Sobre a Inteligência Artificial

Autor Mensagem
Beto Guitar Player
Veterano
# 29/mar/23 14:16 · Editado por: Beto Guitar Player


Olá, pessoal, tudo bem? Não sei se já existe algum tópico sobre esse assunto, dei uma procurada e não encontrei. O assunto do momento é a Inteligencia Artificial, capaz de fornecer respostas bem convincentes sobre basicamente qualquer assunto e outras tecnologias capazes de gerar imagens só de você fazer uma descrição. Bom, trazendo isso para a música, acho que não vai demorar até alguma IA ser desenvolvida (isso se já não foi) para criar música. Veja bem, IA como a GPT, por exemplo, é capaz de criar uma história de ficção com base apenas em uma ideia que você forneça a ela. E se eu der para ela uma ideia musical e ela criar uma música do zero? Não sei o que vocês pensam sobre isso, mas é algo assustador que uma máquina consiga "criar" coisas que possam se passar por originais. Hoje temos praticamente todo conhecimento sobre música que desenvolvemos ao longo do tempo, disponível, seria simples para uma IA criar algo baseando-se nesse conhecimento. Enfim, o que vocês acham de tudo isso?

Beto Guitar Player
Veterano
# 29/mar/23 14:19
· votar


Obs.: Está com algum problema no fórum? Eu criei o texto acima dando "enter" e espaços, mas o texto ficou todo alocado em um único parágrafo.

brunohardrocker
Veterano
# 29/mar/23 14:39
· votar


A IA do forum está te sacaneando.

JJJ
Veterano
# 29/mar/23 14:51
· votar


Eu falo sobre IA na música (entre outras coisas) nesse vídeo:

JJJ
Veterano
# 29/mar/23 14:52 · Editado por: JJJ
· votar


Especificamente sobre IA criar música: https://google-research.github.io/seanet/musiclm/examples/

Lelo Mig
Membro
# 29/mar/23 16:02 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Beto Guitar Player "Enfim, o que vocês acham de tudo isso?" Acho que é caminho sem volta... e acho, sim, que as I.As irão superar de longe a capacidade humana. Há muitos dilemas que envolvem o assunto, questões éticas, mas não há o que fazer para retroceder isso e ninguém fará. A verdadeira questão não é o que as I.As serão ou não capazes de fazer (elas irão nos superar de longe) e sim o que será feito do homem. Num primeiro momento, as empresas irão substituindo profissionais humanos pelas I.As (mais rápidas e eficientes). Ok, se eu for substituído (hipoteticamente, porque não estarei vivo até esse tempo), com uma pensão caindo na minha conta todo mês eu puder ficar na praia tomando cerveja e olhando bundas...ótimo! Beleza! Porém, não acredito nisso, não sou otimista. Acho que o futuro será distópico, com grande parte da humanidade sendo escravizada. Não muito diferente do que é hoje, mas pior. Esta meio longe das máquinas dominarem o mundo, de governarem, de darem as diretivas (mas ao contrário do que a maioria acredita eu acho que elas chegarão lá). Elas estão na fase de executar tarefas determinadas pelos humanos. Contudo elas, sem dúvida, já podem executar melhor que os humanos, a maioria delas.

Beto Guitar Player
Veterano
# 29/mar/23 16:45 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


Eu falo sobre IA na música (entre outras coisas) nesse vídeo: JJJ Já coloquei teu vídeo na minha lista de vídeos para ver.

Beto Guitar Player
Veterano
# 29/mar/23 16:45
· votar


Especificamente sobre IA criar música: https://google-research.github.io/seanet/musiclm/examples/ . . Eita, sabia que já existia alguma coisa nesse sentido..

Beto Guitar Player
Veterano
# 29/mar/23 16:48
· votar


Lelo Mig Pois é. Eu sempre soube que uma hora todos os trabalhos que exigissem esforço seriam substituídos por máquinas. Mas pensar num momento em que trabalhos criativos fossem também feitos por máquinas é perturbador.

Lelo Mig
Membro
# 29/mar/23 17:28 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Beto Guitar Player "um momento em que trabalhos criativos fossem também feitos por máquinas é perturbador." Tirando a meia dúzia de famosos, o trabalho criativo sempre foi marginal por uma questão de valor. Quanto vale o quadro que o seu vizinho Zé pintou? 100 reais? 1 mil? 10 mil? Arte, de forma pragmática, não serve prá nada. Eu sou artista, tenho lugar de fala. Vale o que ele acha que vale o que não significa que você ou alguém esteja disposto à pagar. Eu sobrevivi decentemente alguns anos fazendo artes gráficas. Logotipos, manuais, folders, publicidade, lay out, diagramação, arte final, ilustração... Há um bom tempo a resposta quando você dá o preço para este tipo de serviço é "o amigo do vizinho do meu primo faz por 20 em 15 minutos no PC". É uma bosta? Sem critério, cultura e conhecimento de Artes Gráficas? Geralmente sim, mas é barato, e as pessoas não estão nem aí pro seu know how. E agora, nem é tão ruim, porque o moleque à frente do teclado continua um Zé Ruela burro, mas a I.A evoluiu e entrega um produto decente. Veja as ilustrações feitas por I.As que pipocam por aí. Se você disser no chat GPT: Crie uma letra de sertanejão com as palavras, corno, puta e cerveja. A I.A vai fazer uma letra melhor que 50% dos compositores reais. Melhor desencanar e bolar um plano perfeito de assalto à banco enquanto da tempo.

