Como interpretar a bíblia: 101

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 27/out/22 21:48 · Editado por: Jonas Kahnwald


Então, aqui não to querendo converter ninguém, mas vira e mexe surgem uns assuntos por aqui e a galera se confunde pq realmente não dá pra se entender a bíblia meramente por lê-la ou até mesmo conhecê-la... é preciso estudá-la.

Então funciona basicamente assim: se a Bíblia diz ser a palavra de Deus (não precisa acreditar nisso, basta seguir a lógica e a narrativa) ela não pode cair em contradição na sua mensagem principal! (aqui estamos ignorando erros menores como os de grafias que não perdem o sentido da mensagem principal, ex: Nabucodonosor/Nabucodorosor... todos sabemos que se trata da mesma pessoa, isso é erro de copista). Então sabendo que a bíblia não pode cair em contradição, quando houver 2 textos que aparentemente se contradizem, deverá haver ao menos um terceiro que explique a situação!

Um exemplo bem prático é analisarmos "a história em que Elias é levado aos ceus por um vendaval". (2 Reis 2:1-11)

Alguns afirmam que essa passagem indica que Elias morreu. então vejamos o versículo 11 deste caítulo citado acima, que reza: "Enquanto eles andavam e conversavam, de repente um carro de fogo e cavalos de fogo+ separaram os dois; e Elias subiu aos céus no vendaval.+"

Para aqueles que acreditam que todas as pessoas boas vão para o céu, pode ser tentador tomar esse versículo isolado como prova de sua crença. Porém contudo entretanto todavia, muito tempo depois, quando Jesus veio à Terra, João escreveu o seguinte em seu Evangelho, João 3:13: "Além disso, nenhum homem subiu ao céu,+ a não ser aquele que desceu do céu,+ o Filho do Homem"

Portanto, o apóstolo João explica que, até o dia em que Jesus desceu à Terra, NENHUM HOMEM SUBIU AOS CÉUS ESPIRITUAIS. Será que isso então coloca em xeque a crença de que todas as pessoas boas vão para o céu? Certamente que sim, mas há um problema maior, que é a suposta contradição entre os textos. Será que a bíblia errou aqui? Se errasse, certamente ficaria desprovada como a Palavra divina, tendo em vista que se contradiria numa mensagem importantíssima!

Mas vamos com calma velozes, antes de caírem na tentação de afirmar que a Bíblia errou, vamos analisar com mais calma o relato... do próprio Elias! Por exemplo, em que ano ele foi levado pelo vendaval? Segundo o capítulo anterior, 2 Reis 1, Isto ocorreu algum tempo depois da morte de Acazias, Rei de Israel, segundo ano do reinado de Jeorão, rei de Judá (nessa época havia um rei em Israel paralelamente a um rei em Judá, e Elias era profeta no reino de Israel). Pois bem, levando isso em conta, o relato paralelo de 2 Crônicas traz um fato importantíssimo sobre a vida de Elias, ele aparece vivo, dando conselhos ao rei de Judá (outra localização) algum tempo depois do vendaval.

2 Crônicas 21:12-15 mostra uma carta de Elias para o Rei de Juda Jeorão, e os versículos seguintes 16-20 mostram a consequência dos eventos que culminam na morte do rei. E aqui um detalhe importante: Jeorão governou por 8 anos, (quando Elias foi levado num vendaval, ele estava no seu segundo ano) e depois de receber essa carta, ele ficou doente por 2 anos até morrer, ou seja a carta chegou no seu 6° ano.

Portanto, quando a Bíblia diz que Elias foi levado aos céus num vendaval, ela afirma isso no sentido literal! Elias não subiu aos céus espirituais, mas sim aos céus físicos! Foi transportado do reino de Israel para o Reino de Judá!!

Conclusão: Sempre que a bíblia aparentar entrar em contradição, pesquise a fundo, e vc verá que na verdade, tudo foi escrito com coerência e coesão! ;)

P.S existem MUITOS outros textos que corroboram essa interpretação, apenas citei o mais evidente, para não escrever um texto muito longo, mas para aqueles que se interessarem, posso deixar a matéria completinha aqui com o estudo não apenas sobre Elias, mas também sobre Enoque

Pedro_Borges
Veterano
# 27/out/22 22:19
· votar


Pensei que o Jonas tinha transcrito a Bíblia.

makumbator
Moderador
# 27/out/22 22:50
· votar


Jonas Kahnwald

Então, aqui não to querendo converter ninguém

Os jesuítas falavam a mesma coisa. Não acreditem nesse povo de igreja.

