Projeto de home Studio. Que tal?

    Autor Mensagem
    Nickaap
    Membro
    # abr/13 · Editado por: Nickaap


    Estou criando um home Stúdio (sonho de todo músico com banda). Para fazer o Isolamento sonoro estou com a ideia de fazer uma segunda parede dentro do quarto (box in box). Seria assim:

    Parede de alvenaria <--5cm-->Parede de madeira

    Essa Parede de madeira seria composta de duas chapas de 2cm com um espaço de 10 no meio. Dentro dessa parede estou pensado em colocar sacos de areia (o que na minha opinião seria o melhor) ou varias placas de papelão.

    Para o TRATAMENTO Acústico estou querendo forrar metade da sala (apartir de 1,5m até o teto) e o teto com espuma acústica 50mm e cobrir com pano para ficar mais bonito e moldar pequenas "lombadas" na espuma (que podem servir como difusores acústicos, que são necessários já que a sala é retangular, o que propicia ondas estacionárias e consequentemente reverberação).

    No Chão vou fazer um tablado com paletes (para que não sabe o que é pesquise no google imagens e você descobre). Debaixo desse tablado terrá ou lã rocha ou mais possivelmente papelão. Por cima do tablado colocaremos carpete grosso.

    Na porta, seriam duas portas, com revestimento de carpete fino e nos batentes borracha. A Primeira somente duas portas convencionais juntas. a Segunda, seriam duas portas normais mas com um espaço de 5cm entre elas. Nesse espaço penso em colocar areia ou placa de isopor.

    Não pretendo gastar muito, mas tenho dinheiro para investir. Tive uma sorte GIGANTESCA de por acaso conhecer um dono de estúdio que estava desmanchando um estúdio antigo e vai me doar todo o revestimento (espumas de 20mm e 50mm, portas acústicas, carpetes panos, madeira, carpete, vidros e madeiramento). Uma ideia de arrecadação de madeira pra quem quer por a mão na massa sem gastar é fazer essa segunda parede de madeira com Paletes. Você consegue doações em transportadoras, supermercados lojas assim. Eles são quase uma divisória pronta.

    Minhas perguntas são:
    1) Onde colocar as placas de isopor que ganhei, no espaço de 5cm entre as paredes de alvenaria e madeira, ou dentro da parede de madeira? Acho que a segunda opção é melhor certo?

    2) O papelão pode desempenhar a função da lã rocha debaixo do tablado? Claro que o ideal é lã rocha, mas o papelão serviria a princípio? ele Serve para alguma coisa?

    3)Na porta mais grossa, coloco areia ou placas de isopor?

    4) Na parede de madeira, sacos de areia ou papelão?

    5)Será que consigo um isolamento bom, descente com esse meu pequeno plano?

    Gostaria também que indicassem sites onde possa estudar sobre onde colocar os retornos (caixas de som Passivas). E claro, que vocês deem mais dicas :D

    Desde Já Obrigado.
    Nicolas

    Nickaap
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Esqueci de falar a finalidade do estúdio. O estúdio servirá para ensaios e gravações de bandas. Vou passar toda a fiação e ligar na messa de 17 canais. 2 amps de guitarra, um amp de baixo e a bateria, tudo microfonado. Gravar no pc. tudo certo. O problema mesmo é o Isolamento para não incomodar terceiros..

    Novamente Obrigado..

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Nickaap
    O conceito do box in box é o desacoplamento, se vai encher de areia ou outro material isso foi para o espaço, precisa apenas de paredes de alta densidade, de novo, desacopladas uma da outra

    O Som é fogo, díficil de isolar, e estás prestes a jogar grana fora, mas... tentando minimizar, já que pretende a parede dupla, cole placas de lã de rocha na parede de alvenaria, deixe 5cm de espaço e cole mais placas na parede de madeira, tem que haver um vácuo para impedir o deslocamento das ondas

    Já reparou que um simples furo pode fazer com que vire um alto falante hehe, este item eu sempre recomendo tentar procurar quem entenda, e fazer direito é CARO, solucoes mambenbem, resultados tosocos


    Já o tablado, é bobeira forrar ele por baixo, para baixo é terra mesmo, eu só deixaria ele desencostado da parede, vai por mim agora dica heim, recobre as placas de madeira com material emborrachado, a facilidade de limpeza é muito maior e a menor umidade faz seus equipamentos agradecerem

    Isopor é para camera frigorifica, a não ser que queira melhorar o rendimento térmico do sistema de ar condicionado é um item inútil, alem de ser extremamente inflamável, idem ao papelão, nunca vi isso ...

