Produção de áudio em filmes (Guilherme Nau)

    Autor Mensagem
    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Guilherme Nau


    Resumi o possível

    Bom pessoal, todos nós já cansamos de ouvir palavras como mixagem, masterização e milhares de coisas relacionadas música principalmente. Mas não é só de pão que vive o homem.

    Todos nós acho que já tivemos uma oportunidade muito legal de ver um filme em Home Theater com suas caixas espalhadas pela sala.

    Para os que nunca tiveram tal experiência, lamento demais rsrs,

    Mas pra quem conhece mixagem sabe que tanto em filmes quanto em música existe todo o trabalho de "profissionais do áudio". Eu não sou um profissional nas mixagens, mas as vezes tenho que quebra esse galho na produtora.

    Eu vou citar muitos nomes que podem confundir vocês, mas lembramos que:

    Produtor musical não é exatamente a mesma coisa que um produtor de áudio. O produtor musical cuida sim da parte da mixagem, mas não de um comercial ou filme. Ele pode ajudar os músicos a fazerem músicas para filmes ou comerciais (jingles)

    Mais detalhes aqui

    Um produtor de áudio cuida da mixagem também, como os atores tem que se posicionar ou técnicos captadores do áudio nos cenários de estúdios de gravação.

    Me digam um filme mesmo do cinema mudo que não tenha música? A música também tem o seu papel importante nas telas, ou melhor , nos ouvidos das pessoas do cinema.

    Mas no cinema ou comerciais, pegamos um trabalho do produtor musical já pronto e adicionamos aos filmes ou comerciais.

    Eu costumo dizer que produtores de áudio, produtores de vídeo e diretores devem trabalhar em um ciclo harmônico principalmente quando o assunto é filme.

    *Diretor diz como as cenas tem que ser gravadas , sempre visados pelos produtores de áudio e vídeo ;

    *Produtores de vídeo cuidam dos tratamentos das cenas e dos "olhos" do espectador, sempre visados pelo diretor ;

    *Produtores de áudio ditam como deve ser gravado o áudio das cenas sempre visados pelo diretor.

    Em comerciais as vezes vejo os próprios editores de vídeo do material serem os diretores e produtores de áudio. Dependendo da emissora, poderemos ter comerciais de um único canal de áudio (mono) o que não exigiria o mesmo conhecimento avançado que um produtor ou editor de áudio teria.

    A importância dos produtores de áudio ou até musicais ( em casos de composições de jingles ) nesses comerciais é obviamente a parte da "ênfase" do áudio. Um comercial sem música parece um comercial ridículo se não é bem preparado ou bem gravado com uma boa ideia.

    Num comercial precisamos do seguinte:

    *Uma boa ideia;
    *Apresenta-la da forma mais rápida e coerente possível;
    *Ter bons narradores e apresentadores (em casos em que se aparece alguém em cena);
    *Ter uma boa direção e edição;

    Numa música também temos que ter praticamente a mesma coisa:

    * Um tema "legal"
    * Apresentar esse tema da forma mais criativa possível (a diferença é que podemos subentender o tema sem ter pressa alguma de expressa-lo );
    * Ter bons músicos
    * Ter um bom produtor musical ou alguém que mixe e tenha uma boa experiência ( embora o próprio produtor musical possa mixar o material ).

    Em Home Studios, é comum vermos a mesma pessoa sendo tudo (produtor/editor de áudio, produtor/editor de vídeo e diretor).

    Muitos produtores musicais, diretores ou produtores de vídeo ou áudio surgiram de seus trabalhos caseiros. (o meu caso de vídeo maker)

    Gravação do áudio

    O sistema de captação do áudio de um comercial ou filme é praticamente o mesmo da de captação em estúdio de gravação musical. Temos que ter os devidos sons em seus devidos canais...

    Esses canais geralmente são apenas voz e ambiência

    Muitas vezes já vimos numa novela, o pessoal numa "balada" e conversando. Se realmente fossemos captar a ambiência do lugar com aquela música alta iria dar uma bela de uma m**** .Adicionamos a música simulando a ambiência nela.
    Ou seja, gravamos as vozes dos atores em canais diferentes e os figurantes dançam sem música kk. Estranho não é?O nome disso é TELEVISÃO.

