Dos tapinhas Socioeducativos

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


Drowned Man
Os pais tem opção: podem criar uma criança, ou um monstro, que virá a se revelar multiplicado por 2 na adolescência.
Não necessariamente... acho que seu comentário tá bem generalista. Eu apanhei (e muito) quando pequeno e não sou um "monstro", como vc disse!!! Aliás, já era muito responsável desde quando comecei trabalhar e não tenho traumas por conta do que apanhei.

dibass
Veterano
# jun/13
· votar


Will Bejar
Não necessariamente... acho que seu comentário tá bem generalista. Eu apanhei (e muito) quando pequeno e não sou um "monstro", como vc disse!!! Aliás, já era muito responsável desde quando comecei trabalhar e não tenho traumas por conta do que apanhei.
[2]

FláviaTaline
Veterano
# jun/13
· votar


Sou contra. A criança quando apanha aprende a ter medo dos pais e só para de apresentar o comportamento na frente deles. Não foi realmente educada. Sem falar que elas aprendem a repetir a conduta agressiva dos pais. É totalmente possível educar uma criança sem os tapas, basta querer e ter paciência.
E como todo mundo tá usando exemplos pessoais, eu quando criança apanhei da minha mãe e isso não me fez ter mais respeito por ela. Respeitei muito mais meu pai, que nunca encostou a mão em mim.

-Dan
Veterano
# jun/13
· votar


sallqantay fritando nesse tópico

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


FláviaTaline
Sou contra. A criança quando apanha aprende a ter medo dos pais e só para de apresentar o comportamento na frente deles. Não foi realmente educada.
Discordo novamente... eu não estou dizendo que fui um anjo na minha infância e adolescência, mas quando apanhava, pra mim tava muito claro o pq daquilo, então, evitava.

Sem falar que elas aprendem a repetir a conduta agressiva dos pais.
Aí sim, eu concordo que é o lado ruim da parada toda.

É totalmente possível educar uma criança sem os tapas, basta querer e ter paciência
Mas é difícil, hein... rs

E como todo mundo tá usando exemplos pessoais, eu quando criança apanhei da minha mãe e isso não me fez ter mais respeito por ela. Respeitei muito mais meu pai, que nunca encostou a mão em mim.
Engraçado, meu pai nunca me bateu... só que tenho muito respeito pelos 2... nem diria que mais por um que por outro...

-Dan
Veterano
# jun/13
· votar


Educar batendo pra mim é adestrar.

FláviaTaline
Veterano
# jun/13 · Editado por: FláviaTaline
· votar


Will Bejar
evitava.
Por que tinha noção que o comportamento era inadequado ou por medo de apanhar?

Mas é difícil, hein... rs
Claro que é, haha. Trabalho com crianças, sei bem como é difícil. :P

só que tenho muito respeito pelos 2...nem diria que mais por um que por outro...
Hoje, tenho o maior respeito pelos dois também e não fico condenando a minha mãe por ter me batido, acho que ela usou dos recursos que conhecia e julgava serem corretos. Agora quando criança, respeitava muito mais meu pai.

brunohardrocker
Veterano
# jun/13
· votar


FláviaTaline

Eu também acho que bater não educa, de forma alguma. A educação é a base de diálogo e exemplos.
Mas o que acha de quando a situação não tem controle e vc precisa de uma medida emergencial? Por mais que defendemos não bater, nem se quer dar uns tapinhas do tipo "tira a mão daí", acha que nós, seres humanos, temos como seguir essa cartilha do começo ao fim sem dar uma excedida de vez em quando?
Eu vejo exemplo entre 3 irmãs, todas já tiveram/tem filhos pequenos. Notei que os planos de uma delas e de seu marido era não bater mesmo. Mas não conseguiram seguir esse plano fielmente pq tem momentos que a situação foge do controle. As crianças são pequenas e justamente por não ter noção do perigo, não é qualquer ABC que convence ela a parar por ali. Então acaba que um tapinha na mão se torna algo imediato, mas lógico, não serve como educação, é apenas emergencial.

Até onde me lembro, nunca apanhei de meus pais. Mas acabei sentindo um pouco de falta de autoridade.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


FláviaTaline
Por que tinha noção que o comportamento era inadequado ou por medo de apanhar?
Os dois... de qualquer maneira, se vc sabe que vai apanhar, já entendeu que aquilo é errado (mesmo que não estivesse claro por inteiro).

