Autor |
Mensagem |
thefuga Veterano |
# jan/12 · Editado por: thefuga
· votar
-King É, a parte da segurança que deveria ser maior, é foda. Pelo menos no futuro espera-se que eles sejam melhores nisso. Pois SATA pra dar problema é oque não falta. As vezes sinto sauda dos meus "PATA" que duravam anos e anos - inclusive ainda tenho alguns rsrs De qualquer maneira se for fazer algo mais sério um backup (que seja mensal) não faz mal a ninguém.
|
.omni Veterano
|
# jan/12
· votar
-King Sim, o que estou dizendo é que independente do HD, o ideal é que você rode o sistema em um e use o outro apenas pra gravar (ou mexer no) o áudio. Pode ser um hd externo, não importa. O importante é ter (e gerar) os arquivos de áudio em um hd diferente do sistema.
|
-King Veterano |
# jan/12
· votar
.omni Ba eu nem sabia disso, mas tem algum motivo especial ou é por organização mesmo?
|
.omni Veterano
|
# jan/12
· votar
-King É só uma maneira de exigir bem menos do hd e do computador. Menos chance de dar dropout, fica tudo mais leve e seguro. Senão o pc tem que pensar em reproduzir e escrever dezenas de arquivos de áudio e ainda rodar um sistema.
|
gbmeioponto Veterano |
# jan/12
· votar
.omni Se eu particionar não funciona também?
|
.omni Veterano
|
# jan/12
· votar
gbmeioponto Não, tem que ser outro hd mesmo, fisicamente.
|
Christhian Moderador
|
# jan/12
· votar
Atualizei meu PC esses dias. Core i3, três hds (sistema, áudio e backup), placa de vídeo de 1gb, placa de som delta 66, 8gb de ram.
Só fiz isso por que a antiga (athlon x2 64 bits) já estava no posto há 5 anos e não aguentou o windows 7 ultimate nem o sonar X1 64. Com o XP, estava redondinha. Vários itens, porém, foram herdados da máquina anterior, como os hds, placa de som, gabinete, drive de dvd e a fonte, que é uma excelente seventeam. :)
Enfim, sua maior preocupação deve ser uma boa placa de som, fonte, memória ram e um hd só para o áudio produzido. Do resto, desde que não seja nada muito obsoleto, dará conta numa boa.
Abraço.
|
trashit hc Veterano |
# jan/12 · Editado por: trashit hc
· votar
.omni
Sim, o que estou dizendo é que independente do HD, o ideal é que você rode o sistema em um e use o outro apenas pra gravar (ou mexer no) o áudio. Pode ser um hd externo, não importa. O importante é ter (e gerar) os arquivos de áudio em um hd diferente do sistema. um HD externo USB não gera atrasos?? me desculpe se perguntei besteira. sou muito leigo nesse assunto.
no HD externo, eu instalo DAW, e todo tipo de softwares de audio??
eu tenho muitos problemas com drop out nas minhas gravações.
abç.
|
juninholiveira Veterano |
# jan/12
· votar
trashit hc
Não sei se a diferença seria muito grande na velocidade, mas pela lógica, sim, ficaria mais lento. MAAAAAS, para nossa salvação, não se esqueça do USB 3.0, algumas placas mãe ja estão vindo com usb 3, que é BEM mais rápido, no caso das Z68, tem akela gigabyte que eu mencionei na página 1, ela ja vem com usa 3.0, procura uma assim, ficara melhor na hora de passar pra um HD com usb, não sei se tem mas será que nun existe um HD externo pra ligar direto na entrada SATA da placa mãe? acho que não nun sei, quem entende mais aí deve saber. Mas ve isso lá, usb 3.0 é melhor.
|
trashit hc Veterano |
# jan/12
· votar
juninholiveira
Não sei se a diferença seria muito grande na velocidade, mas pela lógica, sim, ficaria mais lento. MAAAAAS, para nossa salvação, não se esqueça do USB 3.0, algumas placas mãe ja estão vindo com usb 3, que é BEM mais rápido, no caso das Z68, tem akela gigabyte que eu mencionei na página 1, ela ja vem com usa 3.0, procura uma assim, ficara melhor na hora de passar pra um HD com usb, não sei se tem mas será que nun existe um HD externo pra ligar direto na entrada SATA da placa mãe? acho que não nun sei, quem entende mais aí deve saber. Mas ve isso lá, usb 3.0 é melhor. ok! mais acho que minha placa mãe não tem entrada USB 3.0. comprei ela agora pouco, a minha antiga queimou. qualquer coisa eu compro um HD interno mesmo.
abç.
|
-King Veterano |
# jan/12
· votar
trashit hc um HD externo USB não gera atrasos?? me desculpe se perguntei besteira. sou muito leigo nesse assunto.
