Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ


Ok, a discussão sobre preços gerou frutos.

A ideia aqui é listar alternativas para a criação de um guitarra BOA, sem pagar grife, logo e tentando minimizar despesas sem comprometer a qualidade.

Criar A GUITARRA FCC STANDARD, com os conselhos, a expertise, a experiência profissional de tantos membros com aptidão para a coisa, que aqui existem.

Como?

Sugerindo materiais, corpos, braços, ferragens, parte elétrica... Sempre com a premissa de QUALIDADE ao menor custo possível.

Foi dada a largada...

Pego um trecho do colega rcorts e reproduzo abaixo, porque ele falou o que penso:
"primeiramente deveríamos estipular qual será o modelo e depois começarmos a discutir os itens e especificações mínimos aceitos na produção desse Standard, além de é claro os limites de valor para ser considerado como um bom custo x benefício para a nossa realidade brasileira."

mvtguns
Veterano
# nov/13 · Editado por: mvtguns
· votar


JJJ
Massa iniciativa cara....vou dar uma pesquisada antes de opinar.
Lembrando que a SST57/62 é uma queridinha nossa aqui.

Pego um trecho do colega rcorts e reproduzo abaixo, porque ele falou o que penso:
"Penso que primeiramente deveríamos estipular qual será o modelo e depois começarmos a discutir os itens e especificações mínimos aceitos na produção desse Standard, além de é claro os limites de valor para ser considerado como um bom custo x benefício para a nossa realidade brasileira."


Isso aí. Ou não seria legal também fazermos a STANDARD FFC de alguns modelos? LP, Strato, SG ao invés de apenas um?

Abraço.

EduJazz
Veterano
# nov/13
· votar


Acho que o ideal é começar com UM modelo.

Sugiro, como muitos farão, a stratocaster. É simples, versátil, as peças são fáceis de achar, etc.

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


mvtguns

Uma possibilidade é fazer upgrade, sem dúvida. Mas isso fica na escolha de cada um. Penso que devemos sugerir uma guitarra completa (e com mais de uma opção de cada peça, pra não criar "olho-gordo", se é que me entende). Quem quiser usar só algumas das sugestões para fazer upgrade, ok...

Quanto a fazer de vários modelos, é uma possibilidade. Quem vai definir somos nós, então, a discussão está aberta.

EduJazz
Sugiro, como muitos farão, a stratocaster. É simples, versátil, as peças são fáceis de achar, etc.

A Tele é mais fácil. Mas aqui é difícil achar peças. E tem o problema do furo das cordas, que se já não vier no corpo, é bem complicado. Então, eu já tinha chegado à mesma conclusão que você. Mas, vamos ouvir o pessoal, antes de bater o martelo.

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

Bom eu começo sugerindo a montagem de uma telecaster, como já era de se esperar. Mas é que estou num momento telecaster mesmo, ha ha!

Apesar da disponibilidade de peças para tele ser menor do que de strato aqui no Brasil acredito que, mesmo comprando pelo eBay daria para montar uma boa tele com menos de 2000 barões.

1. o corpo e o braço podem ser comprado da Bhefner (peças Fender, vendidos outlet, que saem bem mais em conta);
2. tem-se ainda as opções das partes Warmoth ou Mighty Mite, que já tem grande qualidade (no meu ponto de vista);
3. Se for para pensar em algo menos tradicional, tem um corpo de tele de mogno (na verdade deve ser Kaya) que a Guitar Fetish vende quase a preço de banana, e segundo o Bertola é uma loja muito confiável.
4. os captadores podem ser nacionais mesmo, como os Malagoli ou os Rosar, ou, se não for estourar o orçamento, digamos, de até uns R$ 2k, pode até se considerar captadores importados.

Bom, já fiz minha breve defesa e acho até que já falei demais. Vamos seguindo ...

mvtguns
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
EduJazz

O bom de definirmos vários modelos é que fica aberto escolha para estilos/gostos.

Porém, sem dúvida, se definirmos apenas um modelo seria mais fácil.