Claro que é, haha. Trabalho com crianças, sei bem como é difícil. :P
Tô vendo com minhas criancinhas... quando vc tá vendo o filho dos outros é uma coisa, quando é o seu que começa espernear no shopping e jogar as coisas no chão do mercado vc se sente (de certa forma) um fracassado!!!
Obs.: as minhas nunca fizeram isso... hehehe...

Hoje, tenho o maior respeito pelos dois também e não fico condenando a minha mãe por ter me batido, acho que ela usou dos recursos que conhecia e julgava serem corretos. Agora quando criança, respeitava muito mais meu pai que soube se impor sem precisar me bater.
Ah, saquei... e concordo com o que disse.
o/

john s mill
Membro
# jun/13
· votar


Ainda bem que temos o estado para nos dizer como educar nossos filhos.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


brunohardrocker
Até onde me lembro, nunca apanhei de meus pais. Mas acabei sentindo um pouco de falta de autoridade.
#mimadinho_chiliquento-detected... =P heueueuhe

Brincadeira à parte, sobre o seu comentário, as crianças vão te testar, elas sempre fazem isso. E é desde sempre, tipo, vc fala pra não fazer isso, ela vai lá e fica no "vou fazer" e olhando pra sua cara e dando aquele sorriso perverso... vide minha pequenina que fez 1 ano agora... já adota esta pratica faz tempo... hueheuheuheu

Felippe Rosa
Veterano
# jun/13 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


Nossa, até agora isso...

Drowned Man
Veterano
# jun/13
· votar


Will Bejar
dibass

Nesse caso, o monstro não é exclusivamente pelo fato de bater no filho ou não, é questão comportamental geral mesmo.

Exemplo: crie uma criança mimada e terá um adolescente insuportável.

Insufferable Bear
Membro
# jun/13 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Não funciona. Quem bate em criança faz porque perdeu a paciência, não porque quer educar, ou porque é muito ignorante por pensar que isso funciona.
E é meio triste ver que essa agressão está tão impregnada na cultura brasileira que os pais simplesmente ignoram toda evidência de que eles estão errados porque apanharam quando criança e se acham "adultos corretos"...

FláviaTaline
Veterano
# jun/13
· votar


brunohardrocker
Mas o que acha de quando a situação não tem controle e vc precisa de uma medida emergencial?acha que nós, seres humanos, temos como seguir essa cartilha do começo ao fim sem dar uma excedida de vez em quando?
Uma medida emergencial, caso a situação fuja do controle é retirar a criança do local e ir conversar com ela, não bater. E acho que sim, erramos e podemos sim nos exceder.

seguir essa cartilha do começo ao fim sem dar uma excedida de vez em quando?
Notei que os planos de uma delas e de seu marido era não bater mesmo. Mas não conseguiram seguir esse plano fielmente pq tem momentos que a situação foge do controle.

O problema é não admitir o erro e usar "há momentos em que a situação foge do controle" para justificar e voltar a repetir o erro.

Will Bejar
(mesmo que não estivesse claro por inteiro)
Olha que já tá concordando comigo... :P
Se você sabe que vai apanhar não faz porque tem medo e acredita que não deve fazer aquilo na frente dos pais.

quando vc tá vendo o filho dos outros é uma coisa, quando é o seu que começa espernear no shopping e jogar as coisas no chão do mercado vc se sente (de certa forma) um fracassado!!!
O problema é que muitos pais não sabem lidar com essa situação e aí para a criança parar de espernear e pararem de passar vergonha, acabam fazendo a vontade da criança e reforçando ainda mais esse tipo de comportamento.
Ou então ficam: "para com isso fulaninho, tá todo mundo olhando, não faz assim..." dando atenção a birra da criança.

Ah, saquei... e concordo com o que disse.
\o

Stolichnaya
Membro
# jun/13
· votar


O maior problema em bater é que funciona.

laerte_a7x
Veterano
# jun/13
· votar


Drowned Man

Os pais tem opção: podem criar uma criança, ou um monstro, que virá a se revelar multiplicado por 2 na adolescência.

Da criação que EU tive, nunca foi necessário um único tapa, só conversar sempre adiantou. Meus pais sempre usaram o argumento, desde cedo. E olha que nem quando fiz pirraça (do tipo de jogar coisas no chão), eu apanhei.


Exceção, meu caro.

Will Bejar

o/

Drowned Man
Veterano
# jun/13
· votar


laerte_a7x
Exceção, meu caro.


Posso citar número infindável de pessoas que conheço que tiveram esse mesmo regime de tratamento por parte dos pais. Não é tapa que resolve.

dibass
Veterano
# jun/13
· votar


Posso citar número infindável de pessoas que conheço que tiveram esse mesmo regime de tratamento por parte dos pais. tapa resolve.