    Não faça a segunda parede paralela nem entre as do fundo e nem entre si

    Uma sala hibrida, gravação e ensaio é complicado, vai ter que preterir uma a outra, ou investe no amibente para gravar, ou manda bala nos ensaios, são caracteristicas distintas, como sei que vai em frente mesmo assim, eu cuidaria mais do ambiente de gravação, ensaiar, vai de qualquer jeito, gravar não

    Vamos conversando, deixando os amigos palpitarem tambem hehe

    Nickaap
    Membro
    # abr/13 · Editado por: Nickaap
    · votar


    ..

    Nickaap
    Membro
    # abr/13
    · votar


    O conceito do box in box é o desacoplamento, se vai encher de areia ou outro material isso foi para o espaço, precisa apenas de paredes de alta densidade, de novo, desacopladas uma da outra


    Endendo o conceito, justamente [por isso a ideia da areia. acho que na hora de escrever me enganei. a ideia eh aumentar a densidade da parede de madeira enchendo ela de areia. nao o espaco entre a parede de alvenaria e a de madeira. Assim

    Parede de alvenaria <--5cm--> Parede de madeira recheada de sacos de areia e revestida de geso (arrumei o geso doado agora pouco, ele ia impedir justamente de existir alguma fenda que, como voce disse, arruinaria tudo..)

    Já o tablado, é bobeira forrar ele por baixo, para baixo é terra mesmo,


    Já o tablado, é bobeira forrar ele por baixo, para baixo é terra mesmo,

    Outra coisa, essa sala eh no segundo andar, nao tem terra embaixo (esqueci de dizer) por isso seria interecante forrar embaixo com la rocha. tirei a ideia dessa foto... Que material amarelo sera que eh esse??

    Achei tambem uma foto sobre box in box que me confundiu, essa foto

    MMI
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Nickaap

    Dependendo do local, é legal pensar em um isolamento contra interferências. Mas pode gerar o problema de não funcionar celular na sala nem no andar de baixo... rs

    rafael_sandman
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Ae galera.
    Também quero montar um estúdio em casa, no segundo andar. Não tem nada lá, serve somente como "depósito". E quando eu digo que não tem nada lá, é nada mesmo, nem pintura, nem acabamento, e o chão é só no cimento puro.
    A casa tem estrutura pra isso, foi projetada pelo meu pai e meu avô, pensaram já no futuro, talvez construir alguma coisa... Mas como o acabamento não foi feito, nem nada, qualquer barulho em cima, vira um inferno em baixo.

    Preciso de alguma sugestão pra isso. Como posso isolar acusticamente de forma que nada será ouvido dentro de casa (em baixo)?
    As paredes não são problema, já sei como vou fazer. Parede dupla, forrada com lã de vidro ou rocha e borracha ou eva bem denso, talvez uma folha de alumínio para isolar de interferências, mas como o MMI disse, pode acontecer de não pegar celular dentro de casa (o que é um GRANDE problema)!

    JC_Junior
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: JC_Junior
    · votar


    Uma dúvida:


    Se construir a sala com blocos de concreto, mas sem parede dupla de tijolos, vazaria menos som que a parede dupla? Ou teria pouca diferença?




    Obrigado.

    gbmeioponto
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    JC_Junior
    Não isola mais do que parede dupla de tijolos. O quanto vai ter de isolamento é proporcional a distância entre as paredes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projeto de home Studio. Que tal?