Lelo Mig
Membro
# 28/out/22 00:14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"não dá pra se entender a bíblia meramente por lê-la ou até mesmo conhecê-la... é preciso estudá-la"

Mano, para, isso é balela de crente, papo de pastor para doutrinar e influenciar o leigo. Não há nada de especial na bíblia, um livro (literariamente falando) muito mal escrito, cheio de repetições de sagas e epopeias de livros e povos mais antigos, nada além da saga, história e mitologia dos povos que viviam entre o Tigres e o Eufrates. Essa mania de querer elevar a bíblia a livro "top das galáxias" só acontece na cabeça de religioso e, até porque, você foi doutrinado a acreditar nisso. Tanto é que, repito, existem mais de 33 mil denominações cristãs interpretando cada a qual a sua conveniência.

Você acha que interpretação da sua religião é a correta? Ok, posso respeitar isso, respeitar você como religioso e sua religião, mas nada além disso. Até porque para outros cristãos vocês são acusados de fazerem desvios interpretativos e distorcidos. repito, prá você é o certo? Ok. Para outros não é.

Portanto, abrir um tópico, para "entre aspas" justificar que você e os seus fazem a leitura correta do livro, é forçar à barra.

É muito mais fácil entender a bíblia do que um livro do Stephen Hawking.

Wanton
Veterano
# 28/out/22 00:47 · Editado por: Wanton
· votar


Acho que já passou da hora de Deus enviar o irmão mais velho de Jesus, Jaime Cristo.

Jaime não veio da primeira vez porque era um cara tímido, que não curtia fazer o corpo a corpo na pregação. Jesus, mais extrovertido, assumiu a bucha.

Hoje, Jaime é o cara das tecnologias digitais. Com ele, não tem essa de livrão de 700 páginas. A palavra de Jaime seria passada no Tik Tok, com dancinhas coreografadas.

O que tá empatando a vinda de Jaime é o fato que Deus deu uma chance a Inri, o caçula débil mental da família. Inri nunca se engajou em nada, por isso, Deus pensou que o desejo do rapaz de ser o novo Messias era fogo de palha. Mas o maldito encantou-se com as discípulas e não está disposto a largá-las tão facilmente.

Puta saia justa! Enquanto isso, Jaime segue em stand by, esperando o caçula enjoar de brincar de Deus.


Lelo Mig
Tanto é que, repito, existem mais de 33 mil denominações cristãs

Agora, são mais de 33.001.

Wanton
Veterano
# 28/out/22 01:01
· votar


Jonas Kahnwald

E aquele lance que diz para não cortar o cabelo das têmporas?

makumbator
Moderador
# 28/out/22 06:17
· votar


Wanton
E aquele lance que diz para não cortar o cabelo das têmporas?


Tem dicas de beleza na bíblia?

Pedro_Borges
Veterano
# 28/out/22 06:30
· votar


Acho que este tópico terá uma utilidade. Vai tirar o foco da política.

ProgVacas
Membro Novato
# 28/out/22 07:27 · Editado por: ProgVacas
· votar


Jonas, um conselho: vote 13 no domingo. Garanto a você que se Deus existisse ele te daria a mesma dica.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 28/out/22 08:29
· votar


Lelo Mig
Mano, para, isso é balela de crente, papo de pastor para doutrinar e influenciar o leigo.

Acho que papo de pastor seria na verdade falar o CONTRÁRIO, onde o leigo deveria simplesmente acreditar no que o pastor falar e não estudar a bíblia e ver, por si mesmo, se faz sentido ou não...

Essa mania de querer elevar a bíblia a livro "top das galáxias" só acontece na cabeça de religioso e, até porque, você foi doutrinado a acreditar nisso.
Cara, só o fato de existirem 33 mil denominações religiosas com base (parcial ou inteira) em apenas 1 livro, é um fato impressionante por si só. Vc querendo ou não, a bíblia é o livro mais famoso do mundo, mais traduzido do mundo, mais consumido do mundo e sim, não é possível entendê-la simplesmente por ler e não querer estudar...

