Parei de acreditar na meritocracia

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


makumbator

Dolly tá tentando resistir... apanhando feito mulher de malandro.

makumbator
Moderador
# jan/20
· votar


Lelo Mig

Dolly tá tentando resistir... apanhando feito mulher de malandro.

Eu lembro do programa "100% Brasil", que eles tinham na TV.

Semana passada eu tomei Guaraná Cruzeiro, feito em Leme-SP. Imagino que você conheça.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Não é não

Refutou.

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


makumbator

"Semana passada eu tomei Guaraná Cruzeiro, feito em Leme-SP. Imagino que você conheça."

Não conheço não.

É claro que "generalizei", mas é fato. A Coca comprou um monte de pequenos inexpressivos como Simba, Maracanã, até o Guaraná Jesus que era uma "lenda" Maranhense... ou seja, não existe concorrência, os caras quererm estar sós no mercado e foda-se. E é lógico que se você não for um doido, feito o Laerte Codonho da Dolly você vende, fica milionário e não trabalha nunca mais... ficar tendo infarte e stress prá sifuder no mercado?

Eu presto serviço para uma pessoa que era um "médio empresário" do ramo químico, tinha uma fábrica que fazia venenos, inseticidas, mata baratas, estas merdas.. trabalhava 12 horas por dia e com 40 anos já tinha tido 3 infartes... Uma "grandona" comprou a empresa dele por uns 3 milhões de dólares, hoje ele fica em casa especulando o mercado de ações, ficando cada dia mais rico coçando o saco.

makumbator
Moderador
# jan/20 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
até o Guaraná Jesus que era uma "lenda" Maranhense...

É, quando eu morei em São Luís já era da Coca. Mas ainda tinha o guaraná Jeneve (concorrente do Jesus. feito pela Antarctica)

Drinho
Veterano
# jan/20
· votar


entamoeba
Pontue aí os caminhos que a humanidade encontrou que não são colocados em prática porque o “poder econômico malvadão” não permite.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Drinho
poder econômico malvadão

Não é malvadão, não! É até patético. É como um macaco com uma metralhadora.

O resto eu respondo se você ler direito o que escrevi.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Ele não é capaz de ir além, bicho. O que ele lhe ofereceu foi o máximo, mesmo.

sandroguiraldo
Veterano
# jan/20
· votar


Guaraná Cruzeiro
Aqui em INDAIATUBA tem.

brunohardrocker
Veterano
# jan/20
· votar


sandroguiraldo

Esse guaraná foi rebaixado?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jan/20
· votar


entamoeba
Caso nos propuséssemos a um nivelamento, ele seria pela média, e não por baixo

E como se daria esse nivelamento? Planejamento central? A história nos diz que isso nao dá muito certo...

Cara, não sei se você se tocou, mas essa pergunta soou muito marxista!

Nah, mais valia é natimorfo. Marx se abstraiu da lógica economica para escrever sobre economia. A teoria do valor subjetivo foi desenvolvida por Menger antes mesmo de Marx publicar O Capital. Diferente da teoria valor trabalho, o marginalismo explica o valor de forma satisfatória e por fim resolve, por exemplo, paradoxos como o da água e do diamante.

Essa merda de mercado é que não sabe organizar o trabalho

Aí é você quem está dizendo.

De que adianta "ser produtivo" e só produzir merda?

Adianta se tiver alguem disposto a pagar pela merda. O aumento da produtividade foi o que permitiu que o proletariado galgasse posições cada vez mais favoráveis a autonomia e acesso ao longo dos anos.

Olha o seu moralismo aí! Você se acha melhor que o procrastinador! Você não é!

Em momento algum eu disse isso. Aliás, eu me enquadro no time dos procrastinadores hehe. A diferença é que nao imputo obrigações a terceiros sobre as minhas necessidades materiais. Meu exemplo foi só pra demonstrar questões como percepção subjetiva de valor, riscos e preferencia temporal, das quais você ignora ao argumentar a favor de igualdade.

