Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027

Autor Mensagem
ProgVacas
Membro Novato
# mar/23
· votar

brunohardrocker Voce está boicotando porque não tem conteúdo para discutir. Só que é muito pretenso, porque o assunto foi muito bem desenvolvido pelos colegas. Então você acha que está boicotando, mas não está de verdade. O que está mesmo é explicitando a sua incognição e falta de recurso, ainda sob um argumento fraquíssimo, dizendo que tem dúvida se é trollagem. Imagina! Essa dúvida é um outro fator que lhe expõe ao ridículo. Eu superestimo muito você.

Wanton
Veterano
# mar/23
· votar

JJJ Se existem dons para o bem, porque não existiriam dons para o mal? Isso depende do que cada um interpreta como dom. Eu acho que dom não é teleológico, ou seja, não é uma diferença que o organismo produz cuja finalidade é a habilidade que será desenvolvida. Ninguém tem o dom de tocar violino porque tocar violino não fez parte do processo evolutivo. O dom, nesse caso, é a coincidência de uma série de habilidades úteis para o fim (tocar violino) com as contingências da vida, sobretudo as culturais (ter oportunidade de desenvolver-se no instrumento). Existem pessoas que tem propensão à agressividade em certa idade, o que pode ser acentuado caso elas não se adaptem ao contexto social. Essa característica que poderia se tornar um dom "do bem", se bem direcionada (engajamento em esportes competitivos, por exemplo), vira-se contra o próprio sujeito, dependendo do ambiente em que ele foi se meter. Às vezes, o "dom para o mal" pode ser uma patologia mesmo, um transtorno importante. Mas também pode ser uma etapa do desenvolvimento. Como comentei anteriormente, o córtex pré-frontal de um garoto de 11-13 anos é bem imaturo. O córtex pré-frontal é a parte do cérebro responsável pelas funções executivas, entre elas, o autocontrole. A sociedade em geral ainda faz pouco caso do que é a infância. As crianças são tratadas como se fossem adultos incultos, em formação. Ignoram que também são cérebros em formação, que não estão prontos para desenvolverem certos juízos. Esse descuido com o desenvolvimento pode desencadear uma série de eventos que culminem no reforçamento de comportamentos temerários. Aí, você pega um garoto numa fase difícil, com dificuldades de adaptação, cujo os "dons" não sejam acolhidos de maneira sadia, e este garoto acha um fórum que lhe desperta a curiosidade, onde ele é reforçado sempre que pensa bobagens em "voz alta", a tendência é que ele se engaje naquelas crenças. É aí que as subculturas tóxicas fazem o estrago. Estou descrevendo a criança que matou uma professora, mas poderia ser um incel, um redpiller, qualquer bosta desses que encontra acolhimento em um meio social contaminado por crenças doentes. Lelo Mig é produto da mesma receita que produz a maioria dos Bolsonaristas Mexeram muito com a cabeça das pessoas. Não é à toa que prenderam 200 cidadãos de bem, muitos deles idosos, que estavam depredando os prédios da Praça dos Três Poderes. O bolsonarismo é só a ponta do iceberg, mas faz parte do contexto. brunohardrocker Na dúvida se é trollagem ou não Óbvio que não é trollagem. Qual parte do que foi dito parece ser trollagem?

ProgVacas
Membro Novato
# mar/23
· votar

Wanton O que dizer no último post dessa página? ... Mano, pensei que eu estivesse louco.

Wanton
Veterano
# mar/23
· votar

ProgVacas Mano, pensei que eu estivesse louco. Deu trabalho para escrever o textão! Não ia deixar ele lá. hahahaha