    Outro tipo de gravação de ambiência é a de um show de rock, aquela energia toda da galera cantando as música também ajuda a preencher o áudio.

    Na mixagem.

    Esse trecho eu achei muito interessante e bem resumido sobre a mixagem no Wikipédia:

    Durante a pós-produção de um filme ou programa de televisão, a mixagem de áudio ocorre num estúdio ou teatro, logo após a edição final. Normalmente o engenheiro faz a mixagem de quatro elementos principais:
    diálogos;
    ambiência;
    efeitos sonoros;
    música.
    Um programa de televisão de 20 minutos pode levar 16 horas para ser mixado. Um filme longa-metragem leva mais de 6 meses para ser mixado.


    Bom,eu intendo pouco nessa área, digamos o necessário pra mandar algo pro ar que seja aceitável rsrs.
    Captação de ambiencia em show de rock também acontece.
    Eu já tive a oportunidade de ver profissionais mixando esses "shows" e olha... Os caras são muito bons. Eu vi uma técnica que fiquei curioso. Eu vi um desses profissionais da mix passando AutoTune no canal do pessoal que foi ver o show.Eu fiquei tipo: ....Nossa...

    Eu vi que essa técnica por mais estranha é muito usada. Em um show não vai ter todo mundo que já fez aulas de canto não é?

    Outro assunto que é bem legal mostrar é o uso de efeitos sonoros em vozes estilo "zombies"

    Esses "efeitos" são muito importantes para se ter uma voz surreal. Eu particularmente nunca vi uma pessoa imitando com clareza um zumbi.

    Eu já vi muitos efeitos como até mesmo um chorus, que ajuda demais a causar uma voz "do além".

    Você que é músico ou mexe com mixagem pegue essas vozes e perceba bem que tipos de efeitos os produtores de áudio e os seus narradores utilizaram pra causar essa voz surreal.

    Eu vejo muito os narradores de zombis fazerem coisas como drivers e guturais e os produtores aplicações de efeitos como chorus ou reverb.

    Em falas tanto de novelas, filmes como em comerciais aplicamos um compressor. Muitos me perguntam porque:

    Tanto em uma música quanto em uma fala precisamos que a voz do cantor ou ator fique o mais nítida e livre de picos possível. Imagine o susto de sua vó durante um berro do ator em uma cena agitada?

    Legal também é aplicarmos isso em nossos vídeos pro youtube como tutoriais etc. Um áudio cheio de altos e baixos se torna muito desconfortável aos ouvidos.

    Essas e outras questões já estamos cansados de fazer nos estúdios e em gravações. Afundo disso temos outras questões bem mais teóricas e práticas, mas é legal que temos esse conhecimento das coisas que vemos nas nossas TV, rádios ,iPods e computadores.

    Um hug bem forte.

    .omni
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: .omni
    · votar


    Me leva a mal não, mas 70% não procede e 95% são informações incompletas que sozinhas não dizem muita coisa.

    Sem falar que o tópico não tem muito objetivo, você foi jogando informações meio aleatórias sem um direcionamento...

    Sei que sou muito chato te enchendo o saco em todo tópico, mas é que você parece ter muita vontade de ensinar aos outros coisas que você ainda não sabe. Tudo tem seu tempo, cara. Você é bem novo e está bem encaminhado, deixa a coisa fluir, vai estudando que jajá você começa a ter mais experiência com isso.

    edioceratineto
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Guilherme Nau
    .omni

    Meus deus! O mestre da produção de áudio (.omni) e o Futuro-mestre da produção de áudio (Guilherme Nau) num tópico só!!!!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    .omni

    Cara eu não te levo a mal não, você quase uma referência pra mim.
    Eu não sei como que acontece por aí mas na produtora é exatamente assim.

    O que eu citei aí são mais "truques".Eu não me incomodo nem um pouco de você me encher o saco rsrs.

    Que as informações foram jogadas aleatoriamente eu concordo.

    Mas cite aí se você tiver tempo umas coisas que você acho sem coerência ou incompletas pra gente da uma discutida.

    edioceratineto
    Meus deus! O mestre da produção de áudio (.omni) e o Futuro-mestre da produção de áudio (Guilherme Nau) num tópico só!!!!


