Selo confirmaria Bíblia como documento histórico

    Autor Mensagem
    joe_harris
    Veterano
    # jan/08


    Arqueólogos israelenses encontraram em Jerusalém um selo de cerca de 2,5 mil anos de antiguidade que, segundo especialistas, confirmaria a teoria que indica que a Bíblia pode ser tomada como fonte de documentação histórica.
    Em caracteres hebreus arcaicos, o selo estampa o nome da família Tema, que de acordo com o Livro de Neemias estava entre os exilados que retornaram a Judéia no ano 537 a.C. após o fim do cativeiro na Babilônia, atual Iraque.

    "É um nexo entre as provas arqueológicas e o relato bíblico, ao evidenciar a existência de uma família mencionada na Bíblia", disse a arqueóloga Eilat Mazar, que dirige as escavações que acharam o selo, de pedra escura, com forma elíptica e dimensões de 2,1 cm por 1,8 cm.

    Mazar explicou que, segundo a Bíblia, os Tema viviam em uma região de Jerusalém conhecida como Ophel, designada especialmente aos servidores do Primeiro Templo, construído pelo Rei Salomão no século X a.C.

    O relato bíblico conta que, após os israelitas serem deportados à Babilônia por Nabucodonosor, depois de este conquistar Jerusalém em 586 a.C., os Tema estavam entre as primeiras famílias a retornar à Judéia.

    A arqueóloga ressaltou a influência mesopotâmica mostrada pelo selo, que em uma de suas faces possui gravada a cena de um ritual em que dois sacerdotes dispostos em ambos os lados de um altar oferecem sacrifícios à deusa babilônica Sin, representada por uma lua crescente.

    Seu culto poderia ser considerado herético para qualquer judeu. O especialista disse que o detalhe chamou atenção, e especulou-se a possibilidade de o selo ter sido feito na Babilônia, com um espaço vazio para o nome de um possível cliente, e que pode ter sido comprado por seus proprietários em algum bazar.

    Outra característica que vem a confirmar a identidade babilônica do artesão do selo é que a caligrafia está inclinada para a esquerda, talvez pelo costume da escrita cuneiforme da Mesopotâmia, orientada da esquerda para a direita.

    No domingo, Mazar apresentará sua descoberta na Conferência de Herzliya, principal fórum de debate interdisciplinar de Israel onde exporá suas conclusões sobre o selo, que se soma a uma longa lista de descobertas arqueológicas protagonizadas pela família do especialista.

    A arqueóloga Eilat Mazar, diretora das escavações que levaram à descoberta do selo, é neta do conhecido arqueólogo Benjamín Mazar, falecido em 1995.

    Ele escavou nos arredores das muralhas que rodeavam o templo de Jerusalém em uma zona chamada Monte do Templo, pelos judeus, Santuário do Nobre pelos muçulmanos, e comumente conhecida como Esplanada das Mesquitas.

    Na Esplanada das Mesquitas se encontra o Muro das Lamentações, junto ao qual Benjamín Mazar deixou à descoberta grandes superfícies de uma jazida arqueológica da época do Segundo Templo (516-70 d.C.) e em cujas cercanias sua neta encontrou o selo.

    Eilat Mazar, que concentra grande parte de suas investigações no período mais antigo da história de Israel, é responsável também por outras descobertas importantes como a da base de uma estrutura arquitetônica localizada em Jerusalém e que poderia corresponder ao palácio do mítico rei David.

    FONTE: Terra Noticias

    ____________________________________________________________

    Para que estava com saudades de discussões sobre religião!
    =p~

    Boa Tarde!

    joe_harris
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2246419-EI295,00.htm l

    _JCM_
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Previsão de posts.. mtos!

    Street Cat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    _JCM_
    Previsão de discussões religiosas.. mtas!

    minha opinão. já era hora.

    _JCM_
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Street Cat

    \o/

    gsprs
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    tem que ter marca d'água, senão é pirata

    joe_harris
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    gsprs
    tem que ter marca d'água, senão é pirata
    Pode crer!!! e tem q ter desenho da bandera do lado!

    maggie
    Veterana
    # jan/08
    · votar


    não viu o dilúvio
    mas pisou no barro

    gsprs
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Se não for registrado em cartório é tróte.