Stolichnaya
Membro
# jun/13
· votar


Eu apanhei de todos os utensílios de cozinha/lavanderia. Posso afirmar que resolve.

Insufferable Bear
Membro
# jun/13
· votar


Posso citar número infindável de pessoas que conheço que tiveram esse mesmo regime de tratamento por parte dos pais. Não é tapa que resolve.
Posso citar número infindável de pessoas que conheço que tiveram esse mesmo regime de tratamento por parte dos pais. tapa resolve

Serve para os dois: Coletivo de anedotas não é evidência.

O que eu posso dizer é "posso citar um número infindável de estudos que existem por aí que contradizem a hipótese de que 'tapa resolve'". E eu estaria dizendo a verdade.

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


Will Bejar
Funcionaram comigo, e tem funcionado.

pois é, funciona bem na geração de pessoas violentas que agridem outras pessoas

COntinua não respondendo e ao invés de discutir o assunto nego sai pela tangente

não tenho filhos, e não vejo o que isso muda. Eu não acho que crianças são idiotas que nao compreendem as coisas. Como você se sentiria se fosse agredido sem saber o porquê?

dibass
Veterano
# jun/13
· votar


Insufferable Bear
"posso citar um número infindável de estudos que existem por aí que contradizem a hipótese de que 'tapa resolve'". E eu estaria dizendo a verdade.

e eu pediria para citá-los.

laerte_a7x
Veterano
# jun/13
· votar


Drowned Man

Posso citar número infindável de pessoas que conheço que tiveram esse mesmo regime de tratamento por parte dos pais. Não é tapa que resolve.

E eu Posso citar número infindável de pessoas que conheço que tiveram esse mesmo regime de tratamento por parte dos pais. tapa resolve. (2)

sallqantay

Como você se sentiria se fosse agredido sem saber o porquê?

Crianças não são idiotas (em alguns casos são, mas enfim). Quase sempre elas sabem muito bem o porque de estarem apanhando.

CindyFerrari
Veterano
# jun/13
· votar


Tem uma questão que eu não sei se já foi levantada aqui que é o ambiente (sociedade) em que estamos inseridos hoje.

Os tapas funcionavam até pouco tempo atrás porque era algo utilizado por todos e que todos entendiam aquilo como medida corretiva. Eu levei tapa, meu irmão de 18 anos também levou tapa e nenhum de nós sofre com nenhum tipo de sequela.

Hoje não funciona mais porque desde cedo as crianças que o tapa só vai doer na hora e depois passa.. Por mais que vc tente dar um tapinha na sua casa, na escola a criança vê os coleguinhas batendo de frente com a autoridade (professores, diretores, etc) e pode tender a fazer isso em casa também. E quanto maior a audácia, maior a punição... Sem contar que gente que confunde tapa com espancamento.. Se bem que eu já ouvi um menino de 8 anos dizer "se vc me bater, eu chamo a polícia.."

Não sei se eu me fiz entender...

Drowned Man
Veterano
# jun/13
· votar


laerte_a7x
E eu Posso citar número infindável de pessoas que conheço que tiveram esse mesmo regime de tratamento por parte dos pais. tapa resolve. (2)

Então fiquemos com o que o mano Insufferable Bear disse:


Serve para os dois: Coletivo de anedotas não é evidência.

O que eu posso dizer é "posso citar um número infindável de estudos que existem por aí que contradizem a hipótese de que 'tapa resolve'". E eu estaria dizendo a verdade.


sallqantay
Veterano
# jun/13 · Editado por: sallqantay
· votar


CindyFerrari

então bater em mulher também funcionava? Você concordaria em ser agredida se isso fosse socialmente aceito?

laerte_a7x

então você aceitaria ser agredido, contanto que soubesse o porquê?

Felippe Rosa
Veterano
# jun/13
· votar


CindyFerrari
Exato. Ótima explicação.

sallqantay
como você se sentiria se fosse agredido sem saber o porquê?
Das raras vezes que eu apanhei, minha mãe toda vez que pegava uma vara ou cinto falava, muito calmamente, porque eu e meu irmão iríamos apanhar.

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


é incrível como a violência não tem nenhuma lógica ou argumento consistente, dá para desmontar tudo em segundos

laerte_a7x
Veterano
# jun/13
· votar


CindyFerrari

Eu entendi perfeitamente.

Você acha que não há problema em dar um tapa mas acha que isso não vai funcionar. É isso?

Pior é que é verdade. Ainda mais com acesso à meios de comunicação e uma justiça que superprotege os "de menor'.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dos tapinhas Socioeducativos