Até porque para outros cristãos vocês são acusados de fazerem desvios interpretativos e distorcidos.

Certo, mas é possível com absoluta certeza, saber quem está falando a verdade, se vc estudar a bíblia e comparar texto com texto, vc verá quem tá falando a verdade e quem não está... Acontece que muitos leigos não querem estudar a bíblia de verdade e aceitam tudo que seu mentor espiritual fala, sem questionar/estudar...

P.S não vai falar nada sobre o exemplo que eu dei Lelo? Será que é pq vc percebeu que nesse exemplo NAO HÁ outra interpretação lógica possível? ;)

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 28/out/22 08:31
· votar


Wanton
Jaime

Isso é pra ser uma referência a alguém/alguma coisa ou vc simplesmente falou umas aleatoriedades da sua cabeça?

ProgVacas
Kkkkkkkkkkk desiste mano, na boa

makumbator
Moderador
# 28/out/22 08:50
· votar


ProgVacas

Não pode colocoar número de candidato no fórum. TSE está proibindo tudo. Vamos ter que apagar seu post!!!!!

Pedro_Borges
Veterano
# 28/out/22 08:55
· votar


Jonas Kahnwald

Amigo, eu não sou religioso e já falei sobre isso aqui. Aliás, penso que sobre o transcendental só existe Deus onipotente, criador de todas as coisas, mas respeito a crença de cada um. Sobre este tópico acho que você vai ter mais aborrecimentos do que satisfações. Considere fechá-lo.

ProgVacas
Membro Novato
# 28/out/22 09:48
· votar


Jonas Kahnwald

Risos

Lelo Mig
Membro
# 28/out/22 09:54 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"é o livro mais famoso do mundo, mais traduzido do mundo, mais consumido do mundo"

Cara, isso não significa absolutamente nada na cabeça de quem não é crente. O livro Vermelho de Mao e Harry Porter vêm na sequência e você não dá nenhuma atenção a eles.

"é possível com absoluta certeza, saber quem está falando a verdade,"

Certo, a tua religião é a correta, com absoluta certeza, e todas as outras equivocadas ou desviadas. Alguém precisa avisar aos outros de tamanha obviedade. É muita pretensão para uma religião que nasceu ontem e nem é considerada religião por alguns, vir bancar a "certa" do pedaço. Houveram diversas pessoas ao longo dos séculos dedicadas ao estudo da bíblia e, de repente, Charles Russell, um personagem bastante controverso, é o único certo.

Jonas, repito, respeito sua religião, está ok prá você, te faz feliz, te dá certezas, ok, que ótimo prá você. Mas não vou entrar nessa pilha de discutir religião, porque você vai acabar se ofendendo mesmo que eu não tenha intenção de fazê-lo.

Encerro aqui.

"não vai falar nada sobre o exemplo que eu dei"

Não, não vou. Até porque, na sua cabeça de TJ, a única interpretação lógica e possível, é a que tua religião faz.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 28/out/22 10:28 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Lelo Mig
Cara, isso não significa absolutamente nada na cabeça de quem não é crente.

Eu não disse que significa, apenas mostra que a Bíblia está longe, MUITO LONGE de ser um "livro comum" que foi oq vc afirmou...

Certo, a tua religião é a correta, com absoluta certeza, e todas as outras equivocadas ou desviadas

Toda religião acredita que é a correta, se não acreditasse, qual seria a razão de ela existir? Esse tipo de afirmação pejorativa não faz o menor sentido...

muita pretensão para uma religião que nasceu ontem e nem é considerada religião por alguns, vir bancar a "certa" do pedaço.

Então, como disse acima, toda religião acredita que é a correta, afinal se não acreditasse não teria razão de existir... Mas a diferença das TJs para a grande maioria das denominações cristãs, sobretudo as principais (catolicismo e evangélicas) é que não nos apegamos as tradições humanas (nem mesmo as tradições do nosso próprio fundador!!!), Pelo contrário nos apegamos ao que o estudo contínuo da Bíblia nos ensina!