Olha o mercado editorial, por exemplo. Nem mesmo 1% dos livros vendidos prestam!

Aí é um juízo de valor seu, do qual eu nao discordo. Todavia o livro presta pra quem está disposto a trocar seu dinheiro por uma cópia.

Ser dono de si é que não quer dizer muita coisa.

Pelo contrário, essa premissa é a base da ética de propriedade privada, onde as relações se desenvolvem pela não agressão e pelo contratualismo.

No capitalismo, se fôssemos donos de nós mesmos, poderíamos comercializar nossos órgãos livremente, não?

Sim, ninguem dicorda disso.

Mas penso que pode se criar uma tendência de redução da escassez

Também nao há discordancia aqui. Redução da condição de escassez se dá por aumento de capacidade produtiva. O problema é que voce parte da premissa errada de que a economia é um jogo de soma zero, como se pra cada pessoa enriquecendo houvesse outra empobrecendo, e as coisas nao funcionam assim na realidade.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar


Lelo Mig
Se essa livre concorrência existisse no mundo real, até poderíamos ter um "livre mercado" interessante, mas isso é utopia.

Não é utopia. A competição só inexiste onde há barreiras de entrada impostas pelo estado. Seu exemplo sobre vans escolares, taxis e hotelaria são a confirmação disso. O fato de uma empresa grande comprar empresas menores afim de obter maior fatia de mercado nao impede que outras pessoas adentrem este mercado. O resto é mera questão de oferta e demanda

sandroguiraldo
Veterano
# jan/20
· votar


brunohardrocker
Esse guaraná foi rebaixado?
Cruzeiro

Ofereci pra um amigo Atleticano ferrenho, ficou bravo!

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


brunohardrocker

"Esse guaraná foi rebaixado?"

Sim. Segundo a portaria 548/3200 ele não poderá mais ser comercializado na categoria de bebidas não alcoólicas gaseificadas, só poderá ser comercializado, à partir de agora, como desentupidor de pias e privadas.

sandroguiraldo
Veterano
# jan/20
· votar


Lelo Mig
só poderá ser comercializado, à partir de agora, como desentupidor de pias e privadas.

Nem é tão ruim...

entamoeba
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: entamoeba
· votar


Wild Bill Hickok
E como se daria esse nivelamento? Planejamento central? A história nos diz que isso nao dá muito certo.

A história mostra a repetição de uma mesma tentativa. Experiências democráticas alternativas foram fortemente coibidas pelo imperialismo, ou pelos detentores do poder em outros tempos. Há uma pobreza experimental enorme nesse campo.

Outra variável é a tecnológica. O homem tentou voar no século XV, mas só conseguiu no século XVIII. O que as novas tecnologias têm para oferecer a novas experiências democráticas? Nada?

Eu entendo que mudanças como essas devem partir de um planejamento central que almeje uma reforma educacional com alto investimento, visando a formação de cidadãos preparados para uma reforma política.


Adianta se tiver alguem disposto a pagar pela merda.

Esse raciocínio está equivocado! Serve para justificar a cracolândia, por exemplo. O consumismo é uma forma branda (será branda?) de vício, com alto custo para a vida das pessoas. Querer pagar por merda é uma doença.


Redução da condição de escassez se dá por aumento de capacidade produtiva.

Ou pela racionalização do consumo e da produção. Economia de mercado é uma fábrica de merda que precisa ser fechada.

O problema da implementação de um novo modelo é que as pessoas não saberiam direito como isso iria funcionar. Condicionadas pelo meio, elas só sabem o que fazer no mundo que há. Não é à toa que novos modelos chegam de maneira autoritária, seus planejadores precisam impor um novo meio, não testado e sujeito a inúmeros problemas. O problema agrava-se pelo fato dele não ser capaz de se autocorrigir. Dessa forma, a manutenção do regime só se sustenta pela força do Estado.

