Dicas para edição de vídeo com seus covers (Guilherme Nau)

Autor Mensagem
Guilherme Nau
Veterano
# out/11 · Editado por: Guilherme Nau


E ai galerinha de consumo rockeiro,locura?

Primeiramente,resumi o melhor possível de uma boa matéria sobre edição para covers.

Eu vejo muitos covers realmente bons por aqui no FCC.Mas nem sempre possuem uma boa edição de vídeo.Não que seja necessidade,mas é legal sempre fazer algo o melhor possível para estar sempre evoluindo.

As vezes uma boa edição de vídeo em um áudio razoável se torna uma espécie de "maquiagem" como alguns profissionais da produtora que tenho contato costumam falar e torna o cover ainda mais intrigante e chamativo a olhos e ouvidos.

Tem muitos exemplos de edição por aí.Mas muitas pessoas acham que saber mexer em um editor de vídeo profissional "ganha a vida".Não é bem assim...É a mesma coisa que eu ter uma SG da Gibson,com os melhores pedais e equipos do mundo e saber tocar só a intro de Que País É Esse...

Lembrando que o programa é só uma ferramenta,quem faz a magia é você.

Enfim,trago umas dicas básicasticas para que você possa editar um vídeo de seus cover para mostrar para seus amigos ou até mesmo chamar a atenção naquela promoção do Cifra Club.

Mas sempre lembrando,de nada adiante se você só sabe mexer no paint e no movie maker.As edições que vou mostrar aqui e sua dicas são feitas com uso de programas mais profissionais,não se assuste com essa palavra,sempre tem um parente que saiba mexer no Sony Vegas ou no After Efects.

Ok,vamos lá.Partirei do mais simples até o mais complicado.

Cover Simples/Individual

Qualquer um consegue fazer um desses,basta pegar uma câmera legal e gravar de uma única posição o vídeo inteiro.Mas nem todos conseguem o "maquiar" como costumo dizer...

Tenho um bom exemplo aqui do nosso amigo AllySlash.

O seu vídeo é um cover de Smells Like Teen Spirit que possui as mesma características que falei,mas reparem como a sua edição maquiou visualmente seu vídeo.

Ao invés de ser aquela coisa bem paradona,é uma jogada de efeitos de vídeo sobrepostos usando o seu editor Final Cult (disponível apenas para iMac)




Vídeo play Multi-Guitar

Esse é bem clássico para uma edição um pouco mais complicada.

O nosso companheiro viciado LukzHenrike fez um exemplo dele.O seu exemplo foi o mais próximo que achei.Mas não se enganem,algumas vezes ele edita como se estivesse dando zoom.Afirmo que não é necessário fazer isso,que fica legal fica,mas necessário não é.





Clone Track Motion

Esse é muito mais complicado.Esse cover requer não só visão de edição mas visão de pré produção (saber onde vai filmar e o que vai fazer na edição).Esse não é complicado,e sim chato de se fazer,mas o resultado é muito legal.

Devo "frizar" que para fazer evitar aquelas mudanças de luz que a câmera faz quando algo muito branco entra no centro da tela deve-se resolver no esquema de contraste e brilho durante a edição (é algo que se resolve no olho,que é meio complicado pra quem ta saindo do iniciante.Mas só é usado o esquema de edição de brilho e contraste quando é extremamente necessário)

Esse tipo de edição,para se concretizar sem o espectador perceber onde está o limite das imagens, é o mais difícil.Evitar sombras é essencial.As sombras nesse tipo de edição atrapalham bastante e podem até estragar um trabalho de 2 horas.

Para evitar isso é recomendado ter iluminação artificial.

Para ter essa iluminação pode ser aquelas luminárias de teto que ficam dentro de um acrílico branco fosco.

Se você não possui essa luminária de teto você pode colocar uma cortina transparente sobre a janela por onde passa a luz natural .Mas é bom que essa luminária fique de frente para você e não no teto.E se estiver no teto,mantenha a maior distância que você puder.

