Projeto Escola sem Partido

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# jan/19 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Sobre anti-intelectalismo, fiquem tranquilos.

É mais uma corrente do momento que vem sendo passada de boca em boca no meio prog desde lá da gringa, passando por Haddad e cia.

brunohardrocker
Veterano
# jan/19
· votar


https://mobile.twitter.com/jairbolsonaro/status/1081479234424655872

LeandroP
Moderador
# jan/19
· votar


agora fudeu a porra toda... temos um astrólogo paranoico como guru

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


LeandroP

Depois de ver a sra. Damaris dizer que "o País é laico, mas ela é cristã" e colocarem como coordenador do ENEM uma Olavete, eu tô começando a ficar com medo de ser queimado vivo numa fogueira.

LeandroP
Moderador
# jan/19
· votar


Lelo Mig

Eu não me importo com a religião da pessoa. O que me preocupa é o fanatismo, o fundamentalismo religioso, e levar isso pra dentro de um ministério. O seu medo faz sentido!

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


LeandroP

Também não me incomoda a religião... sou de família religiosa, namoro com religiosa.

Mas, dizer "o Estado é laico, mas eu sou cristã"... me soou afrontoso. O Brasil não é só de cristãos... existem Budistas, Religiões Afro, Hindus, Judeus, Muçulmanos, Xintoístas, Ateus, e mais um monte de gente para qual "Cristo" não significa porra nenhuma.

Eu sempre tive um certo receio de Cristãos, eles possuem um histórico de desrespeito as demais religiões... Sempre foram afrontosos, gostam de julgar, se acham os donos da verdade, e prá piorar, possuem um histórico de séculos e séculos de matança... Não é preconceito não, é medo mesmo!

LeandroP
Moderador
# jan/19
· votar


Verdade, Lelo Mig. Eu acredito que esses se denominam cristãos, mas não são. Pois sendo, no mínimo respeitariam as demais religiões.

Lelo Mig
Membro
# jan/19
· votar


LeandroP

"esses se denominam cristãos"

O cristão médio comum (obviamente sem generalizações) é quem menos segue a filosofia propagada por Jesus Cristo, onde o amor ao próximo e a caridade sem olhar a quem, foram o foco principal de sua argumentação.

A Igreja da Idade Média, fez uma distorção nos princípios cristãos que não se equilibrou até hoje, em algumas "placas" até piorou.

sallqantay
Veterano
# jan/19
· votar


temos um astrólogo paranoico como guru

melhor que leonardo boff

/o/

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/19
· votar


Como é que alguém enxerga traços de cristianismo medieval no cristianismo popular brasileiro, basicamente um sincretismo de evangelho com macumba e traços de coisas que o próprio fiel inventa?

brunohardrocker
Veterano
# jan/19
· votar


Lelo Mig
Depois de ver a sra. Damaris dizer que "o País é laico, mas ela é cristã" e colocarem como coordenador do ENEM uma Olavete, eu tô começando a ficar com medo de ser queimado vivo numa fogueira.

Parabéns, Catraca, Quebrando Tabu, Uol e Folha lhe informaram bem.

LeandroP
Moderador
# jan/19
· votar


brunohardrocker

A sua fonte confiável é o Ratinho, do Sistema Bolsonaro de Televisão?

brunohardrocker
Veterano
# jan/19
· votar


LeandroP

Minha única e exclusiva fonte chama-se Joaquim Teixeira.

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Black Fire

"Como é que alguém enxerga traços de cristianismo medieval no cristianismo popular brasileiro"

Nem precisa "enxergar", a presença é muito forte, está aí para quem quiser ver. Não é "um traço distante", é tradição arraigada, impregnada.

A cultura de apontar o dedo, julgar, temer o novo e diferente, achar que quem vive fora do padrão moral cristão esta em pecado, que "o inimigo" esta presente o tempo todo trollando e etc...

O conceito de um Deus vingativo, que pune com requintes de crueldade quem não dobra os joelhos pra ele, é muito forte ainda, principalmente no evangelismo moderno, muito embasado no Velho Testamento.

Isso tudo vêm de cânones cristãos muito antigos, que não são exatamente bíblicos, e sim regras feitas à partir de interpretações. Haja visto que o Judaísmo segue o mesmo livro, o mesmo Deus, e tem cânones muito distintos.

O discurso de ódio no cristianismo é bastante comum, alguns pastores modernos são assustadores. Estes caras querem o poder...


Tenho um amigo ateu que a mãe é evangélica... se a geladeira da casa quebra, ela o culpa, porque ele é a "porta do demônio na casa". Este é um padrão que não difere em nada do de "apontar uma bruxa".

