Como interpretar a bíblia: 101

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 22/fev/24 14:44
· votar


makumbator
Se os romanos Mataram Jesus, muito justo eles serem donos da religião do cara. Apenas agradeça que existiu um império tão belo quanto o romano. Sem isso vc rezaria para o sol.

O símbolo maior do cristianismo é a cruz, design original do império romano. Sem sacrifício, sem ressurreição (primeira versão do no pain, no gain).

Lelo Mig
Membro
# 22/fev/24 14:47 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

Ter uma bíblia prá quê? Que diferença faria? Até século 19 90% do povo era analfabeto.

Se, sabendo ler, cada um interpreta como quer, imagine na mão de analfabetos.

Na real teria sido melhor se tivesse ficado restrita aos mosteiros.

Botou na mão do populacho olha a merda que deu.

LeandroP
Moderador
# 22/fev/24 14:52 · Editado por: LeandroP
· votar


Jonas Kahnwald
"Jesus todo mundo conhece hoje"


Conhecem o nome. Adoram a sua suposta imagem pintada no teto da igreja. Mas, os seus ensinamentos são poucos os que conhecem. E não me refiro às coisas mais complexas, e sim às mais simples, como amar um ao outro, como o perdão (sobre dar a outra face), não julgar etc. Eu vejo "cristão" querendo ficar rico, mesmo sabendo que "o reino dele não é deste mundo". Eu não me refiro a você, obviamente, porém, a maioria das pessoas usam o cristianismo como perfume barato pra ter alguma credibilidade social. Mas são víboras! Gente da pior espécie (SILAS MALAFAIA, VALDOMIRO, EDIR MACEDO, ROUBA ROUBA SOARES etc).

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/24 14:53
· votar


Lelo Mig
Ter uma bíblia prá quê? Que diferença faria?

vc sabia que as liturgias eram em latim e a maioria do povo NO MUNDO não sabia latim?

entao ter a sua própria bíblia, no seu próprio idioma ajudaria a entender muito mais...

Botou na mão do populacho
e finalmente as pessoas podiam ver por si mesmas se o que a ICAR ensinava era verdade ou não...

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/24 14:54 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


LeandroP
Conhecem o nome. Adoram a sua suposta imagem pintada no teto da igreja. Mas, os seus ensinamentos são poucos os que conhecem.

"Mas saiba que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de suportar. 2 Pois os homens só amarão a si mesmos, amarão o dinheiro, serão presunçosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, 3 desnaturados, não estarão dispostos a acordos, serão caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor ao que é bom, 4 traidores, teimosos, cheios de orgulho, amarão os prazeres em vez de a Deus 5 e manterão uma aparência de devoção a Deus, mas rejeitarão o poder dessa devoção. Desses, afaste-se."

Wanton
Veterano
# 22/fev/24 14:57
· votar


Jonas Kahnwald
e finalmente as pessoas podiam ver por si mesmas se o que a ICAR ensinava era verdade ou não...

Abriu o código fonte.

makumbator
Moderador
# 22/fev/24 15:02
· votar


Wanton

Abriu o código fonte.

Cuidado com os bugs (sem contar o backdoor )

Lelo Mig
Membro
# 22/fev/24 15:02
· votar


Jonas Kahnwald

"se o que a ICAR ensinava era verdade ou não..."


Jonas, com todo respeito, isso não faz o menor sentido. Para 99% dos cristãos o que tua religião ensina não é verdade.

E para 2/3 do planeta o cristianismo não é verdade.

Tudo em religião é subjetivo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/24 15:05 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Lelo Mig
Jonas, com todo respeito, isso não faz o menor sentido

Faz TODO o sentido
isso fale para TODAS as religiões

qqr Zé Mané podia chegar e falar que o Nome de Deus é Satanás e sem a bíblia pra provar poderia ter muitos para acreditar

Hoje se alguém falar que Satanás é o nome de Deus, qwr um pode pegar e bíblia e ver se é verdade ou não

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/24 15:12 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
Abriu o código fonte

Bem isso, o Lelo nao reconhecer que deixar a bíblia ali acessível para todos faz uma diferença do caramba é inacreditável....

Você confiaria num país que tem leis definidas, mas que estao num idioma que ninguém entende, e vc nao tem acesso à ler essas leis? Apenas juízes e afvogados podem lê-las... faça me o favor...

Lelo Mig
Membro
# 22/fev/24 15:22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

Têm que contextualizar Jonas, não era só a bíblia. Eram outros tempos. Todo livro era "vetado", além de que a população analfabeta. Livro era restrito à "intelectuais" e, na época, só eles poderiam compreender. (o que em partes era verdadeiro)

A bíblia se popularizou com a modernidade, os tempos foram mudando, a igreja mudou também.

Gutemberg (ainda que muitos digam que era protestante) era católico. Sua bíblia é de 1460 e é o primeiro livro impresso.

