IDH, ateísmo e cerveja stout

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


acreditando em papai do céu e achando que é isso que o faz honesto

o povo é burro: trata-se de mera confusão entre condição necessária e suficiente

Jube

nao sei do que você fala: eu estou desde 2008 combatendo o ateísmo no OT

Jube
Veterano
# fev/17
· votar


sallqantay
nao sei do que você fala: eu estou desde 2008 combatendo o ateísmo no OT

Qual é a religião do momento?

Jack Holland
Veterano
# fev/17
· votar


sallqantay

E teísmo em outros deuses? Tem que ser combatido tb?

Wade
Membro Novato
# fev/17
· votar


ITT: um monte de marmanjo peludo discutindo há dias sobre fantasia.

www.empregos.com.br

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


Jack Holland

creio que o front principal é o combate ao ateísmo, feminismo e comunismo. O resto não é câncer, é mero resfriado

Jube

união do vegetal

Jube
Veterano
# fev/17
· votar


O que faz o ateísmo ser algo tão grave?

brunohardrocker
Veterano
# fev/17 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Jube

Na verdade ta na hora de todo mundo largar esse cinismo de que culturas muito discrepantes podem conviver harmoniosamente no mesmo espaço geográfico.

Levando em consideração que toda cultura/tradição busca se manter, qualquer elemento contrário que se adentra é entendido como ameaça. E os indivíduos inserido nessa cultura vão, naturalmente, buscar se proteger. Num paralelo ao que acontece numa guerra.

E não é só o ateísmo. É qualquer coisa. Dependendo o local, o cristianismo é/foi entendido como uma ameaça. O islã. O feminismo. O comunismo. O capitalismo.

Se você estivesse numa nação predominantemente ateísta, que tivesse muitos traços culturais que dependessem disso, e notasse um crescimento galopante do cristianismo, você iria se sentir ameaçado. Não adianta querer disfarçar com "tenho o dom da tolerância religiosa" que não iria colar.

É só largar a hipocrisia. O multiculturalismo não é sinônimo de convivência pacífica entre diferentes culturas. Ele é o liquidificador cultural.

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


O que faz o ateísmo ser algo tão grave?

a lavagem cerebral ateísta já foi tão longe que nego formula uma pergunta dessas como se fosse algo prosaico

Insufferable Bear
Membro
# fev/17
· votar


O que faz o ateísmo ser algo tão grave?
veja o que aconteceu comigo

alguma outra dúvida?

Maestro della Verità
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: Maestro della Verità
· votar


Jack Holland

Meu ponto não é esse. O que eu quero dizer é que a) resumir tudo em crer ou não na existência de uma divindade e b) apontar o ateísmo como o pior mal do ocidente é idiotice e combater o "inimigo" errado.

Quem acredita no Deus da bíblia acredita também que, qualquer linha de pensamento que procure obscurecer a mente das pessoas e afastá-las da verdade (i.e, ensinar que Deus não existe) é um terrível mal.

Agora quanto as formas de combater esse mal, ao meu ver a única forma, é procurar ensinar as pessoas a respeito da verdade, fazendo-as usar as suas faculdades de raciocínio:



Romanos 12:1,2
1 Portanto, eu lhes suplico, irmãos, pelas compaixões de Deus, que apresentem o seu corpo+ como sacrifício vivo, santo+ e aceitável a Deus, prestando assim um serviço sagrado com a sua faculdade de raciocínio.
2 E parem de se amoldar a este mundo,* mas sejam transformados, renovando a sua mente,+ a fim de comprovar por si mesmos+ a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus.

st.efferding
Membro
# fev/17
· votar


a lavagem cerebral ateísta já foi tão longe que nego formula uma pergunta dessas como se fosse algo prosaico


substitua por teísta e dá na mesma merda

Jack Holland
Veterano
# fev/17
· votar


Maestro della Verità
Quem acredita no Deus da bíblia acredita também que, qualquer linha de pensamento que procure obscurecer a mente das pessoas e afastá-las da verdade (i.e, ensinar que Deus não existe) é um terrível mal


Exatamente.

