Parei de acreditar na meritocracia

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Wild Bill Hickok

Mas diga uma fundação moral, aceitável para um direitista, que explique a desigualdade!

Como é que a direita pode ser amoral (quando se esquiva dos problemas morais) e ao mesmo tempo moralista?

O raciocínio de direita não fecha!

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


entamoeba

Mano, na boa, não adianta...

- meritocracia
- igualdade de oportunidades
- mercado 100% livre
- país 100% livre de impostos

Tudo isso é sobrenatural, neguinho apenas acredita, tem fé e pronto, não tem conversa. Se pedir pro cidadão explicar, é igual terra plana, não tem como, nem quem acredita consegue.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jan/20
· votar


É impressionante como as pessoas tem um conceito equivocado sobre fé

Drinho
Veterano
# jan/20 · Editado por: Drinho
· votar


é igual terra plana

teve um doido que disse que quando você vai na praia não consegue perceber a curvatura do planeta, por isso a terra é plana....

e teve outro que disse que um avião deveria sair do planeta enquanto voa em linha reta por isso a terra é plana....

teve outro que foi além, falou que se um helicóptero subir e ficar estático em um lugar de são paulo, em algumas horas a africa deveria surgir embaixo do helicóptero, como isso não acontece a terra é plana....

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jan/20
· votar


entamoeba
Já o fiz. Justifique você a igualdade economica.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jan/20
· votar


Lelo Mig
meritocracia e igualdade nao existe mesmo, o resto é pura dedução lógica

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Wild Bill Hickok
Já o fiz.

Fez não.


Justifique você a igualdade economica.

Falar em igualdade econômica é bobagem, a igualdade à qual me refiro está muito acima do troca-troca economicista. Ela é justificada pela ética e parte da premissa que todos têm direito a uma boa vida, o que implicaria em um modelo que visa a oferta de estímulos e de condições para o desenvolvimento de potencialidades variadas em cada pessoa.

A cultura e toda estrutura social é um bem coletivo. Separar indivíduo do ambiente (que é a base do individualismo) é um erro de compreensão da constituição do ser humano. O indivíduo é só um animal que funciona como uma espécie de hospedeiro da cultura, e toda sofisticação aparente da ação do indivíduo não passa de um efeito do meio sobre o organismo.

Dessa forma, reduzo o indivíduo à experiência, descartando a noção de liberdade plena sobre o agir. Sob esse prisma, ele deixa de ser visto como ator para ser compreendido como espectador da própria existência. Esse conjunto de "existências" é onde reside o fim último da ética, sem qualquer razão para privilegiar algumas em detrimento de outras.

Sob essa perspectiva, um modelo de organização social só é ético caso vise o bem comum ( = propiciar boas experiências de maneira igualitária).

Modelos de organização social em que o poder é mal distribuído também provocam diferenças na qualidade das experiências vividas pelas pessoas. Além do problema elementar da desigualdade de poder ser antidemocrática, ela é essencialmente antiética.

As objeções aos conceitos empregados na justificativa costumam ser baseadas no mito do livre-arbítrio, e acabam caindo em alguma fórmula moralista.

Até aqui, tudo bem?

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Lelo Mig
Tudo isso é sobrenatural

A relação das pessoas com essas crenças é bem essa!

O ideal é tentar explicar até onde consegue e, para além disso, assumir uma postura falibilista. Não teríamos afirmações tão radicais se as pessoas adotassem uma conduta mais prudente quanto às próprias crenças.

brunohardrocker
Veterano
# jan/20
· votar


entamoeba
Caso não seja, me diga como você justificativa a desigualdade.

Por que eu deveria justificar a desigualdade?

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


brunohardrocker
Por que eu deveria justificar a desigualdade?

Porque o modelo socioeconômico que você, como suposto direitista, suporta é baseado na desigualdade.

Mas você não é conservador, não é de direita, não é nada! Você só repete as burrices que outros burros dizem. Na prática, o que você quer é não ter que pensar muito. Nada de errado com isso. O erro é achar que, mesmo sem pensar, você tem algo a dizer.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Meritocracia e herança não é uma contradição?

Drinho
Veterano
# jan/20
· votar


entamoeba

Ameba ele tem que escolher entre dois modelos para suportar:

um deles tem parte da população pobre e outra não

o outro tem a população inteira pobre e os governantes não

É razoável que ele escolha o primeiro obviamente....

Drinho
Veterano
# jan/20
· votar


e parte da premissa que todos têm direito a uma boa vida

e falar em igualdade econômica é bobagem hein, a boa vida vem dos astros...

brunohardrocker
Veterano
# jan/20
· votar


entamoeba
Porque o modelo socioeconômico que você, como suposto direitista, suporta é baseado na desigualdade.

Não sei, alguém projetou esse modelo e colocou a desigualdade como um dos pilares?
Acho que o ônus continua com quem está propondo a implantação de um modelo.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: entamoeba
· votar


brunohardrocker
Não sei, alguém projetou esse modelo e colocou a desigualdade como um dos pilares?

Que diferença faz se alguém projetou ou se ele foi sendo modelado no tempo?


Acho que o ônus continua com quem está propondo a implantação de um modelo.