O cristianismo já estava consolidado, na base da espada, nesse tempo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/24 15:33
· votar


Lelo Mig
Mano, a ICAR proibia o acesso ao próprio livro que usavam para ensinar!!!!
Claro que os tempos eram outros, mas isso nunca deixou de ser um absurdo
É como eu exemplifiquei ali... imagina ser de um país que tem leis rígidas, mas vc não tem como saber quais sao e como são essas leis?
Imagina vc poder ser preso sem direito de defea por NÃO SABER QUAIS SAO OS SEUS DIREITOS!!!

Entao pode contextualizar da forma que quiser, a ICAR só atrapalhou o conhecimento bíblico de ser espalhado

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/24 15:34
· votar


Lelo Mig
Gutemberg (ainda que muitos digam que era protestante) era católico. Sua bíblia é de 1460 e é o primeiro livro impresso.

E ele fez isso escondido ou de peito aberto? Estou culpando a instituição pelo obscurantismo bíblico... não as pessoas individualmente

Black Fire
Gato OT 2011
# 22/fev/24 15:36
· votar


Achei meio anacrônica essa discussão sobre a tradução ou não tradução da Bíblia. Fica parecendo uma conspiração maluca da ICAR pra evitar que as pessoas lessem a Bíblia, mas praticamente nenhum livro na Europa Medieval/Início da Idade Moderna, era escrito em vernacular, tanto que mesmo as obras dos reformadores eram escritas em latim.

As línguas vernaculares nem tinham regras gramaticais definidas e em um raio de 100 km você tinha coisa de dezenas de dialetos, não havia um vernacular nacional.
Não faz nenhum sentido imaginar traduções da Bíblia nesse contexto: o público que podia ler era extremamente reduzido, o custo pra se produzir uma tradução era coisa que só era viável com patrocínio de imperadores, se você traduzisse a Bíblia no vernacular de uma vila ela não seria entendida pela outra vila e etc.

Além disso, também havia outros fatores sociais para além da ICAR, as línguas vernaculares era ridicularizadas como coisas do populacho, seria como você produzir, hoje em dia, uma tradução da Bíblia na língua dos corinthianos: Aí Jezuis falô: é nóis tio, barato é loco, vários corre.

Black Fire
Gato OT 2011
# 22/fev/24 15:41
· votar


Eu acho muito difícil alguém hoje em dia entender o texto Bíblico sem ter alguma formação escolar minimamente adequada. Nem digo interpretar, mas entender gramaticalmente, conseguir ler e entender o que está escrito requer estudo, noções de gramática, pontuação, etc., se não você acaba igual o pedreiro adulterador.

Na idade média era a mesma coisa, mas, não se ensinava gramática de línguas vernaculares (porque não existiam), o treinamento literário era em latim.

Wanton
Veterano
# 22/fev/24 15:42
· votar


Black Fire
tradução da Bíblia na língua dos corinthianos: Aí Jezuis falô: é nóis tio, barato é loco, vários corre

Muito bom! Compraria

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/24 15:48 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Black Fire
Fica parecendo uma conspiração maluca da ICAR pra evitar que as pessoas lessem a Bíblia

ok, então pq eles perseguiam e até queimavam em praça pública os mano que estavam tentando traduzir??

se nao tivesse esse 'pequeno" detalhe eu concordaria contigo

Black Fire
Gato OT 2011
# 22/fev/24 15:51
· votar


Jonas Kahnwald
ok, então pq eles perseguiam e até queimavam em praça pública os mano que estavam tentando traduzir??

Preciso de um exemplo concreto para refletir sobre. Eu não consigo lembrar de nenhum caso assim em específico.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/24 15:55
· votar


Black Fire
https://www.bbc.com/portuguese/geral-48403194

Lelo Mig
Membro
# 22/fev/24 15:56
· votar


Black Fire
"anacrônica essa discussão sobre a tradução ou não tradução da Bíblia"

É justamente o que estou dizendo. Nem atacando nem defendendo a ICAR, somente colocando dentro do contexto histórico. Judeus ignorantes também não tinham acesso a Torá.

Estas religiões cristãs nasceram ontem, em tempos modernos e não aceitam que sequer existiriam e nunca leriam uma bíblia sem a ICAR. Não se trata de concordar ou não.

Eu também não concordo com tudo que meu pai e minha mãe disseram.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/24 16:00
· votar


Lelo Mig
Estas religiões cristãs nasceram ontem, em tempos modernos e não aceitam que sequer existiriam e nunca leriam uma bíblia sem a ICAR. Não se trata de concordar ou não.

se só existisse a ICAR era capaz de até hj as bíblias serem restritas ao clero
eu respeito a história, e se teve alguém que se esforçou para popularizar a bíblia foram os protestantes e "católicos hereges"

JJJ
Veterano
# 22/fev/24 16:55
· votar


Eu estava comentando esses dias sobre um pessoal crente que toda hora cita trechos aleatórios com fervor (e uma dose imensa de presunção), supostamente pra enfatizar que a igreja deles é a "certa".

