Centro automotivo do OT

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Pigeonsslayer
Membro Novato
# set/19
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Tenho um Corsa Sedan 1.4 2011. Não é muito econômico (7/l no etanol e 8,5/L na gasolina), mas é muito robusto. Em novembro/2018 levei pra uma manutenção geral, mandei trocar filtro de óleo e combustível, bomba de óleo, d'água e de combustível, velas e cabos de vela, termostática, reservatório e tampa do reservatório de arrefecimento, limpeza do sistema de arrefecimento e troca do aditivo, e troca do filtro de ar. Larguei R$ 1600,00 na oficina, mas esse ano eu só fiz troca de óleo e substituição de dois rolamentos traseiros. 105.000 km rodados e parece que tem menos de 50.

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/19
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o que vcs acharam do novo onix e onix plus? fiquei bem tentado a pegar um onix plus 1.0 turbo at pro dia a dia, acho que oferece tudo que um carro de dia a dia precisa, e o preço tá bem legal


brunohardrocker
é foda na hora de abastecer, mas a manutenção geral dele não é nada de absurdo

LeandroP
Moderador
# set/19
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d.u.n.h.a.
é foda na hora de abastecer, mas a manutenção geral dele não é nada de absurdo


E os freios originais são medonhos rs
Fora isso, puta carrão!

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/19
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LeandroP
Nem fale, só não é pior que os freios de bicicleta que vinham nos chevettes

Pleonasmo
Membro Novato
# out/19
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d.u.n.h.a.
o que vcs acharam do novo onix e onix plus? fiquei bem tentado a pegar um onix plus 1.0 turbo at pro dia a dia, acho que oferece tudo que um carro de dia a dia precisa, e o preço tá bem legal

O carro é muito interessante, um mini cruze, motorzinho interessante, mas o preço é uma afronta e deveria vir com um certificado de palhaço para o comprador.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# out/19
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Pleonasmo
mas o preço é uma afronta e deveria vir com um certificado de palhaço para o comprador.

Concordo, mas isso não é exclusividade do modelo citado. Carro zero aqui no Brasil, via de regra é overpriced.

Se os preços não caíram até 2016, após 3 anos consecutivos de queda, após 2017 quando começou a retomada é que não vai cair mesmo:

http://g1.globo.com/carros/noticia/2017/01/producao-de-veiculos-no-bra sil-recua-11-em-2016-e-volta-nivel-de-2004.html

https://g1.globo.com/carros/noticia/producao-de-veiculos-sobe-252-no-b rasil-em-2017-diz-anfavea.ghtml

http://www.anfavea.com.br/docs/06.12.18_Press_Resultados_Nov2018.pdf

Se bem que o fechamento de 2019 ainda é incerto, principalmente pelas exportações. Mesmo assim eles vão segurar os preços no mercado interno o quanto puderem. Pra preço de 0km abaixar aqui nessa bagaça só quando estagnar tanto o consumo interno quanto as exportações por 2 ou mais anos consecutivos. Do contrário, o brasileiro continuará pagando carro obsoleto a combustão cotado a ouro:

https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/07/04/producao-de-veiculos-no -brasil-cresce-28percent-no-1o-semestre.ghtml

Zebreiro
Veterano
# out/19 · Editado por: Zebreiro
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d.u.n.h.a.

turbo é para motor a diesel.

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/19
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Pleonasmo
O carro é muito interessante, um mini cruze, motorzinho interessante, mas o preço é uma afronta e deveria vir com um certificado de palhaço para o comprador.


Perto da concorrência achei bom o preço. O turbo at tá saindo 59k, o virtus tsi at beira os 70k. Minha ideia é pegar um usado quando começarem a aparecer no mercado.

Zebreiro
falou pouco mas falou merda

Zebreiro
Veterano
# out/19
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d.u.n.h.a.

Motor diesel depende de compressão para queimar, ao contrário de motor a explosão. Aí faz sentido perder tempo com esse tipo de solução.

Em carro barato é mais eficiente atacar em outras áreas mais críticas.

Mas como o populacho pira no turbo... Assim como pira em banheira antiga GM...

Os fabricantes vendem o que o zé povinho quer, pois fazer motor eficiente é caro. Melhor colocar um turbo e foda-se

Buja
Veterano
# out/19
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Eu nao entendo a tara por turbo, sendo que na cidade, nunca se passa de 60, e quando se passa, o radar pega.
Turbo é bom pra estrada, mas convenhamos, quem compra up turbo pra por na estrada? Quem pega estrada com frequencia, nao é up que vai comprar né.

Les Strato
Veterano
# out/19
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Zebreiro

A mistura entre ar + combustível é muito mais eficiente quando trabalhada a maiores pressões, independente de ser diesel ou gasolina, só isso já proporciona melhor queima de combustível, que se reflete em economia e maior potência/L de combustível queimado.

Alem disso, com a ideia do Downsize em motores, ao invés de um bloco de 4 cilindros para um motor 1.6 aspirado, esses carros populares na versão mais equipada, podem dispor de um motor de 3 cilindros, que ocupa pouco espaço e ainda entrega mais potencia do que um 1.6 (em grande maioria).

Em tempo, injeção direta (adaptada de motores a diesel) e turbo vieram pra ficar nos carros de hoje.

Zebreiro
Veterano
# out/19 · Editado por: Zebreiro
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Les Strato

Em diesel essa compressão é mais crítica. E ela também pode ser obtida por outros meios bem mais simples que uma turbina.

O negócio para aumentar eficiência é melhorar entrada de ar, cabeçote DOHC e saída desobstruída.

Mas isso é caro de fazer em linha de montagem, melhor enfiar um turbo e foda se

injeção direta (adaptada de motores a diesel) e turbo vieram pra ficar nos carros de hoje.

Marketing vende qualquer coisa para o zé povinho. A durabilidade e robustez são sacrificadas nesse caso. Toda tendência de design é uma tendência de marketing. Quem manda nessa porra é quem vende. Quem não quer o que o zé povinho quer que se vire para conseguir

Les Strato
Veterano
# out/19
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Zebreiro

Cara, para de viajar...

para aumentar eficiência é melhorar entrada de ar

... que a turbina realiza de forma excelente. Já estudaste o principio de PV=nRT ? a maior pressão gerada pela turbina proporciona uma quantidade maior de nº de mols de oxigênio admitidos na mistura ar+combustível, aumentando, alem da eficiência da queima, um melhor aproveitamento volumétrico do motor por admitir mais mistura

cabeçote DOHC

... que praticamente todas montadoras já adotaram nos seus carros (inclusive populares), só ver a penca de carro que sai com 4 valvulas por cilindro hoje em dia, incluso os não turbinados.

A durabilidade e robustez são sacrificadas nesse caso

Não confunda funda com b..., a durabilidade está muito mais ligada aos materiais usados na fabricação (ferro fundido ou aluminio) que o sistema de injeção em si.

Novamente, a injeção direta e sequencial, aumenta a eficiência na queima (assim como a tomada de ar maior da turbina), que por hora, gera MENOS carbonização ao longo do tempo, que o esquema de fluxo cruzado com injeção normal como se via até alguns anos atras. Isso, gera sem duvidas, maior longevidade ao motor, visto que carbonização pode travar legal o conjunto.

Sinceramente, não vejo nada que vá na contramão do uso do turbo.

Pleonasmo
Membro Novato
# out/19
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Olha, tem gente que manja de carro
tem gente que não manja de carro
e tem o Zebreiro.

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/19
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Zebreiro
Eu nunca vi tanta besteira escrita em tão pouco espaço, meus sinceros parabéns

Zebreiro
Veterano
# out/19
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Les Strato
... que a turbina realiza de forma excelente.

Em motores a diesel, onde a compressão gera queima. Em motores a explosão a compressão não gera queima, o ganho é menor.

Existem outros meios de aumentar a taxa de compressão. Turbo é um deles, e um dos meios mais fáceis e baratos na linha de produção.

já adotaram nos seus carros

DOHC? Poucos usam

injeção direta

Eu me referia ao turbo, injeção direta não tenho nada contra para motor a explosão. Carbonização é um dos fatores para a durabilidade/robustez. Existem outros.

Zebreiro
Veterano
# out/19
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d.u.n.h.a.

=*

Les Strato
Veterano
# out/19 · Editado por: Les Strato
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Zebreiro

DOHC? Poucos usam

Como assim loco ????? tu sabe o que significa essa sigla ai ? Double Overhead Camshaft ? é nada mais nada menos que duplo comando de valvulas, e maioria dos carros que saem hoje das montadoras usam SIM.

Veja ai no links (só dar um ctrl + f e digitar "comando de valvulas" na pagina):

Up Mpi (popularzão, sem turbo)
https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=11742
Comando de Valvulas: Duplo no cabeçote...

Renault Kwid (outra caixa de sapato)
https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=8914
Comando de Valvulas: Duplo no cabeçote...

Ford KA
https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=9423
Comando de Valvulas: Duplo no cabeçote...

