Projeto Ópera na Escola é aplicado no CIAEI para alunos da rede municipal.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge


    Alunos das Escolas Municipais de Indaiatuba foram presenteados na manhã de quinta-feira (22) com o projeto "Ópera na Escola", desenvolvido pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Cielo. O objetivo é apresentar às crianças, particularidades da Ópera. A apresentação aconteceu no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação) e contou com a participação do tenor Jorge Durian. Nesta sexta-feira (23), às 20h, também no Ciaei, o grupo fará uma apresentação do espetáculo 'Tenor Jorge Durian in Concert' para toda a população com entrada gratuita.

    A secretária de Educação Rita de Cássia Trasferetti acompanhou a apresentação no período da manhã. Participaram do projeto 760 alunos das Emebs "Profº Antonio Luiz Balaminutti"; "Profº João Baptista de Macedo" e "Profª Maria Albertina Bannwart Berdu"; no período da tarde terá outra apresentação para alunos das Emebs João Baptista e Maria Albertina. Na sexta-feira (23) será a vez das Emebs "Profª Renata Guimarães Brandão Anadão" e "Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist".

    A equipe de músicos contou aos alunos de forma interativa o significado de Ópera, os autores, as características das obras, dos instrumentos musicais e das vozes que compõe os espetáculos. A grande atração foi o tenor Jorge Durian, que possui uma carreira consolidada no Brasil e no Exterior.

    No final da apresentação a secretária de Educação agradeceu os integrantes do projeto. "Agradecemos profundamente essa apresentação, vocês [se referindo aos músicos] fizeram parte da vida dessas crianças, tenho certeza que elas não vão esquecer esse dia. Quero estender o agradecimento ao Ministério da Cultura e a Cielo por proporcionar um evento tão lindo", ressalta Rita.

    O tenor Jorge Durian, também agradeceu a Secretaria de Educação por abrir as portas para o projeto. "Quero agradecer a Secretaria de Educação de Indaiatuba, por ter acreditado no projeto e permitir essa apresentação; ao Ministério da Cultura pela iniciativa e a Cielo pelo patrocínio. Amanhã [sexta-feira] faremos uma apresentação especial e contamos com a participação dos pais de vocês [se referindo aos alunos] e de todos que apreciam a ópera", comenta Durian que salientou que a entrada é gratuita e o espetáculo inicia às 20h no Ciaei.

    O tenor do Brasil

    Jorge Durian iniciou sua carreira em 1991 quando o Tenor Luciano Pavarotti, em turnê pelo Brasil, anunciou que não ia cantar a música de sucesso "Caruso". Indignado Durian, das arquibancadas do Estádio do Pacaembu de São Paulo, soltou a voz e encantou a platéia e a imprensa. Iniciou assim a sua carreira pelo Brasil e Europa. Em 2002 Durian recebeu o convite do autor de novelas Benedito Rui Barbosa, para gravar o tema de abertura da novela "Esperança" da Rede Globo. Desde então tem diversos trabalhos gravados e realizou turnês pelo mundo passando pelos países: Suécia, Japão, Estados Unidos, Espanha, Itália e Portugal.

    Fonte

    Dissertem.

    Abraços a todos que sabem quem fará aniversário no próximo dia 31 de março. (não tem a ver com ditadura)

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar




    /Sedunk

    neologist_
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Haydn?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    neologist_

    Caraca, ele também!
    Você merece um abraço bônus.

    _o_

    Gustoau
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Preferia que botassem um Joe Pass. Mas sei lá, óperas combinam com o ensino que já é quadrado.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Gustoau

    Noffa, como você é modernoso!

    Gustoau
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Noffa, como você é modernoso!

    Aprendi com o outro Gustoau.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Coitadas das crianças.

    Sobre o vídeo: WTF? huahuahuahua

    McBonalds
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Não gostei da idéia.
    Acho que as crianças merecem assistir um espetáculo de ópera completo, com orquestra, figurino, cenário e principalmente com a acústica de um bom teatro, coisa que é impensável numa apresentação improvisada num espaço inadequado.
    Eu penso que é importante difundir a música erudita, mas sem banalizá-la, sem sem fazer com que o espetáculo perca qualidade.

    snowwhite
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    McBonalds
    Não gostei da idéia.
    Acho que as crianças merecem assistir um espetáculo de ópera completo, com orquestra, figurino, cenário e principalmente com a acústica de um bom teatro, coisa que é impensável numa apresentação improvisada num espaço inadequado.
    Eu penso que é importante difundir a música erudita, mas sem banalizá-la, sem sem fazer com que o espetáculo perca qualidade.


    Tudo no Brasil é feito assim. Alguém tem uma idéia chinelo e já correm a fazer de qualquer jeito. Fica lá aquela ação perdida e não se planta nada de duradouro na cultura deste povo. Pobres crianças que tem que aguentar estas baboseiras. Se pelo menos fosse bom pra matar aula...Ópera é coisa de velho. Se bem que eu não pretendo deixar de ouvir Rush pra ir a óperas quando ficar mais velha do que já sou.

    snowwhite
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    No final da apresentação a secretária de Educação agradeceu os integrantes do projeto. "Agradecemos profundamente essa apresentação, vocês [se referindo aos músicos] fizeram parte da vida dessas crianças, tenho certeza que elas não vão esquecer esse dia. Quero estender o agradecimento ao Ministério da Cultura e a Cielo por proporcionar um evento tão lindo", ressalta Rita.

    Ah vão esquecer sim, Ou lembrar como algo muito chato.

    snowwhite
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pior de tudo é depois os governos ficam se babando e ussano estas coisas em propaganda política. humpf

    McBonalds
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: McBonalds
    · votar


    snowwhite
    Como eu já disse no fórum de música erudita, ópera (assim como a música erudita em si) é um gosto adquirido. Você pode se contentar bebendo pinga, ou educar o seu paladar para gostar de vinhos finos. O prazer no fim das contas vai ser muito maior.

    Quanto a ser coisa de velho, prefiro não comentar. Tenho 24 anos e gosto de ópera desde os 18, quando comecei as minhas aulas de canto lírico.

    Pior de tudo é depois os governos ficam se babando e ussano estas coisas em propaganda política. humpf

    Ah, mas isso sempre vai ter. Até porque se for parar pra pensar esse foi o principal intuito do projeto.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Projeto Ópera na Escola é aplicado no CIAEI para alunos da rede municipal.