Precisamos de mais opiniões e sugestões da turma! =)

EduJazz
Veterano
# nov/13
· votar


mvtguns

O problema de sair de strato/tele/derivações é que partiríamos, em tese, para a seara do braço colado, o que é "um pouco" mais complicado.

JJJ

Eu sou fã de tele, e concordo que ela é mais simples. Mas a strato, além da facilidade de achar peças é uma guitarra mais "standard", mais customizavel, se é que vc me entende!

Lelo Mig
Membro
# nov/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Desculpem jogar água na fritura galera, mas acho que eu tô ficando velho!
Essa geração moderna, essa garotada que gasta 150 reais numa balada, paga 900 Conto num Ipod e acha cara uma guitarra de 3.000 reais, um instrumento prá vida toda, eu não consigo entender não!!

Lá no outro tópico, neguinho sonhou com a Telecaster FCC Standard de 500 Reais?? Fala sério!! Já digo de ante mão que é merdh@!

Olha só uma configuração decente de Telecaster "básica":

- Corpo em Ash Warmoth - U$ 145,00
- Braço em Indian Rosewood Warmoth - U$ 357,00 (completo, com trastes e acabamentos)
- Bridge/Saddles Glendale - U$ 68,99 (sugestão MMI)
- Pick Ups Fender Original - U$ 119,99 "o Par" (opção mediana, mais barato que alguns nacionais).
- Machine Head Fender Original - U$ 39,99 (opção da Tele original, barata, mas longe de ser o melhor).

Custo? U$ 730,97

Sem pintura, sem escudo, sem regulagem, sem cordas, sem instalação elétrica.

Em real, sem impostos, sem frete, sem lucro:

R$ 1.705,35 - Para uma Telecaster FCC Standard Minimamente Decente.


Se guri nunca tinha parado prá fazer contas.... senta e chora molecada!!!

FBlues_rock
Veterano
# nov/13
· votar


+ 1 pela Tele.
Não é a que mais tem peças, mas não é difícil encontrar. Na análise de custos, pode ser vantagem importar algumas peças da China ou outros países (inclusive sites do EUA), então "cai por terra" a questão. Se tiver bons nacionais a bom preço, daria preferência.

Concordo que a Strato é a mais "lugar comum" (agrada mais pessoas), mas verdade seja dita, a maioria aqui já tem ou se não tem, é porque preferiu os humbuckers... a Tele seria interessante até para os que já tem guitarras (meu caso)

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


Lelo Mig
R$ 1.705,35 - Para uma Telecaster FCC Standard Minimamente Decente.

Então, como eu falei, na faixa de R$ 1500,00 a 2500,00. Dentro dessa faixa acho barata uma guitarra com essa qualidade mínima.

Mas na sua listagem ainda precisariamos adicionar:

Chave seletora;
Potenciômetros;
Knobs;
Capacitores (eu utilizaria os Paper in Oil);
Control plate;
Neck plate;
Jack plate;
String guides;
Ferrules (buchas);
A ponte em si, além dos saddles.

Mas ainda acho que dava pra fechar o orçamento em até 2.5K ou estourando 3K e obter um resultado excelente.

FBlues_rock
Veterano
# nov/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Lelo Mig
Caramba, braço em Indian Rosewood e nesse preço? Dá para economizar bem aí... corpo acha um razoável mais barato também, não?
Pickups dá para escolher mais barato e bom (não faço a menor questão que sejam Fender).
Já bridge e saddles precisam ser bons, até para guitarra modesta; não sei qual o preço de outras marcas e modelos.

De qualquer forma, menos de 1000 não dá... talvez tentam chegar entre 1000 e 1200.

Acima disso (ex: 1500 a 2000) há opções "modestas" no mercado, onde trocando os caps já terá um instrumento razoável com bom timbre.

Lelo Mig
Membro
# nov/13
· votar


rcorts

Infelizmente não dá amigo!!

O que quis mostrar, com minha descrição, é que incluindo impostos e frete, já estoura de longe o orçamento.

Sem tudo o que falta, já tá batendo nos 3K!!