Drinho
Veterano
# mar/23
· votar

Como esperado, apenas mais um chororô de militantes que querem enfiar assassinos perigosos goela abaixo nos outros, afinal tudo esta gente quer compartilhar. Ficam procurando explicações estapafúrdias para o fato ao mesmo tempo que esquecem do Rio Grande do Norte e dos outros estados que oferecem uma segurança pública de merda que adivinhem, quem governa? Essa gente fala muito. A quem interessa a existência em sociedade de um assassino de alta periculosidade? A quem? O posicionamento desses militantes deveria ser criminalizado e olha que sou defensor ferrenho da liberdade de falar. Enquanto um jumento metido a intelectual desses não ter a própria filha picotada não dá jeito. O assassino tem que ser abatido como uma barata sim senhor para não fazer novamente enquanto o parlamento leva mais 280 anos para achar a solução e quem passar muito pano tinha que ficar uns 5 anos no xadrez. Se for comprovadamente militante, uns 7.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/23
· votar

Isso é trollagem, brunohardrocker.

Drinho
Veterano
# mar/23 · Editado por: Drinho
· votar

Churrasco virou abóbora é foda…

ProgVacas
Membro Novato
# mar/23
· votar

Olha o nível, manos. Tanto da fonte quanto do crédito que esses paspalhos dão a esse tipo de crítica.

JJJ
Veterano
# mar/23 · Editado por: JJJ
· votar

Wanton "Existem pessoas que tem propensão à" É isso que eu chamei de "dom", caraio... Talvez a única diferença entre nós é que eu acho que isso pode ser, de fato, algo natural da pessoa; "genético", se preferir. Não acho que o "meio" é 100% responsável pelo que um indivíduo faz. Aliás, "achar" é pouco, eu posso dizer que estou plenamente convencido disso! Se contraria o padrão de pensamento da esquerda brazuca, paciência. Não sigo dogmas. Ah, e é importante pontuar que nem toda esquerda pensa de forma tão leniente (não estou defendendo nada, só apontando).

ProgVacas
Membro Novato
# mar/23 · Editado por: ProgVacas
· votar

Lelo Mig Há algo muito mais profundo, mais complexo, que deixei lá nas minhas indagações primeiras. Passou batido... Sim, cara, a gente pode conversar demais sobre o assunto. Mas o momento foi a negação à ciência de que o meio forma o indivíduo. Claro que não são todos que estão susceptíveis a essa transformação, depende de cada um, mas nossas particularidades têm limites, em qualquer caso. Eu concordo com o Insufferable Bear e com o Wanton, e contigo, quando dizem que o bolsonarismo já estava aí, para mim só não tinha uma alcunha própria para os nossos padrões, e essa é perfeita. Você já deve ter visto eu dizer que o bolsonarismo transcende a figura do próprio Bolsonaro. É isso que eu quis dizer mesmo. Que o bolsonarismo é sintoma, que não foi Bolsonaro quem criou o comportamento. Mas é inegável que 8 anos, ainda mais os que virão, de concentração midiática entorno do seu grupo acaba por formar mais gente como eles. O Nikolas Ferreira, por exemplo, um rapaz jovem de 26 anos de idade é um crasso exemplo: ele era um pós adolescente, recém saído do EM, quando o Bolsonaro começou a pipocar no cqc e posteriormente foi bostejar no super pop. A partir daí só atrocidades. Discurso de violência, solução de conflitos pessoais indo as vias de fato, intolerância com as diferenças, apreço por armas, demonstração de virilidade através da violência, não aceitação de derrotas, afirmação de masculinidade e etc. Claro que estes "predicados" não são exclusivos, por exemplo, dos patriotas. Mas são pontos muito fortes presentes em muitos liberais de direita. Ou não? É claro que sim. Só nega quem tem vergonha de fazer parte do meio. Exemplos aqui (em cima) não faltam. O ódio está presente em todo e qualquer discurso. Esses caras que se deixam pautar por essa narrativa de xingamentos, de escoriação do inimigo, de sangramento do outro. E para isso vale ate mesmo o absurdo entendimento de que o Lula prometeu picanha e está oferecendo moranga. Sacou? Os caras não se constrangem em propagar um falso significado a isso; maldosamente enganam uma parcela considerável da população, que come moranga, talvez não por saber o valor nutricional do alimento, mas porque entende que faz parte de uma dieta diversificada de nutrientes e dela, assim como da carne, toma pra si uma alimentação saudável. Eles entendem de figura de linguagem, mas não é todo mundo que entende e detém conhecimento. Dissimulam para engendrar os apoiadores e angariar novos eleitores. Ontem fui ao mercado comprar inhame. Na verdade fui comprar mandioca, mas não tinha. Comprei só um, para mostrar aos alunos a presença da enzima amilase, que quebra o amido em maltose e glicose, facilitando a digestão. No caixa a moça perguntou "só um?", respondi que queria o amido, e que um serviria. Um senhor que chegou junto comigo no caixa disse "então está comprando errado, porque o amido é do milho". O mano entendeu que Maizena é marca, mas não que o amido está em diversos alimentos que comemos diariamente. Nem todos seguem a ciência. Aliás, quase ninguém. Costumeiramente param onde convém, ou então sequer percebem que o horizonte, mais distantes para uns do que para o outros, pode esconder mais descobertas. Aliás, outro exemplo muito latente no grupo é que as descobertas causam medo, desconfiança e, portanto, incognoscibilidade. Atestamos diariamente o estrago que a covardia promove no sujeito. Pode avançar até às últimas idades.