HB20
https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=8965
Comando de Valvulas: Duplo no cabeçote...

Toyota Etios (coisa bem feia)
https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=8676
Comando de Valvulas: Duplo no cabeçote...

Pra citar alguns...

Veja que só tem carro popular ai no meio, se for subindo pras linhas mais premium, vai ir achando menos ainda carros que não tenham DOHC...

Fora fiat (que usa 2 valvulas/cilindro apenas nos 1.0, por ser projeto mais antigo) e GM (idem FIAT, mas usa comando roletado pra melhorar abertura das valvulas) quase não se vê mais motores OHC (que nem são taaaao inferiories assim, dependendo do projeto).


Em motores a diesel, onde a compressão gera queima. Em motores a explosão a compressão não gera queima, o ganho é menor

Ambos motores(gasolina e diesel) são de explosão da mistura ar+combustível... dai que vem a energia cinética que movimenta o virabrequim.

E por acaso tu sabes o motivo pelo qual a compressão gera a queima/explosão em motores a diesel ?

Veja que, para liberar energia cinética (na forma de pequenas explosões dentro do cilindro) você precisa que os hidrocarbonetos dos combustíveis, entre em contato com o oxigênio, produzindo, a grosso modo a reação:

C + O2 --> CO2

no momento em que você pressuriza tal sistema, as moléculas de oxigênio e as dos hidrocarbonetos, vão ter que ocupar cada vez mais um espaço mais próximo entre si, aumentando a superfície de contato entre elas, tornando assim a queima mais eficiente (a explosão gera mais energia cinética), o que se reflete em potência e economia.

Quanto ao fato do diesel... veja que o mesmo explode pois a taxa de compressão do cilindro dele é altíssima (porque o combustível permite), chegando algumas vezes a 17:1, enquanto que automóveis a gasolina ficam na casa dos 11.5, pois é o que o combustível (GASOLINA) permite, sem ficar dando pré ignição. Veja que a gasolina é muito mais instável que o diesel, precisando de bem benos adversidades para gerar uma explosão, portanto, operar em condições menos críticas e com uso de velas de ignição é muito mais viavel.

Ou seja, independente da taxa de compressão (que vai estar ligada a detonação no caso do diesel) ambos combustíveis são hidrocarbonetos e ambos combustíveis se beneficiam e MUITO com uso de turbina, não tem choro... só ver o ganho expressivo que a turbina gera em veículo a gasolina, mesmo em pressões beeeeem menores que num motor diesel.

Existem outros meios de aumentar a taxa de compressão. Turbo é um deles, e um dos meios mais fáceis e baratos na linha de produção.

novamente, não confunda funda com b...

Taxa de compressão é um fator de quantas vezes o cilindro se comprime em relação ao seu volume máximo, durante o movimento do virabrequim. O que é diferente de pressão de turbina.

Veja que usualmente em carros com motor a Gasolina (edit) turbinado, estes trabalham com taxa de compressão MENOR que sua versão não turbinada. Veja o UP por exemplo, a versão MPi tem taxa de 11,5:1 enquanto que o turbo usa 10,5:1 visto que a própria pressão do ar gerado pela turbina já é capaz de tornar a mistura ar+combustível bem mais eficiente, não necessitando comprimir tanto a maior quantidade de moléculas dentro do cilindro, operando assim em condições mais seguras.

Quanto turbinar ser um meio fácil na linha de produção... novamente discordo, pois motores turbo precisam partir de projetos que demandam bem mais grana, usam mais peças na montagem, exigem que o bloco do motor, cabeçote e pistões sejam mais parrudos para aguentar bem o trabalho mais intenso com turbina, demandam troca de fluídos em tempo menor e por ai vai... onde fica o barato nisso ?

Zebreiro
Veterano
# out/19 · Editado por: Zebreiro
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Les Strato
Double Overhead Camshaft ? é nada mais nada menos que duplo comando de valvulas, e maioria dos carros que saem hoje das montadoras usam SIM.

Estou desatualizado

não tem choro...

Muito blablabla e pouco cálculo de otimização nesse seu post. Tudo que vc escreveu eu já sei, e nada disso mostra a otimização em dois sistemas distintos.

onde fica o barato nisso ?

Barato frente às outras alternativas de aumento de ar + combustível no cilindro (para motores à explosão). Mas é o barato que sai caro, pois a durabilidade/robustez é comprometida.

Mas foda se, os funkeiro quer turbo, a indústria dá pra eles

Les Strato
Veterano
# out/19 · Editado por: Les Strato
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Zebreiro

Muito blablabla e pouco cálculo de otimização nesse seu post.

