Projeto Home-Studio II - Banda completa rodando em um sistema:

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # mar/10


    Boa noite caros foristas;

    Já fazem uns tempos, criei um tópico sobre home-studio. Pois bem, comecei a montar o mesmo. Adquiri todos os DAW's e Plugins adequados: VST's e Efeitos variados, toneladas e toneladas deles. Adquiri uma interface, um microfone e um Home Theater. Comecei a testar isso para minhas gravações, e usando desses recursos, comecei a ter resultados muito satisfatórios. Mais até que meus outros periféricos (Boss GT-10 e Amp quando tinha, pois tenho ótimos timbres e versatilidade). Então, resolvi expandir meu projeto. Agora realmente montar o home-studio, agora que eu vi que eu gosto mesmo de usar o note tanto em estúdio quanto ao vivo. Porém com uma proposta diferente.

    1 - Os periféricos

    Depois de muito pesquisar, resolvi juntar alguma grana, vender algumas coisas que estão encostadas aqui em casa e investir num set digital. Porém, eu pensei em algo maior, voltado para vários instrumentos:

    Imaginei comprar um microfone a mais, um baixo e uma bateria electronica (complementando o microfone que ja tenho, as guitarras, o violão e o teclado midi).

    E pensei em fazer essa conexão:

    Guitarras e baixo -> Interface -> Cubase 5 Amplitube 3
    Vocais -> Interface (balanceada) -> Cubase 5 -> Plugins
    Teclado -> Midi/USB -> Cubase 5 -> VST
    Bateria -> Midi/USB -> Cubase 5 -> VST

    E pensei em rodar tudo isso ao mesmo tempo.

    Além disso, resolvi comprar um par de monitores ativos MS-40 (40W) da Behringer, um Koss Porta Pro, um preamp valvulado Mic200 e uma interface, e um controlador midi foot (FCB1010).

    A interface pois pretendo descartar meu Toneport que tem apenas uma entrada e comprar uma nova interface, com quatro ou 5 entradas se possível.

    http://www.tascam.com/products/us-122;9,15,68,18.html

    Essa Tascam foi cogitada, já que possui USB 2.0 e 4 entradas, o que me permitiria criar canais separados para cada instrumento.

    Até aí, tudo bem, expliquei o que eu pretendo comprar. Agora, vou passar para a parte que eu explico porque eu vou comprar isso e quais são minhas dúvidas.

    2 - Finalidade

    Pensei neste empreendimento por 3 motivos apenas, porém, me agradam muito. Sempre gostei de gravar minhas produções em casa, porém, nunca tive muitos recursos. Até quando comprei minha interface, consegui uma ótima máquina e instrumentos diversos. A partir disso, comecei a gostar muito da ideia, de gravar em casa, cada vez com mais qualidade.

    A outra ideia é que de um pouco tempo atras até hoje, me surpreendi muito levando meus VST's para situações de ensaio com a banda; o timbre e os recursos eram incríveis, e me fascinaram. Além disso, me impressiona a estabilidade que tenho nessa máquina, já que nunca tive um "crash" dentro do estúdio usando o mesmo.

    E a terceira, que é uma ideia diferente, é montar um espaço na minha casa, dispondo desses artefatos musicais, para poder fazer jams sessions com meus amigos e pequenas gravações em grupo. Tendo em vista que terei todos os instrumentos e é possível rodar todos eles em um DAW simultaneamente com os devidos efeitos e regulagens. E ainda por cima, poderia fazer um som em volumes aceitáveis e com total flexibilidade de horário.

    Depois dos motivos declarados, partirei para os possiveis problemas:

    3 - Possíveis problemas

    Assim como pensei nas possibilidades, pensei nos problemas. Depois de orçar vários equipamentos e de esquematizar como seriam as conexões dos mesmos, me vinheram as dúvidas de compatibilidade e de praticidade, que são:

    1 - Poderei rodar 4 USB's ao mesmo tempo sem acarretar algum problema à minha máquina ou latência maior, ou crash ou algo assim?
    2 - O consumo de memória primária (RAM) seria exacerbado ou rodaria com folga? Lembrando que tenho um Dell Vostro 1520, 4GB Ram, 2.8ghz Dual Core, 3MB Cachê L3, GeForce 256MB, 500GB HD.
    3 - Essas conexões entre interfaces, preamp, monitores, e etc, seriam possíveis da forma que eu estou visualizando?
    4 - Seria algo inviável ou valido para as 3 utilizações as quais pretendo fazer?

    Gostaria muito da opinião de vocês e lamento pelo imenso post!

    Abçs

    janick
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Realmente, ficou muito grande o texto, aposto que ninguém deve ter chegado ao fim da minha bíblia ainda hahaha

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    janick
    Então, como eu já te disse no msn, eu acho possível. Você tem uma boa máquina, e como não vai trabalhar com VSTis extremamente pesados é tranquilo.
    Vou ser sincero, sempre tenho medo desse tipo de coisa, principalmente ao vivo. Mas é trauma de quando eu tinha meu Athlon 64 3200 com 2 gb de RAM, que apesar de ser uma boa máquina, meio que se arrastava pela vida quando se tratava de instrumentos virtuais e plugins.
    Meu notebook tem uma config bem parecida com a sua e eu nunca consegui fazer ele pedir arrego, inclusive dá pra loadar todos os presets de amp sim no Mainstage (coisa de uns 4 ou 5 plugins no insert por preset), AO MESMO TEMPO.
    De qualquer maneira, antes de mudar pra algo definitivo, faça um teste. Mas duvido que você tenha algum problema.

    trashit hc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    janick

    vc vai vender sua Toneport?

    a sua é a Toneport Ux1?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projeto Home-Studio II - Banda completa rodando em um sistema: