponto de partida bem legal pra quem tá pensando em montar um home studio. Além disso tem boas sugestões de interfaces, microfones, DAWs, etc...

Links (somente em inglês):
Lição 1 - Montando seu Home Studio
The Basics of Music Production: The Complete Guide

Ainda não vi todas as aulas, mas parece bem interessante.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ

Dá certo a interface... eu tenho uma tão chulé que nem marca tem. Só que eu to pra desmontar ela (como tudo que tenho), soldar uns Jack's decentes e colocar numa Hammond 5190b...

Edson Caetano

Bem modesto vc... faço isso com um I3 e 2Gb, vai sem forçar a máquina hahaha

Claro que quando aloco na RAM a biblioteca inteira do Motif ou o CHH Complete a coisa é diferente... Mas não uso metade então sem problemas...

Lpitangueira
Membro
# mai/14
· votar


Software legal e barato = Reaper

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Opa! Galera comparecendo.

Edson Caetano
Iversonfr

Não resistiram também, né? kkkk
Mas tinha coisa lá que só funciona junto com um software hospedeiro... espero que tenham reparado!

Adler3x3
Não adianta investir em softwares de 32 bits, por isto é que estão liquidando.

Pois é... Mas ainda tem muito notebook por aí com SO de 32 bits (o meu, por exemplo... rs). Mas, se não estou doido, acho que a versão de 64 bits do Studio One Artist podia ser baixada também.

TG Aoshi
Legal, vou dar uma olhada.

Ismah
Dá certo a interface... eu tenho uma tão chulé que nem marca tem. Só que eu to pra desmontar ela (como tudo que tenho), soldar uns Jack's decentes e colocar numa Hammond 5190b...

Pois é, vi um vídeo recente do Frankie também usando uma e não percebi latência nenhuma. É claro que não tem os recursos de uma interface decente (principalmente uma entrada XLR...), mas acho que quebra o galho. Quando você fizer essa experiência de "upgrade" na bichinha, dá uma documentada e mostra pra galera.

Lpitangueira
Software legal e barato = Reaper

É uma das opções, sem dúvida. Daqui a pouco vamos dar uma organizada na bagaça e listar as opções sugeridas.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


JJJ
Muito legal o tópico...
Para eu que quero começar um Home Studio bacana õ/

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


Pegando o embalo e falando sobre software.

A melhor DAW é aquela que estamos habituados a usar, e então como eu estou começando, queria uma dica de uma DAW bacana que possa ser usada em Windows e Mac... falo isto por estou adquirindo um 2i2 da Focusrite, mas quando eu trocar o meu novo, para meu lindo Macbook =P ...e se seguir mais sério nisto, queria pegar uma Apogee Quartet. Por isto da DAW tanto para Windows como Mac. =]

E outra, queria uns bons Plugins de reverb, equalizador, compressor e etc. Podem indicar uma marca que vale o investimento ou algo assim?
Sei que dá para se virar com free e com os que já vem na DAW, mas se valer o investimento e não for tanto $$, acho que vale apena abrir o bolso.

Sou guitarrista e queria algo para começar a fazer pré-produções e e etc., e logo depois começar a mostrar meu trabalho, quando for o tempo certo, enquanto isso...

Valeu galera.

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ todos

Computadores
Tenho uma configuração parecida com a sua, mas tenho mais memória ram. (6 Gb)
No notebook tinha o Windows Vista (32) que substitui pelo Windows 7 que trabalha melhor com áudio, e de certa forma deu uma sobrevida.
Mas logo vou ter que trocar, pois não roda quase mais nada satisfatoriamente.
Interface de áudio, tenho uma Edirol UA-1Ex, que por ser portátil, uso tanto no desktop como no note, e trabalha em 24 bits e até 96 Khz., que já tenho faz alguns anos e é bem estável e duradoura.
E assim uso os drivers Asio originais e consigo um desempenho razoável.
Um drive Asio original é bem superior a um Drive Asio4dll.
Mas que vou ter que substituir , pois nos softwares mais recentes muitas vezes só funciona em 16 bits, dependendo do programa.
Mas pretendo adquirir outra equivalente mais moderna, mas portátil (de pequenas dimensões), que possa ser utilizada em ambos micros,

