Ciro Gomes - Bola Dentro / Bola Fora

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# dez/21
· votar


salários dos heróis do empreendedorismo

O salário é algo garantido por lei, a atividade empreendedora não possui essa garantia.

Pedro_Borges
Veterano
# dez/21
· votar


Drinho
Wanton
Os textos de vocês são interessantes, mas muito longos. Perem de escrever jornais, a idéia do forum é de textos curtos. Com textos longos fica difícil acompanhá-los.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Pedro_Borges

Estava afim de fazer postagem grande, agora vou voltar a idolatrar Daniel Fraga e fazer piada com o Barbudo Cachaceiro.

Não dá para negar nossa natureza.

-Dan
Veterano
# dez/21
· votar


Caras, em estudos quantitativos, quando a gente vai fazer uma análise de dados para o que quer que seja, é bom ter método.

Qualquer método padronizará dados em unidades diferentes. No caso em tela, é razoavel padronizar os dados em dolar, principalmente porque a vida está atrelada ao dolar para tudo (de gasolina, eletronicos e até alimentos, já que exportar em dolar tornou-se mais lucrativo do que vender pro mercado interno).

Dando um google, cataloguei os principais dados que voces discutiram e os padronizei.

Salario minimo BRA = 192 dolares.
Salario minimo EUA = 1160 dolares (considerando o minimo de 7,25 dolares a hora e um job de 40 horas semanais)
Salario minimo PORT = 654 dolares

Salario juiz BRA = 5800 dolares
Salario juiz EUA = 9000 dolares
Salario juiz PORT = 6700 dolares

Diretor de banco privado BRA = 98.000 dolares (fonte: https://spbancarios.com.br/07/2018/voce-sabe-quanto-ganham-os-diretore s-executivos-do-seu-banco)
Diretor de banco privado EUA = 166.000 dolares
(fonte: https://www.moneytimes.com.br/salarios-ceos-de-bancos-dos-eua-ganharam -26-mais-durante-a-pandemia/)
Diretor de banco privado PORT = não achei.

Salario Medio Engenheiro BRA = 1700 dolares
Salario Medio Engenheiro EUA = 5300
Salario MEdio Engenheiro PORT = 4800


Dá pra padronizar mais ainda, e mostrar os dados na forma de multiplicadores do salario mínimo interno.

BRASIL
salario minimo interno = 1x
Engenheiro = 9x
Juiz = 30x
Diretor Banco Privado = 510x

EUA
salario minimo interno = 1x
Engenheiro = 5x
Juiz = 8x
Diretor Banco Privado = 97x

PORT
salario minimo interno = 1x
Engenheiro = 7x
Juiz = 10x
Diretor Banco Privado =


Para a surpresa de zero pessoas, notmos que o Brasil tem um nível de salários menor como um todo, como também, uma disparidade de salários maior. Isto é um evidente proxy para desigualdade social.

Contudo, isso é apenas um ponto inicial de diagnóstico. Seria interessante aprofundar e comparar o salário liquido das pessoas. Mas não estou com tanto tempo assim.

Mas, nessa linha, sabemos que, no Brasil, quanto maior o salário, menos impostos se paga, logo, a disparidade fica mais acentuada ainda.

É um problema sistêmico, mas é possível detalha-lo mais e mais com método e sair do achismo nebuloso.

Escolher o juiz do BRA para marretar, porque ele é funcionário público, e achar que baixar o salario dele é a solução dos problemas, ou querer que pessoas ganhem menos que o mínimo para solucionar os problemas não é análise. Parece mais uma tentativa de justiçamento nivelando por baixo.

Indignar-se com a desigualdade social comparando o salario minimo com os salarios do meio da tabela, e não se coçar com os salários do topo como os dos diretores do banco é uma indignação seletiva esquisita, mas até dá pra entender. Os pobres defensores de bilionário não ganham um centavo para isso, mas defendem o sonho utópico de quem sabe um dia poder se tornar um (ignorando que as chances disso acontecer tendem a zero).

Enfim, esse post não coloca pedra sobre o assunto. Mas convido a quem se preocupa em tentar entender e propor coisas, despindo-se um pouco de crenças, a fazer um MBA, pós, ou um curso superior caso ainda não tenha feito.

Por um lado é libertador entender que existem métodos para analisar dados. Por outro é ruim, porque o trabalho é gigante e, a medida que voce se aprofunda no metodo cientifico, mais aquele discurso sedutor que voce queria acreditar no inicio fica irrelevante.