Não são todos os ensinamentos, mas alguns são bem óbvios mesmo, e MUITAS RELIGIOES SE RECUSAM A REVISIONAR OS SEUS DOGMAS POR PURO APEGO A TRADIÇÃO!

respeito sua religião, está ok prá você, te faz feliz, te dá certezas, ok, que ótimo prá você. Mas não vou entrar nessa pilha de discutir religião, porque você vai acabar se ofendendo mesmo que eu não tenha intenção de fazê-lo.

Eu não estava discutindo religião per se, estava argumentando sobre a forma de se estudar a bíblia, que é comparando texto com texto, todos os textos que tratam do mesmo assunto...


Não, não vou. Até porque, na sua cabeça de TJ, a única interpretação lógica e possível, é a que tua religião faz.


Aqui vc está sendo apenas orgulhoso... Vc está livre para procurar na bíblia qqr informação sobre o relato exemplo, acontece que vc "na sua cabeça de ateu" acha que está certo e eu errado, e não quer dar o braço a torcer, fazer oq

Se vc realmente fosse procurar na bíblia informações sobre Elias, veria que eu estou correto, não por ser TJ, mas pq estudo a bíblia...

Black Fire
Gato OT 2011
# 28/out/22 10:48
· votar


Todo mundo sabe que TJ não pode interpretar a Bíblia, só pode concordar com a revistinha lá, se não é desassociação e exclusão dos círculos sociais e familiares.

Ah não, pode sim. Mas, coincidentemente, 8,5 milhões de pessoas, lendo um livro dificílimo de mais de 2 mil anos, cuja interpretação requerer um profundo conhecimento de História, sempre chegam livremente as mesmas conclusões, sem nenhum viés causado pelo medo da desassociação. É verdade esse bilhete.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 28/out/22 11:23
· votar


Black Fire
Todo mundo sabe que TJ não pode interpretar a Bíblia, só pode concordar com a revistinha lá

na verdade é assim com qqr religião, vc pod chegar e mudar algo nos dogmas da igreja católica? pode arrumar uma reunião com o Papa, com o edir Macedo ou qqr outro lider religioso pra discutir e mostrar a sua interpretação dos fatos?

então esse teu papinho não passa de falácia análoga inclusive a dos bolsonaristas pra atacar o pt

o organização incentiva sim todos a estudar a bíblia e ver por si mesmos se concordam ou não com os ensinamentos, e se não concordar é só deixar de ser TJ mesmo, exatamente como com qqr outra religião, exceto pelo fato que muitas não incentivam esse estudo da bíblia

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 28/out/22 11:38
· votar


agora falta um tópico sobre como interpretar o corão para batermos a meta de inclusão do semestre.

makumbator
Moderador
# 28/out/22 11:59
· votar


kafka à beira-mar
agora falta um tópico sobre como interpretar o corão para batermos a meta de inclusão do semestre.


Nem pensar! Os caras vão querer jogar boeings no OT. VC quer morrer, é? Cristianismo a gente pode zoar pois não dá nada. Os últimos cristãos machos de verdade lutaram nas cruzadas. Depois foi ladeira abaixo.

Wanton
Veterano
# 28/out/22 12:17
· votar


Jonas Kahnwald
Isso é pra ser uma referência a alguém/alguma coisa ou vc simplesmente falou umas aleatoriedades da sua cabeça?

Jaime significa primogênito no aramaico. Além disso, Jeová batizou todos os filhos com nomes começados com J: Jaime, Jesus e Inri (originalmente, Jnri). Mas a minha pergunta sobre o lance do cabelo das têmporas é séria.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 28/out/22 13:15 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
Jaime significa primogênito no aramaico
Tá, mas daonde vc tirou que Jesus não é o mais velho? E daonde tirou esse Jaime e esse Jnri? São de textos apócrifos?

a proposito, fun fact: De fato, na época era comum as pessoas darem a seus filhos, nomes derivados do Deus em que acreditavam (esse costume ocorria não apenas com os judeus, mas com outras nações também)... e é muito por conta disso que assumimos Jeová como a forma mais correta de se transliterar o nome de Deus, por conta das raízes dos nomes dos Judeus que contém muitas vezes "Jeho" em seus nomes

Mas a minha pergunta sobre o lance do cabelo das têmporas é séria.

Isso era uma ordem para o período da Lei Mosaica, que visava distinguir o povo escolhido de Israel das demais nações, tanto em sua aparência, como em sua organização, assseio, higiene, moral, justiça e claro, principalmente com relação à adoração.