Se os católicos fossem CHATOS PRA CARALHO como eles, ficaríamos o tempo todo citando Mateus 16:18, aquele do "tu és Pedro e sobre essa pedra" e tal. Mas nós não fazemos isso porque não somos - na maioria - chatos pra caralho.

E, sim, se não fosse a ICAR, ninguém saberia hoje quem foi Jesus Cristo. Claro que, pra quem acredita, o mérito é divino e não da igreja. Mas assim foi.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 22/fev/24 17:21
· votar


JJJ
ser de qualquer religião implica em vc acreditar que está seguindo a religião verdadeira, se nao fosse o caso, não se seguiria nenhuma....

mas é fato que HJ os protestantes, neopentecostais principalmente, tem deposto contra a image dos cristãos

mas as atitudes da ICAR de uns 500 atrás pra mais são bem condenáveis tbm, vc há de convir

makumbator
Moderador
# 22/fev/24 17:34
· votar


Jonas Kahnwald
mas as atitudes da ICAR de uns 500 atrás pra mais são bem condenáveis tbm, vc há de convir

ICAR hoje em dia ficou apenas com a pedofilia e um ou outro escândalo no banco do Vaticano. Mas de resto, até que estão de boa.

JJJ
Veterano
# 22/fev/24 17:41
· votar


Jonas Kahnwald

Algumas autoridades eclesiásticas da idade média erraram feio. Não há como negar, é história.

Mas o erro é pessoal e não inválida a origem divina da coisa toda.

Lucmac
Veterano
# 22/fev/24 19:25
· votar


Eu, na qualidade de católico ateu, sigo os ensinamentos de Jesus, só com as pessoas de bem.

Bunda-mole qsf.

Lelo Mig
Membro
# 22/fev/24 19:37 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Lucmac

"católico ateu, sigo os ensinamentos de Jesus"

Tradução: Maconheiro!

Lucmac
Veterano
# 22/fev/24 19:51
· votar


Risos

Black Fire
Gato OT 2011
# 23/fev/24 02:32
· votar


Jonas Kahnwald
São bons exemplos, e acho interessante quando estudamos o contexto de onde essas coisas acontecem, eu sou meio althusseriano nesses assuntos, eu não acho que alguém tenha capacidade de conceber a religião de maneira muito destoante do seu próprio contexto social e do espírito da época.

Se você reparar, o catolicismo se constitui no início da Idade Média, em um contexto basicamente apocalíptico, existia um vácuo de poder depois da queda do Império Romano, não existia Estado e nem lei como nós entendemos hoje, mal comparando, é como se o Estado brasileiro fosse fragmentado de uma vez em pequenos poderes milicianos locais.
Nesse contexto a ICAR começa a ter um papel de mediação e em última instância organiza minimamente o que poderia se transformar em um conflito generalizado entre feudos, comunas, facções, etc, não havia Estado ou sentimento nacional, absolutamente nada. Depois que essa sociedade se organiza, eu acho muito difícil que alguém realmente lesse a Bíblia e tivesse interpretações muito divergentes da oficial, as teorias modernas de exegese, teologia sistemática, etc., simplesmente não existiam, absolutamente ninguém conceberia algo como um Sola Scriptura nesse contexto.

Se você reparar a crise teológica do catolicismo, que vai culminar na reforma protestante, ela começa justamente na Baixa Idade Média, que é o período final do feudalismo, até então não havia sequer Inquisição estabelecida, a religião feudal começa a ruir junto com a sociedade feudal, é aí que surgem as teorias de interpretação da escritura que norteiam as denominações protestantes até hoje (não sei sobre as TJ, porque não entendo como se dá a interpretação da Bíblia nessa denominação/religião/clube, como preferir).

Aí começam a surgir os questionamentos e a reação. E é interessante ver como esse momento de transição de enfraquecimento do poder da Igreja culmina em crises sem precedentes, como a Guerra dos 30 anos, que matou mais per capta que a Segunda Guerra Mundial e por fim faz surgir esse poder substituto que é o Estado (não sei se foi assim, só estou repetindo Carl Schimitt).

Enfim, escrevi muito pq meu climatizador estragou e não estou conseguindo dormir nesse calor do caralho.

Black Fire
Gato OT 2011
# 23/fev/24 02:39
· votar


só existisse a ICAR era capaz de até hj as bíblias serem restritas ao clero

É possível, mas, se não existisse a ICAR, teria sido possível aglutinar os exércitos europeus e evitar a conquista total do islã na Europa? Não custa lembrar que os caras chegaram até a fronteira da França e dominaram a península Ibérica por 700 anos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como interpretar a bíblia: 101