Como interpretar a bíblia: 101

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 19/mar/24 05:04
· votar


messenger

Mas as minhas bobagens ao menos são mais sucintas. Aqui no fórum apenas o Black Fire tem licença pra escrever esses paredões de texto. Vc precisa sintetizar essas paradas aí.

El Cid de Capricórnio
Membro Novato
# 19/mar/24 06:51 · Editado por: El Cid de Capricórnio
· votar


Jonas Kahnwald

"Portanto, digo-vos: o homem que se divorciar da sua mulher e casar com outra comete adultério, a não ser no caso de união ilegítima."

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/mar/24 07:51
· votar


El Cid de Capricórnio
o homem que se divorciar da sua mulher e casar com outra comete adultério

ué, aqui o sentido está o mesmo
divórcio sem motivo (adultério da outra parte) para casar novamente é adultério

não vi diferença

makumbator
Moderador
# 19/mar/24 08:39
· votar


Jonas Kahnwald

Defina sem motivo. Defina união ilegítima.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/mar/24 09:12 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


makumbator
Defina sem motivo

o único motivo é o adultério, ou então morte do conjuge que anula o casamento

Defina união ilegítima.
além de casar com um "divorciado(a) sem motivo", se eu não me engano envolve não se casar oficialmente segundo as leis do país

Black Fire
Gato OT 2011
# 19/mar/24 11:50
· votar


Jonas Kahnwald
não se casar oficialmente segundo as leis do país


Qual seria a justificativa para isso? Só lembrando que isso torna ilegítimos até mesmo casamentos interraciais em algumas épocas ou lugares do mundo.

makumbator
Moderador
# 19/mar/24 11:52
· votar


Jonas Kahnwald

E no caso hipotético de um dos cônjuges matar o companheiro para se casar novamente com outra pessoa (que não sabe e não participa do crime)?

Nesse caso o casamento seria considerado legítimo em termos bíblicos? Sei que o assassinato envolvido é um crime e pecado grave, mas fora isso, esse casamento isoladamente seria ok perante a bíblia?

makumbator
Moderador
# 19/mar/24 11:58
· votar


Black Fire
Só lembrando que isso torna ilegítimos até mesmo casamentos interraciais em algumas épocas ou lugares do mundo.

É o livro sagrado se curvando ao Leviatã.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/mar/24 12:07 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Black Fire
nao lembro toda a argumentação base, mas senão me engano está relacionado tanto a "dar a césar o que é de césar" & "ser obediente ao poder relativo das autoridades"

isso torna ilegítimos até mesmo casamentos interraciais em algumas épocas ou lugares do mundo.

acho que se a lei de um país impedia o casamento legal entre 2 pessoas que segundo a bíblia teriam o direito de se casar é um caso muito específico e poderia entrar dentro da categoria de leis que se opõe à vontade de Deus...
assim como um cristão não estará pecando se pregar sobre a bíblia num país em que a lei proíbe isso


makumbator
E no caso hipotético de um dos cônjuges matar o companheiro para se casar novamente com outra pessoa (que não sabe e não participa do crime)?

mas que imaginação hein hahahaha
não tenho certeza... mas creio que, mesmo que o casamento seja considerado legítimo (afinal o primeiro cônjuge morreu) a pessoa que cometeu o crime não passaria com vida para o paraíso e isso liberaria o conjuge inocente depois... agora se ela dissesse que se arrependeu e confessasse o crime e pagasse a pena aqui... talvez Deus olhe o coração dessa pessoa e veja que ela realmente se arrependeu

no caso o conjuge assassinado estaria livre para se casar novamente depois de ser ressuscitado

Wanton
Veterano
# 19/mar/24 12:20
· votar


Jonas Kahnwald
se opõe à vontade de Deus

Livre-arbítrio x vontade de Deus é um bug desse sistema.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/mar/24 12:34
· votar


Wanton
Livre-arbítrio x vontade de Deus é um bug desse sistema.

para os calvinistas sim, para todos os outros, não

Lelo Mig
Membro
# 19/mar/24 12:43
· votar


Só asneiras.

O casamento é uma invenção humana, foi instituído quando o homem começou a juntar riquezas e precisava uma mínima garantia de que seus bens ficassem com seus filhos.

As mulheres na antiguidade, durante muito tempo, eram sagradas porque acreditava-se que a gravidez era uma dádiva divina. Quando o homem descobriu (observando as criações de animais) que era preciso a participação de um macho e pelo ato sexual, a sociedade passou a ser patriarcal. Contudo como não havia maneira de saber quem era o pai, o casamento, fidelidade feminina a um único homem (marido), foi sendo configurado.