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/19
· votar


Lelo Mig
Qual a ligação disso com o cristianismo medieval? O tele-evangelismo brasileiro é um fenômeno cultural da modernidade, ver em pastores sincréticos ou fundamentalistas traços de medievalismo é forçar a barra, ou é coisa de quem estudou história pelo history channel.
Essa cultura de religião pura e primitiva, inclusive com evocações ao Velho Testamento é um fenômeno cultural protestante, pós-Calvino, e não tomou proporções importantes antes do século XIX, nem a pau que isso é um medievalismo.

Isso tudo vêm de cânones cristãos muito antigos
Quais canones sao esses?

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/19
· votar


Este é um padrão que não difere em nada do de "apontar uma bruxa".

A caça as bruxas é um fenômeno que atingiu muito marginalmente a idade média e teve seu ápice na idade moderna, e ocorreu sobretudo em países onde o cristianismo medieval ja nao existia, só pra esclarecer.

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Black Fire

"é coisa de quem estudou história pelo history channel."

Vamos com calma... você não me conhece, não conhece minha formação, não sabe meu grau de instrução... mesmo que eu "não saiba tanto quanto você", vamos com calma, não relativizei sua cultura sua cultura, não faça o mesmo com a minha. Agradeço!

Apesar de ser um tópico sobre Projeto Escola Sem Partido, o assunto não ser diretamente religião, mas vamos resumir, o porque usei o termo "mentalidade da igreja cristã medieval".

Lembre-se que anteriormente a idade média, muito próximo dela, o Cristianismo, ao contrário de hoje, era uma religião Oriental.

A expansão do Cristianismo ao Ocidente, se dá justamente, no princípio da Idade Média. No Oriente ela se mantinha "intacta" com uma evolução bastante lenta.

Os bispos enviados para a expansão e missionarismo tiveram, nesta época, muitas dificuldades de lidar e negociar com os povos bárbaros e ex províncias do Império Romano. Lembre-se que a Idade Média se inicia logo após a queda do Império Romano.

Considere que além das dificuldades de um período de muitas guerras localizadas, o Cristianismo se deparou, no Ocidente, com seu grande "inimigo"... o Paganismo.

A região, onde hoje chamamos França, Inglaterra e Alemanha, tornou-se o grande centro do missionarismo e edificação da Igreja Cristã na Europa e, consequentemente, o início da grande perseguição aos pagãos.

A Inquisição, tal qual conhecemos, se inicia por volta de 1200, prá frente da metade da Idade Média, mas as idéias geradoras dela, vem desde este princípio ocidental, os conceitos básicos se iniciam justamente por conta dos problemas enfrentados com o Paganismo.

Lembre-se que enquanto no Oriente, o Cristianismo não tinha muitos "inimigos" e convivia, sem intimidade, com o Judaísmo, no Ocidente, com as dezenas de cultos locais, druidismo, religiões nórdicas e etc. a coisa foi diferente.

"Quais canones sao esses?"

Cara, refiro-me aqui a cânone, como um conjunto de regras, estatutos, livros, documentos e etc. considerados de inspiração divina ou da interpretação de texto "divino".

Obs: A primeira publicação oficial cristã proibindo o Paganismo, data de 400 e pouco, ou seja, anterior a Idade Média.

Termos como herege, pena de morte a pagãos, troca das festividades Pagãs por equivalente religioso, associação do Natal ao nascimento de Jesus e etc., tudo isso vem do início da Idade Média.

Acho que me alonguei em demasia para um tópico destes.

Muitas vezes aqui, resumimos, damos uma generalizada... interprete sem levar tanto ao pé da letra.

"ocorreu sobretudo em países onde o cristianismo medieval ja nao existia, só pra esclarecer."

Como exemplo, o Nacionalismo Alemão que deságua no Nazismo de Hitler, inicia-se muito tempo antes. Ou seja, as questões no campo filosófico, religioso, social, político e etc, não ocorrem "quando são inventadas". Elas são fecundadas muito tempo antes, as vezes, séculos. A inquisição foi uma "evolução" natural do anti paganismo.

Usa-se o termo "O Ovo da Serpente" para simbolizar fases iniciais destas ideologias.

Na boa, acho que você me entendeu...

Abraço!

Lelo Mig
Membro
# jan/19
· votar


brunohardrocker

"Parabéns, Catraca, Quebrando Tabu, Uol e Folha lhe informaram bem."

Cara, isso não foi informação de panfleto, ou de "fanzine udigrudi", nem trabalho da "grande midia".