-Dan
Veterano
# dez/21
· votar


Pedro_Borges
Os textos de vocês são interessantes, mas muito longos. Perem de escrever jornais, a idéia do forum é de textos curtos. Com textos longos fica difícil acompanhá-los.

queremos falar de assuntos grandes, importantes. Não dá pra sair cagando regra sobre esses temas lendo texto de zap. Assim a gente acaba achando que o bolsonaro fez um bom governo.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Drinho

Você mistura umas coisas muito malucas nas suas falas. Não dá para fechar um pacote coeso. Vai do "imposto é roubo" até o aumento da tributação dos mais ricos. Fora os números chutados, como o teto dos juízes e as taxas que deveriam ser cobradas.


Para finalizar, é impossível um empreendedor/investidor ficarem igualados em termos de renda uma vez que eles possuem um fator de risco implícito em suas atividades, o que não acontece nas demais categorias de trabalho.

Olha os dogmas, de novo! "impossível"? Que uso porco dessa palavra! Esgotar o universo de possibilidades é um exercício de pretensão. Ademais, você vê virtude demais onde não tem. O empreendedor é tão bosta quando qualquer um. Em uma sociedade acolhedora, os riscos são minimizados e não exaltados como uma virtude. Isso deve ser excesso de filme de ação na cachola.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Vai do "imposto é roubo"

Nesse momento não estou falando disso, esqueça isso, não misture as coisas, não existe país no mundo civilizado que não cobre impostos.


Olha os dogmas, de novo! "impossível"?

Não é questão de dogma, é questão de usarmos exemplos dos outros.

Existe algum lugar no mundo que confisca 90% do resultado do empreendedor?

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


-Dan
Para a surpresa de zero pessoas, notmos que o Brasil tem um nível de salários menor como um todo, como também, uma disparidade de salários maior. Isto é um evidente proxy para desigualdade social.

Até porque cargos mais especializados tem oferta de trabalho no exterior. O Brasil já paga pouco para todo mundo, quando paga pouco demais para os cargos muito especializados, ocorre a famigerada evasão de cérebros. A merda é que custa caro formar essa gente. Não é só o indivíduo que sai (foda-se o indivíduo), é o investimento que o País fez nele que se perde.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Drinho
Mas existe algum lugar no mundo que confisca 90% do resultado do empreendedor?

Existe cura para o câncer? Existe vacina para a AIDS? Você diz que a existência da cura para o câncer ou da vacina para a AIDS são impossíveis? Quando se fala em impossível, não é feita uma restrição ao que já existe, mas a um universo infinito de possibilidades.

Sim, é possível confiscar 90% do que o empreendedor tira do seu negócio. É possível criar um fundo que faça isso, por exemplo, pagando-lhe um salário como executivo e tirando-lhe o direito de ganhar milhares de vezes a mais do que o seu trabalho vale. É como eu já disse: trabalho é trabalho, foda-se essa merda de risco!!

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Wanton

Sim, é possível confiscar 90% do que o empreendedor tira do seu negócio.

Desculpa, você está propondo utopias…

Os 5 maiores taxadores civilizados do mundo não chegam perto disso…

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


-Dan
Salario juiz BRA = 5800 dolares
Salario juiz EUA = 9000 dolares
Salario juiz PORT = 6700 dolares


Que curioso! Você achou um salário diferente daqueles trazidos pelo Drinho. Sinceramente, eu não fui procurar porque era isso o que eu esperava achar. Preferi discutir a narrativa, que já continha aquele moralismo conhecido dos discursos indignados da direita.

Drinho
Veterano
# dez/21
· votar


-Dan
Obrigado por trazer os links.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Wanton

Amoeba, a disparidade trazida pelo -Dan não é diferente do que eu lhe falava…
Não seja desonesto, preste atenção no que está discordando…

BRASIL
salario minimo interno = 1x
Engenheiro = 9x
Juiz = 30x (podendo chegar a100x)
Diretor Banco Privado = 510x

EUA
salario minimo interno = 1x
Engenheiro = 5x
Juiz = 8x
Diretor Banco Privado = 97x

PORT
salario minimo interno = 1x
Engenheiro = 7x
Juiz = 10x
Diretor Banco Privado =


Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Drinho
Desculpa, você está propondo utopias…

Não estou propondo nada, estou corrigindo a sua forma de argumentar. Queria me alongar no assunto, mas, para a alegria do Pedro_Borges, hoje, tenho muito trabalho a fazer. Beijo no coração!