Drinho
Veterano
# mar/23
· votar

JJJ --- https://veja.abril.com.br/mundo/ na-china-condenacao-de-tr aficantes-a-morte-lota-estadio/ --- Também não vejo a necessidade de lotar um estádio, muito custo para pouca bosta, ou fazer qualquer tipo de evento, muito menos com um traficante que não passa de um comerciante que atende demandas no mercado. No caso de assassino de alta periculosidade é só abater discretamente, com humanidade e já era, que vá se entender com deus, capeta ou seja lá quem for.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/23
· votar

JJJ Olha... Acho que é verdade o que você está dizendo. As vezes nos falta reflexão, sobre determinados assuntos. Fui diagnosticado com tdah aos 35 anos e demorou um puta tempo para eu entender a criança que fui, os problemas que tive, e comecei a tratar há pouquíssimo tempo com terapia e medicação. É um transtorno que, embora não tenha uma coesão de pensamento na comunidade médica, parece-me de nascença. De fato o cérebro humano é bastante diverso e inexplorado e essa condição de predisposição à empatia, sem novidade nenhuma, nasce ncom o indivíduo. Inegável outra coisa que você disse, no sentido de que a sociedade pode contribuir para o desenvolvimento dessas patologias mentais e emocionais, mas não é determinante.

Wanton
Veterano
# mar/23 · Editado por: Wanton
· votar

JJJ Se contraria o padrão de pensamento da esquerda brazuca, paciência. Ao contrário, a esquerda brazuca foi educada a pensar igual à pseudoesquerda estadunidense: os democratas. Tanto é que aqui se prega competição em igualdade de condições. Só se fala em oportunidade. É uma esquerda individualista. Não existe isso de atribuir ao meio 100% do que ocorre. Existe: 1) o determinismo, em que a separação entre indivíduo e meio sequer faz sentido (que funciona muito mais como um exercício mental do como algo que oriente qualquer prática) e 2) noções advindas da ciência, como a da psicologia comportamental, que entende que as raízes do comportamento são de origem filogenética (história da espécie, origem genética do indidvíduo), ontogenética (história das interações do organismo) e cultural. ProgVacas Nem todos seguem a ciência. Aliás, quase ninguém. Tem sujeito que é tão bronco que lhe falta capacidade para compreender o que é ciência. Erro de formação! Não sei se basta divulgar apenas a "magia" das ciências nas escolas, para mim, falta um pouco de epistemologia. O Rinho tá puto, cê viu?

