E se a esquerda fosse como a direita, nessa questão de fake news?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jul/20
· votar


LeandroP
Silspiders

Eu sinceramente não recebi nada dessas fake news e tals (sério mesmo). Mas sou muito discreto em app de mensagem (na verdade nem gosto deles) e nem tenho redes sociais (com exceção de conta no Youtube). Deve ser por isso que nunca recebi nada. Claro que eventualmente algum amigo mandava um meme ou coisa parecida pelo whatsapp (zoando qualquer um dos lados), mas aí não é fake news, e sim mensagens claramente com fins humorísticos.

Vocês são muito ligados em rede social?

Lelo Mig
Membro
# jul/20
· votar


makumbator

Também sou pouco ativo em redes sociais. Só venho aqui no fórum e no Youtube como observador e, as vezes, comento. Apesar de ter conta, porém quase inativa.

Não tenho Tweeter, Facebook, nem Instagram.

Whatsapp só do círculo de amizades, pessoas que conheço do mundo real, família e alguns contatos profissionais e comerciais.

Desta lista do Bruno, só recebi a da Manuela com tatoo do Che Guevara, o resto só ouvi falar.

A mamadeira de piroca nunca vi, nem sei se é bonitinha prá eu comprar uma prá tomar leitinho antes de nanar.

makumbator
Moderador
# jul/20
· votar


Lelo Mig
Desta lista do Bruno, só recebi a da Manuela com tatoo do Che Guevara

Não recebi essa (infelizmente! Hehehe!). Mas pra falar a verdade, eu nem sabia que existia. Mas a origem da imagem não é um meme de zoação que foi depois utilizado de outra forma? É como pegar aquele meme da carta que o Lula teria escrito para o STF enquanto estava preso (cheio de erros de gramática e escrito com os piores garranchos possíveis) e espalhar como se fosse verdade (sendo que a criação foi obviamente humorística. Quem fez não esperava que alguém acreditasse que era mesmo uma missiva do Lula).

Silspiders
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: Silspiders
· votar


Vocês são exceção, por não serem ligados em redes sociais. Entendam isso. E, assim, não vão ter ideia da dimensão do estrago dessas fakes e ficarão mesmo no campo do absurdo, ou considerarão sempre que eram meros memes.

Mas, olha! Uma dica simples:

Tem uma CPI de fake news rolando. É!! Será uma CPI para tratar de memes humorísticos? Claro que não! E você tá ligado, makumbator!

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


makumbator

Vocês são muito ligados em rede social?

Não estou no facebook, mas no twitter.

LeandroP
Moderador
# jul/20
· votar


Recebia e ainda vinham debater comigo.

Eu até dizia que eles nunca colocaram os pés na escola do filho pra fazerem essas afirmações. Não teve um feladaputa que afirmou ter visto um kit-gay ou mamadeira de piroca, mas sempre tinha um "borracheiro primo do porteiro do prédio".

Rolou à exaustão e me surpreende o fato de não terem visto.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


LeandroP

Eu estou partindo do fato de que estão falando a verdade. Porém, como eu disse, não dá para considerar mero humor se há uma CPI rolando para investigar essas coisas, que culminaram em prisões de apoiadores bolsonaristas, retiradas de perfis do gênero de plataformas como facebook e twitter.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


Essa do kit gay é um grande mal. Situações que poderiam fazer o filho de qualquer um de nós aqui, por exemplo, que nasça homossexual, ser respeitado no futuro, reduzir as chances dele sofrer bulliyng na escola, prejudicando muitas vezes de forma sustentável o desenvolvimento emocional de tal indivíduo.

Mas esse clã canalha que elegeram de forma direta, votando nele, ou indireta, se abstendo ou estruturando um comportamento de ódio direcionado, sem critério, conseguiu disseminar uma fake news horrível a esse respeito. No Jornal Nacional! Enquanto Candidato à Presidência, Jair Bolsonaro protagonizou uma cena patética, desastrosa, e MESMO assim, sabendo da considerável possibilidade de eleição desse mentiroso, as pessoas decidiram ou se abster ou votar nele. É, para mim, inexplicável. Não existe ponderação para burrice, canalhice ou concordância com um ato desse tipo.

