Sobre a Inteligência Artificial

Autor Mensagem
ProgVacas
Membro Novato
# 06/abr/23 09:17 · Editado por: ProgVacas
· votar


Em 2021 comprei um Sandero zero, equipadinho. Custou-me 65 mil. Achei caríssimo. Hoje um peladão está custando 81. Quer dizer que a Ford tinha alternativa. Era só entrar no jogo e meter a faca, como já metia, que estaria tudo bem. Todas as montadoras fizeram isso.

brunohardrocker
Veterano
# 06/abr/23 09:22
· votar


ProgVacas Sim. Muito bom o seu raciocínio em imaginar que uma pessoa de esquerda não está preocupada com o trabalhador... O que você chama de ganho é no meu mundo salário, e essa redução é a troco de aposentadoria, seguro desemprego, fundo de garantia, e demais assistências de Estado e Governo. Logo vi. A preocupação não é mesmo com o faturamento do trabalhador e nem com o desemprego.

ProgVacas
Membro Novato
# 06/abr/23 09:53
· votar


brunohardrocker É simples. Trabalhador no aspecto em que estamos discutindo é assalariado (ou deveria ser), em vez de "faturado". E você tem que ver mesmo! Estou deixando explícito, afinal! Mas ainda que eu esteja sendo claríssimo você não está conseguindo entender: minha preocupação é com os direitos trabalhistas (dá para ler, por favor? Você seria capaz de discutir o contexto do que estou escrevendo, em vez de um recorte pobre que só serve ao propósito de alimentar a sua curta imaginação?). Do meu ponto de vista, ancorado em minha perspectiva de vivência, desse jeito o trabalhador que não será rico nem pobre por causa de mil reais a mais (porque é isso que em média ganha a mais quem decidiu sair do regime CLT e partir para o MEI, para então fazer a mesmíssima coisa) tem seus direitos GARANTIDOS, independente da vida que leva com seu "faturamento".

ProgVacas
Membro Novato
# 06/abr/23 10:02 · Editado por: ProgVacas
· votar


Eu vou desistir do Bruno, manos. brunohardrocker Se você quer um trofeuzinho de Vitória em Debates Pelo Cansaço do Seu Oposto-interlocutor já ganhou. Debater com quem aparenta não ter a mínima ideia sobre o que está conversando e lhe trata como um eterno inimigo é uma bosta. Dá a sensação de que perder tempo cagando ou cortando o cabelo é melhor que disperdiçar tempo escrevendo e formulando um raciocínio para um inepto inconsciente de sua condição. Amanhã eu volto para alimentar o tópico de gramática.

Wanton
Veterano
# 06/abr/23 10:19 · Editado por: Wanton
· votar


brunohardrocker as empresas de app irão se adaptar ou simplesmente deixar o país Nossa! Que perigo! Onde arrumaremos gente tão inteligente e qualificada para desenvolver essa tecnologia alienígena? ProgVacas Eu vou desistir do Bruno, manos. Boa decisão. Não dá para aprender com medo de arapuca.

Insufferable Bear
Membro
# 06/abr/23 10:41
· votar


renda básica universal?

ProgVacas
Membro Novato
# 06/abr/23 10:56 · Editado por: ProgVacas
· votar


Wanton medo de arapuca. Não, cara. O Bruno é bem corajoso! Não é medo, mas falta de conteúdo. Talvez uma inatividade cerebral em alguma parte. É lá dentro. Se fosse só falta de coragem não postaria tanto, pois se tem medo de desenvolver suas ideias não há razão para sequer expô-las, ainda que assim porcamente. Pode ser medo de autorreflexão, talvez, mas esse medo estaria presente se pelo menos reconhecesse, ainda que apenas para si, a necessidade. Mas nem isso aparenta. Ele não muda nunca porque se sente irrepreensível.

brunohardrocker
Veterano
# 06/abr/23 11:17
· votar


ProgVacas A questão é que o trabalhador vai decidir materialmente o que é melhor para ele. Tanto que na reunião com o governo que você deu aval, rendeu muito bate boca e o governo que você deu aval ta tentando achar outros representantes da categoria que concordem por livre e espontânea vontade com as ideias do governo que você deu aval. O trabalhador sabe onde o calo aperta. Chega num Uber e pede para ele lhe mostrar os seus ganhos mensais e tente ver se ele vai topar ser registrado em carteira, ter seus ganhos comprometidos por uma média salarial, com todos os descontos em folha. Se a categoria topar, tudo bem, talvez. E sim, eu descarto parte do texto onde tem conversa paralela que tira do foco, para manter o foco no cerne do tema. Justamente para que a discussão se resolva. Wanton aprender Vai querer ensinar a sua avó!