Pontos de atenção para home estudio:
- 1 desktop mais poderoso. (principal)
- 1 notebook auxiliar para mobilidade;
- notebook top custam muito caro, imagine o que se pode fazer com o mesmo dinheiro em um desktop, inclusive a compra de outros equipamentos que vão se conectar;
- 1 interface de áudio portátil para uso comum;
- usar 100% de drivers asio nativos (fica mais rápido em o som mais macio);
- quanto mais memória ram melhor.
- se estiver começando agora partir para uma plataforma de 64 bits de hardware e de software, e evitar a compra de produtos de 32 bits; (estamos numa fase de transição, muitos softwares oferecem ambas plataformas).
- valorizar mais os plugins nativos da DAW;
- software legalizado, comece com Daws mais acessíveis na relação custo benefício;
- softwares livres - existem boas opções;
se quiser tudo livre use o Linux, o Ubuntu Studio tem softwares completos para um home studio, e pode usar tanto como sistema principal, como sistema de boot duplo;
- boa organização dos arquivos em ambos os micros e backup;
- programar as compras de acordo com a sua renda, planejando futuras expansões, que requerem compatibilidade; (assim ao começar, tem que observar os futuros equipamentos que se queira conectar);
- estudar, estudar e estudar, tanto o hardware como os softwares, ler inúmeras vezes os manuais, e sempre consultar a medida que surgem dúvidas e problemas;
- e muito e muito mais, nunca vamos esgotar este tópico.

strinbergshredder
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
A melhor DAW é aquela que estamos habituados a usar, e então como eu estou começando, queria uma dica de uma DAW bacana que possa ser usada em Windows e Mac... falo isto por estou adquirindo um 2i2 da Focusrite, mas quando eu trocar o meu novo, para meu lindo Macbook =P ...e se seguir mais sério nisto, queria pegar uma Apogee Quartet. Por isto da DAW tanto para Windows como Mac. =]

O Reaper! Ele tem versão tanto para OS como pra Windows...

Adler3x3
Veterano
# mai/14
· votar


stringbergshredder
Escreveu:
O Reaper! Ele tem versão tanto para OS como pra Windows...

E roda muito bem no Linux, e num boot duplo, o linux enxerga o windows e é possível carregar os Vsts instalados.
Uma das características principais do reaper é a de ser leve e robusto.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


strinbergshredder e Adler3x3
Quanto custa o reaper e seus concorrentes? (olhei no site e estava buy now for $255... achei que fosse menor o preço).

E questão de compartibilidade de plugins com Daw... qualquer plugin que eu comprar funcionará com o Reaper, ou alguns plugins tem restrições?

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Jeff.guitar

Existe uma opção do reaper mais barata (e plena), do tipo que limita o uso comercial a um valor anual, que agora não me lembro, mas tipo faturamento de R$ 30.000,00 ao ano, e tipo custa U$ 50.00 (acho que é isto).
E se não tem uso comercial relevante por apenas U$ 50.00 esta tudo legalizado.
Uma ótima opção para o usuário iniciante.
E para testar você pode usar o programa sem registrar (demora um pouco para abrir o programa, e aparecem algumas mensagens, mas funciona plenamente), e se for o caso de se adaptar e gostar , fazer depois uma futura compra.
Assim o Reaper permite uma boa avaliação. (não é gratuito, mas pode ser testado por um bom período).
Basta fazer download, instalar e ir usando e fazendo testes.
Demora um certo tempo para aprender.
Esta versão de Us$ 255.00 é para usuários que ganham dinheiro usando o programa profissionalmente, e faturam um valor mais alto. (e se ganham dinheiro com o programa podem pagar este valor a um custo benefício muito bom).
A maioria dos plugins ou seja VSTS funcionam muito bem, entretanto os plugins nativos do Reaper são bons, muito embora não sejam graficamente bonitos (por conta da estabilidade e da perfomance mais rápida), mas nem por isto deixam de ser poderosos e uteis.
Com relação aos instrumentos nativos VSTi (o i é instrumentos), vem praticamente vazio e necessita de instrumentos externos.
A maioria das DAWs disponíveis no mercado já são produtos maduros e plenamente funcionais para um estúdio caseiro.
As principais funções e recursos são muito parecidas, e o que varia é a interface gráfica, umas mais simples, outras mais sofisticadas, e obviamente a relação custo benefício que cada uma oferece, variando de U$ 50,00 a milhares de dólares, dependendo do que vem a mais.
Mas o importante é aquela que atende as necessidades do usuário.
Versões simplificadas são uma armadilha para comprar mais e amarrar o usuário ao produto em futuras expansões.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar


Adler3x3
E aquela versão de Us$60?

E vale apena comprar ele?

E aqueles Plugins da Waves? Vale o investimento?

Agora quero começar a gravar violão e guitarra...
É tipo este o caminho:
Gravar a guitarra/violão tentando tirar o som que seja quase o final, tipo na hora da captação, depois usar um equalizador para tirar alguma frequência que esteja sobrando ou incomodando, o compressor depois para dar um “UP” e por fim um reverb para fazer a guitarra/violão encaixar na música?
É meio por aí, correto?

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Jeff.guitar

É esta mesma de US$ 60.00 (que citei como US$ 50,00 e minha memória falhou).
Mas comece usando sem registrar para testar e ver se é do seu agrado.
Vai funcionar plenamente igual a registrada e full.
Repito: basta fazer download, instalar e sair usando.
Quando ao processo de gravação, você vai encontrar aqui mesmo no fórum amplo material, assim como no you tube.
Agora tem que ter paciência e determinação, pois para aprender o software demora um certo tempo.

strinbergshredder
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
Então cara, como o Adler3x3 disse, existem os dois preços de licença, US$225 e US$60

O caso dos US$225 é o seguinte: Se você for usar o Reaper comercialmente, e seu estúdio tiver faturamento anual maior que US$20.000.

Caso tenha faturamento menor que isso, ou se for uma organização sem fins lucrativos e/ou educacional, ou se for apenas uma licença para uso pessoal, aí você pode pagar o valor de US$60.


E questão de compartibilidade de plugins com Daw... qualquer plugin que eu comprar funcionará com o Reaper, ou alguns plugins tem restrições?
Qualquer plugin VST ou VSTi, é compatível, logicamente respeitando-se a compatibilidade entre 32/64 bits...

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


strinbergshredder
Legal velho, e obrigado =]

Para questão de Home Studio, eu acho meio estressante demais ficar se preocupando com acústica da sala e etc... Para gravar o amp da guitarra, e violão e coisas assim.
Vou ver uma acústica ‘básica’ apenas para meus monitores soarem legal (flat) para fazer as mixs.
Imagina o cara está começando e as mix ficam tudo umas merdas e o problema é os monitores e tal, ou a sala toda ferrada. Complicado, e fácil para o cara ficar triste.
Para o violão eu penso naquele “Fishman Aura Spectrum DI”, iria ligar o violão nele, e ele na interface e “deu pro loko” kk’.
E para a guitarra, pensei em algo tipo o “Two Notes Torpedo Live”, que iria legar a saída do amp nele e mandar para interface, eu vi uns vídeos e que sonzeira aquilo velho, mas é meio caro e inviável no momento.
Não sei o que o pessoal acha... mas imagino que esteja no caminho certo, né?!

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Jeff.guitar

Com relação a compra de outros plugins tipo Waves, que custam mais caro.
O melhor a fazer por enquanto é seguir o espírito do tópico proposto pelo JJJ.
Aguarde e acompanhe o desenvolvimento do tópico, pois vai aparecer mais material.
E o JJJ faz boas gravações e mixagens, e é uma prova ou demonstração, de que mesmo com um estúdio mais simples dá para obter um bom resultado.
Que é um estúdio enxuto e leve, tanto na questão de hardware como de software, e obviamente o custo também.
Depois que aprender a usar a DAW e começar a perceber certas limitações de plugins, aí sim partir para outros softwares complementares.
Pois ganhando experiência se ganha conhecimento, e com conhecimento se consegue discernir melhor as várias opções do mercado.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar


Adler3x3
Obrigado velho... Vou acompanhar o tópico.
Também quero um Home Studio compacto e com uma ótima qualidade.