É claro que isso foi "enfiado" nas religiões, porque eram instrumentos de opressão e poder.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/mar/24 12:56 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Lelo Mig
Contudo como não havia maneira de saber quem era o pai, o casamento, fidelidade feminina a um único homem (marido), foi sendo configurado.


só lembrando que, ao menos na bíblia, a fidelidade vale para ambos os lados, e se teve uma entidade culpada por atribuir só a mulher o papel de fiel, foi a sociedade sozinha que caiu nesse buraco... as leis bíblicas protegiam o cônjuge traido, independente do sexo

Lelo Mig
Membro
# 19/mar/24 13:20
· votar


Jonas Kahnwald

"ao menos na bíblia, a fidelidade vale para ambos os lados"

Abraão teve mais de uma esposa. Jacó teve duas esposas. Davi e Salomão tiveram várias esposas e concubinas.

Só prá te lembrar alguns.

LeandroP
Moderador
# 19/mar/24 13:24
· votar


Jonas Kahnwald
as leis bíblicas protegiam o cônjuge traido, independente do sexo


Até aonde eu sei, nunca li ou soube de algum caso de um homem que foi condenado ao apedrejamento (ou qualquer outra condenação) por adultério.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/mar/24 13:43
· votar


Lelo Mig
Abraão teve mais de uma esposa. Jacó teve duas esposas. Davi e Salomão tiveram várias esposas e concubinas.

Só prá te lembrar alguns.


Abraão inclusive teve "segunda esposa" por insistência da própria esposa original... Deus lhe havia prometido um descendente (que deveria vir por meio de Sara) e dai ela, impaciente e sem confiar no milagre divino, instou para que o patriarca tivesse relações com a sua serva
Jacó foi logrado pelo seu sogro, pois ele só queria se casar com Raquel

agora Davi foi num período em que a regra original já havia se deturpado completamente, mas isso nunca foi da vontade de Deus, ele apenas tolerou por um tempo

e se você observar, verá que todos os exemplos de pessoas que tinham 2 esposas ou mais, havia algum problema extra no casamento que não teria se fosse um casamento comum
Abraão sofreu com o ciumes da própria Sara, e teve um de seus filhos afastado de si por conta disso
Jacó teve que enfrentar as tretas entre as esposas e depois entre os filhos das esposas
Davi então nem se fala....


mas tanto na lei mosaica, como principalmente pela ordem de Jesus, o correto é o homem ser marido de uma só esposa

Black Fire
Gato OT 2011
# 19/mar/24 13:44
· votar


Jonas Kahnwald
acho que se a lei de um país impedia o casamento legal entre 2 pessoas que segundo a bíblia teriam o direito de se casar é um caso muito específico e poderia entrar dentro da categoria de leis que se opõe à vontade de Deus...
assim como um cristão não estará pecando se pregar sobre a bíblia num país em que a lei proíbe isso


Pois é, meu entendimento também é esse, por isso não entendi a afirmação de que um casamento, para ser legítimo, dependeria de sanção legal. Dentro desse entendimento, por exemplo, uma mulher cristã que casasse com um homem muçulmano na Síria poderia se divorciar e recasar sem nenhuma consequência religiosa, já que essa união não seria reconhecida pelo estado sírio, mas aí como ficaria Coríntios 7?

Black Fire
Gato OT 2011
# 19/mar/24 13:47
· votar


Outra coisa, eu lembro de ter lido uma publicação das TJ dizendo que o que legítima um divórcio é a fornicação, e não o adultério, pois o adultério não depende do fato consumado, segundo Mateus 5:28 e Racionais MCs Vida Loka Parte 2 (só de pensar em pecar, já pecou).

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/mar/24 14:02
· votar


Black Fire
Pois é, meu entendimento também é esse, por isso não entendi a afirmação de que um casamento, para ser legítimo, dependeria de sanção legal. Dentro desse entendimento, por exemplo, uma mulher cristã que casasse com um homem muçulmano na Síria poderia se divorciar e recasar sem nenhuma consequência religiosa, já que essa união não seria reconhecida pelo estado sírio, mas aí como ficaria Coríntios 7?

então, mas vc concorda que a vasta maioria dos cristãos não casados legalmente não se enquadram nesse tipo de circunstância?
o que eu vejo é muita gente evitando de casar legalmente por questões diversas como "ah, não vou me casar oficialmente, pq pra separar depois é mais difícil"

eu lembro de ter lido uma publicação das TJ dizendo que o que legítima um divórcio é a fornicação, e não o adultério, pois o adultério não depende do fato consumado, segundo Mateus 5:28 e Racionais MCs Vida Loka Parte 2 (só de pensar em pecar, já pecou).

Você pode pecar em ações, em palavras, e em pensamento. Acho que é bem claro que existe, genericamente falando, uma escala de gravidade aqui.
Um homem casado "olhar para uma mulher a ponto de ter desejo por é errado, mas não é um pecado tão grave quanto de fato cometer fornicação. E o pensamento deve ser evitado justamente pq pode levar à consumação do desejo.

O que eu não tenho certeza é se ações como beijar ou ainda algo como masturbar o outro já poderia configurar motivo justo para divórcio

makumbator
Moderador
# 19/mar/24 15:07
· votar


Jonas Kahnwald

E se o casal tem um casamento aberto. Como seria a interpretação disso em termos bíblicos? Seria adultério ou não?