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig

Tá certo. Eu já tinha falado isso. Não é pra ser um projeto "barato". É pra ser BOM.

Mas com algumas vantagens:

1) mais barato que pagar guitarras pela grife;
2) podendo comprar aos pouquinhos, em prestações e tal;
3) fazer de uma forma personalizada, do jeitinho que quiser.

Se chegarmos à conclusão de que isso é impossível e vai sair mais barato comprar uma Fender Am... paciência... close topic e fim de papo! hehehe

EDIT: Agora, se o cara achar alguma parte cara demais, aproveita o resto do projeto, pelo menos. Por exemplo: um braço da Fender sai uns 400 dólares, chutando. É bom, mas talvez seja caro pro nosso "público alvo"... De repente, o cara se contenta com um "licenciado" da Migthy Mite, por exemplo. Se ainda estiver caro, apela pra GFS! E por aí vai... Consciente de que a qualidade vai caindo, claro!

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


Lelo Mig
JJJ

Tenho de concordar com o Lelo num ponto: com impostos e frete o orçamento desse projeto "Standard" pode estourar facilmente e ir pras cucuias.

Talvez a melhor opção mesmo seja já firmar um critério de o máximo possível de partes nacionais na escolha do modelo, ou que, mesmo sendo importadas, seja possível encontrar no mercado nacional a um preço razoável.

Acho que o mais interessante de um Projeto FCC Standard mesmo é a diversão em trocarmos idéias. Até porque ninguém aqui vai já sair gastando e montando o projeto. Por enquanto é só projeto mesmo, como o nome diz.

Mas se for pra pensar apenas no barato não é muito difícil encontrar uma alternativa. Basta procurar uma Fender Am Standard usada. Já achei muitas por 3k e pouco com case. Só que é daquele jeito e pronto, dois single coils e partes Fender numa guitarra Fender. Se o cara quiser algo de mais pessoal no instrumento precisa comprar as peças para fazer a troca ou "customização" e, ou vai ficar com as peças de fábrica sobressalentes ou vai vender a um preço módico.

O legal de montar uma guitarra Frankstein, e que no meu ponto de vista agrega um valor afetivo é o de se envolver parte a parte, etapa a etapa do processo. Valor de mercado creio que todos já sabemos que não tem. Tenta montar uma guitarra assim e vai tentar vender pra ver. O possível comprador pode até saber que o produto final é excelente, mas muito improvavelmente vai querer pagar o mesmo preço de uma Fender, porque o Logo manda nesse tipo de relações comerciais.

Enfim, vou ficar mais na minha a partir de agora e se eu puder contribuir de alguma forma, que seja. E se pudermos tirar algo de bom dessas discussões, que a princípio não passam de especulações, já teremos ganhado o dia.

chenriquea
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Excelente iniciativa.
Acho que instrumento músical no BR, assim como todas as outras coisas, são muito acima do que realmente o equipamento vale. Pagamos sempre muito marca e não BR então.
Acho válido ter um projecto mais barato e com a possubilidade de customizar..
Mas como o Lelo Mig falou, não vai ser projecto para valer o preço de uma guitarra de 600 /1k...
Creio que seja mais de 3.5k, ficando mesmo a maior vantagem a personalização.

eduardodff
Veterano
# nov/13
· votar


Lelo Mig
Essa geração moderna, essa garotada que gasta 150 reais numa balada, paga 900 Conto num Ipod e acha cara uma guitarra de 3.000 reais, um instrumento prá vida toda, eu não consigo entender não!!

Concordo em gênero, número e grau!
Grife não é só grife, tem custo também!
Comprei minha Fender por 1.000 dólares, não achei caro pela qualidade do instrumento, cara é a tributação brasileira de 60% + ICMS, isso sim encarece o produto! No fim das contas gastei 3.000,00.
Se eu fosse dono de uma loja de instrumentos, que é uma empresa e como tal gera gastos e precisa de receitas, colocaria em cima disso aí meu lucro! Por isso grife sai tão caro!

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Então, gente... É o seguinte... Vamos tentar organizar um pouco, senão não vamos a lugar algum.