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Não estou propondo nada

Você está propondo utopias e sinto lhe informar, o mundo civilizado taxa renda de forma pesada, mas não confisca ao mesmo tempo que não paga 30 a 90 vezes mais para um juíz…

Você defende a desigualdade carimbada.

Empreendedores não podem estar desiguais, funcionários públicos podem, só poderia sair da sua cabeça um absurdo desses..

Altruísmo de filme de comédia, nenhuma surpresa para ninguém….

Lula e Ciro pensam exatamente como você, só não saem falando, aliás, Lula disse que funcionário público não é igual a político que tem que pedir voto de 4 em 4 anos…

-Dan
Veterano
# dez/21 · Editado por: -Dan
· votar


Drinho
Para finalizar, é impossível um empreendedor/investidor ficarem igualados em termos de renda uma vez que eles possuem um fator de risco implícito em suas atividades, o que não acontece nas demais categorias de trabalho.

Este ponto é interessante. É evidente que o tomador de riscos o fará para obter receitas acima da média que quem não toma.

No entanto, a elasticidade risco x retorno tem um tradeoff embutido que aqueles que tem o pensamento infantil de que todo mundo tem que empreender, que só o empreender é o guerreiro da nação, não nota.

Explico. Quanto maior o retorno almejado, maior o risco. Mas nao tem que ser tão arriscado assim, o Brasil que obriga empreender ser um ato de heroismo, certo? Logo, os empreendedores clamam pelo formento do ambiente para o empreendorismo, clamando cenarios mais favorareis e, por obvio, de menor risco. Só que, o retorno também diminuirá porque o risco diminuiu. É mais que tautologico. Se o ambiente é favoravel, muita gente aderirá, menos barreiras de entrada, menos lucro potencial, menos retorno.

Ok, sei que a conclusão precipitada é entender que estou falando que não se deve fomentar o empreendedorismo. Não é isso. Nenhum extremo desses lados é benéfico.

A ideia aqui é esticar essa ideia de que todo mundo pode e deve empreender. Num ambiente em que é propicio para todos serem os donos de seus negócios sem riscos, não haveria retorno algum. Num ambiente em que o retorno compensa o risco, é evidente que nem todos possam empreender. Por isso, é importante entender os diferentes papeis dos diferentes tipos de pessoas na sociedade. O empreendedor e o que vende o trabalho (seja pro publico como os funcionarios publicos, seja para os privados como os outros).

-Dan
Veterano
# dez/21 · Editado por: -Dan
· votar


Drinho
Juiz = 30x (podendo chegar a100x)

Essa situação que voce destacou creio que todos concordam ser problematica. Creio que o Wanton não é a favor das toneladas de penduricalhos e auxlios paletós que alguns magistrados levam pra casa.

-Dan
Veterano
# dez/21
· votar


Wanton
Que curioso! Você achou um salário diferente daqueles trazidos pelo Drinho. Sinceramente, eu não fui procurar porque era isso o que eu esperava achar. Preferi discutir a narrativa, que já continha aquele moralismo conhecido dos discursos indignados da direita.


Fiz de uma forma bem porca. Mas é bom ter um ponto de partida.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


É evidente que o tomador de riscos o fará para obter receitas acima da média que quem não toma

Sim

o Brasil que obriga empreender certo um ato de heroismo

Heroísmo? Pode ser, de fato não é visto como um lugar amigável para a prática.

muita gente aderirá, menos barreiras de entrada, menos lucro potencial, menos retorno.

Isso é ótimo, o mercado fica mais líquido, os preços tendem a cair ou pelo menos ficariam mais tabelados como em economias decentes, o lucro tende a diminuir, muita gente aderiu, precisam contratar, bom para quem trabalha, bom para quem consome.

Não acredito que todo mundo deva empreender, tem pessoas que simplesmente não querem empreender e está tudo bem, cada um tem uma vocação.

Creio que o Wanton não é contra as toneladas de penduricalhos e auxlios paletós que alguns magistrados levam pra casa.

Não mesmo.

Lelo Mig
Membro
# dez/21
· votar


-Dan

"a conclusão precipitada é entender que estou falando que não se deve fomentar o empreendedorismo."

Eu entendi a sua colocação, mas quero aproveitar a deixa e dar um pitaco polêmico com esta colocação.

