Mesa Quadrada - Futebol & Debate - Botafogo, Bragantino, Palmeiras, Grêmio ou Flamengo?

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 13/jul/24 15:27
· votar


Lelo Mig
bate na mão do cara

Se foi a mão, pior ainda. Achei que ele poderia ter "visto" um toque por baixo que desequilibrou a passada do atacante.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/jul/24 15:33
· votar


Wanton
ainda que já tenha rolado no caso da máfia do apito.

vc fica repetindo a máfia do apito como se isso reforçasse a sua descrença, mas a máfia do apito foi descoberta, então se tiver outra logo descobrem.

O que acontece na prática é uma disputa de interesses diversos, que pende para diversos lados. Também é errado pressupor que o balanço entre esses interesses é equilibrado.

cara, oq vc pressupõe continua sendo muito difícil. Quanto mais pessoas forem necessárias para que uma ilegalidade ocorra, maior é o risco de a coisa toda explodir, vide o caso da máfia do apito de 2005.

A arbitragem brasileira é uma das piores do mundo, o VAR tbm, então é muito mais provavel que erros aconteçam do que favorecimentos propositais, principalmente quando vemos equilibrio nesses casos (quando digo equilíbrio é óbvio que não é 100% equilibrado pq aí sim isso indicaria manipulação, mas uma sequência de erros aleatórios irá em 99% dos casos produzir desbalanceamentos)

E se vc quer um exemplo, o BR de 1995 foi decidido por conta de um erro de arbitragem ao BOTAFOGO, que é a torcida mais vitimista de todas... isso só evidencia que TODOS podem ser beneficiados e prejudicados, mas alguns reclamam mais e outros menos

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/jul/24 15:35
· votar


Outra coisa que existe mesmo, são árbitros "caseiros" cedendo a pressão da maior torcida presente no local... mas arbitros caseiros são ruins por definição, e não "ladrões" pq um dia vao ajudar o santos, e no outro, o ceará

Lelo Mig
Membro
# 13/jul/24 15:37
· votar


Wanton

"Se foi a mão, pior ainda."

Na real o zagueiro esta abrindo o braço bem na hora que o atacante tenta ganhar a dianteira, mas é nítido que o zagueiro nem viu ele, nessa ultrapassagem ele bate no braço do atacante (se desse para pegar a bola ele nem cairia), como era lance perdido ele deu uma encenada e foi ao chão. Pelo menos é a interpretação que tive.

Lembrei de um pênalti bizarro (acho que contra a Portuguesa), em que o zagueiro escorregou e caiu em cima da bola e juizão deu pênalti.

Wanton
Veterano
# 13/jul/24 15:40 · Editado por: Wanton
· votar


Jonas Kahnwald
vc fica repetindo a máfia do apito como se isso reforçasse a sua descrença

Ao contrário, disse que esse tipo de esquema é raro.

Quanto mais pessoas forem necessárias para que uma ilegalidade ocorra, maior é o risco de a coisa toda explodir,

Sim, claro. Por isso que as conspirações são raras.

A arbitragem brasileira é uma das piores do mundo

Mas a ingenuidade de acreditar que a ruindade explica todos os "erros" é tão grande quanto a ingenuidade de acreditar em conspirações.

isso só evidencia que TODOS podem ser beneficiados e prejudicados

De novo, você está pressupondo que há pureza no sistema. Você acha mesmo que o Goiás é tão beneficiado pela arbitragem quanto é o Flamengo? Tinha uma época que o cara da federação catarinense tinha poder na CBF, era impressionante o tanto que os times de SC eram favorecidos. O FDP morreu no voo da Chape.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/jul/24 15:56
· votar


Wanton

Você acha mesmo que o Goiás é tão beneficiado pela arbitragem quanto é o Flamengo?

acho que qqr time do G12 é provavelmente mais beneficiado do que um time que não é. Mas não acho que entre os times do G12 haja um que seja tão mais beneficiado do que o outro. E isso se dá, majoritariamente, pela pressão psicológica do arbitro mais fraco (ruim)