    Não cara, eu gosto mais de fazer as pessoas verem do que ouvirem ;)

    edioceratineto
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Guilherme Nau

    eh me expressei mal, hehe. Eu quis dizer produção de video, mas falei audio pq eu tava com isso na cabeça, hehe.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    edioceratineto
    eh me expressei mal, hehe. Eu quis dizer produção de video, mas falei audio pq eu tava com isso na cabeça, hehe.

    Aiaia haha. Mas até em produção de vídeo eu to evoluindo ainda. Enfim, sempre tem alguém melhor que você.

    edioceratineto
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: edioceratineto
    · votar


    Guilherme Nau

    sempre tem alguém melhor que você.

    TIPO:

    Topo: .omni
    Escalando a montanha para o topo: Guilherme Nau




    No limbo do inferno de hades: Eu

    edioceratineto
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: edioceratineto
    · votar


    AVISO DE METAFORA ACIMA

    (so pra ninguem levar no duplo sentido, hehe)

    EDIT: Tentativa de fazer seta apontando para cima: #FAILED, hehe

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    edioceratineto
    Escalando a montanha para o topo: Guilherme Nau


    Cara eu to olhando pro topo e pensando em subir...To quase me convencendo.

    .omni
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Cara eu não te levo a mal não, você quase uma referência pra mim.

    Que bom que não me leva a mal, mas pô, arruma uma referência melhor então... Hehehe
    Eu também tou "escalando a montanha" do mundo do áudio, ainda tenho *muito* o que aprender.
    É só não tentar correr, tudo no seu tempo. :)

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    .omni
    Que bom que não me leva a mal, mas pô, arruma uma referência melhor então... Hehehe
    Eu também tou "escalando a montanha" do mundo do áudio, ainda tenho *muito* o que aprender.
    É só não tentar correr, tudo no seu tempo. :)


    Referência por que você pode me corrigir num equivoco porra hehe.
    É meio difícil correr numa montanha..Mas tudo bem eu vo devagar pra não cair.

    edioceratineto
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    To feliz!!! Entenderam a metafora!!!! Justamente o q eu queria dizer metaforicamente, vcs sacaram: deve-se subir a montanha do conhecimento devagar para nao cair. Sou um poeta (O_O).

    edioceratineto
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: edioceratineto
    · votar


    Guilherme Nau
    .omni

    Mas também uma coisa eh nao saber e outra eh nao querer saber. Eu por exemplo, nao entendo de produção de audio e video, mas quero aprender, por isso frequento topicos como esse. Agora, vcs podem ver q alem de nos 3 ninguem mais se interessou, portanto tem neguinho q nao sabe e por isso nao quer nem tentar aprender por ser um longo caminho a ser trilhado. A mesma coisa ocorre nos instrumentos musicais, muita gente para pq achou q ia ser muito fodao em pouco tempo. O q verifica-se q nao eh verdade pq os grandes guitarristas nao ficaram bons (bons, eu quero dizer FOOOODA MESMO) em 2 anos, mas sim em 10, 20 anos e simplesmente tem gente q nao tem paciencia para isso.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    edioceratineto
    A mesma coisa ocorre nos instrumentos musicais, muita gente para pq achou q ia ser muito fodao em pouco tempo. O q verifica-se q nao eh verdade pq os grandes guitarristas nao ficaram bons (bons, eu quero dizer FOOOODA MESMO) em 2 anos, mas sim em 10, 20 anos e simplesmente tem gente q nao tem paciencia para isso.

    Cara eu toco guitarra a 2 anos, e parece que só porque eu toco o pessoal acha que sou foda. Particularmente eu me acho muito ruim, mas acho que pra tocar algumas coisas que eu sei em 2 anos pegando a guitarra só uma vez por semana ta num caminho certo.

    Não quero me pagar de bonzão, mas meu primo por exemplo, o cara toca e edita vídeo e áudio o mesmo tempo que eu. Talvez os resultados dele não sejam os mesmo dos meus porque ele treina menos, ou talvez não tenha tanta vontade como eu... Não sei cara, só sei que pra ele grava um áudio e mixa eu tinha que ajuda. Agora ele tem o canal dele, ou seja, é meu "concorrente" rsrs.

    edioceratineto
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Guilherme Nau

    concorrencia familiar, ou explode o concorrente ou ajuda, hehe.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Produção de áudio em filmes (Guilherme Nau)