Porque o tal branco fosco?

Porque o acrílico fosco branco (ou pode ser usado até papel) irá espalhar a luz de forma mais moderada pelo cômodo.Se sua luminária não tivesse isso,a luz manteria o foco da sombra,assim,você teria sombra e na hora da edição,junto com as imagens cortará a sombra.O que não vai ficar legal.

Já tive muita dor de cabeça com a tal sombra.

Agora,vou explicar para vocês o que é feito (em geral) para ter essa técnica.Basicamente,são dois vídeos cortados ao meio.Esses vídeos precisam ter o mais similar nível de luz possível.

Assim,gravamos o primeiro personagem,em algum lado da câmera.
Depois gravamos o outro personagem clone,no lado inverso de onde o primeiro foi gravado.

Na edição,sincronizamos esses vídeos.Depois,cortamos um vídeo ao meio,exatamente no mesmo lugar onde ele se "encaixará" na imagem.Assim,sobrepondo um vídeo cortado ao meio em outro inteiro temos a ilusão de que tem 2 de você tocando.Simples,não é fácil,apenas simples.

Tenho 2 exemplos aqui.

Um do AllySlash que infelizmente tem sombras e níveis de luz diferentes D: Mas o som ta animal.Desconto :D



E tenho o meu de muuuuuuiiito tempo atrás,foi o meu primeiro vídeo assim.O áudio está horrível,mas é só para vocês terem uma noção de como podemos ter um resultado bem intrigante...Mesmo assim o do AllySlash ta melhor :D



Clone Chroma Key

Bom,vamos começar pela pronúncia rsrs CROMA QUIÍ

Para vocês saberem o que é um Chroma Key é um exemplo do que vemos todos os dia na Previsão Do Tempo.
Na gravação da previsão do tempo o "apresentador",digamos assim, está na frente de um pano ou verde puro ou azul puro.

O Chroma Key é nada mais nada menos que um filtro de cor.Ou seja,ele filtra a cor que você quer (tendo inúmeras regulagens dependendo do programa ou pluggin.)

Bom,agora que vocês já sabem podemos continuar...

Essa técnica de edição é mais complicada.É recomendado que a sua guitarra/violão fique longe de possíveis reflexos luminosos como janelas,luzes ou até mesmo reflexos do quarto.

Outra coisa muuuuito importante no Chroma Key: Não use nada,absolutamente nada que tenha a mesma cor ou semelhante a do pano de cor pura.Qualquer semelhança é "buxa",o filtro irá tirá-lo junto.
Por exemplo,uma camisa que tenha desenhos ou até mesmo cores da agola ou das mangas podem causar um efeito estranho depois.

Podemos usar (não mais que esses) as seguintes cores nos seus panos Chroma key:

* Vermelho puro
* Azul puro
* Azul Marinho puro
* Verde puro

Nada de branco ou amarelo,pois essas cores são muito parecidas com a pele humana,e serão filtradas também.

Ok,vamos explicar como se faz independente do programa.

Essa técnica funciona praticamente igual a de clones por track motion,mas ao invés de gastar tempo vendo se está tudo encaixado você simplesmente pode aplicar o Chroma Key ou até mesmo tirar as partes que estão sem o pano para não ficar objetos indesejados.

Essa técnica é complicada e se gasta um tempinho para arruma-la

Tenho 2 exemplos bem bacanas aqui.

Percebam como a má aplicação do Chroma Key pode afetar a qualidade da edição.



Nesse, a edição do Chroma começa aos 0:53





Clones em espaço 3D

Esse tipo de edição é a mais complicada possível.Eu nunca fiz algo tão exaustivo e difícil.

Essa edição requer muita,mas muita atenção ao se gravar e ao se editar.O produtor e editor devem saber exatamente desdo começo o que querem realmente fazer.

Essa técnica também usa extremo Chroma Key.Esse vídeo é o uso máximo que eu consigo com esse efeito.