Wanton
Veterano
# 06/abr/23 11:53
· votar


brunohardrocker Vai querer ensinar a sua avó! O correto é "Vá querer ensinar à sua avó!"

ProgVacas
Membro Novato
# 06/abr/23 13:07
· votar


brunohardrocker Não, meu irmão. Não vou chegar em um motorista de aplicativo para perguntar nada, porque é inútil. Em vez disso vou avaliar todas as condições de trabalho do sujeito e daí concluir alguma coisa. Não encho o saco do motorista. Você fez o papel de sempre. Recheou o seu texto com nada. Deveria você dizer quanto ganha um motorista de aplicativo, fazer o paralelo com o quanto receberia se fosse registrado, avaliar quais seus benefícios e qual será a sua aposentadoria, pensar a longo prazo e a partir daí refletir e elaborar seus argumentos. Mas é preguiçoso e, por tal, sem conteúdo para tanto.

brunohardrocker
Veterano
# 06/abr/23 13:22
· votar


ProgVacas Deveria você dizer quanto ganha um motorista de aplicativo, fazer o paralelo Ao contrário de ideólogos do governo, não vou roubar o protagonismo e o lugar de fala da categoria de trabalhadores atingida. Por isso propus a você trocar uma ideia com cada Uber que pegar aí.

ProgVacas
Membro Novato
# 06/abr/23 13:34
· votar


É o que eu digo e infelizmente o Bruno confirma, sem querer. Por falta de conteúdo ele me deu essa resposta e ainda acha que foi muito bem.

ProgVacas
Membro Novato
# 06/abr/23 13:40 · Editado por: ProgVacas
· votar


Wanton Está vendo? Não é coragem o que falta a ele. Ímpeto possui, mas recheio... Trata-se de uma expressão cristalina do Efeito Dunning-Kruger, como aqui já chamamos de (síndrome do) idiota confiante. Uma pretensa superioridade intelectual (imaginária, por dizer).

Wanton
Veterano
# 06/abr/23 13:44 · Editado por: Wanton
· votar


brunohardrocker Por isso propus a você trocar uma ideia com cada Uber que pegar aí. Só falam merda. Em geral, são mais burros do que você. ProgVacas Ele tem medo. Qualquer livro, qualquer artigo, qualquer conteúdo na área das humanidades é uma ameaça para quem não sabe se defender. Viu o que aconteceu quando debatemos o atentado na Vila Sônia? Ele só enxergou politização e ignorou todo o resto.

brunohardrocker
Veterano
# 06/abr/23 14:14
· votar


Não creio que qualquer Uber trocaria seus ganhos reais por um salario furreca, descontos em folha e uma aposentadoria de 1 salário mínimo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 06/abr/23 14:47 · Editado por: Christhian
· votar


"Sobre a Inteligência Artificial" Péssimo nome. Abraços

Pedro_Borges
Veterano
# 06/abr/23 15:46 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig "precisam que haja consumo em massa." A questão Bruno é que esta é justamente a matemática básica, até certo ponto óbvia, que o liberal médio comum se nega a entender. Há uma espécie de terraplanismo no setor. Existe uma coisa óbvia chamada limite. Simplesmente não dá para produzir mais e mais e consumir mais e mais. Uma das duas pontas "recursos naturais" em uma "dinheiro" na outra vai colapsar. Até mesmo as duas. Lelo, meu caro, você é ateu, mas me permita citar Deus e a arquitetura universal. Ele quando criou isso tudo deixou todos os animais em pé de igualdade em seus respectivos habitats. O homem na caverna, depois em bandos, comendo frutas e palmitos, os herbívoros comendo grama; os carnívoros comendo caças e pescas etc. A coisa toda começou a degringolar quando o homem resolveu se organizar em comunidades e depois em sociedades. Daí surgiram os líderes; daí surgiram as regras de convivência; daí os líderes para dar credibilidade a essas regras diziam aos seus súditos que tais regras emanavam de Deus (teocracia); opa, daí criaram a religião; opa, daí escreveram a religião em pergaminhos/escrituras sagradas; daí criaram os messias; daí os protestantes criaram o capitalismo e acumulação de riqueza; daí, tendo em vista o sistema de troca através de moedas, o capitalismo se ancorou no consumo como mola propulsora do desenvolvimento; daí o capitalismo passou a ser a referência de sustentação econômica da sociedade – bom ou ruim a meu ver a única, como direi adiante. Feitas estas considerações a pergunta que não quer calar. Quem foi o culpado dessa coisa toda? Foi o cara lá da horda/caverna que inventou a tal de sociedade e fez o homem se diferenciar dos demais animais, pelo menos em termos de modus vivendi, gerando tudo isso que veio depois? Foi o capital? Foi o consumismo? Foi a tecnologia embora esta seja um desdobramento do capital? Em primeiro lugar penso que o homem nunca tinha que ter saído da caverna. Foi assim que Deus o concebeu. Mas olhando para a nossa realidade eu vejo muitos defeitos no capital, sim, e um deles é o fato de que o desenvolvimento da sociedade está baseado no consumo. Tudo gira em torno do consumo. Se houver consumo tem renda, tem impostos, tem melhoria na qualidade de vida, tem geração de riqueza, tem escola, tem picanha e cervejinha gelada (risos!), tem lucro, tem ânimo de reinvestimento, etc. etc. etc. Pois bem, assim nós criamos a bomba por exaustão que já se pode estimar uma data para explodir. Antes porém devemos lembras que as merdas das religiões, todas sem exceção, ensinaram para toda a humanidade de que tudo que está em nosso redor vai virar cinzas; o mundo vai acabar em chamas, então devemos consumir nossos recursos naturais antes disso e aí o nosso apreço pela destruição fluiu. Paralelo a isso ainda recomendaram “crescei e multiplicai-vos” e aí estamos com 8 bilhões de habitantes. Olha como a bomba está acelerada, em 1960 tínhamos 3,5 bilhões, crescemos 129% em 50 anos. Então haja tecnologia para produzir alimentos e bens para tanta gente. E tem muitos que pregam que o mundo pode ser alimentado com agricultura familiar e produtos orgânicos. Mas isso é assunto para outra discussão. Capitalismo, consumismo, explosão demográfica e tecnologia Podemos até discutir qual o modelo de propriedade do capital, se privado, misto ou estatal, mas em todas as sociedades o modelo é capitalista e o consumo é a mola propulsora. O desenvolvimento de todas as nações está no capital e no consumo, seja qual for o modelo político. É assim na América, na China, no Vietnam, em Cuba e na Coreia do Norte. Culpar o capital achando que ele é exclusivo do ocidente é um grande erro. Cuba tem seu modelo de capital estatal e depende do consumo. Sim, depende sim. Controla o consumo interno, pois isso é gasto pro estado, mas depende do consumo externo para vender seus charutos, açúcar e outras iguarias. Não fosse o embargo Norte Americano, talvez estivesse até bem economicamente. Portanto, depende do “capital financeiro internacional” (aqui parodiando a anta da Luciana Genro e alguns semianalfabeto dos Sem Terra que dão entrevista para a TV Globo). O que a tecnologia fez, sobretudo no últimos 50 anos, foi viabilizar a vida, pois os meios manuais e rudimentares não seriam capazes de atender e, portanto, foi a própria demanda quem puxou e exigiu seu desenvolvimento. Estamos diante do precipício sendo empurrados pelos fatores que nos conduziu até aqui: capitalismo, consumo e tecnologia. De quem é a culpa? Acho melhor um de nós entrar na máquina do tempo, voltar lá na caverna, como “salvador do futuro” e bater um papinho com aqueles caras. James Cameron cuida do roteiro!

Drinho
Veterano
# 06/abr/23 15:47 · Editado por: Drinho
· votar


Não creio que qualquer Uber trocaria seus ganhos reais por um salario furreca, descontos em folha e uma aposentadoria de 1 salário mínimo. Talvez até troque, para um Uber ter uma renda real de dois salários ele tem que fazer mais de 8 horas por dia e provavelmente 6x por semana. Com os custos e riscos da atividade (multa de trânsito, acidentes, assalto e sequestro) provavelmente muitos prefiram ter um emprego clt que pague até menos mas com um nível de tranquilidade maior. O que é importante lembrar é que esse negócio de Uber não existe para ser um bom emprego, ele existe para ser uma forma de complemento de renda para quem se interessar e uma forma de atender quem precisa de transporte rápido e barato, ou seja, é bom para todo mundo. Quem não se interessar em fazer Uber pode continuar tentando arrumar empregos convencionais, se vai conseguir ou não é outra história. As pessoas são escravas da sua própria condição e isso é sempre culpa e responsabilidade dos governos, jamais do aplicativo de táxi.

Wanton
Veterano
# 06/abr/23 16:08 · Editado por: Wanton
· votar


daí os protestantes criaram o capitalismo e acumulação de riqueza Que viagem I Foi a tecnologia embora esta seja um desdobramento do capital Que viagem II Pedro_Borges está usando alucinógenos potentes.

Pedro_Borges
Veterano
# 06/abr/23 16:13 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton Estou escrevendo bacaralho, né? daí os protestantes criaram o capitalismo e acumulação de riqueza Mas a origem do capitalismo não está vinculado ao protestantismos/luterismo, professor? Faça contrapontos! Argumente! Problemas de bytes é só pro banco de dados do Sam.

Wanton
Veterano
# 06/abr/23 16:17
· votar


Pedro_Borges A acumulação de riquezas é muito anterior à existência do protestantismo. A tecnologia é anterior à existência da moeda.

Pedro_Borges
Veterano
# 06/abr/23 16:36 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton A tecnologia é anterior à existência da moeda. Tecnologia é capital intelectual, professor! Aí eu sou obrigado a recorrer à Luciana Genro que, ainda que erradamente, fez questão de frisar "capital financeiro" para não "misturar".

Lelo Mig
Membro
# 06/abr/23 16:49 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges Mano, eu não "culpei" ninguém pelos rumos que estamos tomando (na verdade tomamos no século XVIII). Não é esta minha questão... caçar culpados. Segundo, ninguém é contra o modelo produção e consumo (coloque tecnologia na receita). Eu não sou comunista, mas nem os comunistas, são contra. A maioria faz uma leitura totalmente errada do que é comunismo, por isso estas bobagens, tipo: "comunista de IPhone" (que inclusive eu uso para zuar), mas que é uma tolice sem fundamento. O que eu discorro na minha análise é a distribuição. Existem empresas que o salário de um funcionário é pago com 1,5 dia do trabalho dele. Sendo assim, 18 dias por mês, ele é um escravo. Seu salário não é justo, ele não "cresce" na proporção da empresas, dos acionistas que não fazem nada e enriquecem sentados numa poltrona. E, ainda assim, se os caras puderem mandam ele embora para colocar um mais barato. Isso é possível mudar e têm de mudar. Passou da hora das pessoas entenderem que este sistema é explorador, que as pessoas estão sendo usadas. Este discurso que empresários usam de "geramos empregos" é falácia. O cara gera emprega porque não pode tocar a empresa sozinho e a lei não permite mais ter escravos. O cara têm empregados porque esta gente trabalha prá ele, produz e o enriquece. A empresa cresce, as ações valorizam e os funcionários continuam ganhando o "piso da categoria" e sendo substituídos por gente mais barata sempre que possível. O cara não gera emprego porque é bom, ele gera porque quer enriquecer mais e mais. Pegue um cara como o careca da Havan. Ele vai montando uma loja atrás da outra, uma maior que a outra, ficando cada vez mais milionário e os funcionários continuam ganhando "piso salarial do comércio municipal", continuam pobres para enriquece-lo. É preciso parar de achar que isso é "progresso" ou mérito. Você cita o crescimento populacional dos anos 50 para cá e esquece que nos anos 50, 60 e 70, ouvíamos que a tecnologia e o capitalismo iriam diminuir a pobreza e distribuir melhor a renda. A concentração de renda só aumentou. Nos anos 50 tinha meia dúzia de bilionários, tipo Onassis, Rockfeller e etc. que, ainda assim, faziam partes de famílias que exploravam há 5 décadas para juntar seu bilhão. Hoje têm cara de 40 anos bilionário, só que o "dinheiro do mundo" não aumentou. Alguém esta sendo roubado.