A discussão sobre grife, marca, política e tal é saudável, mas vamos deixar pro outro tópico, o que gerou esse.

O que temos que decidir, inicialmente, não é a validade deste tópico. Essa conclusão só vai vir lá pra frente, se virmos que ficou caro demais.

Neste momento, temos que decidir por um modelo.

Estou entre Tele ou Strato, pra mim tanto faz. Nada impede que façamos um e depois outro, mas vamos começar com um, ok?

Led Zé
Veterano
# nov/13 · Editado por: Led Zé
· votar


Lelo Mig
Pô, Lelo ....mas aí não dá. Você colocou corpo e braço Warmoth como básico. É capaz dessas peças terem melhor qualidade que uma Fender standard americana. Dá pra usar um corpo e braço GFS, alder e maple, e usar pups Malagoli com um resultado bem satisfatório. Se for pra usar essas peças warmoth é melhor comprar uma Fender American STd com acabemento satin, que sai por 800 dólares e já vem pintada e montada.

d.u.n.h.a.
Veterano
# nov/13
· votar


- Corpo em Ash Warmoth - U$ 145,00
- Braço em Indian Rosewood Warmoth - U$ 357,00 (completo, com trastes e acabamentos)


Assim também é burrice né?
A madeira brasileira é superior à gringa e muito mais barata. Pergunte pra qualquer luthier, uma tele em freijó com braço em pau-marfim vai ser a recomendação.
Os caras querem fazer um projeto justamente pra fugir das grifes e dos nomes, das madeiras que não tem no país e nego me vem com ash e indian rosewood?!?!?
Recomendo o Adriano da RDC: https://www.facebook.com/RdcGuitars , se fizer um pacote com ele, tipo uns 10 corpos e braços, deve ficar um preço bem legal.

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


d.u.n.h.a.

O problema não é a madeira brasileira, o problema é achar o luthier que manipule isso dentro do orçamento esperado

edalko
Veterano
# nov/13 · Editado por: edalko
· votar


O pessoal da Greennotes mandou fazer uma guitarra série especial do fórum na Music Maker, e me parece que saiu 3000,00 cada uma o modelo básico. Ficou muito bonita.

O problema de guitarra de luthier é que vc paga 3k, e vende por 500,00.

Tem que ter em mente que é um elefante branco: comprou e vai ficar com ela pra vida toda.
Daí que musicos iniciantes não tem tanto conhecimento para mandar fazer uma guita de acordo com o que tem certeza que lhe é mais agradável e melhor, em relação a shape, braço, escala, captação, eletrônica, raio da escala, etc.

Acho que uma guita de luthier é interessante quando o musico já é mais maduro em relação a timbres, pegada e conforto do instrumento

Drinho
Veterano
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar


edalko

mas saiu 3 mil pq os caras encomendaram 10 guitarras...

eu peguei nessa guitarra deles, ficou bonita sim...
hoje em dia com 3 mil não dá nem pra passar perto da music maker

Drinho
Veterano
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar


Neste momento, temos que decidir por um modelo.

Estou entre Tele ou Strato, pra mim tanto faz. Nada impede que façamos um e depois outro, mas vamos começar com um, ok?


Eu acho que strato né...
Tele é restrita á uma gama pequena de pessoas, a strato atende mais pessoas e ela tem quase a mesma simplicidade da tele...

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Strato. Tem mais variedade de peças disponíveis.

Acho que, após o modelo, temos de decidir o orçamento. Eu, pessoalmente, preferiria algo do tipo "bom e barato", tipo tarraxas e pontes Wilkinson, captadores GFS etc.

Minha preferência seria, principalmente, para orientar a molecada que aparece aqui no Fórum pedindo dicas para comprar a primeira ou segunda guitarra. Ao invés dos "clássicos" do FCC (SX, Condor etc.), poderíamos responder na lata: compra/monta uma FCC Standard! Seria muito massa, mas talvez eu esteja viajando demais.

renatocaster
Moderador
# nov/13 · Editado por: renatocaster
· votar


edalko

O problema de guitarra de luthier é que vc paga 3k, e vende por 500,00.