Para usar essa técnica de clones é preciso que se grave 4 tipos de posições:

* De frente
* De costas
* De esquerda
* De direita

Podendo tanto ser em gravações separadas quanto com todas ao mesmo tempo (se você conseguir ;)

Para isso,recomendo desenhar num papel onde você quer que cada clone fique posicionado no espaço.Depois disso,grave e comece a editar.Para isso,você precisa ter uma noção muuuito grande de perspectiva,mas muito mesmo.Parece ser fácil a vista,mas não é.

Esse vídeo eu achei que ficou o pior possível em matéria de produção musical,é bem antigo,não liguem ;) Prestem mais atenção na edição em sí.



_____________________________________________________


Então pessoal.Aí está uma matéria quase que completa pra quem quer fazer seus covers em casa,com uma câmera,seus dotes musicais e um pano chroma.Se vocês possuem alguma dúvida quanto a edição de vídeo ou até idéias pode me manda uma DM ou um post aqui no tópico que vou responder o mais rápido possível.

Sempre frizando: O programa é apenas uma ferramenta,quem faz a magia é você.

Os programas existem vários,mas os mais famosos no mercado de edição para produção ou em casa ou em produtora são:

*Adobe Premiere (As versões de ambos a partir de CS5 são apenas para sistemas 64bits
Adobe After Efects

*Pinnacle Studio HD

*Edições do Sony Vegas (recomendo o 10) Disponível em sistemas 32 e 64 bits

Uso o Sony Vegas 10,é um programa leve perto dos acima.Roda até num pc com 256 MB de RAM processador Celeron D com placa de vídeo.

Abraço e bom som. \m/

EDIT! 222 mil erros ortográficos arrumados e 5 vídeos fora do lugar.

Simonhead
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau


Valeu! Merecia um stick essa parada ai, mermão!

Vou guardar esse tópico para consultas futuras.

\o/

Pé de chinelo
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

Mandou mto bem véio! parabéns!

Esse tipo de atitude não se vê mto aqui no OT, por isso acho q seu tópico podia tar na sessão 'gravação e home studio' e tb acho que merecia um stick.

Com certeza vou voltar aqui no futuro pra consultar as informações q tu postou aê!

Valeu o/

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Simonhead
Pé de chinelo

Opa,brigado aí galera.

Isso aqui é só um basicão das idéias.A fundo disso a coisa complica.
Mas enfim,disso eu realmente intendo :)

Abrç

Nilton Rafael
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau
Se você fosse uma mulher eu até casava com você cara kkkk.Valeu mesmo

edioceratineto
Veterano
# out/11 · Editado por: edioceratineto
· votar


Guilherme Nau

como vc entende bem da coisa, vc pode entrar no meu topico? (Desculpa, mas nao entendo quase nada de produção e edição)

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/11
· votar


AllySlash
Ele quer te comer.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/11
· votar


Mas na boa, pra que tanto efeito assim? Odeio quando o cara posta um vídeo no FCC pra ser avaliado e mete um monte de efeitos, as vezes não dá nem pra ver o cara tocando.

.omni
Veterano
# out/11
· votar


Devo "frizar" que para fazer evitar aquelas mudanças de luz que a câmera faz quando algo muito branco entra no centro da tela

Isso acontece quando a câmera resolve mudar a abertura no meio de um take pra compensar a entrada de luz.

Basta botar no manual... a não ser que seja uma webcam que não vai ter modo manual mesmo.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


.omni
Basta botar no manual... a não ser que seja uma webcam que não vai ter modo manual mesmo.

Minha câmera está sempre no manual.Mas sempre acontece isso --' .
E quando isso acontece numa gravação em Chroma Key é uma dor de cabeça....