Provavelmente, mas se for pegar um HD externo para mexer com áudio pegue um Firewire, ou Thunderbolt se for Mac.
|
.omni Veterano
|
# jan/12 · Editado por: .omni
· votar
trashit hc um HD externo USB não gera atrasos?? me desculpe se perguntei besteira. sou muito leigo nesse assunto.
no HD externo, eu instalo DAW, e todo tipo de softwares de audio??
Não é questão de atrasos, isso não tem a ver com o HD, tem a ver com o seu sistema e sua placa de som. Dá pra gravar num HD usb, mas não dá pra gravar muitos canais. Pra gravar dois canais simultâneos é tranquilo, mas pra gravar 16 canais em 96/24 você vai ter problemas. E não, os softwares você instala no hd do sistema, o outro é só pros arquivos de áudio. Por essa questão do USB não aguentar um tráfego muito grande, o padrão é o firewire 800 que tem uma taxa bem estável e rápida. Se você usa desktop e não precisa ficar movendo os arquivos o tempo todo, use um hd interno mesmo (outro).
|
Keith Young Veterano |
# jan/12
· votar
gbmeioponto
Se quer monta um homestudio bacana... esqueça PC... Compre um iMac e seja feliz =)
|
Bob Mauley Veterano |
# jan/12
· votar
Só sei que pra ser 4GB, precisa ser tudo em um único pente de memória.
Não.
|
trashit hc Veterano |
# jan/12
· votar
-King
Provavelmente, mas se for pegar um HD externo para mexer com áudio pegue um Firewire, ou Thunderbolt se for Mac. o meu não é um Mac, mais é um celeron... hehehe mais eu já estou trocando os hardware.
.omni
Não é questão de atrasos, isso não tem a ver com o HD, tem a ver com o seu sistema e sua placa de som. Dá pra gravar num HD usb, mas não dá pra gravar muitos canais. Pra gravar dois canais simultâneos é tranquilo, mas pra gravar 16 canais em 96/24 você vai ter problemas. E não, os softwares você instala no hd do sistema, o outro é só pros arquivos de áudio. Por essa questão do USB não aguentar um tráfego muito grande, o padrão é o firewire 800 que tem uma taxa bem estável e rápida. Se você usa desktop e não precisa ficar movendo os arquivos o tempo todo, use um hd interno mesmo (outro). eu uso desktop mesmo. valeu! pelas dicas.
abçs.
|
DoniDozh Membro Novato |
# out/16
· votar
Ressuscitando o tópico pra não criar outro, qual seria uma boa configuração para um home parrudo, a partir de um processador Core i7 6800k, uns 32GB de RAM e dois SSDs? Tenho um orçamento de até R15.000 para placa mãe, memoria, armazenamento, interface e cooling. Para o audio, estou pensando nos modelos da Focusrite. Vou usar muito VST, tudo quanto é tipo de instrumentos virtuais (principalmente Kontakt) e efeitos. O que vocês me recomendam?
|
Deji Veterano |
# out/16
· votar
DoniDozh Vai editar video? Essa configuração é excelente, eu só prestaria atenção na placa de video.
|
Ismah Veterano |
# out/16
· votar
Eu só prestaria a atenção em investir num Workstation e não num "for consumer".
|
El_Cabong Veterano |
# nov/16
· votar
Eu uso no meu estúdio um Notebook Core i7 5º geração, com 8 GB de RAM. Só que eu fiz uma coisa!! Troquei o HDD dele de 1TB por um SSD de 1TB.
NOSSA !! Isto faz toda a diferença !! Rapidez impressionante !!
E este HDD de 1 TB que sobrou eu uso como HD de backup, com um cabo adaptador de USB3.0 para SATA3.
|
shoyoninja Veterano |
# nov/16
· votar
Placa mãe com o H170 e construção de qualidade (tudo em estado sólido, geralmente as placas mid range são assim). Exemplo: GA-H170-D3HP
Fonte de alimentação, alguma Seasonic (a linha silent é bacana para estúdios).
Resfriamento: faça bem feito, pode ser com ar, mas use fans de boa qualidade, de preferência rolamentados. Observe o nível de ruído, há produtos com baixo ruído que são interessantes (mas não precisa de exageiros também). Prefira fans maiores trabalhando em baixas rotações, use filtros de ar para evitar entrada de poeira no case.