    Street Cat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    _JCM_

    o/

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    10 páginas.

    thor_
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: thor_
    · votar


    várias descobertas arqueológicas comprovam muito do q está na biblia....ao contrario do q muitos pensam....essa é mais uma.... o torá = velho testamento é praticamente a saga historica dos judeus, entao, acho dificil n ser confiavel historicamente...qt ao lado religioso, depende da fé de cada um

    mas daqui a poco vem gent falando q a bíblia foi toda deturpada pelos monges, padres e etc... enfim

    recentemente eu li um livro, EM DEFESA DE CRISTO (The case for Christ) escrito por um jornalista de Chicago muito conceituado na profissao e ateu chamado LEE STROBEL, q decidiu avaliar a veracidade da bíblia, mais precisamente do novo testamento e a vida de Jesus, usando todas as perguntas céticas q sempre aparecem, muitas q eu ja li aqui no forum, como uma investigação, ou um julgamento. O fato é q ele fez uma puta duma pesquisa, entrevistando vários academicos de renome dos EUA de várias áreas e lendo artigos e livros, tanto contra qt a favor da religião....o livro é um resumo dessa pesquisa, ele cita as principais fontes e entrevistados, notas de rodapé, e o livro é recente, n lembro se é de 1998 ou 2002, potanto está de certa forma atualizado com as perguntas, descobertas e etc..o fato é q o cara, ao fim da pesquisa, vira cristao e é ateh hj......aconselho a leitura a todos

    http://www.leestrobel.com/index.html

    a pagina do cara com a biografia e videos com varios temas q volte e meia pintam no forum

    leiam, nao tenham mero preconceito

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    thor_

    o fato é que muitos que metem o pau na Biblia por aqui, se apegam somente a textos postados em sites e comunidades céticas.

    Eu por exemplo, mesmo sendo católico, deveria fazer uma "investigação" como esse cara fez, para formar minha opinião. Mas infelizmente não faço.

    izack darck
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Uma piada leve sobre religiosos:

    Paddy e Sean estavam sentados em frente ao prostíbulo local em Dublin, discutindo as virtudes da fé católica. De repente, Gideon Greenberg, o rabino local, aproximou-se da porta, olhou para um lado e para o outro, depois subiu correndo as escadas.

    - Você viu só? - caçoou Paddy - Ainda bem que sou católico.

    Dez minutos mais tarde, o pastor anglicano aproximou-se da porta, olhou rapidamente para ao redor, então subiu apressadamente as escadas.

    - Outro hipócrita - comentou Paddy - Graças a Deus que sou católico.

    Alguns minutos depois, Sean cutucou Paddy, dizendo:

    - Ei cara, olhe só! É o padre O'Murphy vindo nesta direção.

    Os dois homens observaram num silêncio constrangido enquanto o padre católico desaparecia pelas escadas do prostíbulo. De repente, Paddy levantou-se de um salto, fez o sinal da cruz e atacou Sean:

    - Onde está o seu respeito? Levante-se e tire o chapéu! Deve haver algum morto na casa!

    Osho

    izack darck
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    brunohardrocker

    o fato é que muitos que metem o pau na Biblia por aqui

    Valei-me!

    Vick Vaporub
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Só acredito se tiver certificado digital junto.

    Abraços.

    thor_
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    brunohardrocker

    justamente, e se contentam com isso e acham q esses textos nao sao manipulados, deturpados, erroneos, superficiais ou q contenham opiniao pessoal, e se recusam a pesquisarem a fundo ou ouvir algo q vá contra isso, mesmo vindo de algum academico de renome,q sabem muito mais do q varios dos céticos

    procure esse livro, é resumo da pesquisa mas é bem detalhado, contendo as fontes e citaçoes pra aquietar qqr um q diga "mas de onde o cara tirou isso? ele inventou"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Selo confirmaria Bíblia como documento histórico