Mas nem toda mudança está fadada ao fracasso. Não devemos nos conformar com o modelo imoral e cruel em que vivemos porque as experiências de mudança fracassaram. Precisaríamos de fazer backups, de desenvolver modelos de teste, de descobrir novas variáveis que surgem e procurar controlá-las.

Qualquer pessoa razoável quer mudar a situação em que nos encontramos, onde o poder é centralizado na mão de quem tem muito dinheiro, enquanto as pessoas continuam a morrer de fome, mesmo quando há abundância de comida.


O problema é que voce parte da premissa errada de que a economia é um jogo de soma zero

Não faço isso. Seria muito ingênuo da minha parte.

Reduzindo bem a questão, vejo dois problemas na desigualdade econômica.

1. A desigualdade econômica acentuada provoca desigualdade de poder, o que é antidemocrático e, por extensão, antiético.

2. A desigualdade econômica produz efeitos psicológicos nocivos àqueles que estão nas faixas com menos acesso ao consumo.



Tá, sei que já postei outras vezes, mas acho muito ilustrativo.

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


sandroguiraldo

"Nem é tão ruim..."

Nunca tomei... Quando morei em Indaiatuba não vendia. Vinha somente como brinde para quem comprava 1kg de Césio 137 ou um fardo de Itaipava.....kkkk

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar


entamoeba
A história mostra a repetição de uma mesma tentativa

Planejamento central de recursos é um método fadado ao fracasso. A racionalização do consumo e da produção ocorre em escala individual. Não há como reconhecer as demandas e alocar recursos eficientemente de maneira centralizada, este tipo de conhecimento encontra-se disperso na sociedade. Isso já foi empiricamente comprovado.

Não é à toa que novos modelos chegam de maneira autoritária, seus planejadores precisam impor um novo meio, não testado e sujeito a inúmeros problemas. O problema agrava-se pelo fato dele não ser capaz de se autocorrigir. Dessa forma, a manutenção do regime só se sustenta pela força do Estado.

Finalmente vc expôs as garras do autoritarismo "democrático". Suas definições de ética precisam ser urgentemente atualizadas. Alem da incapacidade de eficiencia na alocação de recursos de um sistema economico de planejamento centralizado, temos o problema ético derivado da ideia de propriedade privada que estou dissecando aqui: todo sistema de planejamento centra invariavelmentel recai em determinado grau de autoritarismo sobre a autonomia alheia. Nesse sentido o socialismo pouco se diverge do nazi-fascismo, uma vez que todos estes implicam em um controle central que dita como os recursos sao organizados, de modo que a produção é destinada ao consumo, nao ao lucro. A distinção é meramente metodológica.

Não faço isso. Seria muito ingênuo da minha parte.

Reduzindo bem a questão, vejo dois problemas na desigualdade econômica.


Não existe nada de errado com a desigualdade economica, o problema é a miséria. Pouco me importa se alguem tem bilhoes de dolares se eu tiver condições de ter uma vida confortável a minha maneira. Depois vejo o video do macaco, nao rola assistir agora.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: entamoeba
· votar


Wild Bill Hickok
Não há como reconhecer as demandas (...) de maneira centralizada

O Google discorda.


Isso já foi empiricamente comprovado.

Tenho certeza de que não foi.


Finalmente vc expôs as garras do autoritarismo "democrático". Suas definições de ética precisam ser urgentemente atualizadas.

Acho que você não entendeu. Eu estava criticando aquilo.


Não existe nada de errado com a desigualdade economica, o problema é a miséria.

Então não há nada de errado com a desigualdade de poder? Se alguém ficar tão rico ao ponto de poder comprar o mundo, teremos, enfim, uma monarquia legítima, reconhecida pelo deus mercado?


Depois vejo o video do macaco

É importante!