Pedro_Borges
Veterano
# 29/mar/23 17:59
· votar


Lelo Mig Melhor desencanar e bolar um plano perfeito de assalto à banco enquanto da tempo. Kkkkkk. O problema é que as agências bancárias não lidam mais com dinheiro. Nem caixa têm. Melhor ser um laranja de um político.

JJJ
Veterano
# 29/mar/23 18:50
· votar


Lelo Mig se eu for substituído (hipoteticamente, porque não estarei vivo até esse tempo), com uma pensão caindo na minha conta todo mês eu puder ficar na praia tomando cerveja e olhando bundas...ótimo! Beleza! Porém, não acredito nisso, não sou otimista. Acho que o futuro será distópico, com grande parte da humanidade sendo escravizada. Não muito diferente do que é hoje, mas pior. O pior é que só tem essas duas hipóteses mesmo. Em algum tempo, praticamente todos os trabalhos humanos poderão ser feitos por máquinas, robôs, IA's. Mais rápido, melhor, e sem férias, 13o, folga de fim de semana, reivindicação de direitos... Ou seja: é inevitável. Ou a galera vai poder finalmente viver a "era de aquarius" ou teremos o mundo do mad max. Conhecendo um pouco o ser humano, eu não consigo ser otimista.

Lelo Mig
Membro
# 29/mar/23 19:05 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ "Em algum tempo, praticamente todos os trabalhos humanos poderão ser feitos por máquinas, robôs, IA's." Existem alguns estudos que demonstram que muitos serviços que poderiam já estar sendo feitos 100% por máquinas, ainda não são, por conta da resistência e desconfiança de nossa geração e as mais velhas (essa resistência impacta em vendas, então o saldo é negativo). Por exemplo, carros, caminhões e veículos terrestres autônomos ainda vão demorar um pouco devido a complexidade de eventos aleatórios em ruas e estradas. No entanto, a aviação já é autônoma. Piloto dorme a viagem toda e só esta à bordo, porque ninguém embarcaria num avião se soubesse que não tem piloto. A probabilidade de dar merda e precisar de uma resolução humana é ínfima e bastante contestável. Costumam usar a "manobra no Rio Hudson" como exemplo. Há quem use esse evento, justamente como contrário. Alegam que a manobra foi irresponsável e fruto de vaidade pessoal do piloto... que dava prá chegar no aeroporto sem expor a tripulação ao risco. Não vou entrar no mérito, não possuo estofo para dar pitaco nisso. Contudo, essa geração, mais velha e reticente, em 10, 20 anos não estará mais aqui, no máximo num lar de idosos. A galera nova, geração Z em diante, já vem sendo condicionada que as I.As farão melhor, o que não é de todo mentira. Só que a parte que ele não vai ter emprego e vai comer lixo, ninguém contou.

Lelo Mig
Membro
# 29/mar/23 21:27 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Obs: Alguém poderá dizer/pensar: Ahh esse medo do Lelo Mig é coisa de velho, boomerzão que fumava maconha e abraçava árvores nos anos 70. Sabe nada de tecnologia! De certa forma, não deixa de ter algum fundamento, mas mesmo quando "tiro alguma opinião do rabo" tenho por costume buscar alguma informação, ter uma breve noção, ao menos. E Stephen Hawking, que foi um gênio, tinha muitas preocupações com o assunto "será a maior conquista da humanidade e possivelmente a última" costumava dizer e, os caras da geração de vocês, cheios de dinheiro e "entendedores" de tecnologia, começam a dar sinais de preocupação. Ou seja, melhor ficar esperto. https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2023/03/29/musk-e-cen

Wanton
Veterano
# 30/mar/23 15:00 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig O link que você postou tá incompleto, mas acho que sei qual é. Faz sentido ter medo do avanço da IA, até porque ele coincide com o colapso do capitalismo. Eu gosto da ideia de dar uma freada nessa merda toda, ainda que seja gostoso ver bilionário com o cu na mão.