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Nilton Rafael
Se você fosse uma mulher eu até casava com você cara kkkk.Valeu mesmo

Salame!

rsrs que bom que pude ajudar :D

edioceratineto

Já vou te ajudar...Teu caso não tá aqui no tópico

[M]@a.[K]!ller
Mas na boa, pra que tanto efeito assim? Odeio quando o cara posta um vídeo no FCC pra ser avaliado e mete um monte de efeitos, as vezes não dá nem pra ver o cara tocando.

Foi o que eu citei:

O programa é apenas uma ferramenta,quem faz a magia é você.

Os vídeo que fiz alí realmente tem bastante efeitos.Mas o forte deles não é a música,e sim os temas :D

Mais isso são só idéias.Nem consigo mais fazer vídeos.Você pode fazer uma coisa melhor e mais light,não precisa desses efeitos.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Galera lembrando que eu sou tutor para edição em Sony Vegas.

Quem quiser ter umas aulinhas comigo via msn acessem esse tópico aqui.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/272362/

Se inscreve como meu pupilo e te passo uns dotes legais para vocês fazerem seus vídeos ;)

Abraço

.omni
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau
Minha câmera está sempre no manual.Mas sempre acontece isso --' .

No manual a câmera não muda white balance, ASA, abertura nem shutter. Deve estar no "P", onde você pode setar alguns parâmetros como ASA e white balance mas ela escolhe o shutter e a abertura.

Pedro_Borges
Veterano
# out/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Guilherme Nau

Valeu mermão! Eu tenho sede de saber e você me traz mais esse veneno... Putz. Ai, minhas madrugadas...!

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


.omni
No manual a câmera não muda white balance, ASA, abertura nem shutter. Deve estar no "P", onde você pode setar alguns parâmetros como ASA e white balance mas ela escolhe o shutter e a abertura.

Essas configurações só estão disponíveis no caso de uma foto.Minha câmera é digital man.Nada de filmador :)

O problema não é só o white balance,tem também o balanço de cores.Mas Sem bem que de câmera eu so intendo de ISO e resolução rsrs.Se você me explicar melhor.

Mas minha câmera não é filmadora,é uma Kodak EasyShare.

.omni
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau
Essas configurações só estão disponíveis no caso de uma foto.

Evidente que não.

O problema não é só o white balance,tem também o balanço de cores.

?

Mas minha câmera não é filmadora,é uma Kodak EasyShare.

Muitas compactas tem modo manual, não sei se a sua tem.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


.omni
Essas configurações só estão disponíveis no caso de uma foto.

Evidente que não.


Infelizmente sim.O máximo que posso alterar na gravação é colocar o foco ou em macro ou em infinito e contador pra começar a gravar,mas nada,nem nas configurações.É uma pena

Já pra preparar uma foto sim,posso escolher o nível da iluminação e escolher no modo manual ,não sei se é isso que você afirma.

O problema não é só o white balance,tem também o balanço de cores.

Se entra algo muito vermelho na tela ele fica menos vermelho de repente.É um exemplo.Acredito que seja do modo que você falou alí

Mesmo tendo essas limitações ela tem uma imagem muito boa.

.omni
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau
Infelizmente sim.

Não, cara. Na sua câmera talvez, mas são parâmetros básicos tanto pra fotografia como pra vídeo.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


.omni
Não, cara. Na sua câmera talvez, mas são parâmetros básicos tanto pra fotografia como pra vídeo.

Então porque diabos as configurações pra fotografia são diferentes da de vídeo?

ogner
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

Boa, filhão!! Sou seu fã!!

Mas podia explicar/dar dicas depois como fazer diretamente no Soft. De preferencia no Vegas 10, hehehe!!

Abção!!!

.omni
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau
Então porque diabos as configurações pra fotografia são diferentes da de vídeo?

A única coisa que tem de muito diferente é o frame rate...

Benva
Veterano
# out/11
· votar


*Adobe Premiere (As versões de ambos a partir de CS5 são apenas para sistemas 64bits
Adobe After Efects

*Pinnacle Studio HD

*Edições do Sony Vegas (recomendo o 10) Disponível em sistemas 32 e 64 bits

Uso o Sony Vegas 10,é um programa leve perto dos acima.Roda até num pc com 256 MB de RAM processador Celeron D com placa de vídeo.



