Projeto de Home Studio Leve e Legal

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


guitarluiz

Eu não conheço muito, mas acredito que qualquer placa USB 2.0 de marcas reconhecidas (focusrite, m-audio, lexicon, presonus, tascam, roland, etc...) que tenha pelo menos duas entradas simultâneas (Hi-Z, para guitarra/baixo e XLR, para mics), phantom power (caso use condensador) e possibilidade de monitoração tá de bom tamanho para um home studio. A menos que se precise gravar bateria acústica (aí precisa de mais canais/microfones).

A escolha (quando a marca é reconhecidamente razoável) recai sobre as especificações desejadas, o software incluído, o custo/benefício, essas coisas.

guitarluiz
Veterano
# jun/14
· votar


JJJ
Bem... eu conheço alguma dessas, e agora, estão fora do meu orçamento.

Você disse que não dá pra ligar mic no guitar link? Essa questão de gravar simultaneamente não é problema para min, só quero tirar a latência e ter um retorno e se der um up(sonoro, se é que ela melhora algo em relação a placa onboard) razoável estaria bom.

Pretendo montar um home melhor, mas aí vai ficar para quando estiver trabalhando.

BJKGUITAR
Veterano
# jun/14
· votar


Acho que isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-555425006-presonus-audiobox-stu dio-kit-de-gravaco-completo-_JM

isso:

https://www.youtube.com/watch?v=fDfPdO_lC88

mais isso:

http://clubedosprodutores.art.br/wp-content/uploads/2012/11/shure-57.j pg

e conhecimento

É um estúdio leve e legal...

JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


Pra quem acompanha esse tópico, fica a dica:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/315447/

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/14
· votar


cara, pegando gancho no seu tópico:

Eu montei um home studio bem simples, mas que consigo ter uma qualidade profissional. Infelizmente por falta de planejamento, minha banda não esta utilizando, mas eu ja fiz vários testes la e espero começar a produzir material por lá em breve.

Encontrei alguns problemas e pontos positivos, vou partilhar aqui com voces e espero ajudar, e ser ajudado.

Montei um rack dessa maneira:
-Mesa Behringer X2442usb
Uso para tirar os retornos e agrupar os canais da bateria.
Bem da verdade, eu não queria utilizá-la... Ela é limitada para esse tipo de aplicação, e apesar de já ter salvado minha pele várias vezes ao vivo, me deixa a desejar em alguns recursos, tipo PAD e inversão de fase - ela não tem, dai tem que usar soluções alternativas.

-Interface Mackie Onyx Blackbird
Essa é o coração da coisa toda. Com seus 8 canais de entrada, ela resolve bem.

-Equalizador Gráfico Behringer EQ3102
A idéia desse cara era matar microfonias, mas ta quase sem uso. Só fiz um roll out nos agudos pra não forçar os retornos e dei uma suavizada nos graves

-Potencia LL1600
Essa aqui empurra os retornos. Não é grande coisa ao vivo, mas pra esse tipo de coisa ela serve muito bem.

Os 8 canais estão distribuidos assim:
Canal 1: Bumbo
Canal 2: Caixa
Canal 3: Resto da bateria
Canal 4: Baixo (em linha com um direct box da landscape)
Canal 5: Voz 1 - SM58
Canal 6: Guitarra 1 (em linha com uma pod HD500)
Canal 7: Voz 2 - SM58
Canal 8: Guitarra 2 (em linha com uma pod HD500)

Pelo que da pra perceber, eu montei a parada pensando em uma banda específica, no caso a minha, rs
- Gostaria de ter mais canais disponíveis, pra poder fazer uma gravação 100% ao vivo com todas as peças da bateria separadas, mas como não é possível, eu microfonei cada peça da bateria e agrupei todas num canal, com exceção da caixa e do bumbo, que mando para um canal separado da interface cada um.

A solução de colocar o bumbo e a caixa em canais separados foi um grande acerto, pois eu consigo trata-los e dar a roupagem que eu quiser no software.

O kit de microfones usado na bateria foi um cad premium, que eu substitui o microfone do bumbo por um SM57. Porque? Porque estava sobrando ressonancia, mesmo tirando a pele de resposta. Deixei o sm57 a uns 2 dedos do batedor e voalá, o kick apareceu seco. Perdi um belo tempo acertando a posição dos mics da bateria, porque como não vou ter peça a peça para trabalhar, eu precisava de uma captação perfeita.

Um problema é a briga de volume dos overs com os tambores, mas isso é questão de tempo pra acertar

Outro problema é a questão de vazamento dos retornos para os overs e para os mic de voz.
O baterista tem que usar fones, ok, mas eu não consigo dar fones pra todo mundo, e isso me limita no volume dos retornos...
Eu poderia usar um powerplay, mas isso implica em botar a mão no bolso, e eu não posso fazer isso, já gastei demais, a banda que compre...

A idéia é refazer as guitarras depois microfonando amps, para as musicas que for necessário.

O micro é um iMac 21.5", quebra muito o galho mas me limita no uso de softwares, porque também queria que a coisa fosse "legal", então estou usando o Reaper.
Os monitores para edição são um par de KRK rokit 5 e as caixas de retorno são um parzinho de caixa fullrange da meteoro ai de falante de 5".

Alguem pode me dar umas dicas de como posicionar os retornos?
Eu queria deixar os volumes baixos pra evitar vazamentos.
Queria também melhorar a captação da bateria.

Ah, sei la, qualquer dica é bem vinda! eu manjo muito pouco de edição, quase nada...
Basicamente uso os presets do reaper e vou alterando até conseguir um som legal, depois dou um ou outro ornamento com automação, mas é só.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de Home Studio Leve e Legal