Pedro_Borges
Veterano
# 06/abr/23 17:27 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig Passou da hora das pessoas entenderem que este sistema é explorador, que as pessoas estão sendo usadas. Lelo, nem o seu tópico ao qual eu respondi, nem o meu trataram de questões trabalhistas e distribuição de renda, dá uma conferida lá. Você e eu tratamos de colapso econômico e exaustão de recursos. Nos anos 50 tinha meia dúzia de bilionários, tipo Onassis, Rockfeller e etc. que, ainda assim, faziam partes de famílias que exploravam há 5 décadas para juntar seu bilhão. Hoje têm cara de 50 anos bilionário, só que o "dinheiro do mundo" não aumentou. Alguém esta sendo roubado. Discordo nesse ponto. Nos últimos 50 anos o PIB global cresceu na mesma proporção ou até mesmo mais do que a expansão demográfica que foi de 129%. Não tenho aqui os números exatos, mas depois publico aqui quando tiver. Mesmo porque, se não tivesse crescido a população mundial já tinha morrido, considerando o PIB per capta.

Lelo Mig
Membro
# 06/abr/23 17:49 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges Nos últimos 50 anos o PIB global cresceu É claro que generalizei. Mas esse crescimento de PIB é irreal. Você precisa entender que o termo "bilionário" só começou a ser usado nos anos 1950, e a primeira lista de bilionários do mundo publicada pela revista Forbes foi em 1987. Em 1987 haviam apenas 140 bilionários no mundo todo. Em 2021 esse número subiu para cerca de 2.755 bilionários. Portanto, podemos dizer que houve um aumento percentual de aproximadamente 1868% no número de bilionários no mundo entre 1987 e 2021. O PIB não chega nem perto disso. Você consegue perceber que este aumento está indo para mão de poucas pessoas? Que o bolo cresceu mas as fatias de alguns são muito maiores e ainda pegaram a fatia da mão de outros?

Pedro_Borges
Veterano
# 06/abr/23 18:10 · Editado por: Pedro_Borges
· votar




Wanton
Veterano
# 06/abr/23 18:11
· votar


Pedro_Borges Tecnologia é capital intelectual, professor! A acepção que dá origem à palavra capitalismo é a econômica, aluno. Cuidado para não fazer lambança misturando as coisas.

Pedro_Borges
Veterano
# 06/abr/23 18:39
· votar


Wanton A acepção que dá origem à palavra capitalismo é a econômica, aluno Professor, durante muito tempo eu fui consultor tributário/contábil. O que eu tinha era um notebook, duas mesas no escritório, um desk top e um fax e uns dois armarinhos simples. Alugava uma sala de 30m2 e faturava em média 30 salários mínimos mensais, isso sob contrato permanente. Tinha trabalhos especiais e esporádicos de incorporação de empresas que dava pra faturar uma nota boa extra. Bom acho que esse ativo físico imobilizado na época não chegava a R$ 10.000,00. Eu tinha um ativo intangível, que aliás ainda tenho, que fazia com que eu produzisse esse faturamento. Ele se chama?... Dou uma, dou-lhe duas? Uma empresa de software por exemplo tem em seu ativo permanente moveis e utensílios, computadores... qual o seu ativo mais valioso que representa 90%? É composto por intangível, e sabe o quê? Isso mesmo, custo de desenvolvimento de software, que é o quê? Capital intelectual. Software é produção intelectual.

Drinho
Veterano
# 06/abr/23 18:48
· votar


Mas esse crescimento de PIB é irreal. Você consegue perceber que este aumento está indo para mão de poucas pessoas? Ao contrário. O PIB é calculado, o patrimônio de uma pessoa é irreal porque geralmente está alocado em ativos especulativos que oscilam com o passar do tempo. Ou seja, pode virar pó como eike batista ou pode virar algo gigante como elon musk, assim como o próprio elon musk pode virar pó em algum momento dependendo do que acontecer.

makumbator
Moderador
# 06/abr/23 18:55
· votar


Drinho Como diria o Jonas, “do pó vieste, e ao pó retornará”

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Inteligência Artificial