Creio que sejam reflexões que devamos fazer para não repetir esse tipo de erro que leva não só o seu "adversário" político para o fundo do poço, mas a si também.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


Homem em foto com Lula não é irmão de Adélio Bispo, que esfaqueou Bolsonaro

brunohardrocker
Veterano
# jul/20
· votar


Silspiders
Tem uma CPI de fake news rolando. É!! Será uma CPI para tratar de memes humorísticos? Claro que não!

Em partes pode acontecer. Quem sabe a CPI chegue em algum grupo de nerds tetudos e espinhentos, reis do photoshop e sem financiamento algum?
É uma possibilidade em alguns casos.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


É uma possibilidade em alguns casos.

Sim, é uma possibilidade. Você tem alguma sugestão de quais casos isso pode aparecer?

subgrave
Veterano
# jul/20
· votar


Silspiders
O grupo que eu vou denominar como Grupo A está pedindo pra poder usar a ferramenta com fins de enviar mensagens em massa; e o grupo que eu vou denominar como sendo Grupo B está pedindo pra poder disseminar notícia falsa.

Agora que não tem partido político você é capaz de perceber essa diferença?

Tem nada a ver com passar o pano.


E desde quando as mensagens em massa do PT não são falsas/fake?

Até parece que mensagem do PT tem certificado de validade universal incontestável hhua ua ashuash uashuas huashusa huha

makumbator
Moderador
# jul/20 · Editado por: makumbator
· votar


Silspiders
Tem uma CPI de fake news rolando. É!! Será uma CPI para tratar de memes humorísticos? Claro que não! E você tá ligado,

Essa CPI é muito vaga. E como boa parte das CPIs, não vai resultar em coisa alguma. O máximo que deve acontecer é criarem leis e burocracias ainda mais retardadas e que não funcionam em internet global (como a proposta de querer que rede social estrangeira peça RG de quem fizer conta).

Vejam o caso da proibição do STF para o bloqueio de contas de algumas pessoas acusadas dos ataques contra a instituição...os caras simplesmente criaram outras contas, usaram a de parentes, etc.

Aí alguém do judiciário sugeriu barrar por IP, mas o cara não leva em conta que é perfeitamente possível alterar o número de IP, e com uma VPN você se coloca em qualquer lugar do mundo (ou seja, uma restrição para conta do Brasil também não funciona, pois a rede social não tem como saber de onde parte o acesso se usam uma VPN). E tem VPN grátis que até uma criança de 2 anos opera (a Nord VPN por exemplo tem a versão grátis como menos países, mas que já serviria para burlar essas restrições sem custo algum)

Os caras não entendem como internet funciona e ficam tentando domar um local naturalmente caótico. Batalha perdida.

Não estou no facebook, mas no twitter.

Você já deve saber que o twitter é considerada por muita gente como a pior rede social. Do que vejo de longe me parece sem dúvida a mais "tóxica". Não deve fazer bem para sua saúde.

LeandroP
Rolou à exaustão e me surpreende o fato de não terem visto.

Te juro mesmo que não recebi uma fake news sequer (e de qualquer lado). O que recebi eventualmente foram memes de amigos que sabiam que o que era retratado não era verdade, e sabiam também que eu não trataria o material recebido como verdade. Mas nem isso foi em grande volume. Pra você ter uma ideia, nem sabia da existência dessa imagem da Manu com tatuagem do Che (e agora que vocês falaram vou ter que procurar. Culpa sua Leandro!!!!).

Eu me deparei mais com fake news pessoalmente (conversando com pessoas ou escutando passivamente conversas de desconhecidos enquanto eu estava em local público) do que por internet.

brunohardrocker
Veterano
# jul/20
· votar


E o Lula?

https://mobile.twitter.com/LulaOficial/status/1288478285006024704

brunohardrocker
Veterano
# jul/20 · Editado por: brunohardrocker
· votar


https://pbs.twimg.com/media/EeGYH0IXoAERBcj?format=png&name=medium

entamoeba
Membro Novato
# jul/20
· votar


Claro que tem fake new à esquerda!