Insufferable Bear
Membro
# mar/23
· votar

O Rinho tá puto, cê viu? é trollagem, que tipo de liberal diria isso? O posicionamento desses militantes deveria ser criminalizado

JJJ
Veterano
# mar/23
· votar

Drinho Também não vejo a necessidade de lotar um estádio, muito custo para pouca bosta, ou fazer qualquer tipo de evento, muito menos com um traficante que não passa de um comerciante que atende demandas no mercado. No caso de assassino de alta periculosidade é só abater discretamente, com humanidade e já era, que vá se entender com deus, capeta ou seja lá quem for. Sim, também acho "espetáculo" demais. Só pontuei, mais uma vez, que esse negócio de "a esquerda passa a mão na cabeça de bandido" não faz sentido nenhum. É muito mais uma coisa cultural de cada país do que uma questão intrínseca de esquerda/direita que, de novo, tratam, primordialmente, de economia e não de questões periféricas, tipo "ideologia de gênero" ou "como tratar bandidos". A direita armou essa arapuca pra esquerda estúpida e, em alguns lugares, como aqui, funcionou...

ProgVacas
Membro Novato
# mar/23 · Editado por: ProgVacas
· votar

Wanton Não sei se basta divulgar apenas a "magia" das ciências nas escolas Muitas vezes nem isso. Asseguro que o laboratório de ciências estava havia décadas desativado, na escola em que trabalho desde 2021. Nossa equipe de Ciências da Natureza reativou, junto com a escola equipamos, recuperamos materiais. Era um depósito. Mas também não vejo muita saída, manja... O ensino público, de massa, não foi concebido para esclarecer, mas para doutrinar. E não falo de doutrinação comunista. Falo de doutrinação capitalista mesmo, pois a própria LDB reza que a concepção da educação pública é formar para o trabalho. Quando um professor "ousa" esclarecer, os parvos soldados do status quo se assannham roboticamente para o alcunhar de doutrinador comunista.

Wanton
Veterano
# mar/23
· votar

Insufferable Bear é trollagem, que tipo de liberal diria isso? É né? Liberal é um personagem incoerente por definição. Não é à toa que, na prática, eles não existam.

Wanton
Veterano
# mar/23
· votar

JJJ tipo "ideologia de gênero" ou "como tratar bandidos". A direita armou essa arapuca pra esquerda estúpida e, em alguns lugares, como aqui, funcionou Eu concordo parcialmente e incluo o "aborto" aí. Não acho que seja estupidez tratar de alguns pontos pertinentes a esses temas, mas é um trabalho que não deve virar bandeira política. Debater essas coisas com seriedade requer algo que está além da capacidade de compreensão do grande público. Agora que a porteira está aberta, fica difícil se desvincular dos estigmas mais toscos. A direita joga para a torcida e vende truculência quando o tema é segurança pública. Na prática, os idiotas que vêm com esse papo batem cabeça e não resolvem problemas como o da Cracolândia. A esquerda é muito mais propensa a ceder à ciência quando se trata de políticas públicas complexas.

Wanton
Veterano
# mar/23
· votar

ProgVacas Falo de doutrinação capitalista mesmo, pois a própria LDB reza que a concepção da educação pública é formar para o trabalho. Que fique claro que a crítica que fiz não é aos professores, é ao que vem de cima, que determina currículo, e até às universidades que formam os professores. Quando vejo os relatos dos trabalhos que você diz que realiza com seus alunos, acho foda. Acho que é o tipo de coisa que aproxima a ciência da vida deles. A cultura do capitalismo está tão diluída em tudo o que fazemos que a maioria das pessoas nem nota. Chamam de doutrinação qualquer debate que fuja dessa visão de mundo, mas quando os valores impostos pelo capitalismo são reiterados, eles acham que é a mais pura educação, livre de qualquer viés.