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wild Bill Hickok

"O fato de uma empresa grande comprar empresas menores afim de obter maior fatia de mercado nao impede que outras pessoas adentrem este mercado."

É utopia sim. Se você têm empresas imensas monopolizando, operando e enfiando um monte de dinheiro em determinados ramos não há espaço para pequenos entrarem. Não há como concorrer.

Uma coisa é você montar um mercadinho no seu bairro, comércio base da pirâmide, que impacta quase nada no todo... nesse caso, ainda que impere a lei da bala e da porrada em muitas regiões, máfias, milícias e etc, ainda é possível encontrar espaços e se estabelecer. Posso falar de cátedra, tive comércio por 10 anos.

Mas, quanto mais você avança os degraus, mais o jogo fecha, fica sujo, político e desigual. Não é o Estado que controla o mercado é o mercado que controla a política.

Por isso, nosso ideal de Estado controlador ou Mercado controlador é igualmente utópico, porque não existe Estado justo, feito por políticos honestos, nem mercado livre, feito por empresários liberais que permitiram a livre concorrência.

Se apegar aos ideias atuais de esquerda ou direita são igualmente erros. No fim da equação, se o esquerdista ou direitista são igualmente desonestos o resultado é o mesmo. Idem se substituir um Estado corrupto por um Mercado corrupto.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# jan/20
· votar


Lelo Mig

Utopia é reconhecer o carater simbiótico de corporações+estado e acreditar que isso possa dar certo. Não existe monopólio sem barreiras de competição impostas por lei. Mesmo que uma empresa detenha 99% do mercado, a partir do momento em que ela praticar aumento abusivo de preços, estará sinalizando a concorrência que vale a pena ingressar na área. Tem um exemplo disso que li num artigo que falava sobre um sujeito que tentou monopolizar o refino de açúcar nos EUA pós guerra civil. Basicamente o cara comprava a concorrência e chegou ao ponto de ter 95% do mercado para si, mas a cada vez que tentava subir os preços, a concorrencia ressurgia e rapidamente ocupava seu lugar no mercado. Lei da oferta e procura nao falha, meu caro.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


QUE ASCENSÃO! Esse é Steve Zhang, terminou a faculdade com 22 anos, trabalhou como analista por 3 anos na Morgan Stanley e aos 26 tornou-se o mais jovem PRESIDENTE a assumir a Inter de Milão. Tudo isso apenas com muito trabalho, estudo e sendo filho do dono do clube.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


Jonas Kahnwald

Você ainda tem esse rancor do seu tio achar que o filho dele mereceu mais que você o cargo de CEO?

Foi isso que lhe fez deixar de acreditar na Meritocracia?

Ken Himura
Veterano
# fev/21
· votar


ProgVacas
Este é o novo futebol pós-Abramovich.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


Verdade.

Rebuke
Membro Novato
# fev/21
· votar


Quem mandou não ser filho do dono, otário.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/21
· votar


ProgVacas
Você ainda tem rancor do seu pai não te dar atenção e aí procura a minha?

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


Rebuke

Quem mandou não ser filho do dono, otário.

HAHAHAHA ri alto

Jonas Kahnwald

Você ainda tem rancor do seu pai não te dar atenção e aí procura a minha?

NÃO ADIANTA FICAR BRABINHO

O que aconceteu com o seu primo é a mesma coisa que aconteceu com o Presidente da Inter de Milão. Você faz depois com o seu filho, relaxa! Pode até promovê-lo com 14 anos, na sua empresa multimilionária, se quiser. Imagina essa ascenção!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/21
· votar


ProgVacas
Pela pinta de playboy que vcs acham que eu tenho, ce acha que eu fico mesmo brabinho com esse comentário?

Eu pego os meus 30k por mês sem ser CEO, compro uma vacina da Pfizer e vou curtir o fds nas Malvinas, tá tranquilo

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


Malvinas... Que mau gosto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Parei de acreditar na meritocracia