Só não tem nada no nível mamadeira de piroca!

brunohardrocker
Veterano
# jul/20
· votar


Eu vou tirar um tempo para me inteirar sobre a mamadeira de piroca. Tentar buscar desde as suas origens e os demais desdobramentos. Na época, como eu via o povo brigar e para mim era uma daquelas coisas cheias de letras garrafais, em cores gritantes, cheias de flechas indicando detalhes, vinda do esgoto da internet e que o baixo nível é total vergonha alheia e tiro no pé dos próprios idealizadores, eu não me meti nessa em nenhum momento. Me mantive "desinformado" sobre a tal mamadeira.

Mas, tem quem pense que não seja um tiro no pé e nem tenha vergonha de compactuar com essas coisas. Para mim, no particular, é.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


Tentar buscar desde as suas origens

Nossa, bacana! Quando conseguir entrega na mão da Polícia Federal!

brunohardrocker
Veterano
# jul/20 · Editado por: brunohardrocker
· votar


E sobre o termo "fake news": só quem nasceu ontem que nunca viu acontecer propagação de mentiras em corridas eleitorais para desgastar o adversário.

Desde o seu município, do seu estado, até a nível federal.

Não é diminuir a importância do combate a isso tudo, mas baixar um pouquinho a bola do pessoal, porque o PT não é especial a esse ponto, para que tenhamos que mover uma estrutura estatal para descobrir quem é que criou uma mamadeira tão poderosa que foi capaz de vencer o marketeiro João Santana na construção de imagem do PT.

Só eu me lembro de uns 20 casos de boatos que ferraram com prefeitos quase eleitos, vereadores, governadores e etc. Candidatos de partidos diversos, do tempo do PPB, PFL, até os tempos atuais. Então menos, o PT não pode ter prioridade na fila.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


Bruno, isso é obsessão com o PT, cara. Quem está avaliando a pureza é você, veja só.

É um comportamento crasso do bolsonarismo, desde os primórdios, criar uma doença e se apresentar como remédio. O que o Bruno faz é exatamente isso. Num tópico criado para tratar sobre essas fakes bizarras ele tenta trazer o PT para o centro da discussão, aludindo um comportamento sem precedentes na nossa história no inimigo que ele elegeu para si, a doença. E traz essas concepções falseadas, sem precedentes neste tópico comportando-se como o portador da ponderação, da verdade, o remédio.

Ainda que tenha sido desafiado a trazer casos parecidos - não disparos de spam - e tenha falhado, ele persiste em tentar reverter a situação a favor da direita e elege o PT, objeto de ódio de quase todos aqui, pois assim deveria ser mais fácil diminuir os erros canalhas da direita e fazer com que voltem ao seu campo de girassóis.

Só tem um jeito de você me derrotar aqui, Bruno (que ridículo, mas o seu objetivo é esse): traga as fake news que a esquerda (para você, o PT) disparou, equivalentes a essas que você mesmo elencou em um dos seus comentários.

brunohardrocker
Veterano
# jul/20 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Cara, quem elegeu o PT como vítima foi você. Está tudo documentado desde o cabeçalho do tópico: os casos tem o PT/esquerda como vítima. Não há como evitar falar sobre esse detalhe.

E eu estou falando sobre a mamadeira de piroca. Quem é a suposta vítima dela? Tem como evitar falar sobre? E você acabou de sugerir que eu mande pra PF se eu encontrar quem bolou o material. O que dá uma importância tamanha para o caso que parece que ele é especial para você.

Se situou?

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


Mas quem está falando em eleger PT como vítima? Novamente você usando o PT como uma muleta para as suas delirantes considerações.