Lelo Mig
Membro
# mar/23 · Editado por: Lelo Mig
· votar

JJJ Existem estudos profundos sob estes impactos. Uma forma simples de mapear a influência social no individuo é olhar povos indígenas. Claro que existe "algo natural da pessoa; "genético", (como você disse) e é claro que o meio não influi 100% na construção do indivíduo. Mas, sendo os indígenas homo sapiens como nós, por que na sociedade deles estes fenômenos "individuais", vou chamar aqui de psicopatias, são muito menores (em proporção) que na sociedade dos brancos? Será uma coincidência, ou será que nossa sociedade possui "gatilhos mais potentes" para disparar estas "psicopatias"? Veja bem, eu não culpo a sociedade por ser da forma que é; eu não acho que um maluco há 4 mil anos atrás falou: Eu vou foder a porra toda! Mas, o individualismo dentro do social, fator predominante na sociedade branca, é o que mais nos difere de uma tribo indígena; e faz com que a grande maioria nem procure soluções. A ideia individual é curta e grossa: Eu sou bom, fulano é mal porque quer ou porque nasceu mal: Então mata o fulano! É só ver a mentalidade do Drinho e as bostas vergonhosas que ele escreve a esse respeito. "Tá com dó? leva prá casa!" É óbvio que não faço isso, que não tenho essa coragem, essa evolução. Por isso não afirmei nada lá no começo, no meu primeiro post, apenas lancei uma dúvida no ar: O que fazer? Eu, sinceramente não sei, apenas acho que estamos no caminho errado. ProgVacas Falamos a mesma coisa com relação a este assunto. Concordamos. Só acho que (se me permite uma crítica) ao frisar com certa insistência em muitas ocasiões Bolsonaro/Bolsonarismo você faz com que alguns se desviem do que você realmente quer dizer. Fica parecendo uma questão pessoal, uma questão de "ódio ao Bolsonaro". Para quem o lê com esse viés de "PTista vingado", parece que você esta dizendo que estes psicopatas são "tudo" culpa do Bolsonaro. Eu sei que não é isso que você quis dizer. E acho que sua comunicação, muitas vezes, é deveras prejudicada por isso... mas, posso estar equivocado. Talvez sua intenção seja puxar pelo emocional, despertar paixões e ódio, propositalmente (o Wanton usa desse recurso também, muitas vezes). Você parece ter estômago prá suportar estas buchas mais ríspidas e estes embates mais "agressivos". Eu não tenho não.

JJJ
Veterano
# mar/23
· votar

Wanton A direita joga para a torcida e vende truculência quando o tema é segurança pública. E não resolve nada, pra manter o discurso! Veja o caso da redução da maioridade penal. Não vou entrar no mérito, já dei minha opinião sobre isso. Mas o curioso é que, EM QUATRO ANOS pra fazer essa merda avançar no Congresso, fizeram o quê? Nada... Discurso mantido, pra enganar trouxa. Lelo Mig indígenas homo sapiens como nós, por que na sociedade deles estes fenômenos "individuais", vou chamar aqui de psicopatias, são muito menores Cara... será que são mesmo? Dizem que algumas tribos matam bebês que nascem com problemas físicos/mentais ... Talvez deem cabo, silenciosamente, de quem é malvadão também... kkkkkk Mas, de fato, não sei, não entendo nada de indígena...

brunohardrocker
Veterano
# mar/23
· votar

ProgVacas Voce está boicotando porque não tem conteúdo para discutir Já falei que já debati sobre o assunto, num momento em que ele estava sendo tratado de maneira séria, sem que ninguém estivesse se aproveitando da tragédia para fazer proselitismo ideológico político-partidário dos mais baratos.

brunohardrocker
Veterano
# mar/23
· votar

Lelo Mig Parsa, uma coisa é discutir a influência do meio na formação do indivíduo, considerando uma caralhada de fatores sociais, culturais, familiares, midiáticos e etc, outra é militar pelo petê e meter um bolsonaro num episódio de ataque em escola com arma branca por um muleque que registrou em seu twitter uma série de indícios que denunciavam seus problemas.