Maestro della Verità
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: Maestro della Verità
· votar


Jack Holland
Então se você sabe disso e/ou concorda com isso, sua única objeção devia ser à forma como alguns atacam o ateísmo, e não ao fato de considerarem ele um mal

CindyFerrari
Veterano
# fev/17
· votar


creio que o front principal é o combate ao ateísmo, feminismo e comunismo. O resto não é câncer, é mero resfriado

Bolsonaro, devolve a senha do Coltrane!

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


st.efferding
substitua por teísta e dá na mesma merda

please, eu inventei essa trollagem

CindyFeminazi

=*

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: dr. Rey
· votar


Jack Holland
seu argumento era sofismático, porque está na cara (desde aquele tópico do aborto) que suas posições são norteadas tendo como base principal sua religião; mas como tem inteligência suficiente pra saber que só isto não cola no mundo real, com o tempo desenvolveu uma grande habilidade de disfarçar isto

Olhe-se no espelho.

Fui ateu da adolescência até um dia desses. E quando digo “ateu”, digo “ateu da pior espécie”, do tipo intolerante e escarnecedor, daquele que gosta de provocar os crentes sem dó nem piedade. Se não acredita, leia este post:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/63675/p5#5278756

(“Devil Boy” é um dos meus muitos nicks no fórum).

Só mudei minha posição depois de ler muito, refletir muito, destruir eu mesmo cada um dos argumentos que tinha para ser anticristão e chegar à conclusão de que eu é quem estava errado.

Para ter uma ideia, até uns 4 anos atrás, mesmo depois de eu já ter me tornado simpático ao cristianismo, ainda não achava razoável acreditar em Deus. Leia o que outros usuários diziam a meu respeito:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/288632/#8339198
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/288632/#8337750

(“Joseph de Maistre” também sou eu).

Ainda hoje, no entanto, continuo lendo os escritos de ateus intolerantes e escarnecedores sempre que acho útil. Nietzsche e Ayn Rand disseram muita coisa boa e não tenho problema nenhum em reconhecer isso.

Se tem alguém cético nesse fórum, com uma alta margem de tolerância para pontos de vista contrários, que demora para formar opinião e que está interessado em entender alguma coisa, não em tomar partido de nada nem de ninguém, sou eu.

Você ficou com a impressão de que eu sou apenas um fanático tentando disfarçar meus preconceitos porque, inconscientemente, é o que você está fazendo agora. Como o seu horizonte de consciência ainda não passa desse estágio, você não consegue evitar projetá-lo em mim.

Está mais pra questionar suas contradições, ilogicidades

Entre na fila.

“In speaking of the ‘value premises’ of science, one cannot ignore the fact that, at least in Western civilization, where science has flourished more than in any other culture (indeed, some would say it has flourished too much), the objectivity, skepticism, openness, and general spirit of rationalism that characterize scientific inquiry have stemmed from a complex relationship between the sacred and the profane. On the one hand, a belief in the sacredness, or potential sacredness, of all things, such as existed among the Germanic peoples and also in Eastern Christianity, inhibits objective, skeptical, open, rational investigation. Thus it was no accident that the first Western sciences emerged at the time when there was a separation between ecclesiastical and secular polities. On the other hand, they first emerged precisely in the ecclesiastical sphere, not the secular in canon law and in theology itself. Western theologians of the late eleventh and twelfth centuries Anselm, Abelard, and others did not hesitate to subject the evidence of divine mysteries to systematic, rational, and even skeptical examination. Anselm sought to prove ‘by reason alone,’ without the aid of faith or revelation, not only the existence of God but also the necessity of his incarnation in Christ. Abelard exposed the selfcontradictions in sacred writings a first step toward scientific Biblical criticism. Similarly, the canon lawyers examined openly the contradictions in the canons of the church. Proceeding from an objective analysis of the prevailing law, they concluded that even the pope, Christ's deputy, was subject to deposition if found to be a heretic or if guilty of a crime that was a scandal to the church. The conclusion seems inescapable that what gave rise to scientific values was not the carving out of a sphere of life the secular, the temporal, the material which could be investigated without risk to religious beliefs, but rather a new attitude toward the sacred itself” (BERMAN, Harold. Law and revolution. v. 1. The formation of Western legal tradition. Cambridge: Harvard, 1983, p. 157).

, e violações descaradas da laicidade do Estado.

Quais?

Agora sim. Parabéns. Doeu reconhecer que o buraco é muito mais embaixo do que aquela simplificação porca que vc fez mais acima?