Montagem: Um bom case, com bastante espaço interno, que permita instalar novos HDs se necessário. Melhor circulação de ar.
Memória e CPU: Apesar de nunca ser demais, a partir de 16Gb e de um core I5 Skylake já vai sobrar com folga para praticamente qualquer coisa relacionada a áudio. Utilize as marcas mais respeitáveis de memórias, de preferência os pares casados para dual-channel, e teste. Memória com problema intermitente não é algo incomum, e é difícil de isolar já que pode aparecer apenas em momentos de maior demanda, certifique-se da estabilidade.
GPU: procure algo com bom custo/benefício e middle range. Assim você evita surpresas com drivers ainda não muito maduros, e evita problemas de performance que placas mais baratas causam (e isso pode causar dropouts no stream de áudio). Exemplo: GTX 950.
Armazenamento: 1 SSD para SO, programas e plugins, e HDDs para armazenamento de áudio, tantos quanto necessário. O SSD é bem mais caro, pondere o tamanho necessário. O ideal seria colocar todos os programas e plugins, incluindo samples nele (o que pode tomar bastante espaço), mas dependendo da quantidade pode ser inviável. Portanto: espaço suficiente para o que vai ser mais usado no SDD + folga, o resto, incluindo os arquivos de áudio/workspace, em HDD.
Todos os periféricos, incluindo mouse e teclado, boas marcas e primeira linha de produtos. Isso porque a qualidade dos drivers vai influenciar a performance, principalmente a latência total do sistema. Webcam e Wifi usb xing-ling não devem passar nem perto do sistema.
|
Wade Membro Novato |
# nov/16
· votar
Core i7 6800k, uns 32GB de RAM e dois SSDs
Com uma configuração dessas você vai evitar sufoco por uns bons anos ainda.
|
Calime Veterano |
# nov/16
· votar
Core i7 6800k, uns 32GB de RAM e dois SSDs
Com uma configuração dessas você vai evitar sufoco por uns bons anos ainda.
Fato.
Eu tô aqui, sofrendo com meu core 2 duo com 4GB de ram...
|
El_Cabong Veterano |
# nov/16 · Editado por: El_Cabong
· votar
shoyoninja O SSD é bem mais caro, pondere o tamanho necessário.
Atualmente já não está tão caro assim. Se encontra, por exemplo, SSD de 500GB por R$ 400. O meu SSD Crucial de 1TB comprei por R$1100.
Vale muito a pena, e é muito mais seguro para os dados.
|
shoyoninja Veterano |
# nov/16
· votar
El_Cabong Preços muito bons! Me manda o link desse de 500 gb que eu quero!!!
Ainda assim, o preço por gb fica entre 4 e 5 vezes o de um hdd!
|
El_Cabong Veterano |
# nov/16
· votar
shoyoninja Aqui tem um link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759105459-hd-ssd-sandisk-plus-4 80gb-520mbs-sata-3-23x-mais-rapido-_JM
O preço subiu um pouquinho!!! --------- Os de 1TB não encontrei mais por R$ 1100. Puxa! Fiz uma boa compra!! kkkkkk
Só encontrei este aqui por R$ 1259. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-756314775-ssd-toshiba-ocz-trion -150-960gb-sata3-leitura-550-mbs-_JM
|
Iversonfr Veterano |
# nov/16
· votar
shoyoninja
Esses dias teve uma promoção boa no shoptime, lembro que o de 120gb da Sandisk SSD Plus tava R$179, mas todos estavam na promoção.
No meu laptop coloquei um desse numa outra promoção há uns tempos atrás, é de longe o melhor upgrade que se pode fazer num computador.
|
El_Cabong Veterano |
# nov/16 · Editado por: El_Cabong
· votar
Sem dúvida o melhor upgrade. Quando instalei o Windows 10 inicializava em 6 segundos. Agora com tudo instalado dá uns 10 segundos.
|
Marcky Basshred Veterano |
# nov/16
· votar
Para quem quiser um dekstop pronto, a Dell tem a linha XPS. Eu tenho um XPS 8500 aqui, com I7 3700, 32 GB, GT640, SSD Samsung Pro e 3TB de HD. Ultilizo o Pro Tools 11,e já fiz mix com muitos plugins e nunca tive problema. O detalhe é que o sistema que uso é o Yosemite 10.10(hackintosh), roda perfeito na máquina. Hoje a Dell está vendendo o XPS 8900, e creio que vale muito o preço, é que minha máquina ainda é muito rápida, mesmo ainda sendo o i7 terceira geração, se fosse para trocar eu pegaria outro Dell, so colocaria um SSD.
|