Ela falou no discurso de posse! Não precisa ser informado, por quem quer que seja,... basta não ser surdo.

entamoeba
Membro Novato
# jan/19 · Editado por: entamoeba
· votar


brunohardrocker
Parabéns, Catraca, Quebrando Tabu, Uol e Folha lhe informaram bem.

Parabéns, agora é oficial: você é um bolsomínion.

Dê um print dos seus posts e leve à recepção para retirar o macacão e os óculos (ou monóculo).

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/19
· votar


Lelo Mig
Como exemplo, o Nacionalismo Alemão que deságua no Nazismo de Hitler, inicia-se muito tempo antes. Ou seja, as questões no campo filosófico, religioso, social, político e etc, não ocorrem "quando são inventadas". Elas são fecundadas muito tempo antes, as vezes, séculos. A inquisição foi uma "evolução" natural do anti paganismo.

Não cara, é um exemplo totalmente sem sentido, mesmo que o cristianismo medieval fosse brutal ou qualquer coisa do tipo, o evangelicalismo brasileiro não é herdeiro direto dele de forma alguma. Ele descende, de uma forma bem decadente, da reforma protestante, que é precisamente a negação do cristianismo medieval. O anti-intelectualismo e o fundamentalismo bíblico são produtos posteriores a reforma, como negação, mais uma vez ao cristianismo medieval, leia os debates de Lutero por exemplo e veja os ataques que ele fez aos Escolásticos, o Estado fundamentalista também é um produto da Reforma, o ataque de Calvino não foi ao excesso de zelo e opressão da Igreja à sociedade, foi precisamente o contrário (leia a Carta ao Rei nas Institutas, ou estude o regime que se implantou nos domínios da reforma). Você está sendo anacrônico e usando lugares comuns.

A Inquisição, tal qual conhecemos, se inicia por volta de 1200, prá frente da metade da Idade Média, mas as idéias geradoras dela, vem desde este princípio ocidental, os conceitos básicos se iniciam justamente por conta dos problemas enfrentados com o Paganismo.

Isso também é um anacronismo, como se estabelece essa relação causal da inquisição com fatos acontecidos 800 anos antes? Eu acho difícil estabelecer essa relação até entre a inquisição francesa e a portuguesa, por exemplo.

Cara, refiro-me aqui a cânone, como um conjunto de regras, estatutos, livros, documentos e etc. considerados de inspiração divina ou da interpretação de texto "divino".

Eu sei o que é um cânone, quero saber quais são esses cânones que você consultou.

entamoeba
Membro Novato
# jan/19
· votar


Como li por aí:

Isso tudo faz parte de um plano, o "plano cartesiano".

https://web.archive.org/web/20190105212312/https://muriloresende.org/d escartes-pai-da-ideologia-de-genero/

Só dá retardado nesse "governo".

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/19
· votar


Eu nao sou nenhum medievalista, que acha que a idade média foi a época de luz e felicidade da humanidade, mas, comparar esse reacionarismo, anti-intelectualista, debilóide que tem tomado conta do Brasil com uma época onde floresceram muitos ramos do conhecimento, da arte e da arquitetura é sacanagem.

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Black Fire

Para encerrar, apenas tentar esclarecer que não estou "comparando o Cristianismo da Idade Média ou a própria Idade Média" com o reacionarismo atual e blá, blá, blá....

Só quis salientar que o DNA da Intolerância "apontar o diferente, julgar e condenar" (que são contrários aos ensinamentos de Jesus)... vem, principalmente, com o cristianismo, láááá atrás, antes da Idade Média, ainda que não seja uma exclusividade de cristãos.

Não vou lembrar nenhum "cânone", mas as primeiras leis do Estado Cristão (quando virou a religião de Roma) contra o Paganismo, começaram com Constâncio II, ainda na idade antiga... e vão seguindo.

Os Decretos Teodosianos são uma verdadeira declaração de guerra ao Paganismo. E foi decretado sob a pressão do muito influente Santo Ambrósio (considerado um dos Doutores da Igreja Original) e fervoroso combatente do Arianismo.

- Proibição de rituais druidas.
- Proibida atividades de druidas, adivinhos, conselheiros não cristãos e médicos..
- Proibição do Judaísmo. (Inclusive mudaram o nome da Judeia para Palestina).
- Templos pagãos foram pilhados e destruídos.
- etc.

A força do poder da Igreja, em tomar o lugar da política, que irá acabar no imenso obscurantismo do final da idade média ao início da idade moderna, soterrando a ciência e o conhecimento, queimando livros e sábios, começou aí, pelo menos 500 anos antes.