Quando Jesus veio à terra todas as obrigações da lei mosaica foram removidas, com exceção às coisas que continuaram sendo mencionadas como proibidas, sejam pelo próprio Jesus, ou pelos seus apóstolos. Exemplos: ocultismo, orientação sobre sangue, homossexualismo, etc

Lelo Mig
Membro
# 28/out/22 14:00 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton
Jonas Kahnwald

Wanton tá delirando... muita maconha.

INRI, é o que estava escrito na placa que Pilatus mandou colocar na cruz (segundo João), para trollar Jesus, em tom de chacota.

INRI = JNRJ = Iēsus Nazarēnus, Rēx Iūdaeōrum = Jesus Nazareno Rei dos Judeus.


João 19:19

"E Pilatos escreveu também um título e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: Jesus Nazareno, Rei dos Judeus."


makumbator
Moderador
# 28/out/22 14:05
· votar


Jonas Kahnwald
Exemplos: ocultismo, orientação sobre sangue, homossexualismo, etc


Essa bíblia é meio homofóbica, hein?

Pedro_Borges
Veterano
# 28/out/22 14:50
· votar


makumbator
Essa bíblia é meio homofóbica, hein?

Pra você vê de onde nasce o preconceito. Depois a gente é que tem culpa. A coisa em dos ensinamentos bíblicos.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 28/out/22 15:04
· votar


makumbator
Pedro_Borges

uma coisa é abominar a prática, outra é abominar a pessoa. Alguém que pratica o homossexualismo está tão errado como alguém que trai a esposa, e n~]ao saímos por aí apontando o dedo nem para um nem para outro. Não fazemos provocações com quem comete um pecado, não quebramos lâmpadas na cara de quem trai, etc etc etc

makumbator
Moderador
# 28/out/22 15:07
· votar


Jonas Kahnwald
uma coisa é abominar a prática, outra é abominar a pessoa.

No antigo twitter as duas coisas eram contra a lei.

está tão errado como alguém que trai a esposa, e n~]ao saímos por aí apontando o dedo nem para um nem para outro.

Muita gente teria que apontar o dedo pra si mesmo! Hahah!

Wanton
Veterano
# 28/out/22 15:11
· votar


Pedro_Borges
Pra você vê de onde nasce o preconceito. Depois a gente é que tem culpa.

Pois é. Esses dias eu tive que alforriar dois escravos pretos que estavam presos na minha fazenda de cacau. Eu paguei, eles eram meus. Não fui eu que inventei isso, a escravidão é quase tão antiga quanto a própria noção de civilização.


Jonas Kahnwald
Tá, mas daonde vc tirou que Jesus não é o mais velho? E daonde tirou esse Jaime e esse Jnri? São de textos apócrifos?

Não sei se foi da minha imaginação ou se foi inspiração divina. Você sabe que tem uma seita muito doida no Vale do Amanhecer, nos arredores de Brasília, que é baseada nas visões de uma doida de lá? Nela, o São Francisco de Assis da igreja católica virou um índio comanche chamado Pai Seta Branca. Eu tomei Fanta Tutti-Frutti antes da minha visão, não sei o que a Tia Neiva usou, mas eu também quero.

Não estou zoando as buscas legítimas que as pessoas fazem à procura de respostas para questões cosmogônicas, só estou pegando no pé dos descaminhos que surgem durante essas buscas.

makumbator
Moderador
# 28/out/22 15:38 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton
Esses dias eu tive que alforriar dois escravos pretos que estavam presos na minha fazenda de cacau.

Vc não contou pra eles da abolição, né? Esquecimento honesto. Acontece.


a escravidão é quase tão antiga quanto a própria noção de civilização.

Verdade pura. Por isso alguém pode alegar que a escravidão é algo natural (e em termos de humanidade, até é, em vista do quanto perdurou sendo aceita legalmente e socialmente). Obviamente nem tudo que é natural é bom.

Wanton
Veterano
# 28/out/22 16:01
· votar


makumbator
Vc não contou pra eles da abolição, né? Esquecimento honesto. Acontece.

Foi herança do meu bisavô. A família deles pertencia à nossa há gerações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como interpretar a bíblia: 101