Exemplo: um juiz vai ter mais medo de errar contra o flamídia num lance duvidoso do que contra o Goiás. Mas esse mesmo juiz, se cometeu o erro no primeiro tempo, é capaz de compensar pro próprio goiás no segundo.

então por mais que um erro não conserte o outro, não acredito que nenhum time seja sistematicamente beneficiado

Lelo Mig
Membro
# 13/jul/24 17:13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"não acredito que nenhum time seja sistematicamente beneficiado"

Eu concordo com você. Tirando eventuais arranjos, como o escândalo da arbitragem de 2005, acho que de resto o árbitros são ruins mesmo. Má preparação, mau suporte, muita gente falando na orelha e querendo aparecer mais que o craque da rodada. E, claro, times menores acabam sendo mais prejudicados por uma série de fatores que estas más arbitragem proporcionam, é uma coisa matemática.

Por exemplo, imagine um Payssandu e Palmeiras. Imagine um pênalti legítimo para o Payssandu que não foi marcado. A chance do time chegar junto ao gol do adversário é muito pequena, quase não chega, quase não chuta, então um lance equivocado têm muito peso. Ao contrário, o Palmeiras já chutou 20 bolas a gol, tá ganhando de 3 a zero, meteu duas na trave, goleiro fez 2 milagres, ou seja, um pênalti não marcado, foda-se.

Wanton
Veterano
# 13/jul/24 17:43
· votar


Jonas Kahnwald
Lelo Mig

Vocês acham mesmo que um negócio que movimenta dinheiro igual ao futebol tem chances de ser limpinho? Vamos votar nesse povo para o Congresso!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/jul/24 19:18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
Acho que quando acontece algo numa liga importante como a série A em 2005, ou na liga Italiana, se descobre pq nao tem como ocultar por muito tempo

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/jul/24 19:27 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
vc acredita nos estudos científicos que são feitos cpm relação a alimentos e medicações? Afinal a indústria farmacêutica e alimentícia move muito dinheiro...

na média, tudo tende a ser correto, com alguns percalços no meio do caminho, obviamente... mas eles nao duram muito tempo e a verdade vem a tona, eventualmente

Wanton
Veterano
# 13/jul/24 20:26
· votar


Jonas Kahnwald
Acho que quando acontece algo numa liga importante como a série A em 2005, ou na liga Italiana, se descobre pq nao tem como ocultar por muito tempo

Acho que você desprezou tudo o que eu disse e está focando na conspiração. O pessoal do sul sempre reclamou que a mídia dava mais atenção aos times do eixo Rio-São Paulo. Acha que também é conspiração?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/jul/24 20:57
· votar


Wanton
O pessoal do sul sempre reclamou que a mídia dava mais atenção aos times do eixo Rio-São Paulo. Acha que também é conspiração

Mídia nao passa pelo escrutínio que a arbitragem passa. Ainda mais hoje que existem as mídias alternativas, logo tá longe de serem coisas comparáveis.

Sobre arbitragem ou é conspiração, ou é erro puro ou pressão psicológica, nao acredito em nada além disso

makumbator
Moderador
# 13/jul/24 21:07
· votar


Wanton

A questão de maior atenção da mídia para times do eixo sul e sudeste não é uma conspiração, e sim uma consequência óbvia da região mais rica, que por isso concentra os grandes grupos de mídia que querem lucrar com a torcida dessa região (que obviamente é mais numerosa para os times locais).

Isso é consequência natural.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/jul/24 21:27
· votar


makumbator
e nao é comparável à isonomia da arbitragem

Wanton
Veterano
# 14/jul/24 15:56
· votar


Jonas Kahnwald
Mídia nao passa pelo escrutínio que a arbitragem passa.

A mídia exerce pressão sobre a arbitragem.

Sobre arbitragem ou é conspiração, ou é erro puro ou pressão psicológica, nao acredito em nada além disso

Um árbitro torcedor se encaixaria em qual dessas categorias? Ou você acha que não existem árbitros torcedores?