A essência cristã é essa. Muito do "corrompimento" que tanto Lutero, quanto Calvino (que inclusive discordavam) era em função dos caminhos de tolerância com o poder que a igreja tomava (ainda que essa tolerância fosse política, também conhecida como corrupção... mas não vem, aqui, ao caso). A fase Lutero/Calvino já é após a idade média, quando a Igreja começa, não por vontade própria, a "devolver", de certa forma, o poder aos Reis

Basicamente, de forma grosseira, Lutero queria reformar a Igreja Católica e Calvino achava que estava tão estragada que não tinha mais como reformar.

Mas... deixa prá lá. Estamos tendo um problema de comunicação aqui e não estou afim de me alongar por alguns motivos, principalmente:

- Pq fica uma impressão de "anti religião ou crítica a religiosidade", e os religiosos costumam se sentir pessoalmente ofendidos com estas colocações, começa o discurso de "seu esquerdista ateu de merda"... e a minha intenção é foi atacá-los ou ofende-los.

Não falo dos devotos, falo das Instituições.

Eu, apenas, temo os cristãos. Acho-os intolerantes e violentos, (isso é uma característica muito forte nas religiões Abraâmicas) e fico com receio ao vê-los tomando a política aos poucos. Talvez seja uma paranoia minha... talvez eu tenha algum trauma ou distúrbio e precise de algum tratamento psicológico. Mais do que a dicotomia entre esquerda ou direita, mais me assusta, a religião rodeando o poder.

Deixemos prá lá... Parafraseando FHC... esqueçam tudo que escrevi.

abraço!

brunohardrocker
Veterano
# jan/19
· votar


Lelo Mig
Ela falou no discurso de posse! Não precisa ser informado, por quem quer que seja,... basta não ser surdo.


Você acompanhou todas as falas dela além dessa? Prestou atenção nas ações feitas dentro das pastas sem passar pelo trabalho de distorção dos fatos feitos pela imprensa? Acompanhou que as matérias da extrema imprensa têm sido feitas em cima de falas da ministra de anos atrás e inclusive o coisas que ela tem dito dentro da igreja?

Por ultimo, você recebeu a informação dessas falas (do estado laico e do rosa e azul) por escrito ou você captou a expressão corporal dela e o tom de voz para determinar se era um momento de seriedade ou descontração?

brunohardrocker
Veterano
# jan/19
· votar


entamoeba

Eu já tenho essa opinião formada sobre o Catraca Livre e Quebrando o Tabu muito antes do Bolsonaro ser chamado para entrevista no CQC.

brunohardrocker
Veterano
# jan/19
· votar


anti-intelectualista

Pronto, bf entrou na onda tambem.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/19
· votar


Lelo Mig
Eu acho que sobra um pouco de anacronismo nessa visão, as guerras de religião do império romano são creditadas ao cristianismo de forma ontológica e não acidentais, como foi o ocorrido na época; também tenho minhas dúvidas se o suposto obscurantismo da idade média deva ser creditado ao cristianismo propriamente ou a situação da época, não dá pra olhar os eventos ocorridos como se fossem levados a cabo por bolsonaristas de hoje ou coisa do tipo. Não custa lembrar que, por exemplo, a idade média cristã possibilitou o triunfo do pensamento aristotélico, através de São Tomás de Aquino, que foi enterrado no mundo islâmico depois de Al-Ghazali, ali sim gerando um obscurantismo e um apagão civilizacional se precedentes.
Por isso acho temerário creditar ao cristianismo medieval o obscurantismo atual, que surge da sua própria negação.

brunohardrocker

Pronto, bf entrou na onda tambem.


Eu não entrei em onda nenhuma, isso aí é apenas um fato, a ascensão a presidência da república de um sujeito que tem como guru o Olavo de Carvalho e indica como fonte confiável de informação o canal do Bel Marques Metaleiro por si só já é um bom indício de como anda o país, mas a série de mitologias e teorias da conspiração sem pé nem cabeça que ganham força (marxismo cultural, anti-globalismo, nazismo de esquerda, neoliberalismo, empreendedorismo, estadosunidismo mitológico, tele-evangelismo etc), não deixam sobrar muitas dúvidas que está todo mundo cagando pra realidade e construindo narrativas loucas da própria cabeça.

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Black Fire

"acho temerário creditar ao cristianismo medieval o obscurantismo atual"

Acho.. o mesmo que "Eu acho"... significa sua opinião e ponto de vista.

Sua opinião, aqui, o seu "achar", é bastante significativo. É uma visão bastante razoável, assunto bom para se discutir.