Lelo Mig
Membro
# 30/mar/23 15:19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton "O link que você postou tá incompleto..." É esse aqui! Valeu https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2023/03/29/musk-e -centenas-de-especialistas-pedem-pausa-no-avanco-de-sistemas-com-intel igencia-artificial.ghtml

Insufferable Bear
Membro
# 30/mar/23 15:32
· votar


Wanton Eu gosto da ideia de dar uma freada nessa merda toda, ainda que seja gostoso ver bilionário com o cu na mão. Eu, como doomer com d maiúsculo, tô doido pra ver essa merda explodir na cara deles.

Wanton
Veterano
# 30/mar/23 16:19
· votar


Insufferable Bear tô doido pra ver essa merda explodir na cara deles Se não respingasse nos fodidos...

makumbator
Moderador
# 30/mar/23 16:23 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton Não se para o progresso. Vira homem e aceite que a Skynet é o futuro.

Wanton
Veterano
# 30/mar/23 17:30
· votar


makumbator Skynet Nome de empresa que instala internet e TV a cabo em cidade de interior.

JJJ
Veterano
# 30/mar/23 17:35
· votar


Lelo Mig a parte que ele não vai ter emprego e vai comer lixo, ninguém contou. A maior mentira dos últimos 20 anos é a turma dizendo que as áreas tecnológicas absorvem os empregos que se perdem por conta da tecnologia. Isso acontecia - apenas em parte - quando os empregos perdidos eram em outras áreas. Quando a própria tecnologia começa a usar os avanços cibernéticos, fudeu. É só ver o tanto de demissões e quebras no Vale do Silício ultimamente. Emprego vai ser uma coisa cada vez mais rara.

Lelo Mig
Membro
# 30/mar/23 17:54 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ "Emprego vai ser uma coisa cada vez mais rara." Quando o capitalismo selvagem eclodiu, já adulto, no começo dos anos 20, 30, 40... ele tinha um lado bom. Ainda que sempre tenha sido explorador e predatório, ele gerava emprego prá caralho, e por conta da necessidade de mão de obra, ele tirava o cabra que tava passando fome no campo e o cara conseguia ter uma vida minimamente decente. (Este "fenômeno" ocorre na China, atualmente). Por conta disso (que é um fato, verificável e verdadeiro) os empresários inventaram uma mentira: Nós geramos empregos! Acontece, que esse discurso esconde uma verdade: O cara não gera emprego porque ele é bom cidadão e preocupado com os "passa fome". Ele gera emprego porque precisa de gente para fazer o que não dá conta de fazer sozinho para ficar ainda mais rico. Se pudesse, ele trabalhava sozinho ou teria escravos. Eu e você somos de uma geração que era comum empresas com 10, 20 mil funcionários. Isso acabou. Cansei de ir em empresas (Mercedez em Campinas, Roche Brasil em Guarulhos e etc) que para se locomover nas instalações da empresa, havia sistema de ônibus interno. Eram maiores que pequenas cidades. Hoje, estamos entrando num ciclo (já começou há umas duas décadas) onde o empresário esta se desfazendo da mão de obra humana e substituindo por máquinas. Por isso estão cada vez mais ricos. Mas, os empresários jovens, sabem que um próximo passo é acabar com o CEOs. Por isso começa a haver uma certa movimentação. Enquanto as máquinas substituem braços, foda-se, agora que começam a substituir cabeças... a coisa assustou. Mas não têm volta.

JJJ
Veterano
# 30/mar/23 18:09
· votar


Lelo Mig Por isso estão cada vez mais ricos. Os caras criaram o sistema perfeito (pra eles): chupam até a última gota do seu sangue, pagam mal, ficam cada dia mais bilionários, e cheios de baba-ovo em volta endeusando...

makumbator
Moderador
# 30/mar/23 18:18
· votar


A solução é a gente ficar rico também! Antes que a festa acabe. Eu já estou fazendo trade (sob orientação cuidadosa do Jonas).

JJJ
Veterano
# 30/mar/23 19:13
· votar


makumbator A solução é a gente ficar rico também! Esse é o mote perfeito que mantém a coisa de pé. Quantos conseguem? 0,000001%?

makumbator
Moderador
# 30/mar/23 19:38
· votar


JJJ Mas e se a gente for aquele que consegue? STONKS!

brunohardrocker
Veterano
# 31/mar/23 20:25
· votar




Pedro_Borges
Veterano
# 02/abr/23 11:02
· votar




Wanton
Veterano
# 02/abr/23 11:29
· votar


Pedro_Borges Entendeu o que é colapso do capitalismo?

Pedro_Borges
Veterano
# 02/abr/23 14:33 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton Você acha que o socialismo vai sobreviver com nações sem emprego e o estado sem arrecadação para prover? Meu jovem gafanhoto, o colapso será da humanidade. O primeiro a rodar é o socialismo/comunismo cujo modelo é ser o dono dos meios de produção.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Inteligência Artificial