Dúvidas de como ligar um Reverb/Delay/Compressor externo para obter o melhor som possível, cabe dentro deste tópico?

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Só dando uma "organizada básica"...

A ideia inicial era de um estúdio leve - no peso, no bolso e em termos de requisitos - para quem quisesse ter um Home Studio bacana, relativamente "portátil", legalizado e sem custar um rim. Qualquer opção fora disso é um "plus a mais" no tópico, tudo bem.

Vamos dividir a coisa em assuntos, senão daqui a pouco o papo vai longe e ninguém vai achar mais nada sem ter que ler a bagaça toda.

Os assuntos são os seguintes aqui:

1 - Computador - para a intenção inicial do tópico, um notebook. No mínimo um dual core da vida, 2 GHz pra cima, a partir de 2 GB RAM e com HD suficiente - quem puder/quiser/precisar de uma configuração mais parruda, ok, vai ter que desembolsar mais... Mas pra quem só quer um rock and roll básico com uma trilha de bateria (mesmo sampleada), mais uma guitarra, um baixo e um vocal (e eventualmente um pianinho safado), sem grandes pretensões, essa mínima dá (quando eu comecei a mexer com sequencers, uma configuração dessas seria top top top top - na verdade, impensável! kkkk).

2 - Interface - Pode até nem precisar, usando as entradas do note, mas acho que, no mínimo, um Guitar Link Xing Ling precisa... Quem puder pegar uma inteface USB (mesmo das mais simples), melhor. Quem puder/quiser/precisar de uma interface Neve... ok... vai no bolso!!!

3 - DAW - Várias opções já surgiram. Quase todas as DAWs tem versões mais leves, mais baratas até as mais parrudas e cheias de cacarecos... Ontem, por acaso, apareceu a oportunidade de pegar, legalmente, um Studio One Artist 2 por absurdos 5 cinco dolares. Isso é preço de app de tablet!!! Eu peguei... Embora já tivesse outra DAW aqui, mas por esse preço, só o que vem de plugin e add-on vale a pena. Fora que aprender a mexer em outra DAW, saindo da zona de conforto, é sempre interessante. A outra DAW - que eu ainda não tinha citado - é a Cakewalk Music Creator 6 Touch - a primeira DAW para SOs com touch screen (fora tablets). Peguei uma, legalmente, por 85 reais. Baratíssimo. Citaram o Reaper também. Acho que sai por 60 dólares. Barato, porém já não tão barato quanto as outras opções que falei. Entra muito aí a questão de gosto. Eu, como conheço as ferramentas Cakewalk desde que o computador era movido a vapor, acabei optando pelo Music Creator, como DAW "simples", mas com todo o necessário para um Home Leve (a proposta inicial do tópico).

4 - Plugins de efeitos - Vamos chegar lá. Tem desde os gratuitos até os ABSURDAMENTE caros, muito caros mesmo. Mais pra frente a gente chega lá.

5 - Plugins de instrumentos - idem acima.

6 - Ferramentas Externas - conversores, aplicações stand-alone, programas auxiliares... Mais pra frente.

Adler3x3
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ

De tempos em tempos tem que dar uma reorganizada, pois vão surgindo naturalmente outros posts, que muitas vezes fogem a proposta inicial.

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Adler3x3

Sem dúvida. Mas a gente vai levando...

Adler3x3
Veterano
# mai/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Uma das principais dicas do tópico é a compra a baixo custo de softwares.

Quando aparecem oportunidades imperdíveis de softwares.
Podem usar o seguinte tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/302678/p1

Desta forma nos ajudamos mutuamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de Home Studio Leve e Legal