Independente da necessidade e importância de incentivar o empreendedorismo, no Brasil esse incentivo não é bem intencionado, existe algo bem sórdido por trás, explico:

O verdadeiro e útil empreendedorismo supõe, ciências, tecnologia, inovações, criatividade econômica e comercial etc. Portanto ela solicita investimento pesado em educação.

O empreendedorismo incentivado no Brasil é o empreendedorismo "tosco". É incentivar o cara a abrir um boteco na comunidade, a mulher vender salgados e bolos.... "Ahh, fulana tia da irmã da vizinha da minha cunhada ganha 5 conto vendendo bolo na praia" (quantas mulheres fazem bolo no Brasil e conseguem este "sucesso"?).

Resumindo, este incentivo ao empreendedorismo "tosco" é pensado, vêm de cima e com apenas um intuito real, disfarçado de modernidade liberal:

"Tirar as pessoas do emprego formal"... ou se preferirem "Manter o pobre na informalidade".

-Dan
Veterano
# dez/21
· votar


Lelo Mig

Concordo. E o combustível sonhador é o que falei aqui. A chance de prosperar muito.

defendem o sonho utópico de quem sabe um dia poder se tornar um (ignorando que as chances disso acontecer tendem a zero).

Penso que muita gente teme ideias comunistas não pelo medo de virar pedofilo comedor de criancinhas, mas pela ideia do comum vir por cima da ideia do meu primeiro milhão.

É preferível ser pobre mas ter uma chance em um bilhao de virar o milhonário, do que não ser pobre nem rico (assumindo, é claro, que o modelo funcionaria minimamente).

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Penso que muita gente teme ideias comunistas não pelo medo de virar pedofilo comedor de criancinhas, mas pela ideia do comum vir por cima da ideia do meu primeiro milhão.

Ideias comunistas? Quais seriam? Não acho que pessoas temam esse tipo de coisa pelo anseio de fazer o primeiro milhão.
As pessoas morrem de medo desse tipo de coisa porque dá medo mesmo.

É preferível ser pobre mas ter uma chance em um bilhao de virar o milhonário, do que não ser pobre nem rico (assumindo, é claro, que o modelo funcionaria minimamente).

Não existe relação nenhuma entre comunismo e ser “nem pobre nem rico”.

Nenhuma.

assumindo, é claro, que o modelo funcionaria minimamente

O modelo não funciona nem micrometramente.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


https://brasil.elpais.com/brasil/2021-12-03/jurada-de-morte-pelo-pcc-n a-tampa-do-marmitex.html

Ó o empreendedor tomando risco!

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# dez/21
· votar


É preferível ser pobre mas ter uma chance em um bilhao de virar o milhonário, do que viver com uma situação econômica nivelada por baixo (aka miséria) pq o sistema centralizado é ineficiente para gerar riqueza

nem a soçada de hoje em dia acredita nesses papos, quem dirá o povão. Convertãosi ao lulismo neoliberal e acenem para o mercado o/

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


Igualdade não existe.

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


Acho que muita gente precisa parar de perder tempo discutindo sobre a igualdade e começar a pensar em como podemos jogar dentro das regras do mundo real para que haja abundância de recursos e ~= 100% da humanidade não passe necessidades básicas.

Lelo Mig
Membro
# dez/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

Igualdade é força de expressão.

Porém em uma sociedade onde os 1% mais ricos possuem o dobro da riqueza do restante da população, não é abundância o problema, você esta bastante equivocado.

Se você dobrar esta "abundância" esse 1% dobrará sua fortuna e o resto continuará pobre.

Dobro de milhão é muito. Dobro de centavo é nada.

Tem que tirar dessa gente, nem que seja à força.

ProgVacas
Membro Novato
# dez/21
· votar


você esta bastante equivocado

O Bruno, equivocado, gente... quem diria.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


brunohardrocker

Já te mandei tomar no cu hoje?


jogar dentro das regras do mundo real

Dentro das regras artificiais que podem ser mudadas? Mesmo quando as regras são burras? Mesmo quando mudá-las é fácil? Mesmo quando as regras são antidemocráticas? Você merece uma surra!

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Essa porra fica fazendo trilha no mato, pagando de Serjão Berranteiro, mas tá cagando para os problemas contemporâneos. Acha que as coisas se resolvem com abundância, como no american way of life, desprezando o consumo racional e sustentável. Putinha do agro, né? O que esperar dessa corja?!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Ciro Gomes - Bola Dentro / Bola Fora