É o que eu falei lá em cima: esquiva dos problemas morais


Drinho
ele tem que escolher entre dois modelos para suportar

Só dois são possíveis?

brunohardrocker
Veterano
# jan/20
· votar


entamoeba
Que diferença faz se alguém projetou ou se ele foi sendo modelado no tempo?

Faz toda a diferença aqui. Se eu estivesse projetando a desigualdade para a minha civilização ideal, eu teria que justificá-la. Como ela não faz parte de nenhuma proposta, embora seja um fato, eu não preciso justificá-la.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


brunohardrocker
Como ela não faz parte de nenhuma proposta, embora seja um fato, eu não preciso justificá-la.

É a mentira que você conta para si mesmo! Ao optar por manter as coisas como estão, há uma proposta velada de manutenção da desigualdade!

Fidel Castro
Veterano
# jan/20
· votar


Emprego público é um desfavor a todo mundo

O funcionário público, com seu teto salarial baixo mas conforto e segurança, acaba estagnando e o usuário do serviço (povo), é atendido por alguém que está vendo a vida passar enquanto escuta o ventilador

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Fidel Castro

Isso é um preconceito terrível da sua da sua parte e, sinceramente, decepcionante ter que ler esse tipo de coisa vinda de você.

Dá até a entender que você não considera que haja prestação de serviço ruim feito por CLTistas.

Se qualquer outro liberaloide esquizofrênico escrevesse uma estupidez dessa aqui eu apenas riria.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Silspiders
· votar


E se for pensar que uma eventual experiência pessoal com qualquer setor do funcionalismo público tenha sido ruim, que tem gente que ganha sem trabalhar, tem sim, não nego. Já tive experiências ruins também e a revolta talvez não mude muito de aspecto entre uma pessoa e outra.

Mas posso afirmar honestamente que essas experiências ruins foram exceção, e também não muito diferente do que no setor privado, principalmente na área do atendimento.

E transformar exceção em regra é uma retórica tão desonesta, que eu fico pasmo quando percebo que pessoas adultas, que muitas vezes já passaram dos 30 anos de idade não se sentem constrangidas em usá-la.

makumbator
Moderador
# jan/20
· votar


Silspiders
Mas posso afirmar honestamente que essas experiências ruins foram exceção

Comigo em geral é o oposto. O normal é o atendimento, eficiência e etc... no serviço público ser de mediano a ruim (e ás vezes péssimo). Mas também já tive umas poucas experiências ótimas com atendimento do governo (uma em especial foi em um atendimento hospitalar que tinha que ser feito obrigatoriamente na esfera pública por conta da vacina envolvida no caso).

Na iniciativa privada (ao menos comigo) costuma também ter serviços ruins, mas a vantagem é que na maioria das vezes pode-se escolher outra empresa pra fazer o mesmo serviço (mas nem sempre, e muito por conta dos monopólios mantido sob força de lei estatal).

Outra vantagem óbvia na esfera privada é que o empregador pode demitir o empregado ruim, enquanto que para o governo demitir alguém por ineficiência é bem mais demorado e complicado. Mas reconheço que haveria muita perseguição política quando da mudança de governo (de lado a lado) se a contratação/demissão fosse nos mesmos moldes da CLT. Talvez a solução seja torcer para robôs substituírem totalmente os funcionários! Hehe!

que eu fico pasmo quando percebo que pessoas adultas, que muitas vezes já passaram dos 30 anos de idade não se sentem constrangidas em usá-la.

Sim, a gente já sabe que você está sempre pasmo, chocado, surpreso e tudo mais com a atitude de muitas pessoas. Deal with it! Haha!

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Sim, a gente já sabe que você está sempre pasmo, chocado, surpreso e tudo mais com a atitude de muitas pessoas.

Geralmente com a escrotidão das pessoas. Ainda me choca.

makumbator
Moderador
# jan/20
· votar


Silspiders
Geralmente com a escrotidão das pessoas. Ainda me choca.

Precisa trabalhar esse sentimento. Exercitar a empatia e acolhimento ao diferente.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Ahã

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Devo talvez tomar como exemplo a conduta dos convivas assíduos deste chat, né.

makumbator
Moderador
# jan/20
· votar


Silspiders

Claro. É tudo um processo. Baby steps.

Drinho
Veterano
# jan/20
· votar


entamoeba

Levando em consideração o que se conhece até hoje sim, a humanidade ainda não descobriu um terceiro caminho, você também não.

brunohardrocker
Veterano
# jan/20
· votar


O grosso do funcionalismo público está na burocracia. É lá que reside o corpo mole e a tranquilidade da estabilidade.
É inconveniente trazer para o debate o quanto trabalha profissionais como o professor e o médico.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Eu também penso assim, mas há de se distinguir. Generalizar neste caso é inconveniente.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Drinho
Levando em consideração o que se conhece até hoje sim, a humanidade ainda não descobriu um terceiro caminho, você também não.

Suas lentes só permitem que você enxergue essa dicotomia.

A humanidade descobriu inúmeros caminhos e já colocou vários em prática, em diversas escalas. As coisas só não mudam mais rápido porque são refreadas pelo poder econômico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Parei de acreditar na meritocracia