No geral eu sei que é assim, a guitarra de luthier não tem o devido valor comercial. Mas, há exceções. No meu caso, eu vendi uma de luthier com um ano de uso por um valor apenas 10% menor do que eu paguei nela 1 ano antes.

Depende muito para quem vc vai vender. Se é para um cara que apenas associa qualidade à uma determinada marca (a maioria), ou se é um cara um pouco mais entendido no assunto que analisa todos as aspectos do instrumento em si (a minoria). E o mais importante: Se ele tocou e gostou. Aí o cara vai pagar um preço considerado justo, digamos assim.

EDIT: Agora, para quem está sempre vendendo, revendendo, trocando, etc, eu não aconselho neste caso (a guitarra de luthier).

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


JJJ
Qual será o pedido mínimo para que uma dessas fábricas coreanas possa produzir um modelo específico para exportação? Sei que tem muita gente fazendo isso, tipo Brian May, o Chappers (Chapman guitars) etc.
Sei que é meio viagem, mas acho que um esquema desses seria mais fácil de encaixar no orçamento.

john Norum
Veterano
# nov/13
· votar


Sobre strato ou tele, tem que decidir a que tem mais versatilidade para estilos e a strato ganha nisso: blues,rock....
Já a tele e uma guitarra barata para a construção mas não cai bem em todos os estilos musicais.

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


clguitar

Minha preferência seria, principalmente, para orientar a molecada que aparece aqui no Fórum pedindo dicas para comprar a primeira ou segunda guitarra. Ao invés dos "clássicos" do FCC (SX, Condor etc.), poderíamos responder na lata: compra/monta uma FCC Standard! Seria muito massa, mas talvez eu esteja viajando demais.

Em cima, você não viajou.
Embaixo, você viajou... rs


Qual será o pedido mínimo para que uma dessas fábricas coreanas possa produzir um modelo específico para exportação? Sei que tem muita gente fazendo isso, tipo Brian May, o Chappers (Chapman guitars) etc.
Sei que é meio viagem, mas acho que um esquema desses seria mais fácil de encaixar no orçamento.


Isso aí acho meio complicado... A menos que "alguém" bancasse a coisa. Esse "alguém" podia ser uma empresa nacional, tipo a Malagoli, que já tem contatos e fabricação na Coréia. Mas é viagem demais, para o momento.

d.u.n.h.a.
Recomendo o Adriano da RDC: https://www.facebook.com/RdcGuitars , se fizer um pacote com ele, tipo uns 10 corpos e braços, deve ficar um preço bem legal.

Já ouvi bem a respeito! É uma possibilidade.

Só não sei se essa coisa de comprar em lote vai ter condição... Cada um mora num canto, tem da classe A até E aqui, cada um vai comprar ou não quando puder, se puder... Sei lá... Acho melhor cotarmos peça por peça. É mais caro, mas será mais realista.

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Fechou STRATO, então?

Acho que foi maioria fácil...

Quem queria outras, fique tranquilo. A chance maior dessa coisa dar certo é com Strato mesmo. Se não funcionar com ela, não funcionaria com outra. E se funcionar, depois a gente parte para outra, ok?

STRATO FCC STANDARD \o/

Bonitinho, né?

Agora a segunda decisão, meu povo:

Vamos separar as sugestões por partes ou vai tudo junto?

Por partes seria tipo: SEMANA DE CORPOS E BRAÇOS. E só se proporia isso. Depois, na semana seguinte: TARRAXAS, por exemplo. E por aí vai...

Tudo junto, seria... tudo junto! Cada um sugeriria o que quisesse, na ordem que quisesse.

Eu tendo a achar que por partes ficaria mais organizado e a discussão fluiria melhor. Porém, se aparecesse um CORPO interessante depois do fim da "semana de corpos", ia ficar bagunçado...

Opinem aí!

Delson
Veterano
# nov/13
· votar


+1 pra Telecaster

Com corpo e braço desse site:
http://www.byoguitar.com/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013