Eu acho que o Cristianismo têm tudo a ver com o período de obscurantismo. Mas veja bem, se não fosse o cristianismo seria outra religião. O Islã faz o mesmo no Oriente Médio. Veja o que foi a antiga Pérsia, em termos de produção de pensamento e ciência e o que é o atual Irã.

Eu tenho um problema sério com religião... Acho que religião é trevas. E acho que caminhamos rumo a uma nova idade das trevas. Os problemas sociais, mundiais, são imensos. A humanidade não consegue se estabilizar. As religiões voltam a crescer com o desespero do ser humano.

Mas, você pode estar certo em seu ponto de vista.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/19
· votar


Lelo Mig
Acho.. o mesmo que "Eu acho"... significa sua opinião e ponto de vista.


Sim, se não significar minha opinião significaria a opinião de quem? Da minha outra personalidade?


Eu acho que o Cristianismo têm tudo a ver com o período de obscurantismo. Mas veja bem, se não fosse o cristianismo seria outra religião. O Islã faz o mesmo no Oriente Médio. Veja o que foi a antiga Pérsia, em termos de produção de pensamento e ciência e o que é o atual Irã.


O Islã teve um período de esplendor civilizacional, na verdade, grande parte do revival da filosofia grega no Ocidente aconteceu por causa da influência de Avicena em São Tomás, que este cita nominalmente nas suas obras; mas, depois que Al-Ghazali prevaleceu sobre Avicena, o declínio civilizacional foi bastante evidente.

Eu acho que o Cristianismo têm tudo a ver com o período de obscurantismo.

Isso é bem discutível, a menos que os povos germânicos que invadiram Roma e inauguraram a Idade Média, por assim dizer, tivessem um grande arcabouço civilizacional que foi destruído pela Igreja eu poderia concordar, mas a situação foi precisamente o contrário: o legado civilizacional nas artes, na arquitetura e no direito da civilização romana só se salvaram de desaparecer em meio a povos que na sua maioria eram inclusive ágrafos, por causa da existência da instituição Igreja, se a religião romana tivesse caído junto com o Estado Romano, não se sabe em que pé estaria a civilização no Ocidente.
Além do mais, mundo real, quando se leva em conta a História é difícil de encaixar essa história de que religião é trevas, a relação de formação entre religião e civilização se dá de forma dialética, um mundo sem religião é uma hipótese completamente imaginária, requer um direito advindo de causas imaginárias, instituições imaginárias e até organização econômica imaginária, por isso afirmar que o mundo seria melhor ou pior sem religião é uma bobagem.

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

....."Por ultimo, você recebeu a informação dessas falas ...."

Cara, o problema desse atual governo é a educação, no sentido de convívio com as diferenças mesmo. É um governo de gente tosca e despreparada.

Não dá para um presidente ou ministra falar o que pensa e foda-se se alguém gostar ou não. Nem em tom de descontração. É posse de ministério, não concurso de arroto.

A mulher do BolsoAsno, que também é evangélica, fez um baita discurso. Foi simpática, elegante e ainda, acabou empoderando a mulher, como jamais uma primeira dama tinha feito. Ainda mais sendo mulher do "Capitão". A viadagem diria que ela lacrou...kkk

Mas, a Damares, ao dizer-se "terrivelmente cristã" num Estado Laico, é a mesma coisa que a "escola com partido" que eles querem combater. Ela abre espaço para a dúvida, se não irá trocar o favor partidário (predileção aos PTistas) por favor religioso (predileção aos evangélicos).

Guardemos nossas crenças para fins pessoais e não administrativos, afinal, a pior doutrinação ideológica é a que ocorre dentro das igrejas.

O assunto ficou muito dentro de religião... vou fugir do assunto, dando outro exemplo, (que não é um combate a religião) e para deixar claro qual é o meu problema com essa gente:

(Importante: Como não sei se é só boato, intriga, vou usar apenas para elucidar, como se fosse verdade, mas quero deixar claro que nada me leva a crer, até agora, que isso ocorreu).

"Filho do Bolsonaro, estava armado na posse do pai."

Supondo como verdade, independente do posicionamento ideológico na questão das armas, não pode! É ilegal!

O cara não é policial, não têm porte de armas. Vai agir de forma ilegal porque sua ideologia defende o porte? Só porque é deputado? Filhinho do Presidente?

Essa forma precipitada, essa coisa de "falar o que pensa, sem pensar"... são atitudes de gente burra.

Isso me preocupa neste atual governo. O BolsoAsno é desse jeitão, a gente já sabia... mas, acreditava que ele iria se cercar de gente mais polida.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Escola sem Partido