Eu sugeri que você entregue o seu "dossiê" para a Polícia Federal, porque seria a prova de um crime, entende? E a vítima da mamadeira de piroca não foi o Haddad, embora ele tenha sido o Prefeito de São Paulo na época que ela foi "distribuída", nem o PT, o partido do então Prefeito, mas o adversário que poderia encerrar a ambição dessa corja de criminosos que acessaram o poder graças a estúpidos como você, como o Ciro também foi algo dessas fakes, mas com ele é mais difícil colar, você que acha ter a capacidade de encontrar a prova de um crime que nem mesmo as vítimas foram capazes. Patético.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: Silspiders
· votar


Eu acho que de todos os tópicos que eu vi você falando merda esse aqui foi o que mais lhe abalou. Nesse aqui você se superou. E eu lhe superestimei, achei que fosse me surpreender, de verdade.

Ainda há tempo, inclusive.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: Silspiders
· votar


E desde quando as mensagens em massa do PT não são falsas/fake?

Oi, Subgrave, agora que eu vi. Quem escreveu o comentário que você destacou foi o LeandroP.

Mas eu repondo: e desde quando são? Você conhece o teor das mensagens?

O Lelo Mig já explicou que qualquer um pode ter a conta bloqueada por compartilhar mensagens em massa, independente de serem de mentiras, até mesmo de bons conteúdos, meros vídeos de humor, mensagens de informações do partido, de convenções, prévias eleitorais, coisas que recebi aos píncaros nesses meses da quarentena. Confesso que fiquei aliviado em não receber mais tantas mensagens quanto antes, pois enche o saco, então ponto para o whatsapp. Não tenho telefone funcional do partido, então não quero ficar recebendo esses trecos.

Faça um teste você mesmo! Tente pegar um meme ou um vídeo que já tenha recebido encaminhado, que apareça duas setinhas - ou três - ao lado da palavra encaminhada que aparece nessas mensagens e tente comoartilhar. O aplicativo tem mecanismos para evitar a propagação em massa, você não vai conseguir. Tente encaminhar uma mensagem recebida, encaminhada a você, para mais de um contato.

O desafio lançado ao Bruno se estende a você. Fique à vontade.

LeandroP
Moderador
# jul/20 · Editado por: LeandroP
· votar


subgrave
E desde quando as mensagens em massa do PT não são falsas/fake?


Não sei. Você que escolheu isso como exemplo e até colou o link aqui duas vezes.

Até parece que mensagem do PT tem certificado de validade universal incontestável

Não parece não. Não sei de onde você tirou isso.

Silspiders
Quem escreveu o comentário que você destacou foi o LeandroP

[...]

brunohardrocker
Veterano
# jul/20
· votar


Silspiders
você que acha ter a capacidade de encontrar a prova de um crime

Eu não sou capaz de achar prova de crime nenhum. Ta delirando. Eu falei que ia me inteirar sobre as origens da mamadeira de piroca. O contexto todo. Isso não tem nada a ver com chegar ao autor dessa obra de arte. Se eu fosse capaz eu estaria em outra profissão.

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


Isso mesmo. Você não é capaz, nem eu.

E qual o contexto correto para "origens"? Você se expressou mal, né? O que você quer investigar, então?

Silspiders
Membro Novato
# jul/20
· votar


Você já deve saber que o twitter é considerada por muita gente como a pior rede social. Do que vejo de longe me parece sem dúvida a mais "tóxica". Não deve fazer bem para sua saúde.

makumbator, não é exclusividade do Twitter. Todas as redes sociais são tóxicas, porque nelas estão as mesmas pessoas.

E minha saúde está boa, agradeço a preocupação.

brunohardrocker
Veterano
# jul/20
· votar


investigar

Quem matou o Lineu.

makumbator
Moderador
# jul/20
· votar


Eu procurei a tal imagem da tatuagem da Manu. Pensei que era com ela menos vestida. Fiquei decepcionado. Vocês é que espalharam fake news aqui no tópico e me fizeram perder tempo!!!

Silspiders

makumbator, não é exclusividade do Twitter. Todas as redes sociais são tóxicas, porque nelas estão as mesmas pessoas.

É que sempre vejo muita gente falando que twitter é o maior câncer das redes sociais. Todo mundo poderia abandonar o twitter e ir para o 4chan, que é muito mais sério, divertido e tradicional.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a E se a esquerda fosse como a direita, nessa questão de fake news?