Dúvida: Setup mínimo para uma boa gravação ao vivo, com pistas individuais para edição

    Autor Mensagem
    Valmick
    Veterano
    # mai/07


    Aí, pessoa, beleza? Sou músico já tem um tempo, mas agora estou começaando e estudar a possibilidade de montar um setup visando gravações ao vivo, com possibilidade de edição individual de cada pista gravada...

    Detalhe: só me interessa a gravação ao vivo, se for com as pistas separadas....

    E aí? Qual é o mínimo aconselhável? Acho importante dizer que a minha banda possui:

    2 Vocais
    1 Baixo
    1 Guitarra
    1 Guitarra-Base/Violão
    1 Bateria
    1 Teclado

    Acredito (corrijam-me se eu estiver errado) que 11 canais me serão suficientes, sendo 5 só pra bateria e os outros 6 para os demais

    Sei que vou ter de gastar com um bom laptop com mais de 1000 de RAM, placa de som, microfones de bateria, Mesa, etc...

    Do que preciso? Como deve ser a mesa? Que placa de som usar? É externa?
    Essas mesas da Behringer Xenyx com conexão usb possibilitam a separação das pistas ao vivo?



    Ajudem, por favor

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cara, vai num estudio e pede pra gravar seu ensaio, do geito que voce quer, mesmo pagando a gravação vai sair infinitamente mais barato!

    Agora se pretende gravar instrumentos individualmente em pistas separadas, uma interface no minimo de 8 canais de entradas vai ser necessario, por causa da bateria! Além de prés, mesa(s), kit de microfones, microfone para instrumentos e vocais, cabeamento e toda parafernalha que voce encontra nos topicos aqui no forum mesmo!

    Valmick
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    I.Nosferatu
    Já há um tempo eu gravo minha banda em casa, utilizando Sonar...


    Não tenho o simples interesse em gravar a minha banda ensaiando

    Meu interesse é começar a trabalhar com gravação de show ao vivo, mesmo... Gostaria de, como equipamento, experimentar gravações com a minha banda e, com o tempo depois de fuçar bastante e de tirar dúvidas com quem já trabalha com isso há um tempo, começar a gravar shows de outras bandas, gostaria de dar os primeiros passos no sentido de começar a trabalhar com isso...

    makumbator
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    Valmick

    1Gb acho pouco para gravar tanto canal ao mesmo tempo....
    2 no mínimo, 4 como ideal.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Puts cara! Então voce vai precisar de interfaces, equipamento, tudo de otima qualidade já que vai trabalhar com isso!

    Bom além de um bom Laptop, com bastante memória e capacidade de armazenamento, voce vai precisar ai de uma interface pra plugar nele, talvez uma firewire que permite uma taxa de transferencia melhor que a usb, entre algumas opções voce encontra as m-audio 1814 firewire e nrv10 firewire mixer, ou no seu caso uma Alesis Multimix 16 firewire, as Behringer e Alesis USB não permitem gravação de canais separados, somente o programa todo, eu acho, existem outras opçoes, mais todas são de um alto custo, voce vai ter que escolher em termos de custo beneficio, sem esquecer de adicionar bons prés de microfones ao seu setup (os das interfaces quase sempre são ruins), além de microfones de boa qualidade que voce encontra em outros topicos aqui no forum...

    Da uma olhada ai no forum nesse lance de equipo, pesquise em lojas ou na net por interfaces firewire ou usb que permitam varios canais, entre 12/16 acho que se adequaria melhor as suas necessidades, mais quanto mais canais melhor porque voce não sabe quantos musicos vai encontrar numa apresentação, mais pode por exemplo mixar backing vocals ou outra coisa numa unica pista pra adaptar às entradas de sua interface...

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eu me prepararia pra gastar bastante.
    O pessoal já falou o essencial, e é por aí mesmo. Lembrando que bastante memória RAM não vai ajudar a gravar vários canais simultâneos, e sim o streaming de disco, ou seja, velocidade de gravação. Os HDs de Laptops são em sua maioria de 5400rpm e baixa velocidade de gravação. Pra gravar uns 16 - 20 canais simultâneos vc vai precisar de HDs rápidos, preferencialmente em RAID. Claro que também vai depender da qualidade da gravação. 11 canais não são suficientes nem pra começar, infelizmente. E mais canais serão necessários ao longo do tempo.
    Caso você queira mesmo usar um pc/laptop, uma ou mais interfaces serão necessárias. A FW1814 que o I.Nosferatu + uma expansão ADAT (tipo a Behringer ADA8000) dão conta do recado. Mais pra frente, se vc sentir necessidade de mais canais, compre mais interfaces.
    Sinceramente eu investiria de cara em alguma a RME com entradas ADAT e compraria ADA's (não necessariamente da Behringer... aliás, eu escolheria da própria RME) quando fosse necessário. É meio difícil achar RME, mas vc jamais se arrependerá. E eu consideraria seriamente usar PC ao invés de laptop, pela questão custo x performance x expansibilidade. Não é muito trabalho a mais carregar um desktop, e vc terá muito mais performance e flexibilidade pelo mesmo custo de um laptop.
    Fora isso, bons e duráveis mics, prés e/ou mixer de boa qualidade - Soundcraft, Mackie Onyx, Allen&Heat.. até Yamaha.
    Não se esqueça de reservar uma grana pra comprar seu DAW (programa de gravação) e também definir os objetivos: saber se vai só gravar, ou também mixar, masterizar, etc. Cada um desses "objetivos" a mais, requererá investimentos a mais.
    Meus 2 cents.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Falou tudo Eder, acho que o pc torna a parafernalia mais flexivel também, tem a desvantagem do peso, mais da pra garantir melhor armazenamento e memória e pode usar algumas conexões sem fio, além de possiveis upgrades, todo esse hardware com custos bem mais em conta comparado aos de laptop...

    Neobnu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Amigo pra bateria um contaria uns 10 canais no minimo ... pois depende muito do set de cada baterista e de quantas peças a batera tem ...

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Uma investida mais poderosa (e de custo elevado tbm) seria uma gravadora como a Alesis Adat HD24, que já gravam diretamente em hd, não sei até que capacidade, mais grava 24 pistas.

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Acho que sairia mais barato tu locar no dia do show o equipamento de gravação multipistas junto com a sonorização, luz, etc.
    Depois tu pede pra salvar tudo que foi gravado em cada pista, em mídias tipo DVD-R por exemplo, e com calma faz depois a mixagem no teu computador.
    A não ser que tu vá fazer inumeros shows gravados que justifiquem o investimento.

    Valmick
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Valeu, pelas dicas, galera... falaram exatamente o que eu precisava ouvir...
    Podem deixar.. qualquer novidade, os manterei informados

    Obrigado mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Setup mínimo para uma boa gravação ao vivo, com pistas individuais para edição