Parece que você não quer me entender porque tá do lado da Leila contra o Textor. O que eu estou alegando não tem nada a ver com essa briguinha clubista.

isonomia da arbitragem

Isonomia é um unicórnio.

makumbator
A questão de maior atenção da mídia para times do eixo sul e sudeste não é uma conspiração, e sim uma consequência óbvia...

Obrigado! Não estou falando de conspirações, apesar do Jonas insistir em ler assim. Se a maior torcida é a do Flamengo (é?), é provável que tenhamos mais árbitros flamenguistas, ou não? É mais provável que existam flamenguistas ocupando cargos importantes, que podem aplicar sanções ao árbitro que prejudicar o Flamengo. Veja só! Zero conspiracionismo nisso!

Lelo Mig
Membro
# 14/jul/24 18:54
· votar


Wanton

Esqueceu de dizer que, estatisticamente, a possibilidade de haver Flamenguista ladrão é maior também.

makumbator
Moderador
# 14/jul/24 22:30
· votar


Lelo Mig

Mas o Lula é Corinthians e o Bolsonaro Palmeiras/Vasco.

Wanton
Veterano
# 15/jul/24 01:17
· votar


Lelo Mig
Esqueceu de dizer que, estatisticamente, a possibilidade de haver Flamenguista ladrão é maior também.

Mingau e Cortinas

makumbator
Palmeiras/Vasco

É Palmeiras/Botafogo, mas ele gosta mesmo é da camisa do Flamengo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/jul/24 10:37
· votar


Wanton
A mídia exerce pressão sobre a arbitragem.

Pode exercer, momentaneamente, por conta de algum episódio recente.
Exemplo: erraram contra o Palmeiras e falam disso pra caraca, aí no próximo jogo o arbitro tem receio de errar contra o Palmeiras e com isso erra contra o Vasco, ai vai reverberar na mídia que prejudicou o Vasco e o arbitro fica com medo de errar pro Vasco e assim sucessivamente... ou seja: sem um favorecido claro

árbitro torcedor
escalam árbitros de diferentes estados, se um cara de goiás torcer pro flamídia nao tem muito oq fazer, porém não vejo nenhum arbitro específico beneficiando um clube sistematicamente, vc vê?

Parece que você não quer me entender porque tá do lado da Leila contra o Textor.
eu to do lado do bom senso contra o absurdo e o vitimismo

Isonomia é um unicórnio.
assim como o fim da desigualdade social, mas vc nao deixa de lutar para chegar o mais próximo disso possível, né?

Wanton
Veterano
# 15/jul/24 14:25 · Editado por: Wanton
· votar


Jonas Kahnwald
assim como o fim da desigualdade social, mas vc nao deixa de lutar para chegar o mais próximo disso possível, né?

Eu não finjo que a igualdade social existe igual você faz com a isonomia.

porém não vejo nenhum arbitro específico beneficiando um clube sistematicamente, vc vê?

Todo mundo vê. Ou os palmeirenses não têm bronca com nenhum árbitro em especial? O problema é que ficamos no nível da percepção e não partimos para o nível da análise. É muito difícil estabelecer parâmetros para mapear vieses quando a estrutura é intrincada.

Eu estou tratando de sistemas e você insiste em descrever de maneira conspiracionista. Os fatores que atuam sobre os sistemas são difusos. Inclusive, há conflitos de interesse. Outra coisa que pode afetar a sua percepção é o fato da FPF ser muito mais unida do que qualquer outra federação. É mais fácil o teu Palmeiras entregar um jogo para ajudar o Corinthians contra o Vasco do que para foder eles. Foi o que vimos em 2011, por exemplo.

Em São Paulo, sobra grana para o futebol, sobra público para os 4 grandes e ainda dá para levantar uns times bosta do interior, que volta e meia estão aprontando a nível nacional. No Rio, a coisa é mais escassa. Não cabem 4 grandes no estado. Lá, é cachorro comendo cachorro. Em Minas e no Sul, temos times com menor poder de projeção nacional, mas são só dois por estado. Menos do que dois inviabiliza o clássico. O Bahia, assim como o Athetico, deve conquistar a hegemonia estadual, mas tratam-se de times estaduais, que não se projetam para além das fronteiras.