Atenção hein, gente: After Effects não é programa de edição de vídeos. É programa de animação e efeitos.

edioceratineto
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

A zoom q3 hd eh uma boa filmadora/gravador?

Guilherme Nau
Veterano
# out/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


ogner
Boa, filhão!! Sou seu fã!!

Brigado paizão rsrs

Mas podia explicar/dar dicas depois como fazer diretamente no Soft. De preferencia no Vegas 10

Ja tem um projeto parecido no sistema Tutor - Pupilo em que eu to inscrito como tutor para edição básica e intermediária.

Mas se não der muito certo eu posto o passo a passo ;)

Abrç

.omni
A única coisa que tem de muito diferente é o frame rate...

A minha nem o frame rate dá pra alterar.rsrs


Benva
Atenção hein, gente: After Effects não é programa de edição de vídeos.

É sim.Mas o After Efects é um um programa de pós-produção,ou seja,você não pode cortar ou adicionar fades,cross fades e etc.

É programa de animação e efeitos.

Fica muito vago dar essa idéia.Mas ainda bem que você me lembrou

After Efects é um programa de edição de efeitos e manejo de frames,ele trabalha com um vídeo já editado

Você pode simplesmente editar o vídeo no Sony Vegas e colocar os efeitos depois pelo After.

O Premiere é uma espécie de Sony Vegas.Com recursos a mais e a menos,mas faz a mesma função que o Vegas.


edioceratineto
A zoom q3 hd eh uma boa filmadora/gravador?

Não conheço câmeras :(

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau
É sim.Mas o After Efects é um um programa de pós-produção,ou seja,você não pode cortar ou adicionar fades,cross fades e etc.

Pode sim ;D. Eu uso o After Effects, mas não pra guitarra, são pra outros projetos que tenho com amigos.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau
Tome cuidado, todos os programas editores são programas de pós-produção, desde o After Effects ao Movie Maker.
E com o After Effects dá pra fazer exatamente todos os efeitos que tem nos vídeos que você postou no seu tutorial, é só mexer melhor maninho.

edioceratineto
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

ok então.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
Pode sim ;D. Eu uso o After Effects, mas não pra guitarra, são pra outros projetos que tenho com amigos.
? não intendi

Tome cuidado, todos os programas editores são programas de pós-produção, desde o After Effects ao Movie Maker.

Não,nem todos.Os programas editores de vídeo atuais sim,mas me refiro o After ser um pós editor por ele ter mais recursos de efeitos tais como desenhar formas em cada frame.

Eu também consigo mexer com frames no Vegas,apesar de muita gente achar que é impossível.Mas isso vem de anos de experiência :D

Todo programa que se pode adicionar efeitos como alteração de brilho,cor,distorções na imagem é considerado um pós editor.

Em que sentido você diz pós-produção?

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Pessoal.Será que se eu postar tópicos do mesmo gênero que este em Gravação e Home Studio ele será transferido?Porque sim que foge do assunto.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau
Cara, toda edição que não seja feita na filmagem original (chamada de produção), é considerada pós-produção. Desde o aúdio até vídeo. O que eu quis dizer no começo, era que dá sim pra cortar ou adicionar fades,cross fades e etc. no After Effects, é só mexer.

Do jeito que você tá indo só com o Sony Vegas como programa principal, se você se dedicar ao After Effects tu vai fazer muita coisa legal. Eu já tentei usar o After Effects, fiz muita coisa massa lá, só que não levei a sério e perdi o interesse, mas tenta velhinho, é muito massa. Saca o canal de um cara que chama freddiew, todos os vídeos dele são feitos com After Effects, ou seja, no vídeo todo ele só usa o AE. Ai vai um vídeo dele:



PS: Até o helicóptero não existe auehaueh.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para edição de vídeo com seus covers (Guilherme Nau)