Mostre para nós então o que tu tem pra defender teu ponto de vista, porque até agora se resumiu em:

-é ruim porque sim
-foi mal, me enganei



barato que sai caro, pois a durabilidade/robustez é comprometida.

Bom, antes de vir para o Brasil, estes motores com turbocompressor já estavam sendo muito usados em solo europeu (inclusive muitos projetos daqui são iguais aos de la, como os 1.0T da Ford), veja que a maioria deles alem de não micar, não tiveram problemas de longevidade, visto que as peças são compatíveis com a maior demanda de resistência por parte do turbo. É aquele esquema, o caminhão carrega muito mais peso que carro, mas tem suspensão compatível pra levar tudo, motor turbo exige mais resistência do conjunto, mas tem peças compatíveis a isso...

Zebreiro
Veterano
# out/19 · Editado por: Zebreiro
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Les Strato

Estou falando que é uma opção de custo, e não de eficiência. Quem falou de otimizar eficiência foi vc

solo europeu

Aí é culpa dos mimimi ambientalistas/globalistas do clima mimimi

motor turbo exige mais resistência do conjunto

Mais peso = Menor eficiência

st.efferding
Membro
# out/19
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Quem falou de otimizar eficiência foi vc

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/292481/p57#9372477
Em carro barato é mais eficiente atacar em outras áreas mais críticas.

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/292481/p57#9372655
O negócio para aumentar eficiência é melhorar entrada de ar, cabeçote DOHC e saída desobstruída.

Pleonasmo
Membro Novato
# out/19
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Nossa, mas esse Zebreiro gosta de passar vergonha, o Les Strato acabou com ele.

Zebreiro
Veterano
# out/19
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otimizar =/= aumentar eficiência

Ah, as picuinhas semtânticas que são ignoradas pelo zé povinho...

Zebreiro
Veterano
# out/19
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Motor turbo não diesel é obviamente feito para 06 públicos:

- Funkeiros
- Donos de banheira da GM
- Ecofags
- Mimimi aquecimento global mimimi
- Indústria automotiva
- Tio do zap

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/19
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Zebreiro

otimizar =/= aumentar eficiência

Ah, as picuinhas semtânticas que são ignoradas pelo zé povinho...



"Otimizar significa tornar ótimo ou ideal. É extrair o melhor rendimento possível, no que concerne a qualquer área de atividade."
Fonte: singnificados.com.br
obs: rendimento é sinônimo de eficiência (no contexto)
caso a fonte não seja confiável o michaelis diz algo semelhante
otimizar é aumentar a eficiência

Les Strato
Veterano
# out/19
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Chuto que nosso amigo Zebreiro comprou um gol caixa com motor AP + 2,5 kg de pressão na turbina (kit padaria), que desmontou na primeira puxada de segunda, logo...

TURBO NAO PRESTA

Porque na boa, depois de toda argumentação o cara seguir nesse lero lero ai, vira varzea...

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/19
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Pleonasmo
Nossa, mas esse Zebreiro gosta de passar vergonha, o Les Strato acabou com ele.

apanhou que nem mala véia

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/19 · Editado por: d.u.n.h.a.
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Donos de banheira da GM
Sim, pq tudo que o dono de um 4.1 aspro gosta é de um motor compacto com turbo. Qual o seu problema, cara?

otimizar =/= aumentar eficiência
Deixe quieto, não precisa responder

Les Strato
Ele não faz a menor ideia do que tá falando. Mandou um DOHC sem saber o que é, falou que turbo melhora a compressão...

Zebreiro
Veterano
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out/19

Teses não falseadas:

Turbo é ótima maneira de otimizar eficiência em motores diesel

Turbo é ótima maneira de otimizar custo em linhas de montagem de motores a explosão e de atender legislação de poluição

Turbo ganha eficiência trocando por robustez/durabilidade, não sendo uma solução ótima em carros de passeio entry level (a não ser que sejam a diesel, solução proibida pela lei no BR)

Turbo é solução ótima em carros de pista onde durabilidade e robustez são irrelevantes (ou banheiras da GM para hipsters entediados)

Solução ótima para custo da indústria não é a mesma para o consumidor final em longo prazo, mas pode ser em curto prazo (in the long run we are all dead)

Nego acha que falsifica tese colocando fórmula de química/física, mas é incapaz de usar essas fórmulas para otimizar sistema

Se for colocar matemática em cima da mesa, vai até o fim, zé buceta

In god we trust, ohters must bring data

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