Todos esses clubes estão brigando pelo público e pela grana que é colocada no futebol. Há federações mais atuantes e outras menos. Como eu havia relatado, era chato vencer os times de SC quando o Delfim Peixoto estava no comando. Uma roubalheira do caralho! Depois que ele morreu, o futebol de Santa Catarina sumiu do mapa. Coincidência?

Não conheço todas as variáveis, gasto pouco tempo da minha vida com futebol, mas tem coisas que são óbvias demais até para um espectador casual. Lógico que se o teu time está na crista da onda, esse tipo de olhar não aparece.

O rebaixamento da Portuguesa em 2013 foi escandaloso, né? Quem liga para a Portuguesa?! Aquilo foi uma medida de emergência, é óbvio, mas você acha que outras coisas não foram tentadas no meio do caminho?

Também tem as arbitragens da Copa do Brasil, que não raramente favorecem os times grandes. Que árbitro vai arriscar o pescoço para defender o Águia de Marabá de um erro que favorece o São Paulo? É muito mais cômodo inverter faltas e laterais em favor do time grande. Se você procura por um viés de favorecimento bem explícito, precisa assistir aos jogos das primeiras fases da CdB.

makumbator
Moderador
# 15/jul/24 14:35
· votar


Wanton

Nem vem jogar o que é do Vaxcão pra cima dos outros. Bolsonaro é do clube da Colina, pronto e acabou.

Eu não finjo que a igualdade social existe igual você faz com a isonomia.

MAs vc luta por ela, ou não? Jonas te sinucou nessa aí. Nem na natureza temos igualdade entre os indivíduos de espécies sociais. Logo, pare te lutar contra o que é natural.

Wanton
Veterano
# 15/jul/24 14:49
· votar


makumbator
MAs vc luta por ela, ou não?

Claro que não! Não tenho atuação política.

Bolsonaro é do clube da Colina

Fake news!! Assista a partir de 1:35



makumbator
Moderador
# 15/jul/24 14:57
· votar


Wanton

Político fala tudo pra ganhar voto, mas sabemos que o coração do Jair no Rio pulsa pelo Vasco. Ele só não queria ficar mal com a maior torcida da cidade (e do Brasil).

JJJ
Veterano
# 15/jul/24 15:25
· votar


Tô pior que o Mick Jagger... não bastasse o meu time, torci pra Inglaterra e pra Colômbia ontem... pqp

Aliás, parabéns pra Comebol por marcar o jogo pra uma hora em que a Europa estava dormindo e a América que se interessa por futebol indo dormir pra trabalhar cedo na segunda. Os japoneses devem ter apreciado bastante...

Lelo Mig
Membro
# 15/jul/24 16:22
· votar


JJJ

"torci pra Inglaterra e pra Colômbia ontem... pqp"

Eu também!

Jagger & Richards. Bora compor umas canções juntos e ficar milionários!!

ju.nito
Veterano
# 22/jul/24 17:55
· votar


Presidente do botafogo declarou que jogadores do time dele estava envolvidos em esquema, em breve crise no foguinho e palmeiras líder!

makumbator
Moderador
# 23/jul/24 10:26
· votar


ju.nito

Vc está vivo!

JJJ
Veterano
# 23/jul/24 15:49
· votar


ju.nito

O Botafogo não precisa de adversário... deixa que eles mesmos se atrapalham sozinhos.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 24/jul/24 12:19
· votar


hj o trikas cometerá o crime, mas o trikas do rio ficará pianinho

JJJ
Veterano
# 24/jul/24 14:34
· votar


Jonas Kahnwald

Hoje se decide o campeonato pro Fluminense. Se ganhar, vai ganhar moral pra tentar sair da merda. Se perder, não tem mais jeito. O empate é ruim pros dois.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa Quadrada - Futebol & Debate - Botafogo, Bragantino, Palmeiras, Grêmio ou Flamengo?