O que eu disse não foi simplificação. E, mesmo que tivesse sido, não teria sido porca.

Não foi simplificação porque o criador do tópico estabeleceu uma correlação genérica e universal entre IDH e ateísmo, sem entrar no mérito de países, regiões e circunstâncias específicas. O que eu fiz foi apenas dar uma explicação genérica e universal para essa correlação, sem entrar no mérito de países, regiões e circunstâncias específicas.

E não teria sido porca porque a minha explicação se sustenta mesmo no nível nacional (nos EUA, p. ex., os estados mais ricos são os com maior percentual de ateus), i.e., sem precisar levar em consideração as variáveis que apontei.

Falácia do escocês detected. Não são representativos de que? Não é o ateísmo que está destruindo o ocidente? [i] Se eles já acreditam em um deus, não são ateus, o que, segundo vossa lógica, já basta pra coloca-los do "lado bom" da história. Não é só isso que importa?

Falácia do jumento detected.

Não, não e não.

O Brasil sempre foi um favelão do terceiro mundo. A cultura que seguimos aqui é uma vulgarização da cultura da Europa e dos EUA. Logo, o tipo de cristianismo que se pratica aqui não é nem nunca foi representativo do tipo de cristianismo praticado na Europa e nos EUA.

E eu disse que hedonistas têm mais MOTIVOS para se tornarem ateus, não que eles necessariamente se tornarão ateus. O fato de o sujeito ser hedonista e não gostar das barreiras impostas pela religião não significa que irá abandoná-la e se tornar ateu. Ele pode optar por simplesmente criar alguma defesa psicológica -- alguma racionalização -- para justificar sua hipocrisia escancarada e permanecer na religião sem sentir dissonância cognitiva.

Maestro della Verità
Membro Novato
# fev/17
· votar


dr. Rey
Se tem alguém cético nesse fórum, com uma alta margem de tolerância para pontos de vista contrários, que demora para formar opinião e que está realmente interessado em entender alguma coisa, não em tomar partido de nada nem de ninguém, sou eu.

Apesar de concordar com boa parte do resto do seu post, não tinha como eu discordar mais deste trecho.

Você disse bem aqui: continuo lendo os escritos de ateus intolerantes e escarnecedores sempre que acho útil.

Ou seja, somente quando é de seu interesse e quando a iniciativa parte de você, em questionar os próprios pensamentos

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17
· votar


Maestro della Verità

Sim, leio quando acho útil para entender alguma coisa. O que tem demais?

Maestro della Verità
Membro Novato
# fev/17
· votar


dr. Rey
O que tem demais?

Tem demais que se alguém contraria algo que você pensa, você nao vai ler o que ela te mostra na grande maioria dos casos, mas pelo contrario, vai defender com unhas e dentes seu posicionamento até que:

(_) ganhe a discussão
(_) perca a discussão e se irrite, se recusando a admitir, porém, que estava errado

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/17
· votar


(“Devil Boy” é um dos meus muitos nicks no fórum).
(“Joseph de Maistre” também sou eu).


Só denunciando os multi aqui.

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: dr. Rey
· votar


Maestro della Verità

Não é porque eu não dou atenção aos argumentos de certos usuários do fórum que eu sou uma pessoa de mente fechada.

Como disse no outro tópico, se a ideia for boa, isto é, se ela for o tipo de coisa que eu teria coragem de publicar em uma revista acadêmica do primeiro mundo, o meu interlocutor pode ser até o Satanás que lhe serei todo ouvidos.

Ateu, cristão, conservador, marxista, keynesiano, liberal, ambientalista, feminazi, whatever. Leio o que aparecer e absorvo o que for possível.

Mas a ideia tem que ser boa. Se for ruim, chuto que é macumba mesmo. Sou seletivo e só levo a sério quem tem alguma coisa para me dizer.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/17
· votar


dr. Rey
Por favor, avalie minha tentativa mal formulada de dar uma contribuição ao tópico, que foi sumariamente ignorada por todo mundo: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/329907/p2#9233994

Maestro della Verità
Membro Novato
# fev/17
· votar


dr. Rey
Mas a ideia tem que ser boa. Se for ruim, chuto que é macumba mesmo. Sou seletivo e só levo a sério quem tem alguma coisa para me dizer.


Hum, mas e se a pessoa que postou você talvez leve em consideração, mas o conteúdo é embasado?

Me parece (i.e., se minha conjectura for verdadeira) que você ignora olhando apenas para o primeiro (usuário) e depois para o segundo (conteúdo) o que invalida sua afirmativa de que é mente aberta.

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


Black Fire

você falou o bagulho mais ortodoxo e organizado que tem, dois parágrafos dignos de estarem em um livro

mas aqui no OT o que vale é a polêmica

1/10

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/17
· votar


sallqantay
Obrigado.

Jube
Veterano
# fev/17
· votar


brunohardrocker
Na verdade ta na hora de todo mundo largar esse cinismo de que culturas muito discrepantes podem conviver harmoniosamente no mesmo espaço geográfico.

Levando em consideração que toda cultura/tradição busca se manter, qualquer elemento contrário que se adentra é entendido como ameaça. E os indivíduos inserido nessa cultura vão, naturalmente, buscar se proteger. Num paralelo ao que acontece numa guerra.

E não é só o ateísmo. É qualquer coisa. Dependendo o local, o cristianismo é/foi entendido como uma ameaça. O islã. O feminismo. O comunismo. O capitalismo.

Se você estivesse numa nação predominantemente ateísta, que tivesse muitos traços culturais que dependessem disso, e notasse um crescimento galopante do cristianismo, você iria se sentir ameaçado. Não adianta querer disfarçar com "tenho o dom da tolerância religiosa" que não iria colar.

É só largar a hipocrisia. O multiculturalismo não é sinônimo de convivência pacífica entre diferentes culturas. Ele é o liquidificador cultural.


Então estamos falando daquele ateu radical que enfia cruz na bunda, mija encima, que vem todo fervoroso quando vê um religioso?

CindyFerrari
Veterano
# fev/17
· votar


brunohardrocker
Na verdade ta na hora de todo mundo largar esse cinismo de que culturas muito discrepantes podem conviver harmoniosamente no mesmo espaço geográfico.

vc já conviveu com uma cultura muito discrepante da sua* ou tá falando isso baseado no seu achismo?

* também vale ter presenciado de perto duas culturas muito discrepantes entre si, sem necessariamente fazer parte de uma delas

brunohardrocker
Veterano
# fev/17
· votar


Jube
Então estamos falando daquele ateu radical que enfia cruz na bunda, mija encima, que vem todo fervoroso quando vê um religioso?

Não, cara.
Estou dizendo que a parada é geral. Tem coisa que não da pra misturar, então o desenvolvimento de resistências nos indivíduos vai ser natural.

E o resultado não é bem a tolerância, mas uma sincretização, onde as pessoas vão pensar e agir dubiamente. Até que aquelas culturas/crenças que antes tinham certa coesão social, cheguem a falência.

brunohardrocker
Veterano
# fev/17 · Editado por: brunohardrocker
· votar


CindyFerrari
vc já conviveu com uma cultura muito discrepante da sua* ou tá falando isso baseado no seu achismo?

Não, eu vivo no Brasil, ou seja, eu já estou dentro do liquidificador.

E o papo não é sobre os simples regionalismos do brasil, aquela coisa colorida da Regina Casé. Se for considerar apenas isso, o Brasil se torna até bem coerente. Do gaucho ao nordestino, do nortista ao sudestino, há muito mais semelhanças que diferenças. As diferenças são mais estéticas que estruturais.

É diferente você falar sobre cristãos, muçulmanos, comunistas, liberais, conservadores e libertinos todos dentro da mesma patotinha. E também não se fala apenas em conflito físico.

Falo isso pra isolar as pessoas que pensam de forma diferente em cada canto do planeta? Não. Apenas acredito que a tolerância só não é um conto de fadas até a pagina 3.

Sim, aquele good vibes prefrentex, não deveria enganar ninguém. Mas engana. Ele é tão intolerante quanto os intolerantes. Apenas se esconde atrás do seu discurso cheio de ternura e escolhe quem vai tolerar.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/17
· votar


Nego ainda consegue ver com olhos idealistas a sociedade que mais matou cristãos por motivos religiosos: a sociedade ocidental.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a IDH, ateísmo e cerveja stout