Wanton
Veterano
# mar/23
· votar

brunohardrocker Você leu algo que não gostou e classificou de imediato como "proselitismo ideológico político-partidário"? Será que você não está deixando de enxergar que o bolsonarismo também pode ser um ingrediente desse bolo? Vários dos fatores exteriores à política que foram citados também fazem parte da assinatura do bolsonarismo. Você acha certo descartar essa correlação só porque ela te ofende politicamente?

brunohardrocker
Veterano
# mar/23
· votar

Wanton Isso não me ofende, isso ofende a seriedade. O bom senso. Deve ofender profissionais sérios que tratam do assunto também. Porque não vi nenhum deles expondo essa correlação. É só a sanha da esquerda em criminalizar qualquer oposição, com essas correlações absurdas.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/23
· votar

Lelo Mig Eu mudei muito a minha abordagem. Sua crítica é valida, sim, e ainda pretendo atingir um nível de debate por aqui menos agressivo. Acho que consigo, estou fazendo um esforço. Se o problema é mencionar Bolsonaro e bolsonarismo, consigo parar, só que preciso de tempo. Você parece ter estômago prá suportar estas buchas mais ríspidas e estes embates mais "agressivos". Eu não tenho não. Pior que não. Fico triste, indignado, mas aguento o tranco (risos!).

ProgVacas
Membro Novato
# mar/23
· votar

brunohardrocker Já falei que já debati sobre o assunto, num momento em que ele estava sendo tratado de maneira séria, sem que ninguém estivesse se aproveitando da tragédia para fazer proselitismo ideológico político-partidário dos mais baratos. Os assuntos não são iguais. Não estou fazendo proselitismo, até porque o significado da palavra não abrange o que estou debatendo, atente-se: pessoa que foi atraída e que se converteu a uma religião, uma seita, uma doutrina ou um partido, um sistema, uma ideia etc.; adepto, sectário, partidário. Se você está entendendo que falo essas coisas porque sou petista e estou, como diz, panfletando, está redondamente enganado e já dei as explicações que, infelizmente, você não mereceu. Mas os caros colegas entenderam o meu ponto de vista, concordam em partes, já ponderaram. Você lamentavelmente não teve coragem.

Lelo Mig
Membro
# mar/23
· votar

ProgVacas "Eu mudei muito a minha abordagem..." Notei ultimamente. "Se o problema é mencionar Bolsonaro e bolsonarismo..." Não acho que seja esse o problema. Eu também odeio o Bolsonaro, erguerei um brinde no dia que ele morrer sem peso algum na consciência e não tenho problema nenhum em declarar isso publicamente. Apenas acho (achismo) que em alguns momentos, você pesa à mão e parece (ao olhar de forma mais superficial) que precisa linkar todas as mazelas da humanidade ao infeliz...hehehe. "Pior que não. Fico triste, indignado..." Bom saber disso, talvez consigamos, enfim, debater civilizadamente. Só tenha em mente (de verdade) que temos divergências naturais e quando eu falo mal do Lula ou do PT, por exemplo, não estou te ofendendo pessoalmente ou mandando alguma indireta à você. E vou criticar o que acho errado, sem ter certeza de que eu estou certo. Um homem de minha idade pode até ser teimoso em suas ideias, mas se esta num fórum como este, acredite, é porque deseja ouvir (ler) a opinião divergente também. Sigamos...

brunohardrocker
Veterano
# mar/23
· votar

Essa abordagem aqui tem o naipe daquelas coisas do tipo "com base no artigo científico do Alessandro Guaraná Kuat da FEFELECH, fica provado cientificamente a influência do neoliberalismo nos massacres em escolas".

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/23 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

JJJ Não é zero. Não é 100%. É algo no meio disso que não sei quantificar, mas acho que varia de acordo com o caso, ou seja, não é um percentual fixo. ProgVacas Você perguntou pro Bruno, mas resolvi dar meu pitaco, blz? 1) uma cultura do ódio pode interferir na formação pessoal de um indivíduo tão novo? Evidente que sim. 2) Voce acredita que ele estava predestinado a fazer isso? Predestinado é forte demais, claro que não. PORÉM... eu acredito em índole. Se existem dons para o bem, porque não existiriam dons para o mal? Entretanto, acho que, exceto em casos extremos, esse mal pode ser "domado". 3) Qual a responsabilidade da sociedade sobre o que aconteceu? Não é zero. Não é 100%. É algo no meio disso que não sei quantificar, mas acho que varia de acordo com o caso, ou seja, não é um percentual fixo. penso exatamente igual

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027