Black Fire
Gato OT 2011
# 19/mar/24 15:18
· votar


Jonas Kahnwald

então, mas vc concorda que a vasta maioria dos cristãos não casados legalmente não se enquadram nesse tipo de circunstância?
o que eu vejo é muita gente evitando de casar legalmente por questões diversas como "ah, não vou me casar oficialmente, pq pra separar depois é mais difícil"


Isso sim, mas os casos gerais são fáceis de lidar, o que me deixei curioso são esses casos específicos: vamos pela legalidade, mas e quando ela vai contra os valores a gente faz como?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/mar/24 15:18
· votar


makumbator
casamento aberto

isso é maluquice inventada por "moderninhos" e que nem tem boa aceitação na comunidade em geral, que dirá bíblia

Black Fire
Gato OT 2011
# 19/mar/24 15:31
· votar


casamento aberto

Casamento aberto nem digo, mas eu lembro que li um artigo, acho que foi da IPB, um tempo atrás, sobre como a igreja estava lidando com pessoas vindas de comunidades tribais poligâmicas que se convertiam. Eu lembro que a posição era de tolerar os casamentos poligâmicos já existentes. Os caras recebiam batismo vivendo nessas condição. Não lembro exatamente qual era a stuação, nem lembro exatamente se era da Igreja Presbiteriana.

shoyoninja
Veterano
# 19/mar/24 16:30
· votar


Livre-arbítrio x vontade de Deus é um bug desse sistema.

heh também, outro bug desse sistema é que Deus, todo poderoso, precisa mandar recado.

makumbator
Moderador
# 19/mar/24 16:35
· votar


shoyoninja
Deus, todo poderoso, precisa mandar recado.

É tipo a máfia.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/mar/24 16:54
· votar


shoyoninja
heh também, outro bug desse sistema é que Deus, todo poderoso, precisa mandar recado.


quem reduz temas complexos a essas frases de efeito, depois não pode reclamar dos bolsonarismos tbm

Lelo Mig
Membro
# 19/mar/24 17:04
· votar


makumbator

"E se o casal tem um casamento aberto?"

Jonas Kahnwald

"isso é maluquice inventada por "moderninhos"

Jonas Kahnwald

Abraão inclusive teve "segunda esposa" por insistência da própria esposa original...

Warning! Restart the system. Press the F2 key or the ALT + DEL key if you have a Planet Earth, to enter the Heaven BIOS!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/mar/24 17:11 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Lelo Mig
Warning! Restart the system. Press the F2 key or the ALT + DEL key if you have a Planet Earth, to enter the Heaven BIOS!

vc só "esqueceu" 2 partes né?
1) a motivação de Sarah não era de aventura sexual, mas de dar uma decendência à Abraão
2) mesmo com uma motivação menos depravada, ela estava completamente errada

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/mar/24 17:18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


LeandroP
Até aonde eu sei, nunca li ou soube de algum caso de um homem que foi condenado ao apedrejamento (ou qualquer outra condenação) por adultério.

Deuteronômio 22:22
“Se um homem for encontrado deitado com uma mulher que é esposa de outro homem, ambos devem morrer juntos, tanto o homem que se deitou com a mulher como a mulher.p Assim, elimine o mal de Israel.

Levítico 20:10
10 “‘O homem que cometer adultério com a esposa de outro homem, sim, aquele que cometer adultério com a esposa do seu próximo, sem falta deve ser morto, tanto o adúltero como a adúltera.

Números 25:1-9
O povo começou a cometer imoralidade sexual com as filhas de Moabe... Pegue todos os líderes* deste povo, mate-os e pendure-os...
Vendo isso, Fineias,i filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, levantou-se imediatamente do meio da assembleia e pegou uma lança. 8 E foi atrás do homem de Israel para dentro da tenda e traspassou a ambos, ao homem de Israel e à mulher


obvio que hoje em dia não é para matar ninguém, mas o princípio da lei mosaica era igual para ambos os sexos

messenger
Membro Novato
# 19/mar/24 20:54
· votar


Lelo Mig
Warning! Restart the system. Press the F2 key or the ALT + DEL key if you have a Planet Earth, to enter the Heaven BIOS!
~~~~~~~~~~~~~~~~~.
Friend, by the everlasting Word of GOD -the Word is GOD, self-executing, understand? the present heavens (the first and the 2nd heavens, the 3rd will be established in this current seventh millennium, or seventh Day-Luke 20:35-36) ,and earth, are reserved for fire, being kept for this Day(seventh and last GOD's Day), the Day of JUDGMENT and destruction of the ungodly.

Veja, assim como aconteceu em Sodoma e Gomorra nos dias de Ló e agora neste corrente milênio, o sétimo e último milênio : comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam também acontecerá agora:
Ló saiu de Sodoma, e choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos, assim será neste sétimo e último Dia de Deus, dia em que Miguel se manifestará para fazer GUERRA contra Satanás e seu satânico MUNDO cheio de nações dominadas e governadas por demônios seus parceiros-Apocalipse 12: 7-12. Ai dos que habitam na terra. Prepare-se.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como interpretar a bíblia: 101